Início

Bibliotecas

BIBLIOTECAS

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Anhembi Morumbi – SISBAM tem por objetivo a prestação de serviços e produtos de informação voltados ao universo acadêmico. O Sistema de Bibliotecas é certificado pela ISO 9001, na gestão da Qualidade em Informações desde 2006.

Conheça as Políticas do Sistema de Bibliotecas clicando no tema de seu interesse:

Política Geral

Objetivos

Estabelecer programas e ações a serem desenvolvidas para os diferentes segmentos da Universidade, no que tange à demanda de informação científico-tecnológica no ambiente universitário.

Gerar condições favoráveis para o desenvolvimento dos acervos informacionais como suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão; incorporar novas tecnologias para a implementação ou reestruturação dos serviços de informação; definir critérios, regras e normas para a criação de novas Bibliotecas, Centros de Documentação, Centros Referenciais ou quaisquer outras unidades informacionais que tenham por objetivo a coleta, organização, processamento e disseminação de serviços de informação científica – tecnológicas em qualquer meio de transmissão e definir políticas para programas prioritários na área de atuação do Sistema de Bibliotecas e Informação.

Política de Desenvolvimento e Avaliação de Acervos Informacionais

Objetivo

Adquirir, manter e atualizar as coleções de livros, periódicos e materiais não convencionais em qualquer suporte físico (papel ou meio magnético) através de compra, permuta ou recebimento de doações, de acordo com o orçamento da Universidade e atendendo critérios específicos dos órgãos regulamentadores da educação no nível nacional.

Manter critérios para avaliação das coleções, visando: adequação dos acervos à comunidade acadêmica, remanejamento e descarte de materiais bibliográficos.

Política de Infraestrutura Física

Objetivos
• Propor, em conjunto com unidades competentes da Universidade, a instalação física e/ou modernização das bibliotecas ou outras unidades de informação, de acordo com as normas brasileiras de edificação de bibliotecas, bem como fornecer dados sobre mobiliário específico, objetivando a criação e ou remodelação dos espaços ocupados pelo Sistema de Bibliotecas;
• Adotar normas e padrões internacionais, quando da não existência de normas brasileiras.

Política de Prestação de Serviços

Objetivos

– Promover através das instalações, acervos e serviços, que o estudante tenha as condições ideais à investigação e ao aprendizado.
– Participar do processo ensino aprendizagem, disponibilizando informações e conhecimento organizado em diversos suportes, criando um diferencial em aprendizagem.
– Buscar a excelência dos serviços prestados, atendendo as expectativas da comunidade acadêmica.
– Criar novas possibilidades, tornando o SISBAM um polo de cultura e lazer.

Política de Atendimento ao Usuário

Objetivos

Criar mecanismos de atendimento ao usuário através da consolidação de Serviço de Referência descentralizado, cobrindo áreas diversas do conhecimento.

Estimular o uso de recursos informacionais existentes no âmbito da instituição, facilitando o acesso dos usuários aos novos meios de comunicação em redes locais e remotas.

Política de Atualização de Recursos Humanos para a Área de Informação

Objetivos

• Organizar, em conjunto com outras unidades da Universidade ou instituições externas de comprovada competência na área, cursos, palestras, seminários, objetivando treinamento ou reciclagem de conhecimentos dos recursos humanos do Sistema de Bibliotecas face às novas tendências do mercado de oferta de informação;
• Incentivar a participação dos recursos humanos do Sistema de Bibliotecas em eventos relativos à área informacional.

Política de Automação do Sistema de Bibliotecas

Objetivos

Modernizar a estrutura dos serviços informacionais, incorporando novas tecnologias de informação; implantar sistema de gerenciamento automatizado de bibliotecas visando à automação dos serviços de catalogação, circulação, empréstimo, estatística, consulta através de acesso local e remoto, indexação de periódicos e entrega de documentos.

Política de Gestão da Qualidade

“Estabelecer e manter um Sistema de Gestão da Qualidade, com base nos requisitos da NBR ISO 9.001, com foco no atendimento às necessidades da Instituição, disponibilizando estrutura, acervos e serviços para comunidade acadêmica e sociedade em geral”.

Serviços

APOIO EM TRABALHOS ACADÊMICOS:

• Base TARGET – Gedweb: ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas disponível para acesso local e remoto para comunidade UAM.
Ficha Catalográfica;
Normas para formatação de trabalhos acadêmicos UAM;
Orientação para Normalização de Trabalhos Segundo a ABNT;
Referência.

ATENDIMENTO À DISTÂNCIA

Através da página da Biblioteca oferecemos serviços de atendimento à distância para a comunidade acadêmica da Anhembi Morumbi, inclusive os alunos de EAD (Ensino a Distância).

• Página de Pesquisa ao Acervo;
• Bases de Dados Virtuais;

• Bibliotecas Digitais;

ATENDIMENTO PERSONALIZADO AOS USUÁRIOS

A equipe de atendimento realiza empréstimo, devolução e reserva de materiais, orienta os usuários quanto aos serviços oferecidos, regulamento e funcionamento das bibliotecas.

