Turismo – Bacharelado

Avaliação do MEC 5/5
Guia da Faculdade

QUAL A SUA ESCOLHA?

ESCOLHA O SEU JEITO DE ESTUDAR

PRESENCIAL PRESENCIAL FLEX SEMIPRESENCIAL EAD

Sobre o curso

Modalidade
Presencial Flex
Tipo de Curso
Bacharelado
Duração
6 semestres
Guia Rápido

A Anhembi Morumbi é pioneira no Brasil em curso superior de Turismo, com mais de 40 anos de tradição, uma história de sucesso, marcada pela capacidade e competência de antecipar as tendências, identificar as melhores oportunidades no mercado e dinamizar ambientes para a plena integração da teoria e da prática.

Atualmente, o curso de Turismo é resposta a uma necessidade de mercado. Neste início de século, o Turismo firmou-se como uma das mais importantes atividades econômicas do mundo e, no panorama brasileiro, ganhou maior projeção com a captação de grandes eventos esportivos que aconteceram e acontecerão e Jogos Olímpicos (2016). Tal fato tem demandado investimentos vultosos, assim como qualificação profissional à altura desses desafios.

O curso de Turismo da Anhembi Morumbi vem atender a essa demanda contemporânea por profissionais especializados e sintonizados com este mercado promissor e crescente.

A formação orientada pelo programa engloba um perfil de gestor inovador, criativo e empreendedor, que atua em organizações de grande porte, públicas, privadas ou do terceiro setor, nos núcleos emissivos ou receptivos, conectado nas diferentes tecnologias e redes sociais, em prol do desenvolvimento local, regional, nacional e internacional, com base no deslocamento e hospitalidade das pessoas que buscam desenvolver atividades produtivas, econômicas, políticas, socioculturais, educacionais, esportivas, de saúde, lazer e entretenimento de modo sustentável e ético.

Nos últimos anos, as cidades de Guarulhos, Suzano, Tatuí, Praia Grande, São Sebastião, Torrinhas, São Carlos, Juquitiba, Pindamonhangaba, Barra do Chapéu, Taubaté, Santa Isabel, Barra Bonita, Avaré e São Roque foram alvos de estudo de extensão por meio do Projeto Planejamento Turístico de um Município, no qual a teoria unificada com a prática possibilita o crescimento profissional dos discentes e também dos destinos parceiros, em um trabalho intenso de campo e pesquisa.

Os alunos também promovem, por meio do trabalho em equipe, uma atividade de concepção, elaboração e planejamento de um evento técnico-científico aberto ao público externo, sempre alinhado a um tema contemporâneo.

O curso de Turismo da Anhembi Morumbi é orientado a estimular sua visão de negócios e seu talento na gestão empreendedora, o que lhe tornará um profissional plenamente capacitado a atuar nas principais empresas de Turismo e Hospitalidade.

Acesse aqui o Projeto Pedagógico – Campus Mooca
Acesse aqui o Projeto Pedagógico – Campus Vila Olímpia

Atos Autorizativos

VILA OLÍMPIA: CC: 5 (2011) | CPC: 4 (2015) | ENADE: 4 (2015)
MOOCA: CPC: 3 (2015) | ENADE: 3 (2015)


Carreira

O mercado de trabalho para o turismólogo é muito amplo em um país como o Brasil, em que existem diversas cidades que movimentam o turismo de negócios ou de lazer. No entanto, para acompanhar as exigências do mercado, esse profissional tem se aperfeiçoado cada vez mais, tornando-se ainda mais versátil e empreendedor.

O setor possui uma série de áreas emergentes, dentre as quais estão: o turismo ecológico, com grande impulso nas regiões Norte e Centro-Oeste; o turismo marítimo, desenvolvido em temporadas de verão em todo o território brasileiro; o turismo de eventos, principalmente com a realização de megaespetáculos e encontros científicos; e o turismo de bem-estar e saúde. Estes são apenas alguns exemplos de inúmeras oportunidades da atualidade.

Parcerias e convênios firmados com os principais órgãos dos setores público e privado possibilitam a contínua participação dos alunos nos principais eventos e projetos formatados para o mercado, além da oferta de uma extensa gama de estágios nas mais conceituadas e ativas empresas do ramo.

