Enfermagem

Avaliação do MEC 4/5

QUAL A SUA ESCOLHA?

ESCOLHA O SEU JEITO DE ESTUDAR

PRESENCIAL PRESENCIAL FLEX SEMIPRESENCIAL EAD

Nossa missão é formar enfermeiros com competência técnica-científica, política, econômica e social, capazes de atuar criticamente nos processos de trabalho gerencial e cuidado nos diferentes níveis de atenção, visando melhorias de condições de saúde da população e valorizando a integralidade, interdisciplinaridade e internacionalidade.

Na Anhembi Morumbi, você tem acesso a uma formação de padrão internacional e a um ensino baseado em competências. O estudante desenvolve habilidades, vivenciando a prática profissional em simulação realística e cenário real em instituições de saúde públicas e privadas na cidade de São Paulo.

Aqui você terá a possibilidade de realizar intercâmbios com instituições parceiras da Laureate, em diferentes países, com a obtenção de Certificados Internacionais.

O método de ensino valoriza o aprendizado do estudante por meio de atividades participativas e dinâmicas como forma de desenvolvimento do raciocínio clínico que o habilita à tomada de decisão diante de qualquer situação da prática profissional.

  • Simulação realística do 1º ao 8º semestre;
  • Práticas clínicas a partir do 4º semestre em diferentes serviços de saúde;
  • Oferta de práticas clínicas do 4º ao 6º semestre, em período de férias, janeiro e julho;
  • Estágio curricular em instituições públicas e privadas de grande porte;
  • Atendimento à comunidade por meio de campanhas de vacinação e educação em saúde;
  • Incentivo à Iniciação Científica e participação de agremiação profissional;
  • Incentivo à pesquisa por meio da participação em eventos organizados pela Universidade e parceiros.

A Anhembi Morumbi coloca à disposição de seus alunos modernos laboratórios, equipados com manequins e softwares que simulam funções vitais e alterações patológicas de seres humanos. Além disso, conta com salas com vidros unidirecionais e sistema de áudio e vídeo que integram alunos e professores no aprendizado das funções do enfermeiro.

Você terá aulas com professores mestres e doutores com experiência profissional nas diversas áreas da Enfermagem e na docência do ensino superior, capacitados a conduzir o processo de ensino-aprendizagem teórico prático necessário à formação profissional.

Atos Autorizativos

MOOCA: CC: 4 (2018) | CPC: 4 (2016) | ENADE: 3 (2016)


Carreira

Em um mercado em constante transformação e que já prospecta uma grande necessidade de enfermeiros (devido ao fenômeno do envelhecimento da população acometida por doenças crônicas), em que novas oportunidades surgem a cada dia, múltiplas e crescentes são as possibilidades para os Bacharéis em Enfermagem.

  • Atuação no cuidado de enfermagem na atenção primária, secundária e terciária, nos diversos serviços da Saúde;
  • Gestor dos serviços de saúde: Unidade Básica de Saúde, Unidades Hospitalares, instituição de longa permanência e clínicas;
  • Atividade autônoma e empreendedora– consultório próprio (para o atendimento de meios de vida saudáveis, empresário de empresas de assistência domiciliar (Home Care), de formação e prestação de serviços de cuidadores de idosos, e de consultoria e assessoria nos serviços de saúde.

Infraestrutura

A infraestrutura do curso, com ampla variedade de laboratórios, permite aos estudantes a participação em atividades práticas desde o primeiro semestre em ambientes imersivos e apropriados ao desenvolvimento de competências e habilidades como:

  • Laboratório de Estrutura e Função Humana:  equipados com modelos anatômicos, computadores, softwares e equipamentos para a aprendizagem baseada em órgãos e sistemas do corpo humano.
  • Laboratórios Biomédicos: este amplo ambiente contempla o Laboratório de Biologia Molecular e Biotecnologia; Microscopia, Biologia e Diversidade Biológica, Bioquímica e Toxicologia; Microbiologia, Imunologia e Parasitologia; Mini-indústria Farmacêutica, onde o estudante terá contato com recursos e alta tecnologia para desenvolver atividades práticas voltadas ao aprendizado das ciências da vida.
  • Centro de Simulação:com 1.800m², contempla consultórios, salas avançadas de simulação, salas de habilidades e hospital simulado, ambientes que permitem que os estudantes vivenciem diversos cenários realísticos, por meio de ambientes simulados com modelos e manequins de alta tecnologia que favorecem o desenvolvimento de competências e atitudes profissionais como comunicação, trabalho em equipe, tomada de decisão, além das habilidades e procedimentos que podem ser treinados.
  • Laboratório de Habilidades Específicas: totalmente adequado para o desenvolvimento de práticas profissionais, facilitando a aprendizagem e a inserção do aluno no ambiente profissional, por meio de equipamentos modernos, amplo espaço para realização de práticas que desenvolvem habilidades e segurança do aluno para atuar junto ao paciente.
  • Centro Integrado da Saúde (CIS), em uma estrutura ampla com 2.800 m², dotados de equipamentos de alta tecnologia, distribuídos em consultórios, salas de atendimentos em grupo, ginásio terapêutico adulto e infantil, laboratório de órteses plantares, piscina terapêutica, entre outros espaços especiais que proporcionam atuação clínica ao futuro profissional de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Naturologia, Podologia, Psicologia e Quiropraxia.

