A universidade

Inovar requer ousadia e coragem, mas acima de tudo sabedoria. É preciso valorizar as experiências adquiridas no passado, perceber todas as nuances da realidade que o presente coloca e, finalmente, estar atento às mudanças e às oportunidades que o futuro reserva.

Em 1970, a Anhembi Morumbi nascia como a primeira faculdade do Brasil a oferecer curso superior na área de Turismo. Naquela época, muitos não entendiam a amplitude do segmento de Turismo, nem mesmo sua importância para a economia do País. Conceitos como potencial turístico e hospitalidade foram introduzidos. E o mais importante: foi iniciado um processo efetivo de qualificação profissional, cada dia mais valorizado pelo mercado de trabalho.

Desde então, o pioneirismo marca a história da Anhembi Morumbi, determinando mudanças profundas também nos rumos do ensino superior brasileiro. São muitos os exemplos de cursos inéditos lançados pela Instituição, entre eles, Gastronomia, Quiropraxia, Design Digital e Aviação Civil – áreas nas quais se tornou referência de ensino.

Certificação B Corporation

A Universidade Anhembi Morumbi concluiu a rigorosa avaliação de certificação do B Lab® e se tornou uma certificada B Corp™. O B Lab® é uma organização independente, sem fins lucrativos, que serve como um movimento global de pessoas que utilizam os negócios como uma força para o bem. A Universidade Anhembi Morumbi é membro da Laureate International Universities e Laureate Education, Inc., hoje a maior empresa do mundo a tornar-se uma B Corp™.

Filosofia de Atuação

MISSÃO

Prover educação de alta qualidade, formando líderes e profissionais capazes de responder às demandas do mundo globalizado e contribuir para o progresso social e ambiental com espírito empreendedor e valores éticos.

VISÃO

Consolidar nossa posição de liderança no Ensino Superior em  todas as áreas de conhecimento  em que atuamos, formando o maior número de profissionais diferenciados, por meio da excelência acadêmica,  inovação e internacionalidade.

VALORES

  • Paixão
  • Respeito à Diversidade
  • Trabalho em Equipe
  • Inovação
  • Foco em Resultado
  • Responsabilidade Social e Ambiental
  • Ética e Transparência

POSICIONAMENTO

Uma universidade de fronteiras e mentes abertas
A Anhembi Morumbi oferece cursos inovadores, que antecipam as tendências de mercado e criam novos padrões educacionais. Além disso, proporciona aos estudantes uma visão global do mercado, tornando-os aptos a atuar em qualquer parte do País e do mundo.

VISÃO DE NEGÓCIOS

Desenvolvemos em nossos alunos a capacidade de, dentro de suas especialidades, empreender e identificar constantemente oportunidades de negócios.

PILARES

Inovação:
A Universidade Anhembi Morumbi tem em sua essência a inovação. Sempre alinhada às necessidades do mercado, foi a primeira instituição de ensino a lançar um curso superior de Turismo, assim como foi pioneira ao lançar os cursos de Aviação Civil, Design Digital, Estética, Gastronomia e Quiropraxia.

É a primeira universidade a construir um SPA Escola e um centro de simulação na área de Saúde. No lançamento da Educação a Distância há dez anos, a Universidade Anhembi Morumbi também mostrou que é inovadora, utilizando a tecnologia mais adequada para o estudo on-line para que o aluno possa estudar quando e onde quiser.

A metodologia de ensino adotada na Anhembi Morumbi prepara o aluno para os desafios do mercado de trabalho levando-os a experimentar e aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, ao mesmo tempo em que desenvolve uma visão crítica na busca de soluções para os desafios do dia-a-dia. Tudo isso, aliado à infraestrutura de padrão internacional, garante o sucesso de nossos alunos.

Qualidade Acadêmica:
A Anhembi Morumbi destaca-se entre as melhores universidades do Brasil ao conquistar 141 estrelas no Guia do Estudante Abril 2015. Além disso, sua infraestrutura de padrão internacional reforça o compromisso que a Universidade possui em formar profissionais empreendedores e inovadores, cientes de seu papel na construção de uma sólida e promissora comunidade global.

