Comércio Internacional

Guia do estudante:
Reconhecido pelo MEC
Confira as portarias
Autorização/Criação
  • Resolução Consun nº 16, de 13 de agosto de 2007
Reconhecimento
  • Portaria n° 486, publicada no DOU de 20 de dezembro de 2011

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Bacharelado
Duração
8 semestres

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

O curso de Comércio Internacional da Anhembi Morumbi prepara você para atuar em ambientes globais, com programas de Inglês (sistema Cambridge University Press de ensino) e Francês (oferecido pela Aliança Francesa de São Paulo) incluídos na matriz curricular.

Aqui, você será formado na prática de internacionalização de empresas, com habilitação em processos de negociação e na gestão de operações de Comércio Exterior. Desta forma, estará capacitado para atuar ativamente no mundo dos negócios globais.

Além disso, terá aulas com os melhores professores e profissionais do País, a maioria mestres e doutores, formados por universidades de destaque no Brasil e no exterior. Grande parte também atua no mercado, em cargos de direção em organizações nacionais e internacionais, além de possuírem experiência internacional como profissionais, docentes ou pesquisadores.

Carreira

A crescente internacionalização da economia brasileira tem projetado as empresas brasileiras nos mercados globais e aumentado a demanda de profissionais de Comércio Internacional que elaborem diagnósticos, gerenciem estratégias de internacionalização e intervenham ativamente na tomada de decisões das empresas.

O profissional de Comércio Exterior, além de preparar a empresa para enfrentar o mercado global de forma eficiente, conduz processos de negociação internacional de mercadorias e de serviços, com conhecimento aprofundado dos processos operacionais.

Para isso, dispõe de diferenciais que valorizam seu currículo:

1. Aprendizagem por objetivos e oportunidade de alto desempenho

Dividido em dois ciclosbásico (focado no conhecimento e na compreensão) e profissional (voltado à aplicação, análise crítica e tomada de decisão), o curso tem como objetivo desenvolver competências (saber agir),habilidades (saber fazer e saber conhecer) e atitudes (saber ser), preparando você para implementar ações e práticas demandadas por um mercado globalizado e extremamente competitivo.

Com uma metodologia de ensino baseada em objetivos e um sistema de acompanhamento de desempenho aula a aula, o estudante será preparado para se tornar gestor de seu próprio aprendizado.

2. Internacionalidade com visão abrangente e Inglês e Francês Curricular

Desde 2005, a Universidade Anhembi Morumbi faz parte da Rede Laureate, que inseriu a instituição e seus estudantes em um ambiente internacional, preparando-os para atuarem em um mercado de trabalho globalizado.

O curso reúne as melhores práticas pedagógicas mundiais, no que compete a metodologias de ensino e atualização do projeto pedagógico, incluindo laboratórios. Além disso, há convênios com mais de 75 instituições de ensino ao redor do mundo e possibilidades de intercâmbio internacional em todos os continentes.

O estudo das línguas inglesa, com a metodologia da Cambridge University Press,  e  francesa, em parceria com a Aliança Francesa, componentes curriculares obrigatórios, contribuem para a formação de um profissional alinhados às necessidades do mercado empresarial contemporâneo, bem como com a possibilidade de participação em um Fórum Internacional de Negócios – on-line, com estudantes da Rede Laureate.

3. Empreendedorismo e Inovação

O curso relaciona a teoria e a prática da atividade de um profissional de Comércio Internacional. Desde o primeiro semestre, por exemplo, o ETEN – Encontro de Trabalhos da Escola de Negócios permite que os estudantes apresentem seus projetos e trabalhos de conclusão de curso, e participem de bancas prévias de qualificação para seus TCCs. Por meio dessa atividade, desenvolve-se o trabalho cooperativo e o aluno se capacita ao mercado de trabalho, adquirindo competências como comunicação oral e escrita, capacidade de adaptação, trabalho em equipe, capacidade de aplicar conhecimentos a situações praticas, aprendizagem autônoma, liderança, mentalidade internacional e espírito empreendedor. Os estudantes também participam deCompetição Interna de Planos de Negócios e o vencedor participa da competição internacional: Global James McGuire Business Plan Competition.

O curso de Comércio Internacional oferece ciclos de palestras anuais com profissionais de destaque em suas áreas de atuação, dentro da Semana da Escola de Negócios. Isto não impede, no entanto, que palestras e encontros aconteçam em outros momentos. Para alunos de 1º semestre, é oferecido o Projeto Calouros, que os auxilia no autoconhecimento e os prepara para uma nova fase de sua vida, para os alunos do 6º semestre – é oferecido oProjeto Carreiras.

Além disso, os alunos têm como componente curricular o curso de Empreendedorismo desenvolvido pela Laureate Internacional que complementa os projetos integrados desenvolvidos a partir do primeiro semestre do curso, com foco na elaboração de um plano de negócios para uma nova empresa.

