Negócios da Moda

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Bacharelado
Duração
48 meses

Horário e Mensalidade

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Por que na Anhembi

O curso visa preparar os alunos para atuarem na gestão da cadeia têxtil relacionada aos negócios da moda, estimulando e desenvolvendo a capacidade reflexiva e a visão estratégica necessária aos contextos contemporâneos de complexidade, instabilidade e globalidade.

Por meio do desenvolvimento de estratégias mercadológicas inovadoras capazes de atuar em negócios concorrenciais, propicia a formação profissional com repertório cultural ampliado e visão estratégica da moda, do mercado e dos negócios. O estudante adquire conhecimentos sólidos em planejamento e gestão de negócios, de produtos e de marcas de moda e ainda desenvolve a percepção e a sensibilidade aguçadas para a compreensão e o desenvolvimento da comunicação, da linguagem e da cultura da moda.

O curso de Negócios da Moda prepara os alunos para atuarem na gestão da cadeia têxtil relacionada aos negócios da moda, estimulando e desenvolvendo a capacidade reflexiva e a visão estratégica necessárias aos contextos contemporâneos de complexidade, instabilidade e globalidade.

Nesse sentido, a matriz curricular adotada pelo curso objetiva preparar seus alunos de maneira a desenvolver estratégias de mercado inovadoras, capazes de atuar em negócios concorrenciais.

Disciplinas como: Empreendedorismo e Sustentabilidade, Moda e Cultura, Modelos de Administração, Fundamentos da Economia, Tecnologia Têxtil, Pesquisa de Marketing e Comportamento do Consumidor, Gestão de Varejo de Moda, Planejamento e Desenvolvimento do Produto de Moda, Projeto Interdisciplinar em Moda e Economia Criativa dentre outras, colaboram com a formação de uma visão global no universo de gestão da moda.

100% por cento do corpo docente é composto por professores com vários anos de experiência em docência no ensino superior, sendo que alguns também atuam profissionalmente na área de moda, trazendo informações e atualizações relevantes sobre o mercado.

Doutores e  Mestres são capacitados semestralmente por meio de palestras e oficinas, realizadas em programações que envolvem diversas áreas de conhecimento, com destaque para questões pedagógicas e didáticas. Há também a capacitação docente semestral, com oficinas e programação online de capacitação docente, promovidos pela Rede Laureate ao longo do ano letivo.

Carreira

Os alunos formados no curso de Negócios da Moda têm um vasto horizonte de atuação, pois atualmente, a Moda é utilizada como diferencial para as mais diversas áreas. Os setores de marketing e desenvolvimento de grandes magazines, bem como empresas de e-commerce de moda, e marcas nacionais consagradas são grandes empregadores dos formandos. As indústrias da Cadeia Têxtil têm uma ampla absorção nos setores de marketing e desenvolvimento de novas linhas de produtos.

Aprendizado voltado para a geração e gestão de negócios

O contexto dos negócios da moda exige sofisticados padrões econômicos de produção e comercialização de bens, portanto conhecimentos mais complexos e formação especializada. Ainda dentro deste cenário, a formação de pessoal responsável por funções de gerência e direção para atender a evolução das empresas é um fator essencial e decisivo em meio à intensa concorrência empresarial.

Desta maneira, as competências do profissional formado no curso de Negócios da moda desdobram-se em pesquisas de mercado e de macrotendências, seja na identificação de oportunidades para novos produtos, serviços e negócios criativos, no gerenciamento e comercialização de produtos e coleções, no desenvolvimento e gestão de planos de marketing, negócios e comunicação para marcas, produtos e serviços de moda.

Campos de Atuação

O profissional egresso poderá atuar nas seguintes áreas do setor de moda:

  • Indústrias têxteis: fiações, tecelagens, malharias, tinturarias, estamparias, e empresas de acabamento de peças de vestuário e tecidos em geral;
  •  Indústrias de confecção: vestuário, acessórios, linha cama/mesa/banho;
  • Organizações detentoras ou gestoras de marcas de moda;
  • Empresas de representação de marcas de moda;
  • Empresas de importação e exportação de produtos de moda: têxteis e de confecção;
  • Varejo de moda: grandes, médias e pequenas organizações;
  • Empresas de consultoria de moda;
  • Assessoria de imprensa para o setor de moda;
  • Núcleos ou agências de pesquisa de moda;
  • Veículos e agências de comunicação, voltados para moda.

Ao final do curso, você estará apto a:

  • Realizar pesquisas de mercado,  e de tendências relacionadas ao universo da moda;
  • Identificar oportunidades para novos produtos, serviços e negócios de moda;
  • Planejar e gerenciar o desenvolvimento de produtos e coleções;
  • Planejar e gerenciar a produção, a comercialização e a comunicação, na indústria têxtil e de confecção, assim como, no varejo de moda;
  • Desenvolver planos de marketing para marcas, produtos e serviços de moda;
  • Planejar, desenvolver e gerenciar negócios na área de moda – sejam na indústria, no comércio ou serviços;
  • Comprar  insumos para a indústria têxtil e de confecção;
  • Comprar e Vender produtos têxteis e de confecção no varejo de moda;

Infraestrutura

O Câmpus Morumbi, no qual está localizado o curso de Bacharelado em Negócios da Moda, possui uma infraestrutura composta por salas de aula, ateliês, laboratórios de informática, laboratórios extra-aulas conectados em rede e com acesso a internet e oficinas de costura equipadas com  máquinas industriais. Oferecemos apoio técnico permanente para assistir aos alunos na execução dos modelos e manuseio dos maquinários e materiais, respeitando as normas de segurança exigidas em oficinas de modelagem plana, moulage e corte equipadas com mesas para desenho e corte.

