Marketing

Guia do estudante:
Reconhecido pelo MEC
Confira as portarias
Autorização/Criação
  • Resolução Consun nº 10, de 27 de novembro de 1997
Reconhecimento
  • Portaria nº 124, publicada no DOU de 09 de julho de 2012 – Câmpus Centro
  • Portaria nº 124, publicada no DOU de 09 de julho de 2012 – Câmpus Vila Olímpia
  • Portaria nº 1487, publicada no DOU de 13 de junho de 2003 – Câmpus Paulista

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Bacharelado
Duração
8 semestres

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

Ao se formar pela Anhembi Morumbi, você terá uma ampla possibilidade de atuação profissional. Isso porque o curso permite que você possa atuar tanto na área de Administração de Negócios quanto na área de Comunicação Social. Em ambas as opções, ao graduar-se em Marketing, você estará atualizado com as tendências nacionais e internacionais do mercado, bem como com as mais modernas práticas para atuação profissional.

Carreira

Devido à sua abrangência, o mercado de trabalho para o profissional de Marketing é amplo e promissor. A área tem crescido muito, devido à intensificação da concorrência, ao dinamismo e à maturidade pela qual passam o setor e o consumidor brasileiro.

Esse profissional é responsável por estudar o mercado para identificar oportunidades, facilitar e promover a imagem tanto da empresa como dos produtos e serviços ofertados, administrar as vendas de uma empresa e propor políticas promocionais, seja no setor privado, público ou no terceiro setor.

Ao final do curso, você estará apto a:

  • Atuar em agências específicas, como as de merchandising, Marketing Digital, Marketing Esportivo, promoção de vendas ou outras de comunicação integrada;
  • Trabalhar em empresas de vários ramos de atividades dos setores público, privado e no terceiro setor, nas áreas de Administração Estratégica, Gestão de Vendas, Marketing, e outros setores que envolvam o relacionamento com o mercado consumidor;
  • Atuar em institutos de pesquisa, produtoras de áudio e vídeo, agências de comunicação, fornecedores da área digital ou impressa, e também ONGs;
  • Atuar na área acadêmica, em universidades e institutos de pesquisa.

Para isso, você contará com diferenciais que valorizam seu currículo:

1. Aprendizagem por objetivos e oportunidade de alto desempenho

Dividido em dois ciclosbásico (focado no conhecimento e na compreensão) e profissional (voltado à aplicação, análise crítica e tomada de decisão), o curso tem como objetivo desenvolver competências (saber agir),habilidades (saber fazer e saber conhecer) e atitudes (saber ser), preparando você para implementar ações e práticas demandadas por um mercado globalizado e extremamente competitivo.

Com uma metodologia de ensino baseada em objetivos e um sistema de acompanhamento de desempenho aula a aula, o estudante será preparado para se tornar gestor de seu próprio aprendizado.

2. Internacionalidade com visão abrangente e Inglês Curricular

Desde 2005, a Universidade Anhembi Morumbi faz parte da Rede Laureate, que inseriu a instituição e seus estudantes em um ambiente internacional, preparando-os para atuarem em um mercado de trabalho globalizado.

O curso reúne as melhores práticas pedagógicas mundiais, no que compete a metodologias de ensino e atualização do projeto pedagógico, incluindo laboratórios. Além disso, há convênios com mais de 75 instituições de ensino ao redor do mundo e possibilidades de intercâmbio internacional em todos os continentes.

O estudo da língua inglesa com a metodologia da Cambridge University Press – componente curricular obrigatório – contribui para a formação de um profissional alinhado às necessidades do mercado empresarial contemporâneo, bem como com a possibilidade de participação em um Fórum Internacional de Negócios – on-line, com estudantes da Rede Laureate.

3. Empreendedorismo e Inovação

O curso relaciona a teoria e a prática da atividade de um profissional de Marketing. Desde o primeiro semestre, por exemplo, o ETEN – Encontro de Trabalhos da Escola de Negócios permite que os estudantes apresentem seusprojetos e trabalhos de conclusão de curso, e participem de bancas prévias de qualificação para seus TCCs. Por meio dessa atividade, desenvolve-se o trabalho cooperativo e o aluno se capacita ao mercado de trabalho, adquirindo competências como comunicação oral e escrita, capacidade de adaptação, trabalho em equipe, capacidade de aplicar conhecimentos a situações praticas, aprendizagem autônoma, liderança, mentalidade internacional e espírito empreendedor. Os estudantes também participam de Competição Interna de Planos de Negócios e o vencedor participa da competição internacional: Global James McGuire Business Plan Competition.