Internacionalidade:
Desde 2005, a Anhembi Morumbi faz parte da Rede Internacional de Universidades Laureate, um dos maiores grupos internacionais de universidades do mundo, com mais de 80 instituições de ensino, em 28 países.

Tradição:
Desde sua fundação na década de 70, a Universidade Anhembi Morumbi atua de maneira contundente para a evolução do ensino superior brasileiro. A instituição é reconhecida por criar profissões a partir de tendências de mercado, bem como destaca-se entre as melhores universidades do país. Tradição e pioneirismo a serviço da educação.

Dirigentes

Diretor Geral
Eduardo Araújo
Reitoria
Paolo Roberto Inglese Tommasini Reitor
Diretoria Acadêmica
Aline Andrade Diretora de Regulação e Suporte Acadêmico
Amilcar Groschel Diretor de Pós-graduação e Extensão
Cristiane Alperstedt Diretora de Qualidade e Inovação
Luciano Freire Diretor da Escola de Ciências Exatas, Arquitetura e Design
Luiz Alberto de Farias Diretor da Escola de Ciências Humanas e Sociais
Marcos Paulo Freire Diretor da Escola de Ciências da Saúde
Manuel Nabais da Furriela Diretor da Escola de Direito
Secretaria Geral
Regiane Penteado Pontes
Diretoria Executiva – São Paulo
Alexandre Di Sesso Diretor Financeiro
André Bonfá Diretor de Student Engagement
Daniel Campos Diretor de Recursos Humanos
Fabiano Laperuta Diretor Jurídico
Ícaro Varzoni Diretor de Tecnologia da Informação
João de Lucca Diretor de Operações
Leonardo Rispoli Diretor de Student Acquisition

 

Diretores Administrativos

Alexandre Di Sesso –  Diretor Financeiro
O executivo acumula experiência superior a 20 anos de atuação em finanças, em companhias como AmBev, Novelis e Brinks Securities. Chegou em 2013 ao grupo Laureate e hoje é Diretor Financeiro para a Universidade Anhembi Morumbi, BSP – Business School São Paulo e Complexo Educacional FMU | FIAM-FAAM. Possui MBA em Negócios e Administração pela Universidade de S. Paulo – USP.

André Bonfá – Diretor de Student Engagement
Na rede Laureate desde 2014, atualmente o executivo ocupa a posição de Diretor de Student Engagement para a Universidade Anhembi Morumbi, BSP –  Business School São Paulo e Complexo Educacional FMU | FIAM-FAAM.  Tem MBA em Business Administration pela BSP e atuou em companhias de grande porte, como Sauipe SA, T4F, Equifax do Brasil e Claro.

Daniel Campos- Diretor de Recursos Humanos
Acumula 14 anos de experiência na área de RH em empresas como Unilever e Eaton. No grupo Laureate passou pela UAM, UnP, Laureate – Baltimore/EUA. Atualmente é Diretor de RH da Laureate, atendendo todas as instituições do grupo nas regiões Sul e Sudeste. Possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas (FGV) e Executive MBA (BSP).

Fabiano Laperuta – Diretor Jurídico        
com 15 anos de experiência jurídica, Laperuta chegou ao Grupo Laureate em 2004. Desde 2014 é Diretor Jurídico, atendendo todas as instituições do grupo nas regiões Sul e Sudeste. É pós-graduado em Direito da Economia e da Empresa pela FGV-Fundação Getúlio Vargas, bem como em Gestão Empresarial pela Universidade Anhembi Morumbi.

Ícaro Varzoni – Diretor de Plataformas Digitais
Ícaro Varzoni já atuou em grandes empresas, como NSG Pilkington, Magna International e Solera.Inc. Atualmente é Diretor de Plataformas Digitais para todas as Instituições do grupo Laureate no Brasil. Possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e MBA Executivo em Administração e Negócios pela BSP.

