Origem e Celebração do Halloween: Uma Tradição Global de Arrepiar
 

Matéria

Origem e Celebração do Halloween: Uma Tradição Global de Arrepiar

24 / Outubro / 2023

Domestic dogs dressed in ghost costume for Halloween

O Halloween, uma das festas mais cativantes e misteriosas do mundo, tem raízes profundas na história e é celebrado de maneiras diversas em vários cantos do globo. Originado a partir de antigas tradições celtas, o Halloween tem uma história rica e interessante.

Mariana Rodrigues, do setor de Internacionalização da Anhembi Morumbi, conta um pouco sobre a história dessa data horripilante: “Há a crença de que a origem do Halloween remonta a uma festividade celta conhecida como Samhain, em que as pessoas celebravam o novo ciclo da roda do ano, que chamamos de ano novo, e se preparavam para a onda de frio que estava por vir. Os celtas acreditavam que nesta época do ano, a linha entre o mundo dos vivos e dos mortos se tornava tênue, permitindo que espíritos vagassem livremente pela Terra, tornando-se o momento ideal para honrar os mortos. O Samhain é comemorado por 3 dias, começando dia 30 de outubro e terminando dia 1 de novembro”.

Com o passar dos séculos, o cristianismo se espalhou e incorporou elementos do Samhain, dando origem ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro. No entanto, o povo manteve algumas tradições pagãs, como o próprio Jack O’lantern, e a noite que antecede o Dia de Todos os Santos tornou-se conhecida como All Hallows’ Eve, que posteriormente se abreviou para Halloween.

Nos Estados Unidos, o Halloween evoluiu para uma festa caracterizada por doces, fantasias e decorações assustadoras. “As crianças se fantasiam de monstros, super-heróis ou personagens populares, batem de porta em porta pedindo “travessuras ou gostosuras” e recebem sacolas cheias de doces como recompensa”, explica.

Enquanto nos EUA, atualmente, o Halloween é um evento predominantemente infantil, em outros lugares do mundo, nesse mesmo período do ano, há celebrações diferentes, que, se focarmos na suposta origem do Halloween, possuem o mesmo intuito. Mariana fala que, no México, o Dia dos Mortos (Dia de los Muertos) é uma festa que honra os entes queridos falecidos, com oferendas, altares e desfiles coloridos. No Japão, o próprio Halloween ganhou popularidade, mas é visto como uma oportunidade de se fantasiar e participar de festas temáticas.

Na Irlanda, berço das tradições celtas, o Halloween ainda é celebrado com fogueiras e rituais, enquanto em alguns países europeus, como a Alemanha, as festividades envolvem decorações e festas à moda americana.

No entanto, o Halloween não é exclusivo do hemisfério ocidental e tem se espalhado por todo o mundo, adaptando-se às diferentes culturas e tradições locais. “A celebração moderna é uma oportunidade para as pessoas se reunirem, se divertirem e liberarem seu lado mais criativo, à medida que o mundo inteiro se envolve nessa festa global que, ao cair na cultura pop, se tornou um evento de se arrepiar!”, finaliza.