A universidade

Inovar requer ousadia e coragem, mas acima de tudo sabedoria. É preciso valorizar as experiências adquiridas no passado, perceber todas as nuances da realidade que o presente coloca e, finalmente, estar atento às mudanças e às oportunidades que o futuro reserva.

Em 1970, a Anhembi Morumbi nascia como a primeira faculdade do Brasil a oferecer curso superior na área de Turismo. Naquela época, muitos não entendiam a amplitude do segmento de Turismo, nem mesmo sua importância para a economia do País. Conceitos como potencial turístico e hospitalidade foram introduzidos. E o mais importante: foi iniciado um processo efetivo de qualificação profissional, cada dia mais valorizado pelo mercado de trabalho.

Desde então, o pioneirismo marca a história da Anhembi Morumbi, determinando mudanças profundas também nos rumos do ensino superior brasileiro. São muitos os exemplos de cursos inéditos lançados pela Instituição, entre eles, Gastronomia, Quiropraxia, Design Digital e Aviação Civil – áreas nas quais se tornou referência de ensino.

Relatório Social

O Relatório Social da Universidade Anhembi Morumbi, editado anualmente, é um documento que reúne as principais atividades desenvolvidas pela Instituição ao longo do ano. Esta publicação, disponível aqui em formato digital, traz o resgate e o resultado das ações realizadas pela ou com participação da Instituição e que geraram impactos socioambientais e acadêmicos para a comunidade em que está inserida.

Instituição Amiga do Empreendedor

A Universidade Anhembi Morumbi participa do Programa Instituição Amiga do Empreendedor, estabelecendo um ambiente propício para a interlocução entre academia e empreendedores. A iniciativa possibilita a promoção de atividades de orientação, capacitação e assistência à empreendedores e potenciais empreendedores, contribuindo assim para o desenvolvimento social e econômico do País.

Atos Autorizativos Institucionais

MODALIDADE PRESENCIAL
Credenciamento: Decreto 70157, de 17.02.1972 – publicado 18.02.1972
Recredenciamento: Portaria 595 de 16.05.2012 – publicado 17.05.2012

Conceito Institucional (CI): 03 (2016) – IGC 04 (2017)

MODALIDADE A DISTÂNCIA
Credenciamento: Portaria 4594, de 29.12.2005 – publicado 30.12.2005
Recredenciamento: Portaria 754 de 08.08.2018 – publicado 09.08.2018

Filosofia de Atuação

Missão

Prover educação de alta qualidade, formando líderes e profissionais capazes de responder às demandas do mundo globalizado e contribuir para o progresso social e ambiental com espírito empreendedor e valores éticos.

Visão

Consolidar nossa posição de liderança no Ensino Superior em  todas as áreas de conhecimento  em que atuamos, formando o maior número de profissionais diferenciados, por meio da excelência acadêmica,  inovação e internacionalidade.

Valores

  • Paixão
  • Respeito à Diversidade
  • Trabalho em Equipe
  • Inovação
  • Foco em Resultado
  • Responsabilidade Social e Ambiental
  • Ética e Transparência

Posicionamento

Mentes abertas para o novo mundo
A Anhembi Morumbi oferece cursos inovadores, que antecipam as tendências de mercado e criam novos padrões educacionais. Além disso, proporciona aos estudantes uma visão global do mercado, tornando-os aptos a atuar em qualquer parte do País e do mundo.

Visão de Negócios

Desenvolvemos em nossos alunos a capacidade de, dentro de suas especialidades, empreender e identificar constantemente oportunidades de negócios.

Pilares

Inovação:
A Universidade Anhembi Morumbi tem em sua essência a inovação. Sempre alinhada às necessidades do mercado, foi a primeira instituição de ensino a lançar um curso superior de Turismo, assim como foi pioneira ao lançar os cursos de Aviação Civil, Design Digital, Estética, Gastronomia e Quiropraxia. É a primeira universidade a construir um SPA Escola e um centro de simulação na área de Saúde. No lançamento da Educação a Distância há mais de dez anos, a Universidade Anhembi Morumbi também mostrou que é inovadora, utilizando a tecnologia mais adequada para o estudo on-line para que o aluno possa estudar quando e onde quiser. A metodologia de ensino adotada na Anhembi Morumbi prepara o aluno para os desafios do mercado de trabalho levando-os a experimentar e aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, ao mesmo tempo em que desenvolve uma visão crítica na busca de soluções para os desafios do dia-a-dia. Tudo isso, aliado à infraestrutura de padrão internacional, garante o sucesso de nossos alunos.

