Marketing

Guia do estudante:
Reconhecido pelo MEC
Confira as portarias
Autorização/Criação
  • Resolução Consun nº 10, de 27 de novembro de 1997
Reconhecimento
  • Portaria nº 124, publicada no DOU de 09 de julho de 2012 – Câmpus Centro
  • Portaria nº 124, publicada no DOU de 09 de julho de 2012 – Câmpus Vila Olímpia
  • Portaria nº 1487, publicada no DOU de 13 de junho de 2003 – Câmpus Paulista

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Bacharelado
Duração
48 meses

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

Com programa de Inglês (sistema Cambridge University Press de ensino) incluído na matriz curricular, o curso de Marketing da Anhembi Morumbi oferece a você uma formação completa e atualizada.

Ao se formar pela Anhembi Morumbi, você terá uma ampla possibilidade de atuação profissional. Isso porque o curso permite que você possa atuar tanto na área de Administração de Negócios quanto na área de Comunicação Social. Em ambas as opções, ao graduar-se em Marketing, você estará atualizado com as tendências nacionais e internacionais do mercado, bem como com as mais modernas práticas para atuação profissional.

Carreira

Devido à sua abrangência, o mercado de trabalho para o profissional de Marketing é amplo e promissor. A área tem crescido muito, devido à intensificação da concorrência, ao dinamismo e à maturidade pela qual passam o setor e o consumidor brasileiro.

Esse profissional é responsável por estudar o mercado para identificar oportunidades, facilitar e promover a imagem tanto da empresa como dos produtos e serviços ofertados, administrar as vendas de uma empresa e propor políticas promocionais, seja no setor privado, público ou no terceiro setor.

Ao final do curso, você estará apto a:

  • Atuar em agências específicas, como as de merchandising, Marketing Digital, Marketing Esportivo, promoção de vendas ou outras de comunicação integrada;
  • Trabalhar em empresas de vários ramos de atividades dos setores público, privado e no terceiro setor, nas áreas de Administração Estratégica, Gestão de Vendas, Marketing, e outros setores que envolvam o relacionamento com o mercado consumidor;
  • Atuar em institutos de pesquisa, produtoras de áudio e vídeo, agências de comunicação, fornecedores da área digital ou impressa, e também ONGs;
  • Atuar na área acadêmica, em universidades e institutos de pesquisa.

Para isso, você contará com diferenciais que valorizam seu currículo:

1. Aprendizagem por objetivos e oportunidade de alto desempenho

Dividido em dois ciclosbásico (focado no conhecimento e na compreensão) e profissional (voltado à aplicação, análise crítica e tomada de decisão), o curso tem como objetivo desenvolver competências (saber agir),habilidades (saber fazer e saber conhecer) e atitudes (saber ser), preparando você para implementar ações e práticas demandadas por um mercado globalizado e extremamente competitivo.

Com uma metodologia de ensino baseada em objetivos e um sistema de acompanhamento de desempenho aula a aula, o estudante será preparado para se tornar gestor de seu próprio aprendizado.

2. Internacionalidade com visão abrangente e Inglês Curricular

Desde 2005, a Universidade Anhembi Morumbi faz parte da Rede Laureate, que inseriu a instituição e seus estudantes em um ambiente internacional, preparando-os para atuarem em um mercado de trabalho globalizado.

O curso reúne as melhores práticas pedagógicas mundiais, no que compete a metodologias de ensino e atualização do projeto pedagógico, incluindo laboratórios. Além disso, há convênios com mais de 75 instituições de ensino ao redor do mundo e possibilidades de intercâmbio internacional em todos os continentes.

O estudo da língua inglesa com a metodologia da Cambridge University Press – componente curricular obrigatório – contribui para a formação de um profissional alinhado às necessidades do mercado empresarial contemporâneo, bem como com a possibilidade de participação em um Fórum Internacional de Negócios – on-line, com estudantes da Rede Laureate.

3. Empreendedorismo e Inovação

O curso relaciona a teoria e a prática da atividade de um profissional de Marketing. Desde o primeiro semestre, por exemplo, o ETEN – Encontro de Trabalhos da Escola de Negócios permite que os estudantes apresentem seusprojetos e trabalhos de conclusão de curso, e participem de bancas prévias de qualificação para seus TCCs. Por meio dessa atividade, desenvolve-se o trabalho cooperativo e o aluno se capacita ao mercado de trabalho, adquirindo competências como comunicação oral e escrita, capacidade de adaptação, trabalho em equipe, capacidade de aplicar conhecimentos a situações praticas, aprendizagem autônoma, liderança, mentalidade internacional e espírito empreendedor. Os estudantes também participam de Competição Interna de Planos de Negócios e o vencedor participa da competição internacional: Global James McGuire Business Plan Competition.

