Design de Games

Reconhecido pelo MEC
Confira as portarias

Autorização/Criação

  • Resolução Consun nº 06, de 07 de agosto de 2006

Reconhecimento

  • Portaria nº 1088, publicada no DOU de 19 de dezembro de 2006

Renovação de reconhecimento

  • Portaria nº 626, publicada no DOU de 26 de novembro de 2013
    Portaria n° 705, de 18 de dezembro de 2013

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Bacharelado
Duração
8 semestres

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

O curso de Design de Games é reconhecido como inovador e pioneiro em graduação na área de jogos digitais no País, disponibilizando uma arquitetura curricular diferenciada e cada vez mais valorizada no mercado.

Além disso, a Anhembi Morumbi foi a primeira universidade a lançar o curso de Design de Games, com uma base sólida em design e em animação e modelagem 3D, com atividades em laboratórios projetados com o que há de mais avançado para estimular ao máximo o aprendizado dos estudantes.

O curso é focado na intensa prática da profissão, garantida pelo desenvolvimento de um projeto de game ou de animação em todos os semestres do curso. E esta prática tem  resultado em prêmios e reconhecimentos importantes para os estudantes, como os conquistados no BRGames, programa do Ministério da Cultura que objetiva estimular o desenvolvimento da indústria de games brasileira, por meio do fomento a projetos. Na última edição, dos dez projetos selecionados no País, três foram da Anhembi Morumbi. Somado a isso, os estudantes do curso também vêm obtendo diversas premiações em GameJams, competições de desenvolvimento de games, obtendo os  primeiros lugares no GameJam do Itaú Cultural e do Brasil Game Show.

Unidades de conteúdo inovadoras

Graças a uma arquitetura curricular inovadora e do mais alto nível, o estudante de Design de Games aprende a projetar jogos nas suas mais variadas plataformas, incluindo PC e web que, por sua vez, podem ser aplicados em projetos de entretenimento, cultura, arte, experimentação e educação.

Como aluno do curso de Design de Games, você irá adquirir sólidos conhecimentos em:
Design de Games: Conceitos e Processos, Princípios do Design de Games; Design de Interface Visual; Cultura dos Games; Ilustração em Design de Games; Design de Personagens Games para Web Princípios da Animação Modelagem 3D; Animação de Personagens (3D) Direção de Arte Marketing de Games Balanceamento e Progressão para Games Level Design Programação para Games Inteligência Artificial Design de Som


Carreira

O Brasil possui pouco mais de 50 empresas na área de jogos eletrônicos. Com o mercado em expansão, hoje, essas empresas sofrem com a dificuldade de encontrar profissionais especializados em criação e produção de games e, muitas delas, precisam investir na formação e no treinamento do profissional. Por isso, o designer de games tem um mercado de trabalho promissor pela frente, devido à escassez de profissionais especializados na área.

As áreas de atuação dentro do mercado Design de Games é bastante amplo e as oportunidades se concentram em indústrias de videogames, empresas de desenvolvimento de jogos, escritórios de design, agências ou escritórios de mídia digital e estúdios de animação.

Ao final do curso, você estará apto a:

Criar, planejar e desenvolver:

  • Projetos e produtos para o segmento de games;
  • Jogos para variadas plataformas, incluindo PC e web;
  • Produção de vinhetas;
  • Desenvolvimento de maquetes digitais;
  • Roteiros, personagens e cenários para games;
  • Projetos relacionados à área de hipermídia e interfaces digitais;
  • Animação, áudio, programação ou design de interface para o mercado de produção de jogos eletrônicos.

Infraestrutura

Focado no amplo desenvolvimento do aluno, o curso oferece uma infraestrutura completa, dotada de modernos laboratórios e amplo acervo específico para games: além de livros da área, jogos digitais (de diversas plataformas) e jogos clássicos de tabuleiro.

 