João De Lucca Souza – Diretor de Operações     
Engenheiro Civil com mais de 25 anos de experiência, atuou por nove anos como Diretor de Engenharia e Expansão no Grupo Fleury. Hoje ocupa a posição de Diretor de Operações para a Universidade Anhembi Morumbi, BSP –  Business School São Paulo e Complexo Educacional FMU | FIAM-FAAM. Possui MBA em Real Estate e pós-graduações em Perícias e Avaliações de Engenharia, Gerenciamento de Empreendimentos da Construção Civil e Manutenção Predial.

Diretores acadêmicos

Eduardo Araújo é Diretor Geral da Universidade Anhembi Morumbi BSP –  Business School São Paulo. Ingressou no grupo Laureate em 2010 e possui MBA Executivo pela Fundação Getúlio Vargas. Acumula ampla experiência em Controladoria, SOX, US-GAAP, Tesouraria, FP&A e Tributário.

Prof. Dr. Paolo Tommasini é Reitor da Universidade Anhembi Morumbi e chegou à Instituição em 2010. Possui graduação e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo, Pós-Doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e na Harvard University. Foi pesquisador na USP, professor e membro do conselho da Toronto Waldorf School, no Canadá.

Prof. Ms. Luciano Freire, graduado e mestre em Ciência da Computação (UFSCar), especialista em Segurança da Informação (UERJ). Experiência de 15 anos em docência e gestão acadêmica. Atualmente é Diretor Acadêmico da Escola de Ciências Exatas, Arquitetura e Design da Universidade Anhembi Morumbi.

Prof. Dr. Marcos Paulo Freire, médico com Residência Médica em Cirurgia e Urologia, Doutor em Ciências (UNIFESP), e pós-doutorado em Urologia pela Harvard Medical School.

Atualmente é Diretor da Escola de Ciências da Saúde da Universidade Anhembi Morumbi.

Prof. Dr. Luiz Alberto Beserra de Farias, pós-doutorado em Comunicação pela Universidade de Málaga (ES), doutor em Comunicação e Cultura (USP), mestre em Comunicação e Mercado (Cásper Líbero), graduado em Jornalismo e Relações Públicas. Atualmente Diretor Acadêmico da Universidade Anhembi Morumbi, professor doutor da Universidade de São Paulo. Editor da Revista Organicom, foi presidente da Abrapcorp e da ABRP e diretor da Intercom.

Prof. Dra. Cristiane Alperstedt, doutora em Administração (USP), mestre em Administração (UFSC), graduada em Administração (ESAG/UDESC) e em Ciências Econômicas (UFSC). É Diretora de Qualidade e Inovação Acadêmica da UAM e da FMU | FIAM FAAM. Ingressou na Anhembi Morumbi em 2002 como Diretora de Cursos Sequenciais, e posteriormente pelas diretorias da área de Negócios, Educação a Distância, e Qualidade e Regulação Acadêmica. Tem experiência de duas décadas em gestão universitária e é avaliadora do INEP/MEC há 17 anos.

Prof. Aline Alves de Andrade, especialista em Gestão Educacional (FMU), graduada em Fisioterapia (UNINOVE). Possui duas décadas de experiência em gestão educacional. Foi coordenadora de Relacionamento Institucional, Secretária Geral e Diretora de Regulação e Qualidade Acadêmica da FMU | FIAM FAAM. Atualmente é Diretora de Regulação e Suporte Acadêmico da UAM e FMU|FIAM-FAAM.

Prof. Dr. Amílcar Gröschel Jr,  Ph.D. em Filosofia e Educação (Catholic University of America), especialista em Gestão Educacional, Inovação e Metodologias de Ensino, graduado em Filosofia, Teologia, Letras e Direito. Gestor educacional com 20 anos de experiência. Atualmente é Diretor de Pós-Graduação e Educação Continuada UAM e FMU | FIAM FAAM.