Ao final do curso, você estará apto a:

  • Compreender o cenário global em que está inserido para colaborar no desenvolvimento da área de Turismo
  • Demonstrar iniciativa, versatilidade e criatividade.
  • Trabalhar em equipe, mediar e resolver problemas.
  • Formar profissionais com habilidades de liderança e empreendedorismo para atuar em ambientes multiculturais, de forma ética e humanista.
  • Identificar problemas, mudanças e oportunidades para articular soluções inovadoras e adaptáveis às exigências de tecnologia e de sustentabilidade no mercado.
  • Planejar e gerir as operações técnicas aplicadas ao Turismo.
  • Respeitar a legislação e as normas nos diferentes setores do Turismo e Hospitalidade.
  • Participar da elaboração de inventários turísticos para desenvolvimento de planos, programas e projetos que beneficiem núcleos receptores e que circulem favoravelmente no ambiente dos negócios.
  • Atuar no desenvolvimento de pesquisas de demanda turística para identificação de mercados específicos.
  • Formatar e desenvolver produtos e serviços turísticos adequados às exigências crescentes do consumidor, promovendo inovação e difusão cultural.
  • Conhecer os recursos tecnológicos para aplicá-los em benefício das atividades profissionais: informação, comunicação, processos, gerenciamento e controle.
  • Dar prosseguimento a sua educação de forma continuada e agregadora de titulações que o possibilite novos progressos em sua trajetória profissional.

Onde trabalhar:

De uma forma geral, o mercado de Turismo possibilita atividades diversificadas nas seguintes áreas de atuação:

  • Em empresas privadas ou públicas orientadas para os serviços de Turísticos;
  • Na pesquisa, planejamento e implantação de destinos turísticos;
  • Na Organização e Administração de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares;
  • Na Organização de Eventos;
  • Na concepção e implementação de projetos de Lazer e Entretenimento;
  • Em Agenciamento e Transportes;
  • Na Análise e Gerenciamento de Projetos de Empreendimentos Turísticos;
  • No campo da docência.

Infraestrutura

O curso oferece a você uma infraestrutura que conta com Centros de Treinamento em Hotelaria e Gastronomia, Laboratórios de Planejamento Turístico e Geoprocessamento, onde você terá contato mais próximo com softwares específicos, como sistemas SABRE APPS, Arc View e MS Project, além de simuladores de gestão de empresas, que contribuem para sua real capacitação profissional.

Grade curricular

 

Disciplina Carga Horária
Cerimonial, Protocolo e Etiqueta 66
Comunicação 88
História e Patrimônio 66
Lazer e Recreação em Hospitalidade 66
Teoria Geral do Turismo 66
Agenciamento e Transportes 66
Antropologia e Cultura Brasileira 88
Operações de Alimentos e Bebidas 66
Operações Hoteleiras 66
Organização de Eventos 66
Desenvolvimento Humano e Social 88
Direito Aplicado a Negócios 66
Estatística para Gestores 66
Geografia e Cartografia 66
Planejamento e Organização do Tursimo I 66
Desafios Contemporâneos 88
Fundamentos de Economia 66
Fundamentos de Marketing 66
Planejamento e Organização do Tursimo II 66
Politicas Públicas no Turismo 66
Geopolítica e Geoestratégia 88
Introdução à Contabilidade 66
Liderança, Cultura e Comportamento Organizacional 66
Optativa I 66
Turismo e Meio Ambiente 66
Atividades Complementares 180
Estágio Supervisionado 300
Optativa II 66
Pesquisa em Hospitalidade 66
Planejamento e Gestão Estratégica 66

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

  • Fale com a Coordenação

    Paula Lima

    Paula Lima é formada na área de Eventos, pós-graduada em Criação em Multimeios, especialista em Educação no Ensino Superior pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui 17 anos de experiência em atendimento e relacionamento ao cliente. Docente desde 2013 dos cursos de Turismo, Hotelaria e CST em Eventos do núcleo de Hospitalidade e Relações Públicas da Escola de Comunicação na mesma Instituição. Assessora e Consultora de Eventos Sociais e Coordenadora de Eventos Corporativos. No mercado profissional, participa ativamente de clubes, congressos e seminários que completam sua formação.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Vila Olímpia