Além disso, o Curso de Bacharelado em Negócios da Moda conta ainda com laboratórios especializados de suporte como o Laboratório de Fotografia, o Laboratório de Vídeo, o Estúdio de Fotografia e Vídeo, Estúdios de Música, que são utilizados como apoio aos alunos para o desenvolvimento de trabalhos na área de Moda.

Grade curricular

Disciplinas
Série do curso
  • COMUNICAÇÃO
  • CULTURA DE MODA E SUSTENTABILIDADE
  • HISTÓRIA DA ARTE E DO DESIGN
  • IMAGEM GRÁFICA E DIGITAL PARA MODA
  • LINGUAGEM VISUAL EM MODA
1º Semestre
  • ECONOMIA
  • HISTÓRIA DA MODA
  • METODOLOGIA CIENTÍFICA
  • MODA E INOVAÇÃO
  • TECNOLOGIA TÊXTIL
2º Semestre
  • DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL
  • MARKETING APLICADO À MODA
  • MODA E MERCADO
  • MODA E SOCIEDADE
  • MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO
  • PROJETO INTEGRADO I: NEGÓCIOS DA MODA
3º Semestre
  • ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
  • GESTÃO DE VAREJO DE MODA
  • MODA E BRANDING
  • PESQUISA DE MERCADO EM MODA
  • PROJETO INTEGRADO II: NEGÓCIOS DA MODA
  • VISUAL MERCHANDISING
4º Semestre
  • DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
  • GESTÃO DO PRODUTO DE MODA
  • GESTÃO FINANCEIRA
  • MODA E ECONOMIA CRIATIVA
  • PROCESSOS PRODUTIVOS EM MODA
  • PROJETO INTEGRADO III: NEGÓCIOS DA MODA
5º Semestre
  • COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MODA
  • ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
  • LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS EM MODA
  • MODA E INCLUSÃO SOCIAL
  • PROJETO INTEGRADO IV: NEGÓCIOS DA MODA
6º Semestre
  • OPTATIVA I
  • TÓPICOS ESPECIAIS EM MODA I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: NEGÓCIOS DA MODA
7º Semestre
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO: NEGÓCIOS DA MODA
  • OPTATIVA II
  • TÓPICOS ESPECIAIS EM MODA II
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: NEGÓCIOS DA MODA
8º Semestre
ATIVIDADES COMPLEMENTARES AO LONGO DO CURSO
* A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Fale com a coordenação

    Profa. Miriam Levinbook

    Mestre em Design e especialista em Moda e Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. É graduada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado. Atuou como gerente de produto, criação e desenvolvimento em empresas de grande porte, abrangendo a cadeia têxtil desde fiações, tecelagens, malharias, estamparias e confecções , como também, no varejo de moda. É professora dos cursos de Moda da Universidade Anhembi desde 1996.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Morumbi

    Av. Roque Petroni Jr., 630 - Morumbi
    CEP: 04707-000 - São Paulo - SP

  • Paulista II

    Rua Treze de Maio, 1.266 - Bela Vista
    CEP: 01327-002 - São Paulo - SP

Sobre o intercâmbio

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte de uma rede internacional de universidades: a Laureate International Universities. Com mais de 80 instituições inovadoras ao redor do mundo, a Rede Laureate provê, a mais de 1 milhão de alunos, acesso a um ensino de qualidade por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes

Universidad del Valle de México (UVM)

Fundada em 1960, Universidad del Valle de México (UVM) é uma das 10 melhores instituições de ensino superior do México. Com 125.000 alunos matriculados em 36 campi, espalhados por 18 estados, também é a maior universidade privada do país.

México Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Exigido o teste de proficiência de espanhol - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos para curso com duração superior a 6 meses.

Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC)

Mais de 38.000 alunos estão matriculados nos três campi da Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC), em Lima. Fundada em 1994, a UPC está classificada entre as melhores instituições privadas de ensino superior no Peru.

Peru Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos.

Universidad Andrés Bello (UNAB)

Fundada em 1989, Universidad Andrés Bello (UNAB) é conhecida por seu rigor acadêmico e excelência em pesquisa. Mais de 47 mil alunos estão matriculados nos campi da em Santiago, Viña del Mar e Concepción. A UNAB é considerada a melhor universidade privada do Chile e mantém posição de destaque nos rankings internacionais, como o QS Stars, que a classificou como uma das 10 melhores instiuições de ensino superior da América Latina.

Chile Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos.

Universidad de Las Américas - Chile (UDLA)

A Universidad de Las Américas (UDLA), fundada em 1988, é pioneira na ampliação do acesso ao ensino superior no Chile. Com mais de 30.000 alunos, UDLA é a segunda maior universidade do país, com operação em Santiago, Concepción e Viña del Mar.

Chile Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos.

Saiba mais

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