Prof. Dra. Cristiane Alperstedt, doutora em Administração (USP), mestre em Administração (UFSC), graduada em Administração (ESAG/UDESC) e em Ciências Econômicas (UFSC). É Diretora de Qualidade e Inovação Acadêmica da UAM e da FMU | FIAM FAAM. Ingressou na Anhembi Morumbi em 2002 como Diretora de Cursos Sequenciais, e posteriormente pelas diretorias da área de Negócios, Educação a Distância e Qualidade e Regulação Acadêmica. Tem experiência de duas décadas em gestão universitária e é avaliadora do INEP/MEC há 17 anos.

Prof. Ms. Manuel Nabais da Furriela, Mestre em Estudos Internacionais (American University), mestre em Direito da Sociedade da Informação (FMU), Mestre em Direito Internacional (USP), professor convidado das Universidades de Angers (França), East London (Inglaterra) e Lódz (Polônia). Presidente da Comissão dos Refugiados da OAB/SP e Diretor Acadêmico das Escolas do Direito da FMU e da Universidade Anhembi Morumbi.

Rede Laureate

A Universidade Anhembi Morumbi convida você a conhecer a Rede Laureate, um dos maiores grupos internacionais de universidades do mundo, com mais de 70 instituições de ensino, em 25 países.

Essa rede reúne câmpus físicos e on-line que oferecem programas de graduação e pós-graduação aos seus mais de 1 milhão de estudantes ao redor do mundo.

São cursos nas áreas de Engenharia, Educação, Comunicação, Negócios, Saúde, Direito, Arquitetura, Hospitalidade, Artes e Tecnologia da Informação, entre outros.

Por meio da Anhembi Morumbi, você pode fazer parte dessa comunidade acadêmica internacional, presente na América do Norte, América Central, América do Sul, África, Europa, Ásia e Oceania.

Para que você aproveite as melhores oportunidades de intercâmbio entre as universidades da Rede Laureate no mundo e torne a experiência memorável, o International Office, departamento internacional da Anhembi Morumbi, oferece todo o apoio necessário, como:

Suporte para organizar a documentação e demais requisitos para o intercâmbio;

Sessões informativas com pais e alunos antes do embarque;

Organização para que os alunos viajem em um único grupo.

> Acesse o portal específico do International Office e obtenha mais informações sobre os programas de intercâmbio, fotos das universidades, custo de vida mensal em cada país e outras informações.

> Acesse o site oficial da Laureate International Universities e conheça mais sobre essa importante rede.

> Aproveite a ocasião e inscreva-se agora mesmo em um dos Programas Internacionais de Férias ou de 1 semestre/1 ano. Boa viagem e bons estudos!

Responsabilidade Social

A Universidade Anhembi Morumbi cria condições para que os conceitos e as ações de Responsabilidade Social e Sustentabilidade estejam presentes nos planos de aulas e nas práticas de ensino, bem como na relação com as comunidades nas quais está inserida. Por meio de programas, projetos e ações planejadas, diversas práticas são orientadas e estimuladas para:

  • Difundir entre os estudantes a importância da dimensão social em suas formações profissionais;
  • Disponibilizar recursos e conhecimentos em prol do desenvolvimento da sociedade;
  • Fomentar a elaboração de planejamentos de aulas que busquem a interação permanente e sistemática com a realidade social.

 


 

Conheça as ações realizadas pela Universidade nessa área:

Mais informações podem ser obtidas com o setor de Responsabilidade Social. Contato por e-mail rsocial@anhembi.br.
Conheça também nossa Política de Gestão Ambiental, acesse-a aqui.


PRÊMIO LAUREATE BRASIL

O Prêmio Laureate Brasil é um gesto de reconhecimento aos jovens empreendedores sociais empenhados em promover mudanças significativas nas comunidades em que atuam.

