Cinema e Audiovisual

Guia do estudante:
Reconhecido pelo MEC
Confira as portarias
Autorização/Criação
  • Resolução Consun n° 02, de 23 de abril de 2004
Reconhecimento
  • Portaria n° 840, publicada no DOU de 14 de abril de 2011

 

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Bacharelado
Duração
8 semestres

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

Produção Cinematográfica

nosso curso de Cinema e Audiovisual possui ênfase na produção cinematográfica. O conteúdo é baseado na pesquisa e no debate humanístico, o que estimula a reflexão ao longo da história e a inter-relação do cinema com o universo das artes, especialmente fotografia, pintura e música. 

Visão crítica do setor

O currículo do curso incentiva o desenvolvimento da visão crítica e analítica do setor cinematográfico e audiovisual, o que garante repertório para atuar na produção de roteiros, na crítica especializada e na pesquisa acadêmica. Isso abre um enorme leque de oportunidades no mercado de trabalho.  


Qualidade de Ensino

Reconhecido pelo MEC e com três estrelas no Guia do Estudante, nosso curso de Cinema e Audiovisual destaca-se pela qualidade de ensino. Você terá acesso a uma infraestrutura de ponta e será orientado por professores que são mestres, doutores e especialistas nas áreas que lecionam.  

As atividades práticas voltadas à produção cinematográfica são incentivadas e desenvolvidas desde o início do curso. Dessa forma, você poderá vivenciar o dia a dia da profissão, além de criar materiais ricos para seu portfólio.   

Reconhecimento no Mercado

A qualidade de ensino, o foco na produção cinematográfica e o incentivo à criatividade constroem profissionais excepcionais, que se destacam no mercado de trabalho.   

Os autores dos melhores trabalhos são incentivados a participar de mostras e eventos nacionais e internacionais, promovidos pela Anhembi Morumbi e por outras instituições.  

Confira os prêmios e reconhecimentos conquistados por nossos alunos e ex-alunos de Cinema e Audiovisual.


Carreira

Mercado de Trabalho

mercado cinematográfico brasileiro está aquecido. De acordo com a Ancine, Agência Nacional do Cinema, os últimos anos foram marcados por recordes de lançamentos brasileiros, com destaque para o crescimento no número de documentários e animações nacionais.  

O cineasta encontra oportunidades não apenas na produção de filmes para o Cinema, mas também na TV e na Internet. O crescimento acelerado das mídias digitais e das plataformas de streaming tem promovido boas chances de trabalho em produtoras de audiovisual.  

Além disso, o mercado de filmes publicitários, que está em constante crescimento, valoriza as habilidades dos profissionais com formação em cinema 

Ao final do curso, você estará apto a:

  • Escrever roteiros;  
  • Produzir vídeos e filmes;  
  • Produzir para cinema, vídeo, televisão;  
  • Trabalhar com pré-produção, fotografia, som, direção de arte, preparação de elenco, cenário, figurino, trilha sonora, animação, finalização do filme e até mesmo a digitalização da memória e preservação. 
  • Atuar na crítica especializada de cinema e audiovisual; 
  • Atuar na pesquisa acadêmica; 
  • Atuar em todos os segmentos da indústria de cinema e de audiovisual (ficcional e documental).  

Infraestrutura

Desde o início do curso, você será envolvido em atividades práticas, nas mais diversas áreas de atuação. Para potencializar seu aprendizado, você contará com o apoio de uma infraestrutura de ponta, com mais de 1.000 m² de área total de estúdios para produções audiovisuais. 

São modernos laboratórios de fotografia, três estúdios de gravação e filmagem, quatro estúdios de som, quatro salas especiais de edição de imagens, sala de projeção e equipamentos de captação externa. 

Os alunos também têm acesso ao empréstimo de equipamentos, que podem ser utilizados dentro e fora do câmpus, para a produção de projetos acadêmicos.

