Design de Moda

Guia do estudante:
Reconhecido pelo MEC
Confira as portarias
Autorização/Criação
  • Resolução Consun nº 10, de 07 de agosto de 2006
Reconhecimento
  • Portaria nº 274 de 14 de dezembro de 2012.
Renovação de reconhecimento
  • Portaria n° 705, de 18 de dezembro de 2013

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Bacharelado
Duração
48 meses

Horário e Mensalidade

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Por que na Anhembi

SOBRE O CURSO

Graduação em Design de Moda é um bacharelado na área de Moda, com ênfase na pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos e imagens da área têxtil e de confecção.

O curso estimula a evolução do repertório cultural do aluno, entendendo a Moda como uma expressão rica e particular do Design. E para garantir seu pleno desenvolvimento,  o estudante passará por vários projetos de pesquisa: estudará do público-alvo ao tema, criação, desenvolvimento e apresentação de coleções, sendo orientado tanto ao desenvolvimento de produtos mais autorais quanto aos destinados à larga distribuição.

Graças a uma arquitetura curricular única e de padrão internacional, o futuro profissional desta área conquistará um repertório abrangente e um olhar apurado sobre moda internacional. Além disso, atualmente a criação em moda trabalha dois lados para uma atuação com base na excelência profissional: o artístico – a moda como expressão de um artista; e o produtivo – de criar produtos e imagens de moda, atendendo a prazos e outras exigências do mercado.

O curso de Design de Moda  da Anhembi Morumbi é focado na pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos da área têxtil e de confecção, estimulando a evolução do repertório cultural do aluno, por entender a  Moda como uma expressão rica e particular do Design.

O estudante passará por vários projetos de pesquisa – do público ao tema, criação, desenvolvimento e apresentação de coleções, sejam elas mais autorais ou de larga distribuição. Os estudos estarão voltados a desenvolver capacidades de entendimento e atuação sobre a Moda, alcançando cada vez mais diferentes atuações.

Por isso, na Anhembi Morumbi, você, que pretende ingressar nesta área, terá uma formação baseada nesses conceitos e, ao se formar, será um Designer de Moda capaz de criar e produzir coleções de vestuário de moda, bem como criar imagens de moda, como fotografias, desfiles e outros, sendo a imagem o fio condutor do processo de criação à comunicação do produto.

Na Anhembi Morumbi, você terá aulas com os melhores professores do País, a maioria mestres e doutores, formados por universidades renomadas do Brasil e do exterior. Todos eles estão inseridos no mercado da moda e envolvidos com esse universo o tempo todo. Além disso, muitos professores também possuem experiência internacional como estilistas, docentes e pesquisadores.

Carreira

Há grande crescimento de mercado para o designer de moda, uma vez que a demanda por produtos relacionados ao mundo da moda cresceu progressivamente nos últimos anos. Apesar de suas experiências pessoais servirem como referências para suas criações, esses profissionais devem transpor os limites do mundo fashion e se aprofundar em pesquisas nas mais variadas áreas, de maneira globalizada.

AS COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DE DESIGN DE MODA

Entre as competências do profissional de Design de Moda estão atuar na criação, planejamento e desenvolvimento de projetos em Design de Moda e de imagem de moda, bem como gerar e propor novas ideias caracterizando trabalhos de vanguarda.

As áreas de atuação dentro do mercado da Moda são bastante abrangentes e incluem:

  • Indústrias têxteis (indústrias de matérias-primas, insumos, tecelagens e confecções), atuando nos departamentos de pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos;
  • Comércio (varejo de moda), atuando em departamentos de pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos;
  • Escritórios de consultoria em moda, atuando como consultor e como ilustrador, na área de criação de produtos e na criação de imagens para catálogos e revistas ou na assessoria de criação de imagem pessoal;
  • Departamentos de criação de agências de comunicação ou de publicidade, atuando com a criação e a ilustração de imagem de moda;
  • Editoras de jornais e revistas, atuando com criação e ilustração de imagens de moda;
  • Produtoras de vídeo e cinema, atuando com criação de imagens, que englobam a pesquisa e a construção de cenário e figurinos;
  • E também atuar no mercado como autônomo, podendo, inclusive, abrir comércio com sua própria marca.

AO FINAL DO CURSO, VOCÊ ESTARÁ APTO A:

  • Atuar na criação, no planejamento e desenvolvimento de produto dos mais diferentes segmentos e em todos os elos da cadeia têxtil e de moda, nas indústrias de fios, corantes e outros suprimentos das empresas têxteis (como aviamentos e beneficiamentos), nos ateliês e confecções;
  • Responder pelo projeto de criação das imagens de moda em catálogos, desfiles, vídeos e sites;
    Participar da criação de projetos em diferentes setores da indústria, do design de objetos até as indústrias de automóvel, além das mídias tradicionais e digitais;
  • Atuar como pesquisador, ilustrador e consultor de criação no varejo.

Infraestrutura

No câmpus Morumbi, o estímulo à interdisciplinaridade é constante, o que favorece a produção criativa, a busca pela inovação e a capacidade de trabalho em equipes multiprofissionais. A Biblioteca do câmpus está totalmente preparada para os estudos na área de moda, com livros e revistas nacionais e internacionais do segmento. Junto à biblioteca funciona a Teciteca, onde os estudantes poderão conhecer os desenvolvimentos das principais indústrias têxteis do País.
O câmpus ainda conta com oficinas de modelagem e design, ateliês, estúdios, laboratórios digitais, além de uma área destinada a desfiles, exposições e concursos.