O curso de Marketing oferece ciclos de palestras anuais com profissionais de destaque em suas áreas de atuação, dentro da Semana da Escola de Negócios. Isto não impede, no entanto, que palestras e encontros aconteçam em outros momentos. Para alunos de 1º semestre, é oferecido o Projeto Calouros, que os auxilia no autoconhecimento e os prepara para uma nova fase de sua vida, para os alunos do 6º semestre – é oferecido o Projeto Carreiras.

Além disso, os alunos têm como componente curricular o curso de Empreendedorismo desenvolvido pela Laureate Internacional que complementa os projetos integrados desenvolvidos a partir do primeiro semestre do curso, com foco na elaboração de um plano de negócios para uma nova empresa.

4. Gestão de Carreira

Ajudar seus estudantes a encontrarem a posição de trabalho almejada é uma meta da Universidade Anhembi Morumbi. Para realizá-la desenvolveu o Projeto Carreira – um instrumento oferecido a todos os estudantes que estão chegando ao final do curso, trazendo conhecimento de estratégias de desenvolvimento profissional que aumentem sua empregabilidade, preparando-os adequadamente para a entrada no mercado de trabalho ou mudança na carreira.

Um professor tutor é designado pela coordenação do curso e orienta atividades que acontecem paralelamente em sala de aula e fora dela. O Projeto explora inicialmente o autoconhecimento acerca das habilidades, interesses, valores e aptidões, para em seguida levar o estudante a conhecer o mercado de trabalho da profissão escolhida e preparar um plano de ação para realização dos objetivos de desenvolvimento pessoal e da carreira, capacitando-o também a elaborar um currículo apropriado, participar de entrevistas e fomentar seu networking.

Infraestrutura

Para complementar seu aprendizado, a Universidade coloca à disposição uma infraestrutura completa e atualizada, bem como corpo docente formado por profissionais de destaque no mercado, em sua maioria mestres e doutores; além de bibliotecas certificadas com ISO 9001 e acervo com mais de 360 mil itens.

Grade curricular

Disciplinas Série do curso
  • Comunicação e Expressão
  • Filosofia
  • Fundamentos de Matemática
  • Gestão de Marketing
  • Modelos de Administração
  • Projeto Integrado I: Marketing
1º Semestre
  • Desenvolvimento Humano e Social
  • Inglês I
  • Marketing Digital
  • Matemática Avançada
  • Projeto Integrado II: Marketing
  • Segmentação e Posicionamento
  • Técnicas de Negociação
2º Semestre
  • Antropologia e Cultura Brasileira
  • Estratégias de Comunicação e Planejamento de Mídia
  • Inglês II
  • Pesquisa de Mercado e Estatística
  • Princípios de Direito
  • Projeto Integrado III: Marketing
  • Publicidade, Propaganda e Marketing Direto
3º Semestre
  • Comportamento de Compra e Consumo
  • Direito do Consumidor
  • Economia
  • Inglês III
  • Marketing de Serviço e Social
  • Metodologia – Ciência e Normas Técnicas
  • Projeto Integrado IV: Marketing
4º Semestre
  • Comunicação e Gestão de Eventos
  • Custos e Orçamentos
  • Desenvolvimento de Novos Produtos e Marcas
  • Empreendedorismo e Sustentabilidade
  • Gestão de Pessoas
  • Inglês IV
  • Projeto Integrado V: Marketing
5º Semestre
  • Empreendedorismo e Ação
  • Estratégia Empresarial
  • Gestão Ambiental
  • Gestão de Processos e Operações
  • Gestão Financeira e Análise de Investimentos
  • Projeto Integrado VI: Marketing
6º Semestre
  • Diagnóstico e Consultoria Empresarial
  • Estratégias Mercadológicas
  • Logística Empresarial Integrada
  • Optativa I
  • Projeto de Conclusão De Curso: Marketing
  • Projeto Integrado VII: Marketing
7º Semestre
  • Estágio Profissional
  • Marketing Internacional
  • Optativa II
  • Planejamento de Venda e Pós-Venda
  • Tópicos Especiais de Marketing
  • Trabalho de Conclusão de Curso: Marketing
8º Semestre
ATIVIDADES COMPLEMENTARES AO LONGO DO CURSO
* A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Fale com a Coordenação

