Produção Editorial – Bacharelado

Avaliação do MEC 5/5
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Formação de alto nível

A Produção Editorial transforma um projeto original em uma publicação, considerando o aspecto visual e estético, além da correção gramatical e de estilo de linguagem para o resultado final pretendido.

Desta forma, o produtor editorial está envolvido em todos os trabalhos que precisem de edição e publicação – tanto para meios impressos, quanto para os meios digitais e atua em diversas etapas do processo de publicação:

  • Seleção de originais;
  • Consultoria de tendências editoriais;
  • Produção gráfica;
  • Adaptação;
  • Editoração;
  • Diagramação;
  • Revisão.

O curso de Produção Editorial oferece uma formação abrangente com abordagem aprofundada de todas as fases da edição de um conteúdo. O aluno recebe uma formação humanística e técnica que contempla as novas tecnologias de comunicação e informação, as artes, o gerenciamento dos processos de editoração e as relações sociais. O profissional estará apto para atuar nas seguintes frentes de trabalho:

  • Criar, planejar e elaborar produtos editoriais gráficos, audiovisuais e virtuais;
  • Planejar estratégias de marketing editorial e a comercialização de produtos editoriais;
  • Ter visão de negócios e ser capaz de identificar oportunidades, empreender projetos e administrar custos de produção editorial;
  • Dominar as estruturas de linguagens aplicáveis a obras literárias, científicas, instrumentais, culturais e de divulgação;
  • Conhecer as linguagens visuais e das histórias dos produtos editoriais, das artes e culturas;
  • Atender à demanda dos produtos customizados (sob medida);
  • Ter capacidade de leitura crítica de sua própria produção e consciência de seu papel como agente de mediação cultural.

Qualidade reconhecida

O curso de Produção Editorial da Anhembi Morumbi possui nota máxima no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e foi estruturado para oferecer ao estudante uma formação completa, com foco nas principais atividades do mercado e em segmentos emergentes, como o Terceiro Setor. Por isso, foi indicado como um dos melhores cursos do País, avaliado com 4 estrelas no Guia do Estudante Abril 2018.


Visão estratégica e empreendedorismo

No curso de Produção Editorial, o aluno é estimulado a desenvolver percepção crítica e pensamento estratégico que o capacitam para uma ação social e cultural empreendedora. Desde o primeiro semestre, projetos que integram teoria e prática na execução de produtos para as mídias impressa, audiovisual e digital propiciam uma visão ampla e diversificada da profissão em diferentes níveis de complexidade.

Incentivo à percepção crítica

Aqui, você será estimulado a ter uma percepção crítica e a desenvolver o pensamento estratégico, visando uma formação voltada ao empreendedorismo. Desde o primeiro semestre, você terá uma visão ampla e diversificada da profissão, por meio de projetos integrados, atrelados às diversas mídias e em diferentes níveis de complexidade.


Pesquisas e eventos

Com atuação em eventos nacionais e internacionais da comunicação, os docentes do curso de Produção Editorial mantêm projetos de pesquisa e trazem periodicamente profissionais de mercado e da academia para palestras, eventos e workshops. Destaque para o Prêmio de Produção Editorial, que há 14 anos submete os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso à apreciação de uma banca examinadora formada por personalidades expressivas do mercado editorial.

Corpo Docente Qualificado

Você terá aulas com os melhores professores do País, a maioria deles mestres e doutores, formados por universidades renomadas do Brasil e do exterior. A maioria também atua no mercado editorial, ocupando cargos de liderança em grandes editoras, escritórios de edição de textos e imagens, programação e serviços gráficos, além de empresas de comunicação do País, o que garante a qualidade do ensino teórico e prático. Além disso, muitos possuem experiência internacional como executivos, docentes ou pesquisadores.