4. Gestão de Carreira

Ajudar seus estudantes a encontrarem a posição de trabalho almejada é uma meta da Universidade Anhembi Morumbi. Para realizá-la desenvolveu o Projeto Carreira – um instrumento oferecido a todos os estudantes que estão chegando ao final do curso, trazendo conhecimento de estratégias de desenvolvimento profissional que aumentem sua empregabilidade, preparando-os adequadamente para a entrada no mercado de trabalho ou mudança na carreira.

Um professor tutor é designado pela coordenação do curso e orienta atividades que acontecem paralelamente em sala de aula e fora dela. O Projeto explora inicialmente o autoconhecimento acerca das habilidades, interesses, valores e aptidões, para em seguida levar o estudante a conhecer o mercado de trabalho da profissão escolhida e preparar um plano de ação para realização dos objetivos de desenvolvimento pessoal e da carreira, capacitando-o também a elaborar um currículo apropriado, participar de entrevistas e fomentar seu networking.

Infraestrutura

Para complementar seu aprendizado, a Universidade coloca à disposição uma infraestrutura completa e atualizada, bem como corpo docente formado por profissionais de destaque no mercado, em sua maioria mestres e doutores; além de bibliotecas certificadas com ISO 9001 e acervo com mais de 360 mil itens.

Grade curricular

DIREITO EMPRESARIAL

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

LIDERANÇA, CULTURA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMUNICAÇÃO (INSTITUCIONAL)

LÍNGUA INGLESA I

LÍNGUA FRANCESA I

CRIATIVIDADE, GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO

FUNDAMENTOS DE MARKETING

FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL

JOGOS MATEMÁTICOS

EMPREENDEDORISMO (INSTITUCIONAL)

LÍNGUA INGLESA II

LÍNGUA FRANCESA II

LEGISLAÇÃO ADUANEIRA E TRIBUTÁRIA

MATEMÁTICA FINANCEIRA

POLÍTICA INTERNACIONAL

SISTEMÁTICA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO

DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS (INSTITUCIONAL)

LÍNGUA INGLESA III

LÍNGUA FRANCESA III

CONTABILIDADE GERENCIAL

ESTATÍSTICA PARA GESTORES

LOGÍSTICA NACIONAL E INTERNACIONAL

POLÍTICAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL

METODOLOGIA CIENTÍFICA (INSTITUCIONAL)

LÍNGUA INGLESA IV

LÍNGUA FRANCESA IV

ECONOMIA INTERNACIONAL

METODOLOGIA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA

DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL (INSTITUCIONAL)

LABORATÓRIO DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO: CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS

LÍNGUA INGLESA V

LÍNGUA FRANCESA V

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

MARKETING GLOBAL

OPTATIVA I (EAD)

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA (INSTITUCIONAL)

LABORATÓRIO DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO: DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

LÍNGUA INGLESA VI

LÍNGUA FRANCESA VI

FINANÇAS INTERNACIONAIS

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

PESQUISA DE MERCADO

OPTATIVA II

LÍNGUA INGLESA VII

DIREITO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL

OPTATIVA III

NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL E RELAÇÕES MULTICULTURAIS

LABORATÓRIO DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO: PROJETOS DE CONSULTORIA

LÍNGUA INGLESA VIII

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Prof. Dr. Mauricio Homma

    Doutor em Ciências Sociais: Relações Internacionais, pela PUC-SP, com mestrado em Educação: Currículo pela PUC-SP e graduação em Ciências Políticas e Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Atualmente, é coordenador do curso de Relações Internacionais da Universidade Anhembi Morumbi, onde atua como docente desde o ano 2000. Desenvolveu diversas pesquisas no Instituto de Estudos Especiais da PUC-SP, tendo atuado também no terceiro setor e em administrações públicas, em diversos cargos tais como secretário de Educação em Santos, São Paulo; coordenador nacional da Fundação Fé e Alegria do Brasil, consultor em educação e políticas sociais para diversos órgãos governamentais e não governamentais, e gerente da área de Direito à Educação da Fundação Abrinq.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Vila Olímpia

    Rua Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia
    CEP: 04546-001 - São Paulo - SP

  • Paulista I

    Avenida Paulista, 2000 - Bela Vista
    CEP: 01310-200 - São Paulo - SP

Sobre o intercâmbio

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte de uma rede internacional de universidades: a Laureate International Universities. Com mais de 80 instituições inovadoras ao redor do mundo, a Rede Laureate provê, a mais de 1 milhão de alunos, acesso a um ensino de qualidade por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

Universidad Tecnológica Centroamericana (UNITEC)

Fundada em 1987, a Universidad Tecnológica Centroamericana (UNITEC) promove o espírito empreendedor de seus mais de 20.000 alunos. A instituição conta com três campi em Tegucigalpa e um em San Pedro de Sula. A UNITEC se destaca como a universidade privada de maior prestígio em Honduras, de acordo ranking do Unimer Research International.