O Prêmio Laureate Brasil integra o programa global YouthActionNet®, criado em 2001 pela International Youth Foundation, com o objetivo de reconhecer, apoiar e dar visibilidade às lideranças jovens que se dedicam ao empreendedorismo e ao negócio social.

No Brasil, essa parceria está presente desde 2008, com a criação do Programa Iam – Iniciativa Jovem Anhembi Morumbi, sob a gestão da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Posteriormente, passaram a fazer parte dessa articulação a Universidade Potiguar, sediada em Natal, em 2012; o Centro Universitário do Norte – UniNorte, localizado em Manaus, em 2014; e a Universidade Salvador – Unifacs, passou a integrar a rede em 2015. Em 2016, o programa foi unificado passando a chamar Programa Jovem Empreendedor Social UAM, UnP, UNIFACS e UniNorte.

São elegíveis ao programa jovens empreendedores sociais, fundadores ou co-fundadores, com até 29 anos, em todo o território nacional.
Em quase dez anos de existência, o programa reconheceu 133 jovens, teve mais de 777 inscritos e impactou mais de 130.694 pessoas em todas as suas edições.


AÇÃO COMUNITÁRIA

A Ação Comunitária do Brasil dedica-se, desde 1967, ao desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
O programa é parceiro da Universidade Anhembi Morumbi desde 2010. Os cursos profissionalizantes são ministrados no Câmpus da Vila Olímpia, direcionados a jovens entre 18 e 35 anos e elaborados por profissionais do mercado.

Já foram emitidos 421 certificados e ministradas mais de 956 horas de capacitação profissional nas salas de aula e laboratórios da Universidade.


GASTROMOTIVA

A Gastromotiva é uma ONG que busca transformar a vida de pessoas em vulnerabilidade social através da comida. Uma das formas que fazem isso é com o Curso de Capacitação em Cozinha.

Desde 2008, o curso conta com a parceria da Universidade Anhembi Morumbi e o apoio direto do curso de Gastronomia, que oferece instalações e equipamentos necessários para o treinamento. Cada classe tem formação durante seis meses e, de 2008 a 2016, foram certificados 932 jovens.


GLOBAL DAYS OF SERVICE

Criado em 2006, o Global Days of Service iniciou como um dia único para professores e alunos da Walden University realizarem atividades sociais. Esse modelo expandiu-se para um mês de atuação e foi adotado por toda a Laureate International Universities.

Em 2016, a Universidade Anhembi Morumbi teve uma participação significativa envolvendo 5004 alunos, 198 professores e 256 funcionários, atingindo 5458 voluntários. O impacto foi de 224.417 atendimentos em diversas áreas, beneficiando a comunidade do seu entorno.

 




 


OUTUBRO ROSA

A Universidade Anhembi Morumbi aderiu à causa da União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama (Unaccam), promovendo uma série de atividades ao longo do mês de outubro para celebrar a iniciativa Outubro Rosa.

A Unaccam foi criada, em 2001, com o objetivo de combater o câncer de mama em todo o Estado de São Paulo. A iniciativa visa formar voluntários treinados para oferecer apoio aos pacientes e ao mesmo tempo divulgar as principais formas de prevenção desta doença.

 

 







TROTE SOLIDÁRIO

O objetivo do Trote Solidário é dar as boas-vindas aos estudantes incentivando-os às práticas de ações socialmente responsáveis que envolve a participação de calouros, veteranos, professores e colaboradores da Instituição com o propósito de transformar a realidade social.

Uma das principais atuações do Trote Solidário é a Refeição do Bem. O evento envolve calouros e veteranos em uma ação coletiva orientada para o preparo de alimentos e entrega à comunidade pelos próprios alunos. As refeições são produzidas com o apoio de doações de fornecedores parceiros.

 







CAMPANHA DE DOAÇÕES

A Campanha de Doações da Universidade Anhembi Morumbi permite, além de beneficiar a comunidade, promover a formação ética e profissional dos estudantes.

