Novembro Azul: mitos e verdades sobre câncer de próstata
 

Matéria

Novembro Azul: mitos e verdades sobre câncer de próstata

23 / Novembro / 2023

Professor na Inspirali e médico urologista, Dr. Odair Gomes Paiva responde às principais dúvidas sobre o tema

Ter uma vida saudável e ir regularmente ao médico são ações que devem ser consideradas parte do dia a dia de qualquer pessoa. Mas sabe-se que homens, mesmo temendo algumas doenças, não são muito adeptos a frequentarem especialistas. Segundo recente pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 46% deles, acima dos 40 anos, vão ao médico somente quando apresentam algum sintoma.

Pensando nisso, o urologista Odair Gomes Paiva, professor da Universidade Anhembi Morumbi, cujo curso de Medicina é parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país, dá dicas e revela os principais pontos de atenção para a saúde masculina. Confira:

  1. Quais as principais doenças que mais acometem homens?

R: Quando jovens, temos que pensar principalmente nas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), mesmo os que fazem profilaxia pré-exposição (PREV) e para prevenção em relação ao HIV, isto faz com os pacientes não se preocupem com as outras ISTs, levando a surgimento de quadros como sífilis, gonorreia e outras doenças.

Na idade adulta, temos o desenvolvimento da próstata e, com isto, o homem costuma apresentar queixas miccionais que a princípio podem ser tratadas clinicamente. Porém, às vezes, pode haver necessidade de cirurgia. Não podemos esquecer que o acompanhamento de próstata anualmente se deve principalmente para prevenção em relação ao câncer de próstata. Também devemos ficar atento aos tabagistas, que é o principal fator para o desenvolvimento do câncer de bexiga. E devemos lembrar que o paciente masculino de idade mais avançada reclama, em algum momento da vida, de algum quadro de disfunção erétil de diferentes graus.

  1. Entre essas, o câncer de próstata é o mais comum?

R: Não diria que o câncer de próstata seja o mais comum, mas todo homem deve fazer o acompanhamento médico para que, caso exista o diagnóstico da doença, o tratamento possa ser feito em fase inicial, proporcionando maior chance de cura ao paciente.

  1. Câncer de próstata é uma doença hereditária?

R: Sim, o câncer de próstata tem o seu caráter hereditário. Homens que tem familiares com câncer de próstata devem iniciar a prevenção aos 45 anos.

  1. Estilo de vida saudável ajuda a evitar a doença?

R: O estilo de vida saudável melhora a qualidade de vida como um todo, porém não podemos dizer que isto possa ter relação direta com um menor risco de desenvolvimento da doença.

  1. Como se prevenir?

R: A prevenção é por meio do acompanhamento médico anual com urologista de acordo coma faixa etária

  1. Quais os principais sintomas?

R: O paciente com câncer de próstata na fase inicial não apresenta sintomas, por este motivo é importante o exame de prevenção anual. Os sintomas como dores ósseas somente são sentidos em fase avançada da doença (doença metastática principalmente para bacia e coluna). Queixas comuns como dificuldade para urinar, ardência ao urinar, acordar muitas vezes a noite, sangue na urina ou sentir que não esvazia muito bem a bexiga muitas vezes preocupam os homens e os fazem procurar pelo urologista, mas na grande maioria das vezes não tem nenhuma relação com o câncer de próstata.

  1. Quando procurar um médico?

R: Homens com história familiar de câncer de próstata devem iniciar a investigação aos 45 anos de idade, bem como os indivíduos de raça negra, já os demais devem iniciar a investigação a partir dos 50 anos

  1. Quais os estágios da doença?

R: O estágio bem inicial, onde o câncer é de grau tão baixo que possibilita o acompanhamento do paciente a cada seis meses, com monitoramento do PSA – Antígeno Prostático Específico (exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata). Este formato é chamado de Vigilância Ativa.

Já em um estágio um pouco mais avançada, com resultado do PSA mais alto e o resultado da biopsia com um grau intermediário, devemos indicar um tratamento mais agressivo, que pode ser com cirurgia ou radioterapia. E em estágio ainda mais avançado, onde já é possível identificar possível sinais de metástase a distância, o tratamento passa a ser mais individualizado com quimioterapia e/ou radioterapia

  1. Quais as chances de cura?

R: Quanto mais precoce é o diagnóstico do câncer de próstata, melhores serão os resultados em relação a cura e a qualidade de vida.

  1. Câncer de próstata pode ser causado por algum tipo de trauma (batida)?

R: O câncer de próstata tem caráter hereditário, porém ele não é causado por trauma.

  1. Dores recorrentes na região é sinal de câncer de próstata?

R: O câncer de próstata é assintomático, portando, quando o paciente tem alguma dor em região pélvica, podemos relacionar com algum processo inflamatório na região do reto ou da próstata (prostatites). A metástase óssea relacionado ao câncer de próstata pode sim gerar dor, mas somente em estágios mais avançados.

  1. Existe algum tipo de autoexame a ser realizado?

R: Não existe autoexame para avaliação de próstata.

  1. Como é realizado o tratamento?

R: O tratamento pode ser feito de forma cirúrgica, radioterápica ou nos estágios mais avançados, com medicamentos (bloqueadores hormonais)

  1. Após tratamento, o homem volta a ter uma vida normal?

R: De acordo com estágio encontrado e o tratamento proposto a seguir, o paciente tem boas condições de levar uma vida totalmente normal.



Sobre a Universidade Anhembi Morumbi

A Universidade Anhembi Morumbi, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, oferece programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, distribuídos nas áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia e Educação. Além disso, a Medicina da Universidade Anhembi Morumbi é parte da Inspirali, um dos principais players de educação continuada na área médica do país”. Seus cinco campi estão localizados nas regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia, Mooca, São José dos Campos e Piracicaba.

Possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus campi, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado. A Anhembi Morumbi também contribui para democratização do Ensino Superior, ao oferecer cursos digitais com diversos polos dentro e fora de São Paulo. Além disso, o aluno aprende na prática desde o primeiro dia de aula.

Saiba mais sobre a Anhembi Morumbi em link.



Sobre a Inspirali

Criada em 2019, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima. É uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos e 14 instituições – localizadas em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Natal – e importantes centros de desenvolvimento do país, como Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Cubatão (SP), Tubarão (SC), Vespasiano (MG), Irecê̂ (BA), Jacobina (BA), Guanambi (BA) e Brumado (BA).
 

As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. O portfólio da Inspirali contempla também cursos livres e especializações focados na medicina integrativa e aborda temas relevantes no cenário global, a exemplo da pós-graduação em cannabis medicinal, primeiro curso na área certificado pelo Ministério da Educação (MEC). A aprendizagem digital ativa oferece recursos tecnológicos (robôs de alta fidelidade e realidade virtual e aumentada MedRoom) e apoio socioemocional, assim como as atividades práticas e o acompanhamento personalizado.