Dança

Avaliação do MEC 4/5
Guia da Faculdade

QUAL A SUA ESCOLHA?

ESCOLHA O SEU JEITO DE ESTUDAR

PRESENCIAL PRESENCIAL FLEX SEMIPRESENCIAL EAD

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Bacharelado, Licenciatura
Duração
8 semestres
Guia Rápido

Considerada uma das três principais artes da Antiguidade, junto com o Teatro e a Música, a Dança é praticada desde as civilizações primordiais. Podemos dizer, portanto, que o homem começou a dançar antes até de se constituir em sociedades nos formatos que conhecemos hoje. O curso de Dança forma profissionais capazes de criar, produzir, atuar e ensinar essa arte. Desta forma, os profissionais estarão aptos para atuarem, como:

  • Bailarinos;
  • Pesquisadores;
  • Docentes;
  • Dramaturgos;
  • Coreógrafos;
  • Produtores e muito mais.

A matriz curricular desta faculdade é formada por disciplinas teóricas, como:

  • História da Dança;
  • Expressão Corporal;
  • Expressão Estética;
  • História da Educação;
  • Antropologia;
  • Elementos visuais e sonoros;
  • Dramaturgia, entre outros.

A Anhembi Morumbi inova ao trazer um curso de dança que identifica os rumos da dança contemporânea, voltado para a formação de dançarino – intérprete/criador – e professor de dança. A metodologia de ensino é baseada nos Métodos de Educação Somática (Consciência Corporal), uma tendência inovadora no ensino da dança.

Na Anhembi Morumbi, você tem uma formação capaz de dar asas ao seu talento, o que se reverte em prêmios e reconhecimentos importantes, como os conquistados por professores, alunos e ex-alunos.

Você terá aulas com professores titulados, a maioria mestres e doutores, formados por universidades de ponta do Brasil e do exterior, e que possuem atuação marcante no panorama cultural de São Paulo. A possibilidade de observá-los em cena é uma forma excelente de agregar conhecimento e um grande estímulo para o seu futuro profissional. Além disso, muitos possuem experiência internacional como artistas, docentes ou pesquisadores.

Clique aqui e acesse o Projeto Pedagógico – Campus Mooca

Atos Autorizativos

MOOCA: CC: 4 (2016)


Carreira

Anualmente, no Brasil ou mesmo no exterior, ampliam-se as oportunidades de atuação profissional nas seguintes áreas:

  • Pesquisa;
  • Produção;
  • Formação e difusão artístico-cultural;
  • Eventos públicos e privados;
  • Programas culturais públicos e privados;
  • Espetáculos, com preparação corporal de elenco;
  • Escolas e instituições de dança;
  • Companhias nacionais e internacionais de Dança;
  • Editais de premiação e leis de incentivo à cultura.

Paralelamente, a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional garante espaço para a dança nos currículos da educação básica, na área das artes.

Infraestrutura

O câmpus Mooca disponibiliza aos estudantes estúdios compartilhados para os cursos de Dança e Teatro, e uma Sala de Espetáculos com excelente infraestrutura para as aulas práticas e teóricas, além de apresentação de trabalhos de conclusão de curso e espetáculos dos alunos e de convidados, garantindo uma formação sólida e alinhada às tendências do mercado profissional.