BASE DE DADOS POR ASSINATURAS

A Biblioteca assina e disponibiliza bases de dados em diversas áreas do conhecimento:

• BIBLIOTECA VIRTUAL UNIVERSITÁRIA: Base com mais de 3.243 títulos de E-books em português nas diversas áreas do conhecimento.

• E-BOOKs UAM: Base de e-books da Rede Laureate contendo cerca de 1.957 livros eletrônicos, em diversas áreas do conhecimento para atender as demandas dos cursos presenciais e de ensino a distância.

• EBSCO-EBOOKS: Disponibiliza E-book em diversas áreas como: Negócios, Tecnologia, Design, Engenharias, Aviação, entre outras.

• EBSCO-HOST: Oferece possibilidade de pesquisa em renomados periódicos com artigos na íntegra e resumo nas diversas áreas do conhecimento é composta pelas bases:

ACADEMIC SEARCH PREMIER – Oferece referências e textos completos em diversas áreas do conhecimento como Ciências Sociais, Ciências Humanas, Educação, Informática, engenharia, etc.

BUSINESS SOURCE ELITE – Essa base de dados de negócios fornece texto completo de aproximadamente 1.000 publicações de negócios.

COMPUTER SOURCE – Oferece aos pesquisadores as últimas informações e tendências em alta tecnologia. Essa base de dados oferece o texto completo de aproximadamente 300 publicações, além de índices e resumos de cerca de 450 publicações.

GREENFILE – Oferece ótimas informações de pesquisa cobrindo todos os aspectos do impacto humano no meio ambiente. Sua coleção de títulos de interesse acadêmico, governamental e geral incluem conteúdos sobre aquecimento global, construções ecológicas, poluição, agricultura sustentável, energia renovável, reciclagem e mais. A base de dados oferece índice e resumos de mais de 384 mil registros, bem como Livre Acesso a textos completos de mais de 4.700 registros.

HOSPITALITY & TOURISM COMPLETE – Aborda a pesquisa acadêmica e novidades sobre o setor em relação à hospedagem e ao turismo. Existem textos completos de mais de 490 publicações, incluindo revistas especializadas, relatórios de países, empresas e livros.

MEDLINE – Possui texto completo oferecendo informações médicas reconhecidas sobre medicina, enfermagem, odontologia, veterinária, o sistema de saúde, ciências pré-clínicas encontradas no MEDLINE.

REGIONAL BUSINESS NEWS – Esta base de dados fornece cobertura abrangente de texto completo de publicações regionais da área de negócios. O Regional Business News incorpora mais de 80 publicações de negócios regionais cobrindo todas as áreas urbanas e rurais nos EUA.

• EBRARY – Computer & IT: Biblioteca virtual que oferece acesso a 26.760 títulos em formato digital, sem limite de acessos, com conteúdo na íntegra destinado aos cursos de Tecnologia e Design.

• FILME B: É um portal especializado no mercado de cinema no Brasil.

• LIBRARY PRESSDISPLAY: Portal com acesso a mais de 3000 jornais de 100 países em 60 idiomas, com atualizações diárias e disponíveis na íntegra para consulta.

• MAGISTER: Portal de conteúdo jurídico, trazendo conteúdo jurisprudencial, legislativo e doutrinário de alta qualidade e confiabilidade.

• MINHA BIBLIOTECA: – Base com 6.298 títulos de E-books em português nas diversas áreas do conhecimento.

• TARGET – Gedweb: ABNT – Coleção completa das normas técnicas ABNT para consulta referencial. Possui 100 normas técnicas relacionadas aos cursos da Universidade, com acesso na íntegra e impressão ilimitada.

• VTC ONLINE @ CD: Portal especializado em informática e softwares contendo vídeos tutorias informativo e materiais para treinamento online. BASES DE LIVRE ACESSO

• PORTAL CAPES – Estão disponibilizados aproximadamente 7.207 títulos com texto parcial / completo de Bases internacionais e nacionais.

• PUBMED – Banco de dados que possibilita a pesquisa bibliográfica em mais de 17 milhões de referencias de artigos médicos publicados em cerca de 3.800 revistas cientificas.

• SCIELO – Scientific Eletronic Library Online – Coleção de revistas e artigos científicos. Possui uma grande variedade de temas relacionados á filosofia, com artigos completos disponíveis para download.

• BIBLIOTECA MUNDIAL – A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.

BIBLIOTECA DIGITAL

O SISBAM disponibiliza aos usuários, através de site de pesquisa, documentos em formato eletrônico:

• Capítulos de livros indicados nas bibliografias dos cursos;
Conteúdo das aulas dos cursos à distância;
Documentos eletrônicos pertinentes aos cursos da Universidade (legislação etc.);
Hemeroteca (artigos de periódicos e jornais);
Produção acadêmico-científica da Universidade Anhembi Morumbi;
Teciteca (acervo de tecidos digitalizados).
e-book (Livro eletrônico).

Bases de Dados Virtuais: a Biblioteca assina e disponibiliza bases de dados nacionais e internacionais com artigos acadêmicos, normas técnicas, jornais e muitos outros sites, divididos pelo interesse de cada escola que compõe a Universidade Anhembi Morumbi.

Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações (TEDE): O Sistema de Bibliotecas Anhembi Morumbi é integrante da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD e divulga sua produção acadêmica nos sistemas de informação de teses e dissertações em texto integral da UAM e também links para acesso à produção acadêmica de outras Instituições.

CONSULTA AO CATÁLOGO ONLINE

O acervo da Biblioteca pode ser consultado livremente pelo site http://portal.anhembi.br/biblioteca/, no qual você encontrará informações sobre os materiais, sua disponibilidade e, para a comunidade acadêmica da Universidade, a possibilidade de acesso remoto.

EMPRÉSTIMO DOMICILIAR

Empréstimo domiciliar de itens do acervo está restrito à comunidade acadêmica e seguem as políticas estabelecidas pelo Sistema de Bibliotecas.

EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS

EEB (Empréstimo entre Bibliotecas) interno entre as Bibliotecas do SISBAM ou externo entre Instituições parceiras com a finalidade de estimular a pesquisa facilitando o acesso ao acervo de outras Instituições

EVENTOS CULTURAIS

O SISBAM em parceria com as coordenações promovem exposições temáticas relacionadas aos cursos da UAM.

PROJETOS SOCIAIS

Ler é Viver – promove a organização e a produção de atividades educacionais, direcionadas a comunidade.

BookCrossing – Projeto internacional criado com o objetivo de transformar o mundo em uma grande biblioteca. A UAM através do Sistema de Bibliotecas implantou um ponto na biblioteca do campus Centro, campus Vila Olímpia e campus Morumbi, visando nessa parceria incentivar a leitura para os alunos e comunidade
www.bookcrossing.com

RECEPÇÃO AOS CALOUROS

O SISBAM semestralmente recebe os novos alunos para apresentações das Bibliotecas, os serviços oferecidos, normas e aula prática de pesquisas dirigidas pelos professores.

RENOVAÇÃO E RESERVA

• Renovação Online: disponibilizamos no site: http://portal.anhembi.br/biblioteca/, o link “Renovação”, que possibilita a renovação do empréstimo, desde que não haja reserva dos materiais ou atraso dos mesmos;
Renovação Presencial: no balcão de atendimento com os materiais que deseja renovar e documento oficial com foto, desde que não haja reserva dos materiais ou atraso dos mesmos;
Reserva Online: para os materiais emprestados, o usuário conta com a possibilidade de efetuar reserva através do link “Reserve aqui” no site da Biblioteca, ou presencial no balcão de atendimento.

SERVIÇO DE INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO

Proporciona aos usuários a extensão do nosso acervo através de intercâmbios mantidos com outras instituições por meio dos serviços:

COMUT – O Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT) criado pelo Ministério da Educação permite a toda comunidade acadêmica a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos, como periódicos, teses, anais de congressos, relatórios técnicos e partes de documentos disponíveis em bibliotecas de outras instituições.
SCAD – O SCAD (Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos) é um serviço de fornecimento de documentos especializado em ciências da saúde e atuante na América Latina e Caribe, tendo por objetivo prover acesso a documentos exclusivamente para fins acadêmicos e de pesquisa, respeitando rigorosamente os direitos de autor. Este serviço é coordenado pela BIREME com a cooperação das bibliotecas integrantes da rede BVS.

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

Oferecemos orientação aos usuários quanto ao acesso à base de dados nacionais e internacionais disponibilizadas na página da biblioteca.

SUMÁRIO ELETRÔNICO

O SISBAM desde 2008 disponibiliza os sumários dos novos títulos inclusos no acervo, visando facilitar a pesquisa bibliográfica dos seus usuários

Informações

Acervo

O acervo é distribuído entre as seis bibliotecas nos Campi Anhangabaú, Centro, Morumbi, Paulista 1, Paulista 2 e Vila Olímpia.
Essas unidades colocam à disposição dos usuários um acervo com cerca de 366 mil itens, compreendendo livros, periódicos, hemeroteca, fotos, mapas, DVDs, CDs, vídeos e materiais não-convencionais.

 

Estrutura Organizacional

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Anhembi Morumbi é vinculado à Pró-Reitoria Acadêmica, com seis Bibliotecas físicas distribuídas nos Campi e rede Bibliotecas de Ensino a Distância.

Estrutura Organizacional

Atualizado em 06/2013

 

Infraestrutura

Todas as Bibliotecas dispõem de recursos de segurança, tais como portal de segurança por meio magnético, empréstimo por meio de biometria, sinalizações preventivas de orientação aos usuários, extintores de incêndio e saídas de emergência.

Novas Aquisições

2015 – Janeiro

2015 – Fevereiro

2015 – Março

2015 – Abril

2015 – Maio

2015 – Junho

2015 – Julho

2015 – Agosto

2015 – Setembro

2015 – Novembro

2015 – Dezembro

Atualizado periodicamente.

Fale Conosco

Fale Conosco

Nome:
Matrícula:
Curso:
E-mail:
Telefone:
Sou:
Solicito informações sobre:
Pedido em:
(dd/mm/aaaa)
Observações: