Dicas de alimentação para ter energia de sobra no Carnaval
 

Matéria

Dicas de alimentação para ter energia de sobra no Carnaval

16 / Fevereiro / 2023

O Carnaval está chegando e além de preparar a fantasia é importante cuidar da alimentação para garantir energia suficiente para os dias de folia. A professora Lívia Carvalho, docente do curso de Nutrição da Universidade Anhembi Morumbi, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, ressalta que “as refeições antes da festa devem ser leves, ricas em nutrientes, como frutas, legumes, verduras e proteínas magras, para garantir energia o dia todo. Já as frutas, barrinha de proteína, iogurte proteico, castanhas e sanduíche natural são recomendados para lanchinhos rápidos e a água deve ser consumida em abundância, para evitar a desidratação decorrente da transpiração e do excesso de álcool”, afirma.

A especialista recomenta evitar alimentos ricos em gorduras, inclusive, molhos, como o branco, carnes gordas e pratos pesados, como a feijoada, pois estes possuem digestão lenta e podem causar desconfortos intestinais. O excesso de sal também deve ser evitado para não causar retenção de líquidos.

Neste período, o consumo de bebidas alcoólicas costuma ser elevado. Recomenda-se, porém, não ingerir com o estômago vazio. A professora ressalta que o ideal é que entre uma dose e outra, seja consumido um copo de água e ir intercalando com água de coco, para manter o corpo hidratado e evitar a ressaca no dia seguinte.

Quarta-feira de Cinzas

Na Quarta-Feira de Cinzas é dia de adotar uma dieta saudável para desintoxicar. A indicação é começar o dia com um shot ou chá para auxiliar o processo. Posteriormente, inclua no cardápio alimentos integrais, frutas, leguminosas, vegetais crus e cozidos e peixe grelhado, sempre caprichando na ingestão de água.