Chef italiano Niko Romito realiza masterclass e final de concurso
 

Matéria

Chef italiano Niko Romito realiza masterclass e final de concurso

10 / Fevereiro / 2023

No dia 14 de fevereiro (terça-feira), a Cozinha de Demonstração do campus Mooca da Universidade Anhembi Morumbi, integrante da Ânima Educação, será palco para a masterclass exclusiva do chef Niko Romito para convidados, com transmissão aberta ao público.

O chef do Reale Ristorante (3 estrelas Michelin) vem ao Brasil a convite do Pastifício Lucio Garofalo e, além da aula, no dia 15 de fevereiro (quarta-feira), capitaneará o júri técnico do desafio universitário ao lado do chef Luiz Filipe Souza (Evvai, 1 estrela Michelin e 14º lugar do Latin America´s 50 Best Restaurants), ex-aluno do curso de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, e do diretor de Marketing da Garofalo, Emidio Mansi. “Sempre acreditei na importância da formação e na necessidade de criar escolas que pudessem dar novas respostas aos futuros cozinheiros – foi por isso que fundei a Accademia Niko Romito. A Garofalo acreditou neste projeto desde o início e sempre representou para nós um apoio fundamental. Graças a esta iniciativa com a Ânima Educação, conseguiremos levar ao outro lado do mundo aqueles valores que nos unem e, assim, os jovens brasileiros terão oportunidade de conhecer a nossa tradição e as técnicas para inová-la. Ver o interesse e as habilidades desses estudantes é não somente uma grande satisfação, como também um estímulo para o futuro da Accademia”, diz o chef.

No fim de 2022, a Garofalo lançou um desafio entre os estudantes dos cursos de Gastronomia da Ânima. A primeira etapa selecionou uma dupla de estudantes de cada região do Brasil para participar da final, que acontece em 15 de fevereiro de 2023, no campus da Anhembi Morumbi, na Mooca, em São Paulo.

Além do desafio, como parte da parceria, a Garofalo ainda oferece aulas de massa curta, de massa longa e outra específica sobre métodos de cozimento, em streaming, com o professor Michele De Blasio, da Accademia Niko Romito, no módulo de cozinha internacional. “A intenção é deixar uma marca, uma referência de aprendizado e de produto no percurso profissional dos futuros chefs da nação”, diz Valentina Mattana, que representa a Garofalo e é sócia da Locamatta, importadora da marca no Brasil.

“A parceria entre a Garofalo e a Ânima nasceu de uma sementinha muito querida para mim: a visita que fiz a Abruzzo, na Itália, para conhecer de perto o potente trabalho de Niko Romito. De lá para cá, a Garofalo vem proporcionando aos nossos estudantes todo um conhecimento precioso em torno das massas, além de trazer aulas da Accademia Niko Romito ao longo do ano. É uma honra para nós contar com o gran finale, que é mais um fruto dessa parceria, com a vinda do próprio Niko para ser jurado do desafio”, afirma Rosa Moraes, Embaixadora de Turismo e Hospitalidade da Ânima Educação e responsável pela criação do primeiro curso de gastronomia do Brasil, na Universidade Anhembi Morumbi.