Teatro

Avaliação do MEC 4/5

QUAL A SUA ESCOLHA?

ESCOLHA O SEU JEITO DE ESTUDAR

PRESENCIAL PRESENCIAL FLEX SEMIPRESENCIAL EAD

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Bacharelado, Licenciatura
Duração
8 semestres
Guia Rápido

O curso de Teatro da Anhembi Morumbi é o único no Brasil oferecido por uma universidade internacional, formando profissionais preparados para atuar no Brasil e no mundo. Além de acesso a campi multiculturais e a conteúdos internacionais, o aluno também conta com a possibilidade de vivências e atividades em outros países, por meio de programas de intercâmbio com instituições da Rede Laureate.

Na Anhembi Morumbi, o futuro profissional aprende na prática como funciona a profissão e ainda tem um embasamento teórico aprofundado possibilitando o aprendizado acadêmico sobre questões contemporâneas das Artes Cênicas.

O principal diferencial do curso de Teatro da Anhembi Morumbi é o projeto integrado entre bacharelado (formação do ator/atriz) e licenciatura (formação do professor/a). Ou seja, a dupla titulação: o aluno se forma com dois diplomas, que oferecem ao formado a oportunidade de ampla inserção no mercado, com domínio dos elementos pedagógicos essenciais às diversas linguagens cênicas, favorecendo uma atuação criativa e de excelência.

Acesse aqui o Projeto Pedagógico – Campus Mooca

Atos Autorizativos

Autorização/Criação
Resolução Consun nº 11, de 20 de março de 1998

Reconhecimento
Bacharelado – Portaria nº 577, publicada no DOU de 28 de fevereiro de 2005
Licenciatura – Portaria nº 1743, publicada no DOU de 07 de julho de 2003

Mooca
Renovação de Reconhecimento
Portaria 623 de 25/11/2013 26/11/2013 publicado no DOU em 26/11/2013


Carreira

O mercado para esse profissional é amplo principalmente quando pensamos no movimento cultural da cidade de São Paulo que prepara o profissional para atuar em qualquer lugar do mundo. O ator pode atuar no cinema, na televisão, em agências de publicidade e em assessorias motivacionais para empresas, entre outras. Além disso o professor de Teatro-Educação atua junto a projetos educacionais e sociais, atendendo crianças, adolescentes e integrantes da 3ª idade viabilizando a integração cidadão e Arte.

Ao final do curso, você estará apto a:

O aluno formado pode atuar nas áreas de interpretação de atores em Teatro, TV, Cinema, Audiovisual, Circo. Pode ainda escolher a área de voz como dublagem, locução, voz original. Trabalhar em grandes produtoras de elenco ou nos grupos de Teatro. Ele pode ser professor de ensino regular, de cursos livres, ONGs, orientador artistas de grupos artísticos, professor de treinamento de linguagem corporal e melhor comunicação em empresas, programador cultural, criador de projetos culturais. A formação do professor de Teatro está em sintonia com os estudos contemporâneos de Teatro-Educação. Os egressos atuam também junto a treinamento em empresas, em projetos sociais, atendendo crianças, adolescentes e integrantes da 3ª idade viabilizando a integração cidadão e Arte.

Infraestrutura

O curso conta com um Teatro Experimental, uma sala em formato de semiarena com 120 lugares e equipamentos profissionais de iluminação e sonoplastia, além de camarins com iluminação e suporte para maquiagem troca de figurinos e cenários. Nesse teatro são realizadas apresentações públicas, ensaios, aulas e palestras com convidados. As aulas práticas são realizadas em salas especialmente projetadas com ventilação e iluminação adequadas além de piso flexível e equipamento de som em cada sala.  O curso conta também com uma oficina de cenários e uma maquetaria com ferramentas, locais em que são desenvolvidos projetos cenográficos e maquetes.

Grade curricular

 

