Santa Casa e Anhembi Morumbi formam residentes pelo Mais Médicos
 

Matéria

Santa Casa e Anhembi Morumbi formam residentes pelo Mais Médicos

27 / Fevereiro / 2023

A Santa Casa de Piracicaba e a Faculdade Anhembi Morumbi farão a entrega de certificados de conclusão do Programa de Residência Médica, pelo ‘Mais Médicos’, a João Antonio Menezes Guimarães e Samanta Nikolaides, formandos em Clínica Médica.

A solenidade está marcada para as 16 horas desta sexta-feira, 24 de fevereiro, no salão nobre da Santa Casa, com a presença de alunos e familiares; do provedor João Orlando Pavão e da administradora Vanda Petean; da coordenadora da residência médica no Hospital pela Faculdade, Suzana Jagle; da gerente do campus da Anhembi Morumbi Piracicaba, Rosana Bucheri; da coordenadora do curso de Medicina da Faculdade, Cecília Buck; e dos médicos preceptores na Santa Casa Alex Gonçalves, Sergio Dias Pacheco, Raul Sartini e Humberto Passos.

Segundo os médicos, mentores que acolhem os formandos para transmitir-lhes conceitos e ensinamentos durante os dois anos de estágios no Hospital, os residentes passaram pelas enfermarias, UTIs, Unidade Coronariana, Serviço de Pronto Atendimento, Ambulatórios Médicos, Unidade de Nefrologia e Centro de Oncologia, além de estágios no Cedic (Centro de Estudos em Doenças Infecto-Contagiosas) e no Cadme (Centro de Atenção a Doenças Metabólicas).

Eles lembram que a residência médica é uma exigência do Ministério da Educação, que instituiu o Programa Mais Médicos em 2013 para enfrentar o problema histórico da falta de médicos e para aprimorar a Atenção Básica no Brasil, principalmente nas regiões mais carentes.

Para isso, é necessária a articulação entre a instituição de ensino e o sistema de saúde local para que as condições de formação sejam as mais adequadas e promovam a maior integração possível com a comunidade. Eles revelam que, pela parceria mantida entre a Santa Casa e a Faculdade Anhembi Morumbi, o Programa abre anualmente edital de inscrições para 11 vagas em residência médica para profissionais de todo o país; quatro delas em clínica médica e sete, em pediatria.

Também observam que, entre os anos de 2010 e 2020, a população de médicos no Brasil passou de 315.902 para 487.275 indivíduos e, conforme modelo proposto, deve chegar a 815.570 médicos em 2030. “Enquanto o país registra quase 25 mil médicos formados por ano e abre mais de 38 mil vagas de graduação, existem apenas 17 mil vagas de residência médica”, observaram.

Para eles, investir na abertura de novas vagas para residência em medicina amplia o alcance e a sustentabilidade da qualidade da Atenção Básica no Brasil.

Fonte