Grade curricular

 

Disciplina Carga Horária
Desenvolvimento Humano e Social 88
Estrutura e Função Humana 132
Práticas de Enfermagem I 66
Processos Biológicos 132
Aparelho Locomotor 66
Estilo de Vida, Saúde e Meio Ambiente 88
Mecanismos de Agressão e Defesa 66
Políticas Públicas de Saúde 33
Práticas de Enfermagem II 99
Sistema Nervoso 99
Aparelho Urogenital 66
Ética e Profissionalismo em Enfermagem 33
Práticas de Enfermagem III 99
Saúde Coletiva 88
Sistema Cardiorrespiratório 99
Terapêutica Medicamentosa 66
Bioestatística e Epidemiologia 88
Interação Clínico-Patológica 66
Práticas de Enfermagem IV 99
Saúde Comunitária 132
Sistemas Digestório e Endócrino 66
Fundamentos de Nutrição 66
Programa de Integração Saúde Comunidade 66
Saúde da Criança e do Adolescente 132
Saúde da Mulher 132
Saúde Mental 66
Gestão em Enfermagem 99
Metodologia Científica 88
Optativa 66
Saúde do Adulto 132
Saúde do Idoso 99
Educação e Comunicação em Saúde 88
Estágio Supervisionado em Enfermagem I 418
Gestão em Serviços de Saúde 88
Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências da Saúde 66
Atividades Complementares 200
Estágio Supervisionado em Enfermagem II 429
Práticas Integrativas e Complementares 33
Seminários Integrativos em Enfermagem 33

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Fale com o coordenador:

    Daniel Gonsales Spindola

    Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo. Enfermeiro pela Universidade Anhembi Morumbi.
  • Gerente Acadêmica

    Profa. Ana Cristina Kuhn Pletsch Roncati

    Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996), Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), Especialista em Psicoterapia Comportamental Cognitiva pela USP (2003). Gerente Acadêmica da Escola de Ciências da Saúde da Universidade Anhembi Morumbi. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica/Análise do Comportamento e na área de Educação, com ênfase em Educação Médica.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Vila Olímpia

    Rua Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia
    CEP: 04546-001 - São Paulo - SP

  • Mooca (Centro)

    Rua Dr. Almeida Lima, 1134 - Mooca
    CEP: 03164-000 - São paulo - SP

Sobre o intercâmbio

 

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte da Laureate International Universities, rede internacional de universidades inovadoras. Com mais de 30 instituições de ensino ao redor do mundo, a Laureate reúne em sua comunidade acadêmica mais de 850 mil estudantes em 10 países por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

Universidad Andrés Bello (UNAB)

Fundada em 1989, Universidad Andrés Bello (UNAB) é conhecida por seu rigor acadêmico e excelência em pesquisa. Mais de 47 mil alunos estão matriculados nos campi Santiago, Viña del Mar e Concepción. A UNAB é considerada a melhor universidade privada do Chile e mantém posição de destaque nos rankings internacionais, como o QS Stars, que a classificou como uma das 10 melhores instiuições de ensino superior da América Latina.

CHILE Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad del Valle de México (UVM)

Fundada em 1960, Universidad del Valle de México (UVM) é uma das 10 melhores instituições de ensino superior do México. Com 125.000 alunos matriculados em 36 campi, espalhados por 18 estados, também é a maior universidade privada do país.

MÉXICO Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Exigido o teste de proficiência não oficial de espanhol - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos para curso com duração superior a 6 meses. Apresentação

Universidad Interamericana de Panamá (UIP)

A Universidade Interamericana do Panamá, iniciou suas operações em 1994, com 90 alunos matriculados. Sua evolução como instituição anda de mãos dadas com o desenvolvimento do país, com o qual tem um compromisso firme, e em 2003 ingressou na Rede Laureate International Universities.

PANAMÁ Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Instituto Profesional AIEP

Fundado em 1960, o Instituto Profesional AIEP prepara jovens e adultos para o mercado de trabalho global. O AIEP, instituição de ensino superior com forte atuação nos cursos técnicos e profissionalizantes, tem mais de 80.000 estudantes matriculados em 24 campi no país.

CHILE Consultar o International Office para obter valores e condições de investimento atualizados. ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Saiba mais

Português (Brasil)
English Português (Brasil)