Jornalismo

Guia do estudante:
Reconhecido pelo MEC
Confira as portarias
Autorização/Criação
  • Resolução Consun nº 16, de 27 de novembro de 1997
Reconhecimento
  • Portaria nº 390, publicada no DOU de 19 de julho de 2006
Renovação de reconhecimento
  • Portaria n° 705, de 18 de dezembro de 2013

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Bacharelado
Duração
48 meses

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

Excelência Acadêmica na área de Comunicação

A Anhembi Morumbi é uma das melhores universidades do Brasil na área de Comunicação. O curso de Jornalismo é voltado à formação de profissionais éticos, socialmente responsáveis e totalmente alinhados às exigências do mercado. Além disso, tem sido reconhecido entre os melhores do país, com reiteradas 4 estrelas nas últimas edições do Guia do Estudante.

Aplicação prática do conhecimento

Aprendizado baseado em conceitos atuais e práticas emergentes, como gestão de informação e produção jornalística para novas mídias digitais, o que o coloca na vanguarda do mercado profissional. Aqui, você terá atividades práticas em meios eletrônicos, impressos e digitais, desde o primeiro semestre do curso, além de sólido repertório de conhecimentos humanísticos e culturais, que contribuem para o desenvolvimento de visão crítica da realidade. Esse exercício profissional é propiciado por meio do Portal de Jornalismo (www.anhembi.br/jornalismo), um espaço inteiramente dedicado à produção de alunos.


Infraestrutura de nível internacional

Desde o início do curso, você será envolvido em atividades práticas, nas mais diversas áreas. Para potencializar seu aprendizado, contará com o apoio de uma infraestrutura de ponta, com mais de 1.000 m² de área total de estúdios para produções audiovisuais. As instalações são totalmente equipadas para a prática de atividades em rádio, televisão, cinema, jornalismo, publicidade e propaganda, produção editorial e relações públicas, atendendo às altas exigências do mercado de comunicação e multimídia.

Formação alinhada às exigências do mercado

A cada dia, novos campos de atuação se abrem para jornalistas talentosos, bem qualificados e cientes da importância da informação nos processos de tomada de decisão e no exercício consciente da cidadania. Paralelamente às ofertas no mercado jornalístico tradicional, há novas oportunidades de trabalho em sites institucionais e de notícias, em veículos segmentados e assessorias de comunicação, em produtoras independentes e organizações do terceiro setor.

E, para conseguir atingir às expectativas que o mercado exige, o curso de Jornalismo da Anhembi Morumbi irá prepará-lo para, além das competências e habilidades clássicas no jornalismo, fazer frente às mudanças recentes na dinâmica social e no cenário das organizações.


Corpo Docente qualificado

Você terá aulas com professores titulados, a maioria mestres e doutores, e com especialistas atuantes no mercado, tanto em empresas jornalísticas como na área de Comunicação de grandes empresas.

Parcerias

Desde 2010, o curso de Jornalismo é parceiro da Rádio CBN, em que o segmento Universidade no Ar difunde uma reportagem por mês feita por alunos. No terceiro sábado do mês, por volta das 11h, nossas reportagens vão ao ar pela Rádio CBN São Paulo.


Carreira

O que lhe reserva a carreira de Jornalismo

Apesar de o mercado de trabalho para jornalistas ser competitivo, ele oferece mais oportunidades no setor privado do que no público. Para iniciantes, há demanda por websurfes – pesquisadores responsáveis pelo levantamento de sites e informações de interesse para determinado cliente – e para os profissionais mais experientes há oportunidades na área de criação e edição de textos para websites. O jornalista também pode atuar na coordenação de serviços de comunicação em empresas e governo e em assessorias para políticos, empresas e artistas, no contato com a imprensa.