Disciplina Carga Horária
Comunicação e Expressão 80
Consciência Corporal 80
Fundamentos da Expressão Vocal 80
Fundamentos da Interpretação 60
Jogos Dramáticos 60
Estudos da Comunicação: Exploração do Movimento 60
Expressão Vocal 80
Metodologia – Ciência e Normas Técnicas 80
Projeto Experimental I: Teatro 80
Psicologia da Aprendizagem 80
Ateliê de Corpo e Voz 80
Desenvolvimento Humano e Social 80
Didática 60
Estética do Espetáculo 80
Interpretação I 80
Optativa I 80
Antropologia e Cultura Brasileira 80
Estágio Supervisionado I 100
Estudos do Movimento 40
Optativa II 80
Planejamento e Políticas Educacionais 60
Projeto Experimental II: Teatro 80
Empreendedorismo e Sustentabilidade 80
Estágio Supervisionado II 100
Interpretação II 80
Metodologia do Ensino do Teatro 60
Projeto Integrado I: Teatro 20
Técnicas Corporais 80
Cenografia e Indumentária I 60
Estágio Supervisionado III 100
História do Teatro 60
Libras 40
Projeto de Interpretação Teatral 80
Trabalho de Conclusão de Curso: Licenciatura 80
Atividades Complementares 240
Cenografia e Indumentária II 60
Estágio Supervisionado IV 100
Práticas de Ensaio 80
Práticas de Interpretação 80
Teorias do Teatro Contemporâneo 80
Trabalho de Conclusão de Curso: Bacharelado 40

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

  • Coordenador:

    Prof. Marcelo Braga

    Ator, diretor e dramaturgo formado pela Escola de Arte Dramática - EAD/ECA/USP e pelo Curso de Interpretação e Formação de Atores e Cantores – FUNARTE, coordenado por Myrian Muniz. É doutor em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP com o tema DO SER AO ATOR, na área de formação do artista teatral e é mestre em Teatro pelo Instituto das Artes da UNESP/SP em Pedagogia Teatral, com o tema: MYRIAN MUNIZ – UMA PEDAGOGA DO TEATRO, ambos trabalhos publicados pela Giostri Editora. Atuou durante sete anos como coordenador de Equipe de Teatro do PROGRAMA VOCACIONAL da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo e também como docente na FPA (Faculdade Paulista de Artes), na Escola INCENNA e na UMC (Universidade de Mogi das Cruzes). Foi membro do CEPECA (Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator), grupo de pesquisa ligado à ECA-USP.   É autor de várias adaptações para o teatro, dentre elas O ALIENISTA, de Machado de Assis e A MÁQUINA, de Adriana Falcão.  É autor do texto teatral MONTANHA RUSSA, encenado em agosto e setembro de 2018 e que foi indicado ao PRÊMIO APLAUSO BRASIL de melhor dramaturgia de 2018. É membro fundador da Cia. Filhos do Dr. Alfredo da Cooperativa Paulista de Teatro.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Mooca (Centro)

    Rua Dr. Almeida Lima, 1134 - Mooca
    CEP: 03164-000 - São paulo - SP

Sobre o intercâmbio

 

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte da Laureate International Universities, rede internacional de universidades inovadoras. Com mais de 30 instituições de ensino ao redor do mundo, a Laureate reúne em sua comunidade acadêmica mais de 850 mil estudantes em 10 países por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

University of California, Riverside (UCR)

A UCR é uma das instituições mais diversas e inclusivas do prestigioso sistema de 10 universidades da Califórnia, a UCR serve como uma incubadora de novos conhecimentos, um mecanismo de mobilidade social e uma potência econômica.
As três faculdades da UCR oferecem uma ampla gama de disciplinas acadêmicas e de pesquisa: A Faculdade de Engenharia Marlan e Rosemary Bourns, com nove departamentos; A Faculdade de Humanidades, Artes e Ciências Sociais, com 20 departamentos; e a Faculdade de Ciências Naturais e Agrícolas, com 13 departamentos. A UCR é o lar de quatro escolas profissionais: Escola de Negócios, Escola de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Medicina e Escola de Políticas Públicas, bem como 23 centros de pesquisa interdisciplinares.

ESTADOS UNIDOS 4.800 dólares (por ciclo acadêmico norte americano = 3 meses de estudos com limite de créditos a serem cursados). Acrescido o valor de matrícula + seguro internacional + seguro adicional obrigatório UCR. INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2 (IELTS 6.5 ou TOEFL 80). Histórico escolar oficial (traduzido em inglês). Necessário visto de estudos. Obrigatória a aquisição de dois seguros-médicos, tanto o internacional - adquirido no Brasil - quanto o americano (pagamento remetido à UCR durante o processo de aceitação). Apresentação

Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC)

A Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (UPC) nasceu em 1994 como uma instituição de ensino baseada na criatividade e inovação, visando a formação de futuros profissionais, que serão protagonistas da mudança. Hoje é a primeira universidade global no Peru. Possui mais de 40 cursos de graduação nas Faculdades de Administração em Hotelaria e Turismo, Arquitetura, Artes Contemporâneas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Comunicações, Direito, Design, Economia, Educação, Engenharia, Negócios e Psicologia. Além disso, possui mais de 20 programas de pós-graduação.

PERU Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Saiba mais

Português (Brasil)
English Português (Brasil)