Atos Autorizativos

VILA OLÍMPIA: CC: 5 (2016) | CPC: 2 (2009) | ENADE: 1 (2009)

Carreira

O que lhe reserva a carreira de Produção Editorial

O curso de Produção Editorial prepara o aluno para trabalhar em diversos segmentos do mercado, como:

  • Editoras;
  • Gráficas;
  • Bureaus de Criação;
  • Agências de Publicidade;
  • Produtoras vídeo;
  • Estúdios Fotográficos;
  • Empresas de Websites e CD-rooms;
  • Departamentos de comunicação e marketing de empresas públicas e privadas;
  • Projetos culturais.

Destaca-se, atualmente, o papel de profissionais autônomos em atividades de produção e consultoria. Alguns mercados apresentam expansão profissional, como o educacional e acadêmico, que oferecem demandas de produção editorial para livros didáticos, publicações científicas e institucionais. É possível também exercer atividades de pesquisa e docência em instituições de ensino técnico e superior.

A migração de conteúdos off-line para mídias digitais tem gerado mais vagas de trabalho para o produtor editorial, tornando o mercado altamente promissor para este profissional. Isso se deve à necessidade de interatividade com o conteúdo que o mercado exige cada vez mais. A Produção Editorial está presente em diversos segmentos. Além de empresas de comunicação e editoras, o mercado de entretenimento e cultura vem apresentando crescente relevância e investimento, o que abre cada vez mais oportunidades de trabalho para o produtor editorial com a criação de materiais para mostras de cinemas, festivais de teatro, música e exposições.

Ao final do curso, você estará apto a:

  • Criar, planejar e elaborar produtos editoriais gráficos, audiovisuais e virtuais;
  • Planejar estratégias de marketing editorial e a comercialização de produtos editoriais;
  • Ter visão de negócios e ser capaz de identificar oportunidades, empreender projetos e administrar custos de produção;
  • Dominar as estruturas de linguagens aplicáveis a obras literárias, científicas, instrumentais, culturais e de divulgação;
  • Conhecer as linguagens visuais e das histórias dos produtos editoriais, das artes e culturas;
  • Atender à demanda dos produtos customizados (sob medida);
  • Ter capacidade de leitura crítica de sua própria produção e consciência de seu papel como agente de mediação cultural.

Infraestrutura

Desde o início do curso, você será envolvido em atividades práticas, nas mais diversas áreas. Para potencializar seu aprendizado, contará com o apoio de uma infraestrutura de ponta, com mais de 1.000 m² de área total de estúdios para produções audiovisuais.

As instalações são totalmente equipadas para a prática de atividades em rádio, televisão, cinema, jornalismo, publicidade e propaganda, produção editorial e relações públicas, atendendo às altas exigências do mercado de comunicação e multimídia. Além disso, você conta com uma biblioteca com amplo acervo de áudio, vídeo, filmes e periódicos, entre outros.

Grade curricular

 

Disciplina Carga Horária
Arte, Cultura e Estética 66
Comunicação 88
Comunicação Visual 66
Normas e Usos da Língua Portuguesa 66
Teorias da Comunicação 66
História do Livro e da Leitura 66
Imagem Gráfica Digital 66
Leitura e Produção Textual 66
Metodologia Científica 88
Projeto em Mídia Impressa 66
Antropologia e Cultura Brasileira 88
Cultura Digital 66
Design para Web 66
Fotografia 66
Projeto em Mídias Digitais 66
Desenvolvimento Humano e Social 88
Ética na Comunicação 66
Linguagem Audiovisual 66
Mercado Editorial Nacional e Internacional 66
Projeto em Mídia Audiovisual 66
Desafios Contemporâneos 88
Design e Conteúdos Instrucionais 66
Fundamentos de Marketing 66
Leitura Crítica 66
Projeto em Hipermídia 66
Marketing Digital 66
Políticas Públicas de Leitura e Legislação Editorial 66
Projeto para Terceiro Setor 66
Sociologia da Comunicação 66
Marketing Editorial 66
Optativa 66
Trabalho de Conclusão de Curso em Produção Editorial I 66
Atividades Complementares 150
Estágio Supervisionado em Produção Editorial 270
Trabalho de Conclusão de Curso em Produção Editorial II 66

