Campus São José dos Campos vai inaugurar Centro Integrado de Saúde (CIS)
 

Matéria

Campus São José dos Campos vai inaugurar Centro Integrado de Saúde (CIS)

23 / Maio / 2023

A Universidade Anhembi Morumbi, integrante do maior e mais inovador ecossistema de educação de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, está construindo mais um Centro Integrado de Saúde – sua clínica-escola, desta vez na cidade de São José dos Campos. Localizado na Vila Bethânia, região central da cidade e de fácil acesso aos pacientes, a unidade terá 956 m² e abrigará mais de 30 consultórios de especialidades médicas, além de terapias de saúde para atendimento clínico e ambulatorial em áreas como:  Geriatria, Neurologia adulto e infantil, Pediatria, Clínica Médica, Cardiologia, Ginecologia, Dermatologia, Pneumologia, Gastrologia, Urologia, Reumatologia, Endocrinologia, Hematologia, Clínica Cirúrgica, dentre outras, além de Psicologia e Fisioterapia.

Já em plena fase de construção, a unidade está prevista para inaugurar em julho deste ano e atenderá pacientes de toda a cidade, para fortalecimento e consolidação da saúde local do âmbito dos ambulatórios de especialidades médicas. O atendimento integral e humanizado é feito por médicos especialistas e professores titulados e reconhecidos, pré e internos, além dos residentes de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi. Os graduandos atuam sempre acompanhados e supervisionados pelos médicos de cada especialidade, atendendo com qualidade e segurança às necessidades em saúde da população.

“Será extremamente importante a existência desta clínica-escola, para que a nossa Instituição possa contribuir ainda mais com a comunidade de São José dos Campos, da qual somos parte”, ressalta o Prof. Dr. Breno Schumaher, diretor da Universidade Anhembi Morumbi em São José dos Campos.  Para o Prof. Dr. João Bizario, diretor executivo da regional São Paulo e Sul da Inspirali – um dos principais players de educação continuada na área médica do país – “A integração com a população se inicia desde a entrada dos estudantes no curso de Medicina, nas Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família, onde os alunos permanecem durante os seis anos do Curso de Medicina, criando vínculo consistente e reconhecendo verdadeiramente as necessidades em saúde da população de forma humanizada. Concomitantemente, eles desenvolvem competências clínicas em ambientes tecnológicos, simuladores de alta fidelidade e complexidade e pacientes atores, preparando-se para oferecer, a partir do 5º semestre até o final do internato, segurança plena aos pacientes que por eles serão acolhidos e cuidados, supervisionados sempre pelos médicos responsáveis e pelos residentes nas diversas especialidades. O fortalecimento do vínculo com a população é constante em todos os níveis de atenção à saúde e agora se estreitará ainda mais com o CIS, formando médicos competentes e focados no cuidado contínuo e integral das pessoas”, comenta.

Além de servir a comunidade na atenção das especialidades médicas, a clínica-escola também terá estudantes de Psicologia e Fisioterapia integrados às necessidades da população que frequentará o CIS – ambos a partir do 7º semestre, também com supervisão dos docentes e especialistas, em consultas individuais e atendimentos em grupos.

Formação em Medicina de Qualidade

A Inspirali, que atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima, também estará presente no Centro Integrado de Saúde. A companhia foi a responsável pela projeção e articulação de toda a infraestrutura do espaço, além da implementação no futuro de mais um centro de pesquisa clínica, que tem como objetivo contribuir com a população e com o avanço de pesquisas, melhorias de protocolos e produtos, além do desenvolvimento de novas soluções voltados à saúde.