    Rua Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia
    CEP: 04546-001 - São Paulo - SP

  • Mooca (Centro)

    Rua Dr. Almeida Lima, 1134 - Mooca
    CEP: 03164-000 - São paulo - SP

Sobre o intercâmbio

 

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte da Laureate International Universities, rede internacional de universidades inovadoras. Com mais de 30 instituições de ensino ao redor do mundo, a Laureate reúne em sua comunidade acadêmica mais de 850 mil estudantes em 10 países por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

Instituto Profesional AIEP

Fundado em 1960, o Instituto Profesional AIEP prepara jovens e adultos para o mercado de trabalho global. O AIEP, instituição de ensino superior com forte atuação nos cursos técnicos e profissionalizantes, tem mais de 80.000 estudantes matriculados em 24 campi no país.

CHILE Consultar o International Office para obter valores e condições de investimento atualizados. ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Andrés Bello (UNAB)

Fundada em 1989, Universidad Andrés Bello (UNAB) é conhecida por seu rigor acadêmico e excelência em pesquisa. Mais de 47 mil alunos estão matriculados nos campi Santiago, Viña del Mar e Concepción. A UNAB é considerada a melhor universidade privada do Chile e mantém posição de destaque nos rankings internacionais, como o QS Stars, que a classificou como uma das 10 melhores instiuições de ensino superior da América Latina.

CHILE Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC)

A Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (UPC) nasceu em 1994 como uma instituição de ensino baseada na criatividade e inovação, visando a formação de futuros profissionais, que serão protagonistas da mudança. Hoje é a primeira universidade global no Peru. Possui mais de 40 cursos de graduação nas Faculdades de Administração em Hotelaria e Turismo, Arquitetura, Artes Contemporâneas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Comunicações, Direito, Design, Economia, Educação, Engenharia, Negócios e Psicologia. Além disso, possui mais de 20 programas de pós-graduação.

PERU Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Interamericana de Panamá (UIP)

A Universidade Interamericana do Panamá, iniciou suas operações em 1994, com 90 alunos matriculados. Sua evolução como instituição anda de mãos dadas com o desenvolvimento do país, com o qual tem um compromisso firme, e em 2003 ingressou na Rede Laureate International Universities.

PANAMÁ Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad del Valle de México (UVM)

Fundada em 1960, Universidad del Valle de México (UVM) é uma das 10 melhores instituições de ensino superior do México. Com 125.000 alunos matriculados em 36 campi, espalhados por 18 estados, também é a maior universidade privada do país.

MÉXICO Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Exigido o teste de proficiência não oficial de espanhol - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos para curso com duração superior a 6 meses. Apresentação

Torrens University Australia (TUA)

A Torrens University Australia é a primeira nova universidade privada que foi aberta na Austrália nos últimos 20 anos. Com campi em Adelaide, Brisbane, Melbourne e Sydney, possui aulas online e presenciais. A Torrens estimula um grande network entre seus estudantes de diferentes nacionalidades, bem como com profissionais atuantes do mercado.

AUSTRÁLIA Consultar o International Office para obter valores e condições de investimento atualizados. INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2. Histórico escolar oficial (traduzido em inglês). Necessário visto de estudos.

Universitat de Barcelona (UB)

A Universidade de Barcelona fundada em 1450 é uma instituição pública de educação superior compreensiva que apresenta profunda tradição acadêmica e conhecimento científico de excelência. A instituição é uma das maiores na Espanha com mais de 44 mil estudantes, permeando cursos de graduação, pós e mestrado, doutorado e pós-doutorado – 15% do seu corpo estudantil é composto por estrangeiros de mais de 122 nacionalidades.

ESPANHA Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). Disponibilidade de 1 vaga por semestre. Para candidatar-se, o aluno deverá apresentar coeficiente geral mínimo igual a 8. Será contemplado com a vaga o estudante que apresentar o maior coeficiente geral entre os inscritos (meritocracia acadêmica). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Disponibilidade de acomodação com pensão completa dentro da própria instituição (opcional - mediante a contratação do serviço com a UB).

Saiba mais

Português (Brasil)
English Português (Brasil)