Grade curricular

CINEMA E AUDIOVISUAL

COMUNICAÇÃO (EAD)
ARTE, CULTURA E ESTÉTICA
ESTRUTURA DE ROTEIROS
ESTUDOS FOTOGRÁFICOS
LINGUAGEM AUDIOVISUAL
METODOLOGIA CIENTÍFICA (EAD)
CINEMA BRASILEIRO
FILOSOFIA E ÉTICA
HISTÓRIA DO CINEMA
TÉCNICAS DE ROTEIRO EM CINEMA
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA (EAD)
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
TRILHA SONORA EM CINEMA
CINEMA CONTEMPORÂNEO
PRODUÇÃO EM CINEMA
DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL (EAD)
CAPTAÇÃO DE IMAGEM
CAPTAÇÃO DE SOM
CURADORIA E CINEMA
MONTAGEM EM CINEMA
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS (EAD)
CRÍTICA DE CINEMA
DIREÇÃO DE ARTE PARA CINEMA
TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO
OPTATIVA TRILHA 1
PÓS-PRODUÇÃO E FINALIZAÇÃO
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
DOCUMENTÁRIO PARA CINEMA
OPTATIVA TRILHA 2
OPTATIVA (INCLUI LIBRAS)
DIREÇÃO DE ATORES PARA CINEMA
DIREÇÃO EM CINEMA
PROJETO EXPERIMENTAL I
PROJETO EXPERIMENTAL II: EDIÇÃO (PRÉ-REQUISITO: PROJETO EXPERIMENTAL I)
PROJETO EXPERIMENTAL III: SONORIZAÇÃO (PRÉ-REQUISITO: PROJETO EXPERIMENTAL I)
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Fale com a coordenação

    Prof. Renato Tavares Junior

    Gerente acadêmico das áreas de Comunicação, Artes, Educação, Design e Moda da Universidade Anhembi Morumbi. Bacharel em Comunicação Social - Rádio e Televisão pela ECA-USP. Mestre em Ciências da Comunicação, na área de Interfaces Sociais da Comunicação, pela ECA-USP. Doutorando em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi. Professor dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero. Idealizador, ex-coordenador e professor do curso de Pós-graduação lato sensu de Especialização em Estratégias de Programação de TV da Universidade Anhembi Morumbi. Foi professor dos cursos de Publicidade e Propaganda da Universidade Anhembi Morumbi, da Faculdade Montessori de São Paulo e da Universidade Católica de Santos (UniSantos). Experiência como educador, consultor e diretor na área de comunicação audiovisual. Dirigiu produtos audiovisuais para empresas como Telefonica, Nestlé e Estação Ciência/USP. Colaborou com instituições como o Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores – LARC/USP, Núcleo de Comunicação e Educação – NCE/USP e Oficinas Culturais do Governo do Estado de São Paulo e Log On Editora Multimídia/Cultura Marcas. Passou por veículos como Globo.com, Rádio Trianon, TV USP, TV Bandeirantes e TV Globo.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Mooca (Centro)

    Rua Dr. Almeida Lima, 1134 - Mooca
    CEP: 03164-000 - São paulo - SP

  • Paulista I

    Avenida Paulista, 2000 - Bela Vista
    CEP: 01310-200 - São Paulo - SP

Sobre o intercâmbio

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte de uma rede internacional de universidades: a Laureate International Universities. Com mais de 80 instituições inovadoras ao redor do mundo, a Rede Laureate provê, a mais de 1 milhão de alunos, acesso a um ensino de qualidade por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

Universidad de Las Américas - Chile (UDLA)

A Universidad de Las Américas (UDLA), fundada em 1988, é pioneira na ampliação do acesso ao ensino superior no Chile. Com mais de 30.000 alunos, UDLA é a segunda maior universidade do país, com operação em Santiago, Concepción e Viña del Mar.

Chile Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad de Las Américas - Equador (UDLA)

Fundada por um grupo de educadores e empresários em 1995, a Universidad de Las Américas (UDLA) hoje é a universidade privada Nº 1 do Equador, de acordo com o Conselho Equatoriano de Ensino Superior (CONESUP). A instituição oferece aos alunos as habilidades práticas e os treinamentos necessários para ingresso no mercado de trabalho. Com dois campi em Quito, a UDLA tem mais de 10.000 estudantes.