Grade curricular

Disciplinas Série do curso
COMUNICAÇÃO
HISTÓRIA DA ARTE
JORNALISMO EM PLATAFORMAS DIGITAIS
SOM E IMAGEM INFORMATIVOS
TEXTO JORNALÍSTICO
1º Semestre
JORNALISMO EM MÍDIAS DIGITAIS
METODOLOGIA CIENTÍFICA
REDAÇÃO JORNALÍSTICA
REPORTAGEM E DOCUMENTÁRIO EM RÁDIO
TEORIAS LITERÁRIAS
2º Semestre
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
HISTÓRIA, ÉTICA E LEGISLAÇÃO
REPORTAGEM E EDIÇÃO JORNALÍSTICA EM TV
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
TEORIAS DO JORNALISMO
3º Semestre
DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL
FOTOJORNALISMO E PLANEJAMENTO VISUAL I
GESTÃO DA INFORMAÇÃO: CIDADES E ESPORTES
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA
PRODUÇÃO DE JORNAL
4º Semestre
CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
FOTOJORNALISMO E PLANEJAMENTO VISUAL II
GESTÃO DA INFORMAÇÃO: POLÍTICA E ECONOMIA
PRODUÇÃO DE REVISTA
5º Semestre
COMUNICAÇÃO INTEGRADA
DOCUMENTÁRIO EM VÍDEO
GESTÃO DA INFORMAÇÃO: CIÊNCIA E CULTURA
OPTATIVA I
6º Semestre
GRANDES REPORTAGENS
METODOLOGIA DE PROJETOS EM JORNALISMO
OPTATIVA II
PESQUISA APLICADA EM JORNALISMO
7º Semestre
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: JORNALISMO
PLANEJAMENTO DE CARREIRA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: JORNALISMO
TÓPICOS ESPECIAIS EM JORNALISMO
8º Semestre
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES AO LONGO DO CURSO
* A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Coordenador Adjunto

    Prof. MSc. Alexandre José Possendoro

    Doutorando em Políticas e Estratégias de Comunicação pela ECA-USP. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com graduação em Jornalismo pela ECA-USP. É assessor de comunicação do Lean Institute Brasil. Foi editor-executivo do jornal corporativo “O Pinhão”. Atuou como repórter da Folha de São Paulo, editor-assistente e editor-executivo da revista Marketing Cultural  e, também, como repórter colaborador em revistas como Globo Ciência, Negócios da Comunicação e Áudio News. É professor responsável pelos TCCs de Jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi.
  • Fale com a coordenação

    Prof Nivaldo Ferraz

    Prof. Nivaldo Ferraz - Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP. Mestre formado pela ECA-USP. Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor de Reportagem e Documentário no Rádio, Linguagem Sonora e Projeto Experimental em Jornalismo. Editor de reportagens de alunos da Universidade Anhembi Morumbi para o segmento Universidade no Ar, da Rádio CBN – São Paulo. Repórter, diretor de programas, apresentador, redator e editor nas emissoras Rádio Cultura de São Paulo AM e FM, Rádio USP-FM e Rádio Gazeta de São Paulo AM e FM (anos 90 e 20000. Redator e intérprete de programas humorísticos, dramáticos e de suspense em projetos de rádio para a Rádio USP-FM e Lintas Publicidade (Anos 80).

Disponível nos seguintes câmpus

  • Paulista I

    Avenida Paulista, 2000 - Bela Vista
    CEP: 01310-200 - São Paulo - SP

  • Centro

    Rua Dr. Almeida Lima, 1134 - Mooca
    CEP: 03164-000 - São paulo - SP

  • Vila Olímpia

    Rua Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia
    CEP: 04546-001 - São Paulo - SP

Sobre o intercâmbio

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte de uma rede internacional de universidades: a Laureate International Universities. Com mais de 80 instituições inovadoras ao redor do mundo, a Rede Laureate provê, a mais de 1 milhão de alunos, acesso a um ensino de qualidade por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes

Istanbul Bilgi University

A Istanbul Bilgi University (BILGI), fundada em 1996, é uma das maiores universidades privadas da Turquia. A instituição tem três campi no coração de Istambul e oferece a mais de 14.000 alunos uma gama de atividades sociais e culturais que criam uma vida universitária vibrante. Na BILGI, os programas de graduação e de pós-graduação são ministrados em Inglês.

Turquia 3.500 dólares (curso por semestre acadêmico) Inglês Exigido o teste de proficiência de inglês - nível mínimo B2. Exame não-oficial. Necessário visto de estudos. Durante o período do programa, o estudante não pagará mensalidades na Anhembi Morumbi. Consultar a Coordenação para verificar se a grade curricular do curso de Television Reporting and Programming da Bilgi poderá ser aproveitada pelos alunos de Jornalismo da Anhembi Morumbi.

Universidad Privada del Norte (UPN)

Mais de 30.000 alunos estão matriculados nos campi Universidad Privada del Norte (UPN) em Trujillo, Cajamarca e Lima. A instituição, fundada em 1994, busca desenvolver nos alunos as habilidades que o mercado de trabalho exige para que se tornem profissionais qualificados e bem sucedidos.

Peru Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos.

Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC)

Mais de 38.000 alunos estão matriculados nos três campi da Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC), em Lima. Fundada em 1994, a UPC está classificada entre as melhores instituições privadas de ensino superior no Peru.

Peru Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos.

