Entrevista com Prof. e meteorologista Hiremar Soares, do curso de Aviação Civil, explica sobre a massa de ar quente que atinge SP 
 

Matéria

Entrevista com Prof. e meteorologista Hiremar Soares, do curso de Aviação Civil, explica sobre a massa de ar quente que atinge SP 

17 / Novembro / 2023

A previsão é que caia a temperatura no próximo domingo, deixando o ar mais fresco devido a uma forte chuva que chegará ao estado.

São Paulo está passando pelos piores dias com a forte onda de calor que não só atinge o estado, mas outras regiões do país. Já é a 4ª vez que o Brasil passa por altas temperaturas, porém, para essa questão, há uma razão.  

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, foi notificado um alerta vermelho para o recorde de altas temperaturas na última quinta-feira (16) para Brasília, São Paulo, Vitória e Goiânia. A temperatura prevista foi de até 40°C. 

Em entrevista ao RIT TV, o professor e meteorologista Hiremar Soares, do curso de Aviação Civil, explica com mais detalhes sobre a massa de ar quente que está provocando uma onda de calor em São Paulo.  

Segundo o especialista, o El Ninõ é responsável pelo aquecimento do Oceano Pacífico e os próprios especialistas dizem que isso é conhecido como uma telecomunicação, já que atinge não só a América, mas também a África, Oceania, Ásia, Europa.   

A causa das grandes temperaturas no país é devido à massa de ar estar muito seca, especialmente na região central. E essa massa de ar seca, ela impede que os sistemas frontais, ou seja, as frentes frias cheguem aos outros estados. Esse sistema é bloqueado, então, cria-se o chamado “Bloqueio Atmosférico”. Uma grande massa de ar quente e seca, por ser seco, ela é muito densa, então ela impede os sistemas frontais de subirem e daí causa, além de todo aquecimento solar, esse aquecimento na área do nosso país”, explica o especialista. 

Na última quinta-feira (16), as previsões para o período da tarde em São Paulo foram de 29°C a 33°C. Para região do interior, foi de 37°C e na região de Cuiabá a temperatura prevista foi de 41°C. Sendo assim, essa quantidade de massa de ar seca oriunda da região Nordeste e Central do país faz com que as temperaturas se elevem até São Paulo. 

No caso da previsão de chuva em São Paulo para as próximas semanas, isso deve ocorrer porque ainda existe umidade que vem da Amazônia e trará o calor junto, formando nuvens e, consequentemente, pancadas de chuva, amenizando a temperatura e tornando o ar mais fresco. No sábado, vai chegar uma chuva forte e domingo ameniza, com máximas de 24 e mínimas entre 17 e 19 graus.