Equador Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad del Valle de México (UVM)

Fundada em 1960, Universidad del Valle de México (UVM) é uma das 10 melhores instituições de ensino superior do México. Com 125.000 alunos matriculados em 36 campi, espalhados por 18 estados, também é a maior universidade privada do país.

México Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Exigido o teste de proficiência de espanhol - nível mínimo B2. Exame não-oficial. Necessário visto de estudos para curso com duração superior a 6 meses. Apresentação

Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC)

Mais de 38.000 alunos estão matriculados nos três campi da Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC), em Lima. Fundada em 1994, a UPC está classificada entre as melhores instituições privadas de ensino superior no Peru.

Peru Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Exigido atestado de intercâmbio - emitido pela UAM. Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Andrés Bello (UNAB)

Fundada em 1989, Universidad Andrés Bello (UNAB) é conhecida por seu rigor acadêmico e excelência em pesquisa. Mais de 47 mil alunos estão matriculados nos campi da em Santiago, Viña del Mar e Concepción. A UNAB é considerada a melhor universidade privada do Chile e mantém posição de destaque nos rankings internacionais, como o QS Stars, que a classificou como uma das 10 melhores instiuições de ensino superior da América Latina.

Chile Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Latina de Costa Rica (Ulatina)

A Universidad Latina, fundada em 1979, e a Universidad Interamericana de Costa Rica, fundada em 1986, juntaram-se em 2010 para se tornar a Universidad Latina de Costa Rica (ULATINA), uma instituição que combina os pontos fortes e as especialidades de suas antecessoras. A ULATINA é a maior universidade privada da Costa Rica, de acordo com o Estado de la Educación en Costa Rica, com mais de 35.400 estudantes matriculados.

Costa Rica Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Tecnológica Centroamericana (UNITEC)

Fundada em 1987, a Universidad Tecnológica Centroamericana (UNITEC) promove o espírito empreendedor de seus mais de 20.000 alunos. A instituição opera três campi em Tegucigalpa e um em San Pedro de Sula. A UNITEC se destaca como a universidade privada de maior prestígio em Honduras, de acordo ranking do Unimer Research International.

Honduras Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Privada del Norte (UPN)

Mais de 30.000 alunos estão matriculados nos campi Universidad Privada del Norte (UPN) em Trujillo, Cajamarca e Lima. A instituição, fundada em 1994, busca desenvolver nos alunos as habilidades que o mercado de trabalho exige para que se tornem profissionais qualificados e bem sucedidos.

Peru Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Exigido atestado de intercâmbio - emitido pela UAM. Necessário visto de estudos. Apresentação

Istanbul Bilgi University

A Istanbul Bilgi University (BILGI), fundada em 1996, é uma das maiores universidades privadas da Turquia. A instituição tem três campi no coração de Istambul e oferece a mais de 14.000 alunos uma gama de atividades sociais e culturais que criam uma vida universitária vibrante. Na BILGI, os programas de graduação e de pós-graduação são ministrados em Inglês.

Turquia 3.500 dólares (curso por semestre acadêmico) Inglês Exigido o teste de proficiência de inglês - nível mínimo B2 (exame oficial ou não-oficial). Necessário visto de estudos. Durante o período do programa, o estudante deverá estar rematriculado, mas não pagará as mensalidades na Anhembi Morumbi. Apresentação

Universidad Europea Miguel de Cervantes (UEMC)

Fundada em 2002 (BOCyL 24/06/02 e 05/07/02 BOE), o UEMC tem atualmente em seu campus em Valladolid com mais de 1.500 alunos, 250 professores e pesquisadores e administração e serviços e tem uma oferta de formação de 16 graus oficiais 7 graus Duplas 7 oficial de mestrado e numerosos estudos de pós-graduação.

Espanha 2.000 euros (curso por semestre acadêmico) Espanhol Exigido histórico escolar oficial e atestado de intercâmbio - emitidos pela UAM. Necessário visto de estudos. Durante o período do programa, o estudante não pagará mensalidades na Anhembi Morumbi. Apresentação

Saiba mais

Inscreva-se

quis mi, dolor efficitur. elit. consectetur ultricies Phasellus nec Sed eleifend sem,
Português (Brasil)
English Português (Brasil)