    Prof. Macir Bernardo de Oliveira

    Doutor em Engenharia da Produção, Mestre em Comunicação, com Pós-graduação em Marketing, Executive MBA e Post MBA na Kellogg School of Management, nos Estados Unidos. Possui vasta experiência em gestão e marketing, tendo atuado em organizações como Grupo Amesp Saúde, Graber Holding, Grupo Abril, Valmet Tratores, Metal leve e Cofap entre outros.
  • Coordenador Adjunto

    Prof. Msc. Arilson Pereira Vilas Boas

    Economista, contabilista, especialista em Economia de empresas e mestre em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Autor de As crises econômicas de 1929 e 2008 pelos olhos de Hollywood. Possui experiência gerencial em organizações varejistas, especialmente no segmento de luxo. Atuou como consultor para empresas como Correios, Multibrás, Peugeot e Citroën do Brasil, Clark-Koch do Brasil, Eternit, dentre outras. Professor, palestrante sobre educação financeira e consultor econômico especializado em economia familiar.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Centro

    Rua Dr. Almeida Lima, 1134 - Mooca
    CEP: 03164-000 - São paulo - SP

  • Paulista I

    Avenida Paulista, 2000 - Bela Vista
    CEP: 01310-200 - São Paulo - SP

  • Vila Olímpia

    Rua Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia
    CEP: 04546-001 - São Paulo - SP

Sobre o intercâmbio

 

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte de uma rede internacional de universidades: a Laureate International Universities. Com mais de 80 instituições inovadoras ao redor do mundo, a Rede Laureate provê, a mais de 1 milhão de alunos, acesso a um ensino de qualidade por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes

Business and Information Technology School (BiTS)

A Business and Information Technology School (BITS), com campi em Iserlohn, Berlim e Hamburgo, na Alemanha, visa incutir o espírito empreendedor nos futuros gestores desde 2000. Com foco em estudos de casos, seminários práticos e estágios integrados, a BITS fornece as habilidades que seus mais de 1.500 alunos precisam para cargos de gestão e de liderança. A BITS está no topo das universidades de negócios e mídia da Alemanha, de acordo com os rankings universitários CHE 2011. A instiuição promove anualmente o premiado BITS Campus Symposium.

Alemanha 4.503 euros (curso por semestre acadêmico) Inglês E/ou Alemão Exigido o teste de proficiência de inglês e/ou alemão - Não oficial - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos. Durante o período do programa, o estudante não pagará mensalidades na Anhembi Morumbi. Consultar a Coordenação para verificar se a grade curricular de Business and Management Studies da BiTS poderá ser aproveitada pelos alunos de Marketing da Anhembi Morumbi.

European University Cyprus (EUC)

A European University Cyprus (EUC) é uma das principais instituições de ensino superior no Chipre. A instituição possui reputação de excelência no ensino, inovação e investigação no país e, desde 2005, faz parte de Rede Laureate. Estabelecida pela primeira vez como Chipre College, em 1961, a EUC foi ganhou o status de universidade em 2007 e atualmente tem mais de 5.300 alunos matriculados nos cursos de graduação, pós-graduação. Localizada em Nicósia, a maior cidade e capital do Chipre, a European University Chipre é um dos principais destinos de jovens de Chipre, Grécia, Europa, Oriente Médio e Ásia.

Chipre Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Inglês Exigido o teste de proficiência de inglês - Não oficial - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos. Documentação de acordo com a Convenção da Apostila da Haia.

Universidad de Las Américas - Equador (UDLA)

Fundada por um grupo de educadores e empresários em 1995, a Universidad de Las Américas (UDLA) hoje é a universidade privada Nº 1 do Equador, de acordo com o Conselho Equatoriano de Ensino Superior (CONESUP). A instituição oferece aos alunos as habilidades práticas e os treinamentos necessários para ingresso no mercado de trabalho. Com dois campi em Quito, a UDLA tem mais de 10.000 estudantes.

Equador Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos.

European Business School Paris (EBS Paris)

Fundada em 1967, a European Business School (EBS Paris) oferece programas em negócios e gestão de mais de 1.600 alunos. EBS Paris tem mais de 7.600 alunos em 64 países.

França Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Inglês Condição de investimento válida somente para 2 estudantes por semestre (escolhidos por mérito acadêmico). Os demais devem pagar o valor de EUROS por semestre acadêmico. Necessário visto de estudos. Necessária a proficiência de inglês (nível B2) - Exame nao-oficial. Obrigatória a aquisição de dois seguros-médicos, tanto o internacional - adquirido no Brasil - quanto o francês (pagametno remetido à França durante o processo de aceitação).