O curso de Marketing oferece ciclos de palestras anuais com profissionais de destaque em suas áreas de atuação, dentro da Semana da Escola de Negócios. Isto não impede, no entanto, que palestras e encontros aconteçam em outros momentos. Para alunos de 1º semestre, é oferecido o Projeto Calouros, que os auxilia no autoconhecimento e os prepara para uma nova fase de sua vida, para os alunos do 6º semestre – é oferecido o Projeto Carreiras.

Além disso, os alunos têm como componente curricular o curso de Empreendedorismo desenvolvido pela Laureate Internacional que complementa os projetos integrados desenvolvidos a partir do primeiro semestre do curso, com foco na elaboração de um plano de negócios para uma nova empresa.

4. Gestão de Carreira

Ajudar seus estudantes a encontrarem a posição de trabalho almejada é uma meta da Universidade Anhembi Morumbi. Para realizá-la desenvolveu o Projeto Carreira – um instrumento oferecido a todos os estudantes que estão chegando ao final do curso, trazendo conhecimento de estratégias de desenvolvimento profissional que aumentem sua empregabilidade, preparando-os adequadamente para a entrada no mercado de trabalho ou mudança na carreira.

Um professor tutor é designado pela coordenação do curso e orienta atividades que acontecem paralelamente em sala de aula e fora dela. O Projeto explora inicialmente o autoconhecimento acerca das habilidades, interesses, valores e aptidões, para em seguida levar o estudante a conhecer o mercado de trabalho da profissão escolhida e preparar um plano de ação para realização dos objetivos de desenvolvimento pessoal e da carreira, capacitando-o também a elaborar um currículo apropriado, participar de entrevistas e fomentar seu networking.

Infraestrutura

Para complementar seu aprendizado, a Universidade coloca à disposição uma infraestrutura completa e atualizada, bem como corpo docente formado por profissionais de destaque no mercado, em sua maioria mestres e doutores; além de bibliotecas certificadas com ISO 9001 e acervo com mais de 360 mil itens.

Grade curricular

DIREITO EMPRESARIAL

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

LIDERANÇA, CULTURA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMUNICAÇÃO (INSTITUCIONAL)

FUNDAMENTOS DE MARKETING

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

JOGOS MATEMÁTICOS

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

EMPREENDEDORISMO (INSTITUCIONAL)

ESTATÍSTICA PARA GESTORES

GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS

CRIATIVIDADE, GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO

CONTABILIDADE GERENCIAL

DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS (INSTITUCIONAL)

PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA

NEGOCIAÇÃO E VENDAS

CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

PESQUISA DE MERCADO

METODOLOGIA CIENTÍFICA (INSTITUCIONAL)

PLANEJAMENTO DE MÍDIA

METODOLOGIA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

MARKETING DE VAREJO

MARKETING DIGITAL, SOCIAL E AMBIENTAL

DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL (INSTITUCIONAL)

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING

OPTATIVA I (EAD)

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA (INSTITUCIONAL)

LABORATÓRIO DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO: CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS

OPERAÇÕES E LOGÍSTICA

MARKETING VERDE

OPTATIVA II

LABORATÓRIO DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO: DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

OPTATIVA III

MARKETING DE SERVIÇOS

GESTÃO DE E-COMMERCE

LABORATÓRIO DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO: PROJETOS DE CONSULTORIA

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Fale com a Coordenação

    Prof. Macir Bernardo de Oliveira

    Doutor em Engenharia da Produção, Mestre em Comunicação, com Pós-graduação em Marketing, Executive MBA e Post MBA na Kellogg School of Management, nos Estados Unidos. Possui vasta experiência em gestão e marketing, tendo atuado em organizações como Grupo Amesp Saúde, Graber Holding, Grupo Abril, Valmet Tratores, Metal leve e Cofap entre outros.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Mooca (Centro)

    Rua Dr. Almeida Lima, 1134 - Mooca
    CEP: 03164-000 - São paulo - SP

  • Vila Olímpia

    Rua Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia
    CEP: 04546-001 - São Paulo - SP

  • Paulista I

    Avenida Paulista, 2000 - Bela Vista
    CEP: 01310-200 - São Paulo - SP

Sobre o intercâmbio

 

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte de uma rede internacional de universidades: a Laureate International Universities. Com mais de 80 instituições inovadoras ao redor do mundo, a Rede Laureate provê, a mais de 1 milhão de alunos, acesso a um ensino de qualidade por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

Universidad Andrés Bello (UNAB)

Fundada em 1989, Universidad Andrés Bello (UNAB) é conhecida por seu rigor acadêmico e excelência em pesquisa. Mais de 47 mil alunos estão matriculados nos campi Santiago, Viña del Mar e Concepción. A UNAB é considerada a melhor universidade privada do Chile e mantém posição de destaque nos rankings internacionais, como o QS Stars, que a classificou como uma das 10 melhores instiuições de ensino superior da América Latina.

