Cinema e Audiovisual

Guia do estudante:
Reconhecido pelo MEC
Confira as portarias
Autorização/Criação
  • Resolução Consun n° 02, de 23 de abril de 2004
Reconhecimento
  • Portaria n° 840, publicada no DOU de 14 de abril de 2011

 

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Bacharelado
Duração
8 semestres

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

Produção Cinematográfica

nosso curso de Cinema e Audiovisual possui ênfase na produção cinematográfica. O conteúdo é baseado na pesquisa e no debate humanístico, o que estimula a reflexão ao longo da história e a inter-relação do cinema com o universo das artes, especialmente fotografia, pintura e música. 

Visão crítica do setor

O currículo do curso incentiva o desenvolvimento da visão crítica e analítica do setor cinematográfico e audiovisual, o que garante repertório para atuar na produção de roteiros, na crítica especializada e na pesquisa acadêmica. Isso abre um enorme leque de oportunidades no mercado de trabalho.  


Qualidade de Ensino

Reconhecido pelo MEC e com três estrelas no Guia do Estudante, nosso curso de Cinema e Audiovisual destaca-se pela qualidade de ensino. Você terá acesso a uma infraestrutura de ponta e será orientado por professores que são mestres, doutores e especialistas nas áreas que lecionam.  

As atividades práticas voltadas à produção cinematográfica são incentivadas e desenvolvidas desde o início do curso. Dessa forma, você poderá vivenciar o dia a dia da profissão, além de criar materiais ricos para seu portfólio.   

Reconhecimento no Mercado

A qualidade de ensino, o foco na produção cinematográfica e o incentivo à criatividade constroem profissionais excepcionais, que se destacam no mercado de trabalho.   

Os autores dos melhores trabalhos são incentivados a participar de mostras e eventos nacionais e internacionais, promovidos pela Anhembi Morumbi e por outras instituições.  

Confira os prêmios e reconhecimentos conquistados por nossos alunos e ex-alunos de Cinema e Audiovisual.


Carreira

Mercado de Trabalho

mercado cinematográfico brasileiro está aquecido. De acordo com a Ancine, Agência Nacional do Cinema, os últimos anos foram marcados por recordes de lançamentos brasileiros, com destaque para o crescimento no número de documentários e animações nacionais.  

O cineasta encontra oportunidades não apenas na produção de filmes para o Cinema, mas também na TV e na Internet. O crescimento acelerado das mídias digitais e das plataformas de streaming tem promovido boas chances de trabalho em produtoras de audiovisual.  

Além disso, o mercado de filmes publicitários, que está em constante crescimento, valoriza as habilidades dos profissionais com formação em cinema 

Ao final do curso, você estará apto a:

  • Escrever roteiros;  
  • Produzir vídeos e filmes;  
  • Produzir para cinema, vídeo, televisão;  
  • Trabalhar com pré-produção, fotografia, som, direção de arte, preparação de elenco, cenário, figurino, trilha sonora, animação, finalização do filme e até mesmo a digitalização da memória e preservação. 
  • Atuar na crítica especializada de cinema e audiovisual; 
  • Atuar na pesquisa acadêmica; 
  • Atuar em todos os segmentos da indústria de cinema e de audiovisual (ficcional e documental).  

Infraestrutura

Desde o início do curso, você será envolvido em atividades práticas, nas mais diversas áreas de atuação. Para potencializar seu aprendizado, você contará com o apoio de uma infraestrutura de ponta, com mais de 1.000 m² de área total de estúdios para produções audiovisuais. 

São modernos laboratórios de fotografia, três estúdios de gravação e filmagem, quatro estúdios de som, quatro salas especiais de edição de imagens, sala de projeção e equipamentos de captação externa. 

Os alunos também têm acesso ao empréstimo de equipamentos, que podem ser utilizados dentro e fora do câmpus, para a produção de projetos acadêmicos.

Grade curricular

CINEMA E AUDIOVISUAL

COMUNICAÇÃO (EAD)
ARTE, CULTURA E ESTÉTICA
ESTRUTURA DE ROTEIROS
ESTUDOS FOTOGRÁFICOS
LINGUAGEM AUDIOVISUAL
METODOLOGIA CIENTÍFICA (EAD)
CINEMA BRASILEIRO
FILOSOFIA E ÉTICA
HISTÓRIA DO CINEMA
TÉCNICAS DE ROTEIRO EM CINEMA
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA (EAD)
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
TRILHA SONORA EM CINEMA
CINEMA CONTEMPORÂNEO
PRODUÇÃO EM CINEMA
DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL (EAD)
CAPTAÇÃO DE IMAGEM
CAPTAÇÃO DE SOM
CURADORIA E CINEMA
MONTAGEM EM CINEMA
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS (EAD)
CRÍTICA DE CINEMA
DIREÇÃO DE ARTE PARA CINEMA
TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO
OPTATIVA TRILHA 1
PÓS-PRODUÇÃO E FINALIZAÇÃO
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
DOCUMENTÁRIO PARA CINEMA
OPTATIVA TRILHA 2
OPTATIVA (INCLUI LIBRAS)
DIREÇÃO DE ATORES PARA CINEMA
DIREÇÃO EM CINEMA
PROJETO EXPERIMENTAL I
PROJETO EXPERIMENTAL II: EDIÇÃO (PRÉ-REQUISITO: PROJETO EXPERIMENTAL I)
PROJETO EXPERIMENTAL III: SONORIZAÇÃO (PRÉ-REQUISITO: PROJETO EXPERIMENTAL I)
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Coordenadora do Curso

    Tatiana Giovannone Travisani

    Pós-doutora em Artes Visuais pela ECA/USP; doutora em Artes Visuais pela ECA/USP (2013) com a tese REDES e CIDADES em REDES, sob orientação de Gilberto dos Santos Prado, bolsista CAPES. Realizou doutorado sanduíche na UPV, em Valencia (ES) em 2011 e 2012, bolsista CAPES. Mestre em Artes Visuais pela UNESP, com bolsa da CAPES (2008). Especialista em Vídeo Digital On-Line/Off-Line no MECAD (Espanha), com bolsa da UNESCO (2007). Graduada em Comunicação e Multimídia pela Universidade Metodista de São Paulo (2000). Coordenadora e docente do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Anhembi Morumbi. Desenvolve trabalhos artísticos em vídeo, performances audiovisuais, instalações interativas e vídeo mappings. Recebeu o prêmio Rumos Itaú Cultural Artes Cibernéticas com sua tese de doutorado. Também recebeu premiação em festivais de cinema, vídeo e artes visuais como o Festival do Minuto, a seleção de melhor curta de documentário no 29o Festival de Gramado e a premiação em vídeo arte no Premio Cub Diario Levante de Valencia (Espanha) e Premi Unió Europea de Patrimoni Cultural / Premis Europa Nostra 2013, com projeto Cabanyal Archivo Vivo, ao qual participou junto ao grupo LaboLuz da UPV (Espanha). Realiza atividades em docência desde 2005, nos últimos anos com estágio de docência no curso de graduação em Artes Plástica da ECA/USP, como professora convidada da na disciplina de Design y nuevos Medios da UNAM (México) e disciplina de Arte Sonoro da UPV (Espanha). Fez parte do grupo de pesquisa Poéticas Digitais de 2009 à 2016 e colaborou com os grupos LaboLuz e Laboratorio de Creaciones Intermedia entre 2012 e 2014 (Valencia, Espanha). Atualmente dedica-se a docência, ao projeto de live cinema Clássicos de Calçada e a produtora a qual é sócio-fundadora Emergencia Cuadrante.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Paulista I

    Avenida Paulista, 2000 - Bela Vista
    CEP: 01310-200 - São Paulo - SP

  • Mooca (Centro)

    Rua Dr. Almeida Lima, 1134 - Mooca
    CEP: 03164-000 - São paulo - SP

Sobre o intercâmbio

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte de uma rede internacional de universidades: a Laureate International Universities. Com mais de 80 instituições inovadoras ao redor do mundo, a Rede Laureate provê, a mais de 1 milhão de alunos, acesso a um ensino de qualidade por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

Universidad de Las Américas - Chile (UDLA)

A Universidad de Las Américas (UDLA), fundada em 1988, é pioneira na ampliação do acesso ao ensino superior no Chile. Com mais de 30.000 alunos, UDLA é a segunda maior universidade do país, com operação em Santiago, Concepción e Viña del Mar.