Qualidade Acadêmica:
A Anhembi Morumbi destaca-se entre as melhores universidades do Brasil ao conquistar 141 estrelas no Guia do Estudante Abril 2015. Além disso, sua infraestrutura de padrão internacional reforça o compromisso que a Universidade possui em formar profissionais empreendedores e inovadores, cientes de seu papel na construção de uma sólida e promissora comunidade global.

Internacionalidade:
A Anhembi Morumbi destaca-se por sua internacionalidade já que, desde 2006, milhares de alunos do Brasil tiveram a oportunidade de realizar cursos no exterior. Além disso, já  recebeu centenas de estudantes estrangeiros em seus campi, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado.

Tradição:
Desde sua fundação na década de 70, a Universidade Anhembi Morumbi atua de maneira contundente para a evolução do ensino superior brasileiro. A instituição é reconhecida por criar profissões a partir de tendências de mercado, bem como destaca-se entre as melhores universidades do país. Tradição e pioneirismo a serviço da educação.

Corpo Diretivo

Presidente
Eduardo Araujo

Chanceler
Prof. Dr. Arthur Roquete de Macedo

Reitor
Prof. Dr. Paolo Roberto Inglese Tommasini

Gestão Administrativa

Diretora de Tecnologia da Informação Fatima Primati
Diretor de Recursos Humanos Daniel Campos
Diretora Jurídica Janaina Rocha
Diretor de Operações João de Lucca
Diretor de Finanças Igor Kojin
Secretária Geral Luciana Lima

 

Responsabilidade Social

A Universidade Anhembi Morumbi compreende o importante papel que desempenha como uma Instituição de Ensino, seja para as presentes ou futuras gerações. Por isso, a partir da área de Responsabilidade Social e Extensão Universitária, promove uma série de iniciativas, projetos e programas de extensão, cujos principais protagonistas são estudantes, docentes e colaboradores. Por meio dessas ações, é gerado um grande impacto positivo na comunidade do entorno e de toda sociedade.

Um dos nossos principais objetivos da Instituição é realizar o fomento e a promoção de valores importantes ao longo da formação dos nossos alunos, para que seja possível construir um ambiente melhor e menos desigual para todos. A atuação da área de Responsabilidade Social e Extensão Universitária acontece por diversas vias, como campanhas de doação, parcerias institucionais, ações filantrópicas e pontuais, rodas de conversa sobre temas como diversidade, projetos e programas em caráter semestral e anual, entre tantas outras atividades.

Estudantes, docentes e colaboradores que desejam se envolver mais a fundo nas iniciativas promovidas pela Universidade, podem se inscrever no Banco de Voluntários e, dessa forma, contribuir para a construção de um mundo melhor!

Caso deseje entrar em contato com a área, envie um e-mail para rsocial@anhembi.br.

 

Projetos e Programas de Extensão

Com a proposta de fomentar cada vez mais os pilares de extensão em nossa Universidade, todo semestre é disponibilizado um processo de seleção de projetos e programas de extensão, a partir de edital. Entendemos por extensão a concepção estabelecida pelo Conselho Nacional da Educação, por meio da Resolução nº07, de 18 de dezembro de 2018: “[…] é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa”.

Conheça os documentos de extensão da Instituição:

 

Relatórios

Os relatórios anuais de ações da área de Responsabilidade Social podem ser acessados abaixo:

Ouvidoria

A Universidade Anhembi Morumbi quer ouvir sua opinião para melhorar sempre seus processos e cursos. Caso tenha sugestões, crítica ou elogios em relação aos serviços prestados ou uma reclamação não solucionada pela Central de Atendimento ao Aluno, acesse o portal da ouvidoria.

