Engenharia Elétrica

Guia da faculdade:
Avaliação do MEC
4

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Bacharelado
Duração
10 semestres

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar
A partir de
R$ 1.154,00

Por que na Anhembi

Focado na formação de profissionais capacitados a atuar em uma importante área do conhecimento, apontada como um dos pilares para o desenvolvimento sustentável de nosso País, o curso de Engenharia Elétrica da Anhembi Morumbi objetiva formar profissionais generalistas em sua formação básica, mas com conhecimentos técnico-científicos, capacitando-os a absorver e desenvolver novas tecnologias.

Totalmente alinhado às orientações previstas nas diretrizes curriculares do MEC e às novas atribuições profissionais dadas pela Resolução CONFEA (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), o curso está totalmente voltado para atuação no amplo campo da eletrônica, desenvolvendo competências nas atividades de planejamento, projeto, fabricação e implantação de sistemas e dispositivos eletroeletrônicos, sistemas de energia e sistemas de automação e controle.

Experiência internacional

O curso de Engenharia Elétrica da Anhembi Morumbi oferece a possibilidade de dupla titulação com a Universidad Europea de Madrid, na Espanha, ou na Paris École D’ingénieurs, na França.
Consulte valores e os pré-requisitos necessários junto à equipe International Office.


Corpo docente do mais alto nível

As disciplinas do curso de Engenharia Elétrica da Anhembi Morumbi são ministradas pelos melhores professores e profissionais do País, a maioria mestres e doutores, formados por universidades de destaque no Brasil e no exterior. Grande parte possui experiência internacional como profissionais, docentes ou pesquisadores.

Atos Autorizativos

Autorização/Criação
Resolução Consun nº 12, de 07 de julho de 2008

Reconhecimento
Portaria nº 486, publicada no DOU de 20 de dezembro de 2011

Vila Olímpia
Renovação de Reconhecimento
Portaria 919 28/12/2018 publicado em 28/12/2018

Vila Olímpia
Renovação de Reconhecimento
Portaria 388 de 19/07/2006 20/07/2006 publicado em 20/07/2006


Carreira

O que lhe reserva a carreira de Engenharia Elétrica

O engenheiro eletricista executa projetos de desenvolvimento, implantação e supervisão, atuando nas áreas de eletroeletrônica, automação, telecomunicações, computação e geração de energia.

Além de oportunidades em concessionárias de energia, o profissional com formação em Engenharia Elétrica encontra possibilidades de atuação em empresas de telecomunicações (desde fábricas de celulares até operadoras de sistemas de comunicação), indústrias de equipamentos, automação, fábricas de motores e geradores, consultorias ou em empresas prestadoras de serviços em computação.

Ao final do curso, você estará apto a:

  • Atuar de forma contextualizada, crítica e criativa, com habilidade para a identificação e resolução de problemas, considerando, além dos parâmetros técnicos, os aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais envolvidos;
  • Desenvolver dispositivos e equipamentos em múltiplas especialidades, tais como eletroeletrônica, automação, telecomunicações, computação, além de produção e distribuição de energia;
  • Planejar, gerenciar e executar grandes projetos de sistemas eletroeletrônicos (sistemas e redes de comunicação, automação industrial e energia);
  • Desenvolver novos dispositivos, produtos e adequação de processos industriais;
  • Empreender e gerenciar negócios na área tecnológica;
  • Atuar em instituições de pesquisa, em consultoria e no magistério superior.

Infraestrutura

MODERNA INFRAESTRUTURA

O curso de Engenharia Elétrica da Anhembi Morumbi possibilita, desde o início, a realização de iniciação científica e a participação na resolução de problemas reais, por meio do Núcleo de Estudos em Produção mais Limpa, resultado da parceria com a FIESP.

Além disso, você colocará em prática o aprendizado adquirido em sala de aula em uma  infraestrutura de alto nível, composta por laboratórios de Eletricidade Básica e Industrial, Eletrônica, Sistemas de Transmissão e Redes.

 

Grade curricular

Disciplina
Carga Horária

1º Semestre
Fundamentos de Ciências Exatas (Matemática + Física Mecânica) 66
Introdução a Engenharia 33
Química Geral 66
Algoritmos e Programação 66
Comunicação 88

2º Semestre
Expressão Gráfica 66
Cálculo I 66
Física Ondas e Calor 33
Geometria Analítica e Álgebra Linear 66
Sistemas Digitais 66
Segurança e Saúde do Trabalho 33
Gestão das Organizações 88

3º Semestre
Cálculo II 66
Ciência dos Materiais 33
Física Eletricidade 66
Microcontroladores 66
Antropologia e Cultura Brasileira 88