Confira a agenda de doações:

  • FEV/MAR Campanha do Material Escolar
  • ABR Campanha do Livro
  • MAIO Campanha do Agasalho
  • AGO/SET Campanha do Livro Infantil
  • OUT Campanha do Brinquedo
  • NOV Campanha de Alimentos

 

Há “pontos de arrecadação” localizados nas entradas de todos os Câmpus. Todas as doações são destinadas à comunidade respeitando o limite geográfico de um raio de 2 km de cada Câmpus.

A entrega sempre é feita por um representante da Responsabilidade Social e por um grupo de estudantes voluntariados designados para esse fim.

Em 2016, 828 alunos estiveram diretamente envolvidos nas campanhas, que reuniu um total de 1310 doações.

 


SEMANA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Universidade Anhembi Morumbi participa da Semana de Responsabilidade Social, promovida pela Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES), realizando atendimentos nas áreas da Saúde e Qualidade de Vida, Saúde Animal, Cidadania, Arte, Cultura e Educação.

A ação da ABMES tem o propósito de apresentar à sociedade, a partir do Selo de Responsabilidade Social, as atividades de responsabilidade social promovidas por instituições de ensinos privadas. O objetivo é evidenciar em uma semana ações e/ou projetos nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, entre outros, desenvolvidos ao longo do ano.

Em 2016, foram realizadas na Anhembi Morumbi várias ações durante a semana de Responsabilidade Social, com destaque para as ações na Comunidade Funchal, localizada em uma travessa da Rua Funchal, ao lado do shopping JK, nas imediações do Câmpus Vila Olímpia.
A comunidade é constituída por cerca de 1.000 moradores em 300 barracos, com cerca de 270 crianças (até 14 anos) e 153 adolescentes (15 a 18 anos), a maioria nascidos e criados na favela, que está na terceira geração de moradores. Participaram deste evento 445 alunos e 52 professores.







AÇÃO CULTURAL 15 X 15

As ações são promovidas por estudantes da Universidade com a supervisão de um professor de seu curso. Os alunos contam com 15 minutos a cada 15 dias durante os meses de abril, maio, setembro e outubro, sempre às quintas-feiras às 11h e/ou 19h para apresentar seus talentos culturais, que podem variar entre: exposição de fotografia, artes, apresentação de canto, coral, música, apresentação de dança, teatro, poesia, projeção de filmes, curtas, clipes etc.

Em 2016, cerca de 100 estudantes inscreveram-se para participar da Ação 15 x 15.

 



 


TELETON

O Teleton, promovido pelo SBT, é uma ação que sensibiliza o País para a causa da inclusão social das pessoas com deficiência física. O objetivo da ação é levantar recursos para o tratamento e a reabilitação de pacientes atendidos nas unidades da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente).

Em 2016, o evento superou a meta de arrecadação de R$ 27 milhões. Os recursos foram utilizados para manutenção dos centros de reabilitação da AACD. A Universidade Anhembi Morumbi, após ampla campanha de incentivo, inscreveu 1251 estudantes para atuarem como operadores de call center, contribuindo significativamente nas arrecadações para o Teleton.








Ouvidoria

A Universidade Anhembi Morumbi quer ouvir sua opinião para melhorar sempre seus processos e cursos.

Caso tenha sugestões, crítica ou elogios em relação aos serviços prestados ou uma reclamação não solucionada pela Central de Atendimento ao Aluno, entre em contato conosco pelo:

ouvidoria@anhembi.br

Você receberá um retorno em até 10 (dez) dias úteis, contados a partir do envio da mensagem.

Importante: No caso de reclamação, antes de entrar em contato com a Ouvidoria, é necessário que você já tenha buscado solução junto aos canais oficiais da Universidade e tenha aguardado o prazo informado para o atendimento de sua solicitação. É importante informar no e-mail seu nome, RA ou número funcional e dados para contato.

Acesse aqui o regulamento da Ouvidoria da Universidade Anhembi Morumbi.

História

Década de 70

Década de 80

Década de 90

Novo Milênio