CHILE Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Stamford International University (SIU)

A Stamford International University foi fundada em 1995 e tem estudantes provenientes de mais de 68 países. Primeira universidade na Tailândia a receber a credencial da Assembléia Internacional para Educação Colegial de Negócios (IACBE) pelos programas oferecidos em sua Faculdade de Tecnologia e Negócios.

TAILÂNDIA Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). Acrescido o valor de matrícula exigido pela imigração da Tailândia sob estudantes internacionais - 5.000 Baht - válido para um semestre. Em caso de extensão (+1 semestre) o valor para renovação de matrícula é de 1.900 Baht. INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2. Histórico escolar oficial e carta de motivação (traduzidos em inglês). Necessário visto de estudos.

Torrens University Australia (TUA)

A Torrens University Australia é a primeira nova universidade privada que foi aberta na Austrália nos últimos 20 anos. Com campi em Adelaide, Brisbane, Melbourne e Sydney, possui aulas online e presenciais. A Torrens estimula um grande network entre seus estudantes de diferentes nacionalidades, bem como com profissionais atuantes do mercado.

AUSTRÁLIA Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). Condição válida excepcionalmente ao intake 2019/2, com limite de 20 vagas, divididas entre as quatro Escolas elegíveis (5 vagas por Escola), das quais os alunos postulantes serão selecionados por meritocracia acadêmica (análise de coeficiênte geral). INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2. Histórico escolar oficial (traduzido em inglês). Necessário visto de estudos.

University of Applied Sciences Europe (UE - Alemanha)

A University of Applied Sciences Europe (UE – Alemanha), com campi em Iserlohn, Berlim e Hamburgo, na Alemanha, visa incutir o espírito empreendedor nos futuros gestores desde 2000. Com foco em estudos de casos, seminários práticos e estágios integrados, a UE fornece as habilidades que seus mais de 1.500 alunos precisam para cargos de gestão e de liderança. A instituição está no topo das universidades de negócios e mídia da Alemanha, de acordo com os rankings universitários CHE 2011.

ALEMANHA 4.850 euros (curso por semestre acadêmico). INGLÊS E/OU ALEMÃO Exigido o teste de proficiência não oficial de inglês e/ou alemão - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos.

European University Cyprus (EUC)

A European University Cyprus (EUC) é uma das principais instituições de ensino superior no Chipre. A instituição possui reputação de excelência no ensino, inovação e investigação no país. Estabelecida pela primeira vez como Chipre College, em 1961, a EUC ganhou o status de universidade em 2007 e atualmente tem mais de 5.300 alunos matriculados nos cursos de graduação, pós-graduação. Localizada em Nicósia, a maior cidade e capital do Chipre, a European University Chipre é um dos principais destinos de jovens de Chipre, Grécia, Europa, Oriente Médio e Ásia.

CHIPRE 4.335 euros (curso por semestre acadêmico) INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos. Documentação de acordo com a Convenção da Apostila da Haia. Apresentação

Universidad Tecnológica Centroamericana (UNITEC)

Fundada em 1987, a Universidad Tecnológica Centroamericana (UNITEC) promove o espírito empreendedor de seus mais de 20.000 alunos. A instituição conta com três campi em Tegucigalpa e um em San Pedro de Sula. A UNITEC se destaca como a universidade privada de maior prestígio em Honduras, de acordo ranking do Unimer Research International.

HONDURAS Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad del Valle de México (UVM)

Fundada em 1960, Universidad del Valle de México (UVM) é uma das 10 melhores instituições de ensino superior do México. Com 125.000 alunos matriculados em 36 campi, espalhados por 18 estados, também é a maior universidade privada do país.

MÉXICO Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Exigido o teste de proficiência não oficial de espanhol - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos para curso com duração superior a 6 meses. Apresentação

Universidad Interamericana de Panamá (UIP)

A Universidade Interamericana do Panamá, iniciou suas operações em 1994, com 90 alunos matriculados. Sua evolução como instituição anda de mãos dadas com o desenvolvimento do país, com o qual tem um compromisso firme, e em 2003 ingressou na Rede Laureate International Universities.

PANAMÁ Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC)

A Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (UPC) nasceu em 1994 como uma instituição de ensino baseada na criatividade e inovação, visando a formação de futuros profissionais, que serão protagonistas da mudança. Hoje é a primeira universidade global no Peru. Possui mais de 40 cursos de graduação nas Faculdades de Administração em Hotelaria e Turismo, Arquitetura, Artes Contemporâneas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Comunicações, Direito, Design, Economia, Educação, Engenharia, Negócios e Psicologia. Além disso, possui mais de 20 programas de pós-graduação.

PERU Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Saiba mais

Inscreva-se

Português (Brasil)
English Português (Brasil)