4º Semestre
Cálculo III 66
Cálculo Numérico 33
Mecânica dos Sólidos 66
Circuitos Elétricos I 66
Desafios Contemporâneos 88

5º Semestre
Probabilidade e Estatística 88
Fenômenos de Transporte 33
Cálculo IV 33
Circuitos Elétricos II 66
Eletrônica Analógica 66
Eletromagnetismo I 66

6º Semestre
Sinais e Sistemas 66
Dispositivos de Circuitos Eletrônicos / Automação Industrial 66
Redes Digitais e Industriais 66
Eletromagnetismo II / Geração de Energia Elétrica 66
Desenvolvimento Humano e Social 88

7º Semestre
Conversão Eletromecânica de Energia 66
Princípios de Comunicação 66
Eletrotécnica 66
Controle I 66

8º Semestre
Máquinas Elétricas 66
Sistemas de Comunicação / Sistemas de Potência 66
Ondas e Propagação / Acionamentos Elétricos 66
Controle II 66

9º Semestre
Instalações e Equipamentos Elétricos Industriais 66
Processamento Digital de Sinais / Tecnologia dos Equipamentos Elétricos 66
Eletrônica de Potência 66
Optativa I 66
Trabalho de Conclusão de Curso I 33
Estágio 180

10º Semestre
Sistemas de Áudio e Vídeo / Estabilidade de Sistemas Elétricos 66
Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica 66
Proteção em Sistemas de Energia 33
Optativa II 66
Trabalho de Conclusão de Curso II 33
Atividades Complementares 255
A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Fale com a coordenação

    Prof. Ricardo de Almeida Pinto

    Possui Mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, com ênfase em Microeletrônica. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Elétrica e Física da Matéria Condensada, com ênfase em Materiais Vítreos Para Optoeletrônica e Fotônica, atuando principalmente nos seguintes temas: produção e caracterização de materiais vítreos de óxidos de metais pesados com íons de terras-raras contendo nanoestruturas metálicas. É docente da Universidade Anhembi Morumbi desde 2013.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Vila Olímpia

    Rua Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia
    CEP: 04546-001 - São Paulo - SP

Sobre o intercâmbio

 

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte da Laureate International Universities, rede internacional de universidades inovadoras. Com mais de 30 instituições de ensino ao redor do mundo, a Laureate reúne em sua comunidade acadêmica mais de 850 mil estudantes em 10 países por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

University of California, Riverside (UCR)

A UCR é uma das instituições mais diversas e inclusivas do prestigioso sistema de 10 universidades da Califórnia, a UCR serve como uma incubadora de novos conhecimentos, um mecanismo de mobilidade social e uma potência econômica.
As três faculdades da UCR oferecem uma ampla gama de disciplinas acadêmicas e de pesquisa: A Faculdade de Engenharia Marlan e Rosemary Bourns, com nove departamentos; A Faculdade de Humanidades, Artes e Ciências Sociais, com 20 departamentos; e a Faculdade de Ciências Naturais e Agrícolas, com 13 departamentos. A UCR é o lar de quatro escolas profissionais: Escola de Negócios, Escola de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Medicina e Escola de Políticas Públicas, bem como 23 centros de pesquisa interdisciplinares.

ESTADOS UNIDOS 4.800 dólares (por ciclo acadêmico norte americano = 3 meses de estudos com limite de créditos a serem cursados). Acrescido o valor de matrícula + seguro internacional + seguro adicional obrigatório UCR. INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2 (IELTS 6.5 ou TOEFL 80). Histórico escolar oficial (traduzido em inglês). Necessário visto de estudos. Obrigatória a aquisição de dois seguros-médicos, tanto o internacional - adquirido no Brasil - quanto o americano (pagamento remetido à UCR durante o processo de aceitação). Apresentação

Universidad Interamericana de Panamá (UIP)

A Universidade Interamericana do Panamá, iniciou suas operações em 1994, com 90 alunos matriculados. Sua evolução como instituição anda de mãos dadas com o desenvolvimento do país, com o qual tem um compromisso firme, e em 2003 ingressou na Rede Laureate International Universities.

PANAMÁ Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC)

A Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (UPC) nasceu em 1994 como uma instituição de ensino baseada na criatividade e inovação, visando a formação de futuros profissionais, que serão protagonistas da mudança. Hoje é a primeira universidade global no Peru. Possui mais de 40 cursos de graduação nas Faculdades de Administração em Hotelaria e Turismo, Arquitetura, Artes Contemporâneas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Comunicações, Direito, Design, Economia, Educação, Engenharia, Negócios e Psicologia. Além disso, possui mais de 20 programas de pós-graduação.

PERU Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Saiba mais

Inscreva-se

Português (Brasil)
English Português (Brasil)