Universidad Andrés Bello (UNAB)

Fundada em 1989, Universidad Andrés Bello (UNAB) é conhecida por seu rigor acadêmico e excelência em pesquisa. Mais de 47 mil alunos estão matriculados nos campi da em Santiago, Viña del Mar e Concepción. A UNAB é considerada a melhor universidade privada do Chile e mantém posição de destaque nos rankings internacionais, como o QS Stars, que a classificou como uma das 10 melhores instiuições de ensino superior da América Latina.

Chile Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos.

Universidad de Las Américas - Equador (UDLA)

Fundada por um grupo de educadores e empresários em 1995, a Universidad de Las Américas (UDLA) hoje é a universidade privada Nº 1 do Equador, de acordo com o Conselho Equatoriano de Ensino Superior (CONESUP). A instituição oferece aos alunos as habilidades práticas e os treinamentos necessários para ingresso no mercado de trabalho. Com dois campi em Quito, a UDLA tem mais de 10.000 estudantes.

Equador Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos.

Universidad del Valle de México (UVM)

Fundada em 1960, Universidad del Valle de México (UVM) é uma das 10 melhores instituições de ensino superior do México. Com 125.000 alunos matriculados em 36 campi, espalhados por 18 estados, também é a maior universidade privada do país.

México Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Exigido o teste de proficiência de espanhol - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos para curso com duração superior a 6 meses.Consultar a Coordenação para verificar se a grade curricular do curso de Comunicación y Medios Digitales da UVM poderá ser aproveitada pelos alunos de Jornalismo da Anhembi Morumbi.

Universidad Latina de Costa Rica (Ulatina)

A Universidad Latina, fundada em 1979, e a Universidad Interamericana de Costa Rica, fundada em 1986, juntaram-se em 2010 para se tornar a Universidad Latina de Costa Rica (ULATINA), uma instituição que combina os pontos fortes e as especialidades de suas antecessoras. A ULATINA é a maior universidade privada da Costa Rica, de acordo com o Estado de la Educación en Costa Rica, com mais de 35.400 estudantes matriculados.

Costa Rica Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos.

Universidad de Las Américas - Chile (UDLA)

A Universidad de Las Américas (UDLA), fundada em 1988, é pioneira na ampliação do acesso ao ensino superior no Chile. Com mais de 30.000 alunos, UDLA é a segunda maior universidade do país, com operação em Santiago, Concepción e Viña del Mar.

Chile Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos.

Universidad Europea Miguel de Cervantes (UEMC)

Fundada em 2002 (BOCyL 24/06/02 e 05/07/02 BOE), o UEMC tem atualmente em seu campus em Valladolid com mais de 1.500 alunos, 250 professores e pesquisadores e administração e serviços e tem uma oferta de formação de 16 graus oficiais 7 graus Duplas 7 oficial de mestrado e numerosos estudos de pós-graduação.

Espanha 2.000 euros (por semestre acadêmico) Espanhol Necessário visto de estudos. Durante o período do programa, o estudante não pagará mensalidades na Anhembi Morumbi. Consultar a Coordenação para verificar se a grade curricular do curso de Periodismo da UEMC poderá ser aproveitada pelos alunos de Jornalismo da Anhembi Morumbi.

Universidad Tecnológica Centroamericana (UNITEC)

Fundada em 1987, a Universidad Tecnológica Centroamericana (UNITEC) promove o espírito empreendedor de seus mais de 20.000 alunos. A instituição opera três campi em Tegucigalpa e um em San Pedro de Sula. A UNITEC se destaca como a universidade privada de maior prestígio em Honduras, de acordo ranking do Unimer Research International.

Honduras Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos.Alunos poderão levar disciplinas de outros cursos dentro da Escola de Comunicação, uma vez que não há Jornalismo propriamente dito. Consultar a Coordenação do Curso para verificar se a grade curricular do curso de Comunicación Audiovisual y Publicitaria poderá ser aproveitada pelos alunos do curso de Jornalismo da Anhembi Morumbi.

Universidad Interamericana de Panamá (UIP)

Mais de 10.300 estudantes estão matriculados na Universidade Interamericana de Panamá (UIP), que foi fundada em 1994 e se fundiu com a Universidad Latinoamericana de Ciencia y Tecnología em 2014. A UIP desenvolve competências pessoais e profissionais em cerca de 40 programas acadêmicos, em diferentes áreas do conhecimento.

Panamá Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos.Consultar a Coordenação para verificar se a grade curricular do curso de Comunicación Audiovisual con énfasis en Producción de Radio y TV da UIP poderá ser aproveitada pelos alunos de Jornalismo da Anhembi Morumbi.

Saiba mais

Inscreva-se

d7183907d2184262fb19f86f8ef5d1cb~~