Educação Física

Avaliação do MEC 4/5
Guia da Faculdade

QUAL A SUA ESCOLHA?

ESCOLHA O SEU JEITO DE ESTUDAR

PRESENCIAL PRESENCIAL FLEX SEMIPRESENCIAL EAD

Integrante da Escola de Saúde e Bem-Estar da Anhembi Morumbi, o curso de Educação Física possui uma arquitetura curricular alinhada às tendências internacionais de ensino da saúde, que visa formar profissionais aptos a atuar em equipes multiprofissionais, na promoção do bem-estar e melhoria da qualidade de vida da população, desde a aptidão física da saúde à alta performance. Aqui, você aprenderá por meio de tecnologia educacional, que inclui estudos em pequenos grupos, tutorias, simulação, realidade virtual e inserção nos locais de estágio.

O curso objetiva prepará-lo para ser um profissional plenamente capacitado para o mercado, com práticas profissionais desde o início, oferecendo sólido conhecimento no treinamento esportivo, na gestão esportiva e na atuação com equipes multidisciplinares.

A proposta curricular privilegia a prática desde o início até o último semestre, pois oferece unidades de conteúdo – disciplinas – de esportes e, ainda, abrange o estágio curricular.

Distribuída em atividades de ensino, pesquisa e extensão, amplamente articuladas entre teoria e prática, integra a gestão, a ciência do esporte e da tecnologia, formando um educador físico que estuda o esporte, a atividade física, bem como todos processos que os regulam, capacitando-o para identificar oportunidades, planejar, implementar programas ligados à saúde coletiva, à detecção de talentos esportivos, ao condicionamento físico, ao treinamento esportivo, bem como à sua gestão.

Estará apto, também, para gerir empreendimentos relacionados às atividades físicas e esportivas, sempre respeitando as diversidades sociais, econômicas, culturais de cada instituição, bem como as diferenças individuais, incluindo o atendimento a pessoas portadoras de necessidades especiais.

No curso de Educação Física, você terá aulas com professores e profissionais, a maioria mestres e doutores, formados por universidades de destaque no Brasil e no exterior, com ampla experiência acadêmica e no ambiente esportivo nacional e internacional. Grande parte também atua no mercado de forma autônoma, em importantes instituições de saúde e de esportes.

Atos Autorizativos

MOOCA: CC: 4 (2012) | CPC: 4 (2016) | ENADE: 4 (2016)


Carreira

Na Anhembi Morumbi, você aprende por meio de tecnologia educacional que inclui oficinas e vivências, estudos em pequenos grupos, simulação, realidade virtual e inserção em campos de estágio, dentre outras estratégias de aprendizagem.

A diversidade e a qualidade das metodologias utilizadas possibilitam que o estudante  se torne um profissional com diferencial competitivo. Além disso, dão-lhe todos os subsídios para que possa empreender sua carreira com sucesso na área de Educação Física.

O enriquecimento da vivência universitária, por meio da interação com professores, colegas e conteúdos de outros cursos da Anhembi Morumbi, possibilita a formação integral do estudante e a otimização de seus talentos profissionais e pessoais.

O esporte tem chamado a atenção no Brasil por conta dos megaeventos. O legado da educação para o esporte é indiscutível e o mercado para profissionais de Educação Física é muito promissor. Da mesma forma, a atenção à promoção do bem-estar e à melhoria da qualidade de vida dos brasileiros acentuam esta tendência.

Assim, o profissional formado em Educação Física tem importância vital para a sociedade, pois faz uso do conhecimento especializado e científico.

As melhores oportunidades do mercado de trabalho

No curso de Educação Física, você terá acesso a um conteúdo inovador e abrangente, que lhe permitirá ser capaz de exercer funções de maneira criativa, responsável, democrática e ética ao desempenhar atividades profissionais. Por ter uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, terá competências para planejar, executar e avaliar, coletivamente ou de forma individual, as demandas que envolvam o esporte, o exercício e  a atividade  física.

Desta forma, você será preparado para atuar em clubes, academias, centros esportivos e organizações similares, em programas e projetos com foco nas diferentes formas e modalidades de exercício físico, como ginástica, esportes, educação motora e rendimento físico e esportivo.

Infraestrutura

Na Universidade Anhembi Morumbi, o estudante de Educação Física conta com ambientes específicos e equipados para a prática e aprimoramento de suas habilidades e competências profissionais. Os espaços são destinados também a estágios supervisionados e a pesquisas científicas pertinentes à formação.
No Laboratório de Atividade Física e Esportiva, o aluno irá participar de atividades esportivas, avaliação física e treinamento de equipes universitárias de alto rendimento. Já no Laboratório do Movimento, o estudante irá contar com equipamentos de última geração para as aulas práticas das unidades de conteúdo relacionadas a condicionamento físico, medidas e avaliação, e ao treinamento esportivo.
O Laboratório do Movimento oferece, ainda, a possibilidade de desenvolvimento de trabalhos científicos e atua como agente auxiliar para atletas da Universidade, bem como de clubes, associações e federações em busca de otimização do rendimento esportivo.

