No dia Nacional do Livro, indicamos algumas preciosidades da Diversidade Literária Brasileira 
 

Matéria

No dia Nacional do Livro, indicamos algumas preciosidades da Diversidade Literária Brasileira 

26 / Outubro / 2023

No dia 29 de outubro comemora-se o Dia Nacional do Livro, uma data especial para celebrar a riqueza da literatura brasileira e incentivar a leitura. O Brasil possui uma herança literária vasta, composta por autores renomados de variados estilos e gêneros.

Neste dia, queremos homenagear essa tradição, apresentando 10 obras da literatura nacional, indicadas pela supervisora de biblioteca dos campi Mooca, Piracicaba e São José dos Campos da Anhembi Morumbi, Iara Neves, confira: 

  • Dom Casmurro, de Machado de Assis: este clássico da literatura brasileira explora as complexidades dos relacionamentos humanos através da perspectiva de Bentinho, um personagem icônico da literatura nacional. 
  • A Hora da Estrela, de Clarice Lispector: este romance retrata a vida de Macabéa, uma moça do nordeste que se muda para o Rio de Janeiro, explorando questões de identidade e marginalização. 
  • Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis: um dos maiores romances do realismo brasileiro, essa obra de Machado de Assis é narrada por Brás Cubas, um defunto que reflete sobre a vida e a sociedade. 
  • Capitães da Areia, de Jorge Amado: este romance social apresenta um grupo de meninos de rua em Salvador, revelando as lutas e sonhos da juventude marginalizada. 
  • O Alquimista, de Paulo Coelho: uma história mística e espiritual que segue Santiago, um pastor que embarca em uma jornada em busca de seu “Lugar de Tesouro”, esta obra de Coelho é uma das mais traduzidas e vendidas globalmente. 
  • A resistência, de Julián Fuks: este romance do autor brasileiro Julián Fuks aborda a questão da identidade, da memória e da relação entre pais e filhos. A narrativa é sensível e introspectiva, explorando as marcas da ditadura militar no Brasil. 
  • O Advogado de Portas Abertas, de Zélia Gattai: Zélia Gattai, uma das grandes autoras brasileiras do século XX, narra suas experiências como esposa e parceira do escritor Jorge Amado, oferecendo uma visão única sobre a vida literária e política do Brasil. 

Nesse Dia Nacional do Livro, incentivamos todos a explorar a diversidade da literatura brasileira e a se perder em suas páginas, descobrindo histórias incríveis que refletem a rica tapeçaria cultural do Brasil.  

Conta pra gente qual seu livro nacional favorito!