Documentos Institucionais

Normativas

Plano de desenvolvimento Institucional 2017-2021

Regimento Geral

Estatuto 2020

PORT 30/2020 – Autoriza substituição das aulas presenciais por aulas remotas
PORT 32/2020 – Autoriza realização das reuniões dos órgãos colegiados na forma remota
RESOL 13/2020 – Autoriza Avaliação da Aprendizagem utilizando meios digitais de tecnologias de informação e comunicação

Ementário Consunepe UAM 2019

RESOL CONSUNEPE Nº 004 2019 – Edital de Monitoria Voluntária 2019
RESOL CONSUNEPE Nº 005 2019 – Utilização de nota ENEM
RESOL CONSUNEPE Nº 010 2019 – Criação Polos EAD
RESOL CONSUNEPE Nº 013 2019 – Certificate In Gestão de Facilities
RESOL CONSUNEPE Nº 014 2019 – Pós MBA em Gestão de Negócios
RESOL CONSUNEPE Nº 015 2019 – Alteração de vagas cursos EAD
RESOL CONSUNEPE Nº 016 2019 Edital Presencial SP Capital
RESOL CONSUNEPE Nº 017 2019 Edital Semipresencial SP Capital
RESOL CONSUNEPE Nº 018 2019 Edital Semipresencial Piracicaba
RESOL CONSUNEPE Nº 019 2019 Edital Semipresencial São José dos Campos
RESOL CONSUNEPE Nº 020 2019 Edital Presencial São José dos Campos
RESOL CONSUNEPE Nº 021 2019 Edital Presencial Piracicaba
RESOL CONSUNEPE Nº 022 2019 – Criação Polos EAD
RESOL CONSUNEPE Nº 025 2019 – Da posse Comitê de Resp. Social e Extensão
RESOL CONSUNEPE Nº 026 2019 Calendário Acadêmico
RESOL CONSUNEPE Nº 027 2019 Política Matrícula
RESOL CONSUNEPE Nº 028 2019 Edital Transferência Interna Medicina Humana
RESOL CONSUNEPE Nº 029 2019 Regimento Interno do Comitê de Ética em Pesq.
RESOL CONSUNEPE Nº 030 2019 Guia de Adequações em Acessibilidade
RESOL CONSUNEPE Nº 032 2019 Criação Polos EAD
RESOL CONSUNEPE Nº 033 2019 Criação Polos EAD
RESOL CONSUNEPE Nº 035 2019 Política de Embaixador Estudantil
RESOL CONSUNEPE Nº 036 2019 Regulamento da Equipe Multidisciplinar
RESOL CONSUNEPE Nº 037 2019 Criação de cursos EAD
RESOL CONSUNEPE Nº 038 2019 Matriz Saúde
RESOL CONSUNEPE Nº 039 2019 Matriz CAHDEM
RESOL CONSUNEPE Nº 040 2019 Matriz ENG E TECNOLOGIA
RESOL CONSUNEPE Nº 041 2019 Matriz NEG DIREITO E HOSP
RESOL CONSUNEPE Nº 042 2019 Matriz PÓS BSP
RESOL CONSUNEPE Nº 043 2019 Matriz cursos EAD
RESOL CONSUNEPE Nº 044 2019 Calendário Acad 2019.2 EAD
RESOL CONSUNEPE Nº 045 2019 Matriz Direito
RESOL CONSUNEPE Nº 046 2019 Atualização Política de Extensão Univer
RESOL CONSUNEPE Nº 047 2019 Alteração endereço Polos EAD
RESOL CONSUNEPE Nº 048 2019 Regulamento do Vestibular SJC E PIRACICABA
RESOL CONSUNEPE Nº 049 2019 Edital do Programa de Monitoria com Bolsa
RESOL CONSUNEPE Nº 050 2019 Torna Público os atos de graduação
RESOL CONSUNEPE Nº 051 2019 Transferência entre Instituições da Rede

História

Década de 70 e 80

Década de 90

Anos 2000

Novo Milênio