Grade curricular

Disciplina Carga Horária
Comunicação 88
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem 66
Anátomo-cinesiologia 66
Laboratório de Corpo: estudos somáticos 66
Técnicas de Dança: percepção 66
Representações do Corpo nas Artes 66
Metodologia Científica 88
Educação Inclusiva 66
Laboratório de História do Corpo 66
Técnicas de Dança: investigação 66
Optativa I 66
História da educação 88
Didática 66
Práticas em Dança: Estudos do Movimento 66
Elementos Musicais e Dança 66
Técnicas de Dança: análise 66
Antropologia e Cultura Brasileira 88
Tecnologia da Informação e da Comunicação na Educação 66
Teoria da Dança 66
Técnicas de Dança: Estudos Cinéticos I 66
Improvisação 66
Aspectos Sociais, Políticos e Legais da educação 88
Projeto Integrador: prática em educação ambiental – espaços formais e não formais 66
Práticas em Composição Coreográfica 66
Dramaturgia 66
Técnicas de Dança: Estudos Cinéticos II 66
Estágio Supervisionado I 100
Libras 66
Metodologia do Ensino da Dança 66
Práticas em Dança: dinâmicas do movimento 66
Projeto de Montagem Experimental 66
Optativa II 66
Estágio Supervisionado II 100
Poéticas da Cena 99
Práticas em Dança:  Preparação do Corpo Cênico 66
Elementos Visuais e Sonoros do Espetáculo 66
Montagem Cênica: TCC – Bacharelado 66
Estágio Supervisionado III 100
Práticas de Ensino: infância e adolescência 33
Práticas de Ensino: Dança para Comunidades Especiais 66
Práticas de Ensino: Projetos Dança Arte Educação 66
Estágio Supervisionado IV 100
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 200
A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

  • Coordenador:

    Prof. Marcelo Braga

    Ator, diretor e dramaturgo formado pela Escola de Arte Dramática - EAD/ECA/USP e pelo Curso de Interpretação e Formação de Atores e Cantores – FUNARTE, coordenado por Myrian Muniz. É doutor em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP com o tema DO SER AO ATOR, na área de formação do artista teatral e é mestre em Teatro pelo Instituto das Artes da UNESP/SP em Pedagogia Teatral, com o tema: MYRIAN MUNIZ – UMA PEDAGOGA DO TEATRO, ambos trabalhos publicados pela Giostri Editora. Atuou durante sete anos como coordenador de Equipe de Teatro do PROGRAMA VOCACIONAL da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo e também como docente na FPA (Faculdade Paulista de Artes), na Escola INCENNA e na UMC (Universidade de Mogi das Cruzes). Foi membro do CEPECA (Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator), grupo de pesquisa ligado à ECA-USP.   É autor de várias adaptações para o teatro, dentre elas O ALIENISTA, de Machado de Assis e A MÁQUINA, de Adriana Falcão.  É autor do texto teatral MONTANHA RUSSA, encenado em agosto e setembro de 2018 e que foi indicado ao PRÊMIO APLAUSO BRASIL de melhor dramaturgia de 2018. É membro fundador da Cia. Filhos do Dr. Alfredo da Cooperativa Paulista de Teatro.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Mooca (Centro)

    Rua Dr. Almeida Lima, 1134 - Mooca
    CEP: 03164-000 - São paulo - SP

Sobre o intercâmbio

 

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte da Laureate International Universities, rede internacional de universidades inovadoras. Com mais de 30 instituições de ensino ao redor do mundo, a Laureate reúne em sua comunidade acadêmica mais de 850 mil estudantes em 10 países por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

University of California, Riverside (UCR)

A UCR é uma das instituições mais diversas e inclusivas do prestigioso sistema de 10 universidades da Califórnia, a UCR serve como uma incubadora de novos conhecimentos, um mecanismo de mobilidade social e uma potência econômica.
As três faculdades da UCR oferecem uma ampla gama de disciplinas acadêmicas e de pesquisa: A Faculdade de Engenharia Marlan e Rosemary Bourns, com nove departamentos; A Faculdade de Humanidades, Artes e Ciências Sociais, com 20 departamentos; e a Faculdade de Ciências Naturais e Agrícolas, com 13 departamentos. A UCR é o lar de quatro escolas profissionais: Escola de Negócios, Escola de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Medicina e Escola de Políticas Públicas, bem como 23 centros de pesquisa interdisciplinares.

ESTADOS UNIDOS 4.800 dólares (por ciclo acadêmico norte americano = 3 meses de estudos com limite de créditos a serem cursados). Acrescido o valor de matrícula + seguro internacional + seguro adicional obrigatório UCR. INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2 (IELTS 6.5 ou TOEFL 80). Histórico escolar oficial (traduzido em inglês). Necessário visto de estudos. Obrigatória a aquisição de dois seguros-médicos, tanto o internacional - adquirido no Brasil - quanto o americano (pagamento remetido à UCR durante o processo de aceitação). Apresentação

Saiba mais

Português (Brasil)
English Português (Brasil)