HONDURAS Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad del Valle de México (UVM)

Fundada em 1960, Universidad del Valle de México (UVM) é uma das 10 melhores instituições de ensino superior do México. Com 125.000 alunos matriculados em 36 campi, espalhados por 18 estados, também é a maior universidade privada do país.

MÉXICO Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Exigido o teste de proficiência não oficial de espanhol - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos para curso com duração superior a 6 meses. Apresentação

Universidad Interamericana de Panamá (UIP)

A Universidade Interamericana do Panamá, iniciou suas operações em 1994, com 90 alunos matriculados. Sua evolução como instituição anda de mãos dadas com o desenvolvimento do país, com o qual tem um compromisso firme, e em 2003 ingressou na Rede Laureate International Universities.

PANAMÁ Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC)

A Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (UPC) nasceu em 1994 como uma instituição de ensino baseada na criatividade e inovação, visando a formação de futuros profissionais, que serão protagonistas da mudança. Hoje é a primeira universidade global no Peru. Possui mais de 40 cursos de graduação nas Faculdades de Administração em Hotelaria e Turismo, Arquitetura, Artes Contemporâneas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Comunicações, Direito, Design, Economia, Educação, Engenharia, Negócios e Psicologia. Além disso, possui mais de 20 programas de pós-graduação.

PERU Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

University of Applied Sciences Europe (UE - Alemanha)

A University of Applied Sciences Europe (UE – Alemanha), com campi em Iserlohn, Berlim e Hamburgo, na Alemanha, visa incutir o espírito empreendedor nos futuros gestores desde 2000. Com foco em estudos de casos, seminários práticos e estágios integrados, a UE fornece as habilidades que seus mais de 1.500 alunos precisam para cargos de gestão e de liderança. A instituição está no topo das universidades de negócios e mídia da Alemanha, de acordo com os rankings universitários CHE 2011.

ALEMANHA 4.850 euros (curso por semestre acadêmico). INGLÊS E/OU ALEMÃO Exigido o teste de proficiência não oficial de inglês e/ou alemão - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos.

École Supérieure du Commerce Extérieur (ESCE)

Fundada em 1968, a École Supérieure du Commerce Extérieur (ESCE) oferece programas em negócios e gestão internacional para mais de 2.700 alunos. Com sede em Paris, ESCE mantém parcerias estratégicas com instituições em Cidade do México, São Paulo e Pequim.

FRANÇA Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) - número limitado de estudantes por semestre (seleção por meritocracia acadêmica). Demais alunos = 5.900 euros. INGLÊS e FRANCÊS Condição de investimento válida para número limitado de estudantes por semestre, selecionados por meritocracia acadêmica. Exigido o teste de proficiência não oficial de inglês e/ou francês - nível mínimo B2. Obrigatória a aquisição de dois seguros-médicos, tanto o internacional - adquirido no Brasil - quanto o francês (pagamento remetido à França durante o processo de aceitação). Apresentação

Torrens University Australia (TUA)

A Torrens University Australia é a primeira nova universidade privada que foi aberta na Austrália nos últimos 20 anos. Com campi em Adelaide, Brisbane, Melbourne e Sydney, possui aulas online e presenciais. A Torrens estimula um grande network entre seus estudantes de diferentes nacionalidades, bem como com profissionais atuantes do mercado.

AUSTRÁLIA Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). Condição válida excepcionalmente ao intake 2019/2, com limite de 20 vagas, divididas entre as quatro Escolas elegíveis (5 vagas por Escola), das quais os alunos postulantes serão selecionados por meritocracia acadêmica (análise de coeficiênte geral). INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2. Histórico escolar oficial (traduzido em inglês). Necessário visto de estudos.

Universidad Andrés Bello (UNAB)

Fundada em 1989, Universidad Andrés Bello (UNAB) é conhecida por seu rigor acadêmico e excelência em pesquisa. Mais de 47 mil alunos estão matriculados nos campi Santiago, Viña del Mar e Concepción. A UNAB é considerada a melhor universidade privada do Chile e mantém posição de destaque nos rankings internacionais, como o QS Stars, que a classificou como uma das 10 melhores instiuições de ensino superior da América Latina.

CHILE Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Dupla titulação

Instituição País Investimento Idioma Detalhes
École Supérieure du Commerce Extérieur (ESCE) FRANÇA Consultar o International Office para obter valores e condições de investimento atualizados. INGLÊS e FRANCÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2 e teste de proficiência não oficial de francês A2 (vertente em inglês) ou teste de proficiência oficial de francês - nível mínimo B2 e teste de proficiência não oficial de inglês A2 (vertente em francês). Necessário visto de estudos. Necessário cumprir os 6 primeiros semestres do curso na Anhembi Morumbi. Obrigatória a aquisição de dois seguros-médicos, tanto o internacional - adquirido no Brasil - quanto o francês (pagamento remetido à França durante o processo de aceitação).

Saiba mais

Inscreva-se

Português (Brasil)
English Português (Brasil)