Grade curricular

Disciplinas
Série do curso
  • COMUNICAÇÃO
  • FUNDAMENTOS DO DESIGN DE MODA
  • HISTÓRIA DA ARTE E DO DESIGN
  • IMAGEM GRÁFICA E DIGITAL PARA MODA
  • LINGUAGEM VISUAL EM MODA
1º Semestre
  • DESENHO DE OBSERVAÇÃO
  • DESIGN DE MODA E TECNOLOGIAS TÊXTEIS
  • HISTÓRIA DA MODA
  • MATERIAIS TÊXTEIS
  • METODOLOGIA CIENTÍFICA
2º Semestre
  • DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL
  • DESIGN DE MODA E SOCIEDADE
  • ERGONOMIA
  • FOTOGRAFIA DE MODA
  • ILUSTRAÇÃO DE MODA
  • PROJETO INTEGRADO I: DESIGN DE MODA
3º Semestre
  • ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
  • DESIGN DE MODA E CULTURA BRASILEIRA
  • METODOLOGIA PROJETUAL
  • MODELAGEM BÁSICA
  • PROJETO INTEGRADO II: DESIGN DE MODA
  • REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
4º Semestre
  • DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
  • GESTÃO DE DESIGN DE MODA
  • MODA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
  • MODELAGEM TRIDIMENSIONAL
  • PROJETO INTEGRADO III: DESIGN DE MODA
5º Semestre
  • DESIGN DE MODA E INCLUSÃO SOCIAL
  • DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA DE MODA
  • ESTRATÉGIAS PARA O DESIGN
  • FUNDAMENTOS DA IMAGEM DE MODA
  • PROJETO INTEGRADO IV: DESIGN DE MODA
6º Semestre
  • LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO EM MODA
  • OPTATIVA I
  • PRODUÇÃO EDITORIAL
  • TÓPICOS ESPECIAIS EM DESIGN
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: DESIGN DE MODA
7º Semestre
  • DIREÇÃO DE ARTE EM MODA
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DESIGN DE MODA
  • OFICINA DE CRIAÇÃO EM MODA
  • OPTATIVA II
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: DESIGN DE MODA
8º Semestre
ATIVIDADES COMPLEMENTARES AO LONGO DO CURSO

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Fale com a coordenação

    Profa. Eloize Navalon

    Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi, pesquisa o processo e criação do designer de moda. Professora dos cursos de Negócios da Moda e Design Digital da mesma instituição. Há 20 anos trabalha com desenvolvimentos de produtos de moda e já esteve ligada a grandes empresas como C&A, dentre outras.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Morumbi

    Av. Roque Petroni Jr., 630 - Morumbi
    CEP: 04707-000 - São Paulo - SP

Sobre o intercâmbio

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte de uma rede internacional de universidades: a Laureate International Universities. Com mais de 80 instituições inovadoras ao redor do mundo, a Rede Laureate provê, a mais de 1 milhão de alunos, acesso a um ensino de qualidade por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes

Universidad Andrés Bello (UNAB)

Fundada em 1989, Universidad Andrés Bello (UNAB) é conhecida por seu rigor acadêmico e excelência em pesquisa. Mais de 47 mil alunos estão matriculados nos campi da em Santiago, Viña del Mar e Concepción. A UNAB é considerada a melhor universidade privada do Chile e mantém posição de destaque nos rankings internacionais, como o QS Stars, que a classificou como uma das 10 melhores instiuições de ensino superior da América Latina.

Chile Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos.

Nuova Accademia di Belle Arti Milano (NABA)

Fundada em 1980, a Nuova Accademia di Belle Arti Milano (NABA) é a maior academia de artes plásticas privada da Itália. Com cerca de 1.700 estudantes matriculados, a NABA tem programas reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. Estudantes e professores da instiuição estão envolvidos em projetos de renomadas companhias, como PepsiCo, Rolling Stone, 55DSL, Barilla, MiArt, Bosch, Zanotta, Cosmit, L’Oreal e Pirelli.

Itália 5.240 euros (curso por semestre acadêmico) Inglês E/ou Italiano Exigido o teste de proficiência oficial de inglês e/ou italiano - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos. Durante o período do programa, o estudante não pagará mensalidades na Anhembi Morumbi.

Universidad del Valle de México (UVM)

Fundada em 1960, Universidad del Valle de México (UVM) é uma das 10 melhores instituições de ensino superior do México. Com 125.000 alunos matriculados em 36 campi, espalhados por 18 estados, também é a maior universidade privada do país.

México Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Exigido o teste de proficiência de espanhol - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos para curso com duração superior a 6 meses.

Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC)

Mais de 38.000 alunos estão matriculados nos três campi da Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC), em Lima. Fundada em 1994, a UPC está classificada entre as melhores instituições privadas de ensino superior no Peru.

Peru Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos.

Universidad de Las Américas - Chile (UDLA)

A Universidad de Las Américas (UDLA), fundada em 1988, é pioneira na ampliação do acesso ao ensino superior no Chile. Com mais de 30.000 alunos, UDLA é a segunda maior universidade do país, com operação em Santiago, Concepción e Viña del Mar.

Chile Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos.

Instituto Profesional AIEP

Fundado em 1960, o Instituto Profesional AIEP prepara jovens e adultos para o mercado de trabalho global. O AIEP, instituição de ensino superior com forte atuação nos cursos técnicos e profissionalizantes, tem mais de 80.000 estudantes matriculados em 19 campi no país.

Chile Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos.

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