Universidad Tecnológica Centroamericana (UNITEC)

Fundada em 1987, a Universidad Tecnológica Centroamericana (UNITEC) promove o espírito empreendedor de seus mais de 20.000 alunos. A instituição opera três campi em Tegucigalpa e um em San Pedro de Sula. A UNITEC se destaca como a universidade privada de maior prestígio em Honduras, de acordo ranking do Unimer Research International.

Honduras Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos.Consultar a Coordenação para verificar se a grade curricular de Administración Industrial y de Negocios da UNITEC poderá ser aproveitada pelos alunos de Marketing da Anhembi Morumbi.

Universidad del Valle de México (UVM)

Fundada em 1960, Universidad del Valle de México (UVM) é uma das 10 melhores instituições de ensino superior do México. Com 125.000 alunos matriculados em 36 campi, espalhados por 18 estados, também é a maior universidade privada do país.

México Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Exigido o teste de proficiência de espanhol - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos para curso com duração superior a 6 meses.Consultar a Coordenação para verificar se a grade curricular de Administración de Empresas da UVM poderá ser aproveitada pelos alunos de Marketing da Anhembi Morumbi.

Universidad Interamericana de Panamá (UIP)

Mais de 10.300 estudantes estão matriculados na Universidade Interamericana de Panamá (UIP), que foi fundada em 1994 e se fundiu com a Universidad Latinoamericana de Ciencia y Tecnología em 2014. A UIP desenvolve competências pessoais e profissionais em cerca de 40 programas acadêmicos, em diferentes áreas do conhecimento.

Panamá Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos.

Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC)

Mais de 38.000 alunos estão matriculados nos três campi da Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC), em Lima. Fundada em 1994, a UPC está classificada entre as melhores instituições privadas de ensino superior no Peru.

Peru Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos.

Universidad Privada del Norte (UPN)

Mais de 30.000 alunos estão matriculados nos campi Universidad Privada del Norte (UPN) em Trujillo, Cajamarca e Lima. A instituição, fundada em 1994, busca desenvolver nos alunos as habilidades que o mercado de trabalho exige para que se tornem profissionais qualificados e bem sucedidos.

Peru Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos.

Universidade Europeia (UE)

Fundada em 1962 em Lisboa, a Universidade Europeia (UE) oferece programas de graduação e pós-graduação para mais de 2.300 alunos. Os programas da UE são projetados para preparar os alunos para ter sucesso no mercado de trabalho. A UE é a terceira maior e mais antiga instituição privada de ensino superior em Portugal e é credenciada pelo Ministério da Educação Nacional.

Portugal Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) e ainda ganha 30% de desconto em 5 mensalidades. Português de Portugal Necessário visto de estudos.

Universidad Andrés Bello (UNAB)

Fundada em 1989, Universidad Andrés Bello (UNAB) é conhecida por seu rigor acadêmico e excelência em pesquisa. Mais de 47 mil alunos estão matriculados nos campi da em Santiago, Viña del Mar e Concepción. A UNAB é considerada a melhor universidade privada do Chile e mantém posição de destaque nos rankings internacionais, como o QS Stars, que a classificou como uma das 10 melhores instiuições de ensino superior da América Latina.

Chile Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos.Consultar a Coordenação para verificar se a grade curricular de Ingeniería en Administración de Empresas da UNAB poderá ser aproveitada pelos alunos de Marketing da Anhembi Morumbi.

Istanbul Bilgi University

A Istanbul Bilgi University (BILGI), fundada em 1996, é uma das maiores universidades privadas da Turquia. A instituição tem três campi no coração de Istambul e oferece a mais de 14.000 alunos uma gama de atividades sociais e culturais que criam uma vida universitária vibrante. Na BILGI, os programas de graduação e de pós-graduação são ministrados em Inglês.

Turquia 3.500 dólares (curso por semestre acadêmico) Inglês Exigido o teste de proficiência de inglês - nível mínimo B2. Exame não-oficial. Necessário visto de estudos. Durante o período do programa, o estudante não pagará mensalidades na Anhembi Morumbi.

Centro Universitario Tecnológico (CEUTEC)

Fundado em 2005, o Centro Universitario Tecnológico (CEUTEC) trabalha em cooperação com a Universidade Tecnológica Centro-Americana (UNITEC), oferencendo cursos nas áreas de administração de empresas, contabilidade e design gráfico.

Honduras Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos.

Saiba mais

Inscreva-se

0a16f36cadcee938f0de7c8701793fff%%%%%%%%%%%%