A infraestrutura do curso, com ampla variedade de laboratórios, permite aos estudantes a participação em atividades práticas, desde o primeiro semestre, em ambientes imersivos e apropriados ao desenvolvimento de competências e habilidades como:

  • Laboratório de Estrutura e Função Humana:equipados com modelos anatômicos, computadores, softwares e equipamentos para a aprendizagem baseada em órgãos e sistemas do corpo humano.
  • Laboratórios Biomédicos: este amplo ambiente contempla o Laboratório de Biologia Molecular e Biotecnologia; Microscopia, Biologia e Diversidade Biológica, Bioquímica e Toxicologia; Microbiologia, Imunologia e Parasitologia; Mini-indústria Farmacêutica, onde o estudante terá contato com recursos e alta tecnologia para desenvolver atividades práticas voltadas ao aprendizado das ciências da vida.
  • Centro de Simulação:com 1.800m², contempla consultórios, salas avançadas de simulação, salas de habilidades e hospital simulado, ambientes que permitem que os estudantes vivenciem diversos cenários realísticos, por meio de ambientes simulados com modelos e manequins de alta tecnologia que favorecem o desenvolvimento de competências e atitudes profissionais como comunicação, trabalho em equipe, tomada de decisão, além das habilidades e procedimentos que podem ser treinados.
  • Laboratório de Habilidades Específicas: totalmente adequado para o desenvolvimento de práticas profissionais, facilitando a aprendizagem e a inserção do aluno no ambiente profissional, por meio de equipamentos modernos, amplo espaço para realização de práticas que desenvolvem habilidades e segurança do aluno para atuar junto ao paciente.
  • Centro Integrado da Saúde (CIS), em uma estrutura ampla com 2.800 m², dotados de equipamentos de alta tecnologia, distribuídos em consultórios, salas de atendimentos em grupo, ginásio terapêutico adulto e infantil, laboratório de órteses plantares, piscina terapêutica, entre outros espaços especiais que proporcionam atuação clínica ao futuro profissional de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Naturologia, Podologia, Psicologia e Quiropraxia.

Grade curricular

 

Disciplina Carga Horária
Desenvolvimento Humano e Social 88
Estrutura e Função Humana 132
Introdução à Educação Física 66
Lazer e Recreação 66
Processos Biológicos Básicos 66
Aparelho Locomotor 66
Atletismo 66
Estilo de Vida, Saúde e Meio Ambiente 88
Handebol 66
Motricidade Humana 66
Primeiros Socorros 33
Antropologia e Cultura Brasileira 88
Atividades de Dança 33
Basquetebol 66
Fisiologia do Exercício 66
Natação 66
Sistema Cardiorrespiratório 99
Aspectos Comportamentais e Psicológicos da Atividade Física e Esportiva 33
Avaliação Física 66
Biomecânica e Cinesiologia 99
Futebol e Futsal 66
Metodologia Científica 88
Voleibol 66
Atividade Esportiva para Crianças e Adolescente 66
Atividade Física e Esportiva Adaptada 66
Atividade Física no Envelhecimento 33
Bem-Estar e Condicionamento Físico 33
Programa de Integração Saúde Comunidade 66
Saúde Coletiva 88
Atividade Física e Esportiva para Grupos Especiais 66
Atividades de Academia e ao Ar Livre 66
Educação e Comunicação em Saúde 88
Estágio Supervisionado de Bacharelado em Educação Física I 165
Treinamento Resistido 66
Empreendedorismo em Atividade Física e Esportiva 33
Estágio Supervisionado de Bacharelado em Educação Física II 242
Optativa 66
Treinamento Esportivo 66
Atividades Complementares 200
Estágio Supervisionado de Bacharelado em Educação Física III 264
Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências da Saúde 66

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

Para dúvidas, entre em contato pelo esportes@anhembi.br

  • Fale com o Coordenador:

    Rodrigo Maciel Andrade

    Doutor em Ciências pela Faculdade de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Mestre em Biodinâmica do Movimento pela Faculdade de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo. Licenciado em Educação Física pelas Faculdades Metropolitanas Unidas.
  • Gerente Acadêmica

    Profa. Ana Cristina Kuhn Pletsch Roncati

    Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996), Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), Especialista em Psicoterapia Comportamental Cognitiva pela USP (2003). Gerente Acadêmica da Escola de Ciências da Saúde da Universidade Anhembi Morumbi. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica/Análise do Comportamento e na área de Educação, com ênfase em Educação Médica.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Mooca (Centro)

    Rua Dr. Almeida Lima, 1134 - Mooca
    CEP: 03164-000 - São paulo - SP

Sobre o intercâmbio

 

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte da Laureate International Universities, rede internacional de universidades inovadoras. Com mais de 30 instituições de ensino ao redor do mundo, a Laureate reúne em sua comunidade acadêmica mais de 850 mil estudantes em 10 países por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

Universidad Europea Miguel de Cervantes (UEMC)

Fundada em 2002, a Universidad Europea Miguel de Cervantes é uma universidade privada, jovem e dinâmica que desenvolve uma educação de qualidade voltada para o aluno, apoiada por atendimento personalizado, pequenos grupos e práticas de negócios. Da mesma forma, o trabalho de pesquisa concentra seus esforços na materialização dos avanços científicos, socioeconômicos e ambientais.

ESPANHA 2.000 euros (por semestre acadêmico). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Andrés Bello (UNAB)

Fundada em 1989, Universidad Andrés Bello (UNAB) é conhecida por seu rigor acadêmico e excelência em pesquisa. Mais de 47 mil alunos estão matriculados nos campi Santiago, Viña del Mar e Concepción. A UNAB é considerada a melhor universidade privada do Chile e mantém posição de destaque nos rankings internacionais, como o QS Stars, que a classificou como uma das 10 melhores instiuições de ensino superior da América Latina.

CHILE Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Torrens University Australia (TUA)

A Torrens University Australia é a primeira nova universidade privada que foi aberta na Austrália nos últimos 20 anos. Com campi em Adelaide, Brisbane, Melbourne e Sydney, possui aulas online e presenciais. A Torrens estimula um grande network entre seus estudantes de diferentes nacionalidades, bem como com profissionais atuantes do mercado.

AUSTRÁLIA Consultar o International Office para obter valores e condições de investimento atualizados. INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2. Histórico escolar oficial (traduzido em inglês). Necessário visto de estudos.

Saiba mais

Português (Brasil)
English Português (Brasil)