ABESATA cria programa exclusivo para capacitar empresas certificadas em parceria com a Anhembi Morumbi
 

Matéria

ABESATA cria programa exclusivo para capacitar empresas certificadas em parceria com a Anhembi Morumbi

26 / Maio / 2023

No dia 3 de maio de 2023, teve início, na sede da Associação Nacional das Empresas de Serviços Auxiliares do Transporte Aéreo – ABESATA, o curso denominado Coorporate Resource Management (CRM) – Ground Operations, destinado a capacitar os recursos humanos na prestação de serviços de Ground Handling.

A formação tem como objetivo a melhoria da qualidade das atividades prestadas pelas empresas de serviços em solo. Nesse contexto, a ABESATA (Associação Nacional das Empresas de Serviços Auxiliares do Transporte Aéreo) criou em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi —integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima —, um curso cuja grade curricular compreende 40 horas/aula exclusivo para empresas certificadas com o CRES (Certificação de Regularidade das Empresas em Solo) pela ABESATA.

Na oportunidade, a abertura do curso foi feita pelo Diretor da Agência Nacional de Aviação Civil Major Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento que enalteceu a iniciativa empreendida entre a ABESATA e Anhembi Morumbi, apresentando uma visão prospectiva da Agência para o mercado de aviação.

“Para a Universidade Anhembi Morumbi este é um momento ímpar no qual além de trazer os profissionais do mercado de Ground Handling para dentro da academia, também os alunos, por intermédio de uma Unidade Curricular Dual, terão a oportunidade de conhecer o processo de certificação das empresas da Associação, por meio da realização de visitas técnicas e palestras, propiciando a aproximação da academia com o mercado, objetivo maior do Ecossistema Ânima de Educação”, afirma Alexandre Faro, coordenador da graduação em Aviação Civil.

O objetivo final do curso é trazer benefícios para toda a cadeia aeronáutica. Hoje, as empresas de Ground Handling no Brasil respondem por 95% das operações em solo, desde limpeza de aeronaves, com foco na sua desinfecção, transporte e atendimento de passageiros, tripulantes, bagagens, check-in, manuseio de carga, canal de inspeção – Security – para embarque de passageiros, entre outras modalidades.