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

  • Coordenação

    Max Milliano Melo

    Mestre e doutorando em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF), é graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade de Brasília (UnB). Trabalhou como repórter em jornais (Correio Braziliense, Jornal de Brasília, O Globo e Jornal do Commércio-RJ) e revistas (Júnior e H Magazine). Também integrou a equipe de comunicação do Governo do Distrito Federal (GDF) e foi pesquisador e consultor da Fundação Roberto Marinho (FRM) no processo de estruturação da Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ). Na Anhembi Morumbi desde 2017, já foi professor nos cursos de Rádio, TV e Internet e de Cinema e Audiovisual. Atualmente é professor e coordenador dos cursos de Jornalismo e Produção Editorial.
  • Coordenadora Adjunta

    Nara Lya Cabral Scabin

    Mestra e Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP). No mercado profissional, possui experiência em redações jornalísticas e produção de conteúdo impresso e multimídia. Na área acadêmica, leciona em cursos de graduação e pós-graduação e possui artigos, capítulos e livro publicados na área da Comunicação. Na Universidade Anhembi Morumbi, é professora e coordenadora-adjunta dos cursos de Jornalismo, Produção Editorial e Publicidade e Propaganda.  

Disponível nos seguintes câmpus

  • Vila Olímpia

    Rua Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia
    CEP: 04546-001 - São Paulo - SP

Sobre o intercâmbio

 

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte da Laureate International Universities, rede internacional de universidades inovadoras. Com mais de 30 instituições de ensino ao redor do mundo, a Laureate reúne em sua comunidade acadêmica mais de 850 mil estudantes em 10 países por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC)

A Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (UPC) nasceu em 1994 como uma instituição de ensino baseada na criatividade e inovação, visando a formação de futuros profissionais, que serão protagonistas da mudança. Hoje é a primeira universidade global no Peru. Possui mais de 40 cursos de graduação nas Faculdades de Administração em Hotelaria e Turismo, Arquitetura, Artes Contemporâneas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Comunicações, Direito, Design, Economia, Educação, Engenharia, Negócios e Psicologia. Além disso, possui mais de 20 programas de pós-graduação.

PERU Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad del Valle de México (UVM)

Fundada em 1960, Universidad del Valle de México (UVM) é uma das 10 melhores instituições de ensino superior do México. Com 125.000 alunos matriculados em 36 campi, espalhados por 18 estados, também é a maior universidade privada do país.

MÉXICO Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Exigido o teste de proficiência não oficial de espanhol - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos para curso com duração superior a 6 meses. Apresentação

Universidad Andrés Bello (UNAB)

Fundada em 1989, Universidad Andrés Bello (UNAB) é conhecida por seu rigor acadêmico e excelência em pesquisa. Mais de 47 mil alunos estão matriculados nos campi Santiago, Viña del Mar e Concepción. A UNAB é considerada a melhor universidade privada do Chile e mantém posição de destaque nos rankings internacionais, como o QS Stars, que a classificou como uma das 10 melhores instiuições de ensino superior da América Latina.

CHILE Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Stamford International University (SIU)

A Stamford International University foi fundada em 1995 e tem estudantes provenientes de mais de 68 países. Primeira universidade na Tailândia a receber a credencial da Assembléia Internacional para Educação Colegial de Negócios (IACBE) pelos programas oferecidos em sua Faculdade de Tecnologia e Negócios.

TAILÂNDIA Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). Acrescido o valor de matrícula exigido pela imigração da Tailândia sob estudantes internacionais - 5.000 Baht - válido para um semestre. Em caso de extensão (+1 semestre) o valor para renovação de matrícula é de 1.900 Baht. INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2. Histórico escolar oficial e carta de motivação (traduzidos em inglês). Necessário visto de estudos.

Saiba mais

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