Chile Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad de Las Américas - Equador (UDLA)

Fundada por um grupo de educadores e empresários em 1995, a Universidad de Las Américas (UDLA) hoje é a universidade privada Nº 1 do Equador, de acordo com o Conselho Equatoriano de Ensino Superior (CONESUP). A instituição oferece aos alunos as habilidades práticas e os treinamentos necessários para ingresso no mercado de trabalho. Com dois campi em Quito, a UDLA tem mais de 10.000 estudantes.

Equador Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad del Valle de México (UVM)

Fundada em 1960, Universidad del Valle de México (UVM) é uma das 10 melhores instituições de ensino superior do México. Com 125.000 alunos matriculados em 36 campi, espalhados por 18 estados, também é a maior universidade privada do país.

México Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Exigido o teste de proficiência de espanhol - nível mínimo B2. Exame não-oficial. Necessário visto de estudos para curso com duração superior a 6 meses. Apresentação

Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC)

Mais de 38.000 alunos estão matriculados nos três campi da Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC), em Lima. Fundada em 1994, a UPC está classificada entre as melhores instituições privadas de ensino superior no Peru.

Peru Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Exigido atestado de intercâmbio - emitido pela UAM. Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Andrés Bello (UNAB)

Fundada em 1989, Universidad Andrés Bello (UNAB) é conhecida por seu rigor acadêmico e excelência em pesquisa. Mais de 47 mil alunos estão matriculados nos campi da em Santiago, Viña del Mar e Concepción. A UNAB é considerada a melhor universidade privada do Chile e mantém posição de destaque nos rankings internacionais, como o QS Stars, que a classificou como uma das 10 melhores instiuições de ensino superior da América Latina.

Chile Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Latina de Costa Rica (Ulatina)

A Universidad Latina, fundada em 1979, e a Universidad Interamericana de Costa Rica, fundada em 1986, juntaram-se em 2010 para se tornar a Universidad Latina de Costa Rica (ULATINA), uma instituição que combina os pontos fortes e as especialidades de suas antecessoras. A ULATINA é a maior universidade privada da Costa Rica, de acordo com o Estado de la Educación en Costa Rica, com mais de 35.400 estudantes matriculados.

Costa Rica Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Tecnológica Centroamericana (UNITEC)

Fundada em 1987, a Universidad Tecnológica Centroamericana (UNITEC) promove o espírito empreendedor de seus mais de 20.000 alunos. A instituição opera três campi em Tegucigalpa e um em San Pedro de Sula. A UNITEC se destaca como a universidade privada de maior prestígio em Honduras, de acordo ranking do Unimer Research International.

Honduras Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Privada del Norte (UPN)

Mais de 30.000 alunos estão matriculados nos campi Universidad Privada del Norte (UPN) em Trujillo, Cajamarca e Lima. A instituição, fundada em 1994, busca desenvolver nos alunos as habilidades que o mercado de trabalho exige para que se tornem profissionais qualificados e bem sucedidos.

Peru Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Exigido atestado de intercâmbio - emitido pela UAM. Necessário visto de estudos. Apresentação

Istanbul Bilgi University

A Istanbul Bilgi University (BILGI), fundada em 1996, é uma das maiores universidades privadas da Turquia. A instituição tem três campi no coração de Istambul e oferece a mais de 14.000 alunos uma gama de atividades sociais e culturais que criam uma vida universitária vibrante. Na BILGI, os programas de graduação e de pós-graduação são ministrados em Inglês.

Turquia 3.500 dólares (curso por semestre acadêmico) Inglês Exigido o teste de proficiência de inglês - nível mínimo B2 (exame oficial ou não-oficial). Necessário visto de estudos. Durante o período do programa, o estudante deverá estar rematriculado, mas não pagará as mensalidades na Anhembi Morumbi. Apresentação

Universidad Europea Miguel de Cervantes (UEMC)

Fundada em 2002 (BOCyL 24/06/02 e 05/07/02 BOE), o UEMC tem atualmente em seu campus em Valladolid com mais de 1.500 alunos, 250 professores e pesquisadores e administração e serviços e tem uma oferta de formação de 16 graus oficiais 7 graus Duplas 7 oficial de mestrado e numerosos estudos de pós-graduação.

Espanha 2.000 euros (curso por semestre acadêmico) Espanhol Exigido histórico escolar oficial e atestado de intercâmbio - emitidos pela UAM. Necessário visto de estudos. Durante o período do programa, o estudante não pagará mensalidades na Anhembi Morumbi. Apresentação

Saiba mais

Inscreva-se

Português (Brasil)
English Português (Brasil)