O que é

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes avalia o rendimento dos estudantes concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o ENADE segue as diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Conheça no abaixo as portarias normativas que estabelecem as regras do ENADE 2016:

Portaria nº 5, de 9 de março de 2016

 

Quem participa este ano?

Devem participar todos os estudantes concluintes, no período de dezembro de 2017, pertencentes aos cursos de: Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Pedagogia, Letras, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnólogo), Engenharia Ambiental, História, Engenharia da Computação e Gestão de Tecnologia da informação.

Por que se empenhar?

Os estudantes formados em cursos com nota 5 no ENADE são reconhecidos pelo mercado de trabalho por sua excelência acadêmica, aumentando suas chances de ingressar em grandes e importantes empresas.

Além disso, a nota individual no exame influencia a nota e o conceito de seu curso, assim como de todos os demais estudantes e interessados no programa de graduação.

Ao realizar o ENADE, o estudante demonstra todo conhecimento adquirido durante os anos em que estudou e demonstra para o mercado que é o melhor em sua área, criando oportunidades para o futuro de sua carreira.

Quando ocorre?

O ENADE 2017 será aplicado no dia 26 de novembro, às 13h30 (horário de Brasília), na instituição de ensino definida para cada estudante.

Para ter acesso ao seu local de prova e para que seja possível fazer a impressão do Cartão de Informação do Estudante, o estudante precisará preencher, obrigatoriamente e preferencialmente, até o dia 19 de novembro de 2017, o Questionário do Estudante, que estará disponível no site do INEP (www.inep.gov.br).