Grade curricular

COMUNICAÇÃO

COMPUTAÇÃO GRÁFICA

DESENHO E EXPRESSÃO GRÁFICA

DESIGN DE JOGO ANALÓGICO

HISTÓRIA E PRINCÍPIOS DO JOGO

FUNDAMENTOS DO DESIGN

ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE

DESIGN DE GAMES: CRIAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO

DESIGN DE PERSONAGENS

DESIGN DE SOM

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA GAMES

PRINCÍPIOS DA ANIMAÇÃO

METODOLOGIA CIENTÍFICA

DESIGN DE GAMES: JOGOS 2D

ILUSTRAÇÃO DIGITAL

LEVEL DESIGN

PROGRAMAÇÃO PARA JOGOS 2D

NARRATIVA PARA JOGOS

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA

DESIGN DE GAMES: SERIOUS GAMES

DESIGN DE INTERFACE E INTERAÇÃO

JOGOS E DESAFIOS: CONCEPÇÃO E BALANCEAMENTO

MODELAGEM E TEXTURARIZAÇÃO

PROGRAMAÇÃO APLICADA

DESIGN DE GAMES: AMBIENTES 3D

DIREÇÃO DE ARTE PARA GAMES

HISTÓRIA DO DESIGN

PROGRAMAÇÃO PARA JOGOS 3D

RIGGING

ANIMAÇÃO DE PERSONAGENS (3D)

CULTURA DOS GAMES

DESENVOLVIMENTO PARA GAMES 3D

DESIGN DE GAMES: TRANSMÍDIA

OPTATIVA I EAD

DESIGN E SOCIEDADE

GESTÃO DO DESIGN

PROJETO FINAL DE GAMES: CONCEPÇÃO

ERGONOMIA

OPTATIVA II EAD

LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO

MARKETING DE GAMES

PROJETO FINAL DE GAMES: PRODUÇÃO

ESTÁGIO CURRICULAR

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Fale com a coordenação

    Prof. Dr. Delmar Galisi Domingues

    Doutor em Design pela PUC-Rio e Mestre em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo. Há 20 anos atua como desenvolvedor, pesquisador e consultor nas áreas de design de games, animação digital, serious games, softwares educativos e de treinamento corporativo. Premiado em 1º lugar no Concurso Nacional de Software (MEC), pelo desenvolvimento de um software educativo.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Paulista II

    Rua Treze de Maio, 1.266 - Bela Vista
    CEP: 01327-002 - São Paulo - SP

  • Morumbi

    Rua Jaceru, 247 - Morumbi
    CEP: 04705-000 - São Paulo - SP

Sobre o intercâmbio

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte de uma rede internacional de universidades: a Laureate International Universities. Com mais de 80 instituições inovadoras ao redor do mundo, a Rede Laureate provê, a mais de 1 milhão de alunos, acesso a um ensino de qualidade por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

Universidad Andrés Bello (UNAB)

Fundada em 1989, Universidad Andrés Bello (UNAB) é conhecida por seu rigor acadêmico e excelência em pesquisa. Mais de 47 mil alunos estão matriculados nos campi da em Santiago, Viña del Mar e Concepción. A UNAB é considerada a melhor universidade privada do Chile e mantém posição de destaque nos rankings internacionais, como o QS Stars, que a classificou como uma das 10 melhores instiuições de ensino superior da América Latina.

Chile Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad del Valle de México (UVM)

Fundada em 1960, Universidad del Valle de México (UVM) é uma das 10 melhores instituições de ensino superior do México. Com 125.000 alunos matriculados em 36 campi, espalhados por 18 estados, também é a maior universidade privada do país.

México Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Exigido o teste de proficiência de espanhol - nível mínimo B2. Exame não-oficial. Necessário visto de estudos para curso com duração superior a 6 meses. Apresentação

Universidade Europeia (UE)

Fundada em 1962 em Lisboa, a Universidade Europeia (UE) oferece programas de graduação e pós-graduação para mais de 2.300 alunos. Os programas da UE são projetados para preparar os alunos para ter sucesso no mercado de trabalho. A UE é a terceira maior e mais antiga instituição privada de ensino superior em Portugal e é credenciada pelo Ministério da Educação Nacional.

Portugal Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Português de Portugal Necessário visto de estudos. Apresentação

Media Design School (MDS)

1998 viu a ascensão de trilhas digitais como o Google, que foram definidos para transformar o mundo como o conhecemos, eo surgimento da Internet como um componente central de nossas vidas. Enquanto isso, na Nova Zelândia, a Media Design School foi fundada para fornecer graduados treinados para empresas digitais e tecnológicas, para que pudessem responder a esta oportunidade de uma indústria global em rápida expansão.

Nova Zelandia Valores pagos a instituição de destino. Consulte o International Office. Inglês Proficiência em Inglês necessária, nível B2 (IELTS, TOEFL ou Pearson English). Necessário portfolio, currículo, carta de motivação, histórico do Ensino Médio e Passaporte (o histórico deverá ser traduzido de forma juramentada e a cópia do passaporte deverá ser autenticada em cartório). Necessária solicitação do visto de estudos para este destino. Apresentação

Saiba mais

Inscreva-se

Português (Brasil)
English Português (Brasil)