Arquitetura e Urbanismo

Avaliação do MEC 5/5
Guia da Faculdade

QUAL A SUA ESCOLHA?

ESCOLHA O SEU JEITO DE ESTUDAR

PRESENCIAL PRESENCIAL FLEX SEMIPRESENCIAL EAD

O curso de Arquitetura e Urbanismo forma profissionais capazes de projetar, planejar, construir e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade, em correspondência às necessidades sociais. A arquitetura é também a arte de saber racionalizar o uso dos espaços edificados. Por isso, o arquiteto precisa ter sensibilidade artística, habilidade para o desenho, capacidade de visualização da forma, cor, textura e luz. O trabalho do arquiteto urbanista compreende, ainda, entender os processos e produtos envolvidos na construção e ter uma visão histórica da realidade para ser capaz de considerar tanto as influências arquitetônicas e urbanísticas do espaço, quanto as constantes mutações e influências, pois sua atuação pode ser vinculada também à restauração de monumentos e em estudos de impactos ambientais. O profissional poderá, portanto, trabalhar com projetos como:

  • Prédios e casas;
  • Paisagísticos;
  • Interiores;
  • Planejamento urbano;
  • Restauração patrimonial;
  • Impacto ambiental.

O arquiteto urbanista estará habilitado a planejar e projetar obras de arquitetura e urbanismo e coordenar todo o processo de construção, considerando fatores técnicos como:

  • Conforto térmico, acústico e lumínico;
  • Concepção estrutural;
  • Durabilidade;
  • Manutenção;
  • Economia;
  • Parâmetros legais e ambientais.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Anhembi Morumbi proporciona uma visão multidisciplinar e globalizada sobre a área, visando ao domínio das tecnologias de última geração envolvidas no projeto, execução e conservação de obras. Na Anhembi Morumbi, você terá aulas com professores, a maioria mestres e doutores, formados por universidades de ponta do Brasil e do exterior. Grande parte também atua no mercado em seus próprios escritórios ou ocupando cargos de direção em grandes empresas de arquitetura, construtoras e órgãos públicos voltados à gestão do uso e ocupação do solo. Durante o curso, você será incentivado a atuar de forma criativa, na liderança do processo de planejamento e produção arquitetônico e urbanístico, respeitando as questões socioeconômicas e ambientais.

Atos autorizativos

MOOCA: CC: 5 (2018) VILA OLÍMPIA: CPC: 3 (2017) | ENADE: 3 (2017)


Carreira

A arquitetura é a arte de saber racionalizar o uso dos espaços edificados. Por isso, o arquiteto precisa ter muita sensibilidade artística, habilidade para o desenho, capacidade de visualização da forma, cor, textura e luz.

O mercado de trabalho é diversificado e oferece diferentes oportunidades:

  • Empresas e escritórios de arquitetura;
  • Construtoras;
  • Órgãos públicos de conservação do patrimônio urbano e histórico;
  • Setor educacional;
  • Pesquisa;
  • Organizações não governamentais;
  • Autônomo.

Por isso, ao final do curso, você estará apto a:

O arquiteto urbanista formado pelo curso da Universidade Anhembi Morumbi estará habilitado a planejar e projetar obras de arquitetura e urbanismo, assim como coordenar todo o processo de construção, considerando fatores técnicos como: conforto térmico, acústico e lumínico, concepção estrutural, durabilidade, manutenção, economia e parâmetros legais e ambientais.

Em seu trabalho, o arquiteto urbanístico poderá realizar diversas atividades, como:

  • Gerenciar e executar projetos arquitetônicos e obras de diversos portes;
  • Executar projetos paisagísticos e ambientais;
  • Elaborar design de mobiliário ou mesmo de elementos de Comunicação Visual.
  • Atuar em escritórios de arquitetura, construtoras, órgãos públicos de conservação do patrimônio urbano e histórico e entidades não governamentais.

Infraestrutura

A Anhembi Morumbi possibilita que o estudante de Arquitetura e Urbanismo aplique o conhecimento adquirido em sala de aula em um complexo de laboratórios de última geração, o que favorece o exercício da prática e a qualidade da formação.

  •  Laboratório de Canteiro de Obras Experimental e Topografia;
  •  Maquetaria;
  •  Laboratório de Conforto Ambiental e Sustentabilidade;
  •  Superestúdio;
  •  Núcleo de Pesquisa e Documentação de Arquitetura e Urbanismo;
  •  Escritório-Modelo.

O curso também disponibiliza também espaços de exposições e eventos, estúdios de áudio, foto e vídeo, laboratórios de informática, entre outros, instalados em uma moderna infraestrutura.

Grade curricular

 

Disciplina Carga Horária
Comunicação 88
Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo 66
Geometria: Desenho e Forma 66
Plástica 66
Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo – Antiguidade ao Século 18 66
Arte, Cultura e Estética 88
Desenho Arquitetônico 66
Introdução ao Projeto de Arquitetura 66
Introdução ao Projeto de Urbanismo e Paisagismo 66
Materiais e Técnicas Construtivas 66
Desenho Digital 66
Fundamentos dos Sistemas Estruturais 66
Gestão de Projetos 88
Projeto de Arquitetura: Lugar 66
Projeto de Urbanismo e Paisagismo: Espaços Livres 66
Desenvolvimento Humano e Social 88
Projeto de Arquitetura: Programa 66
Projeto de Urbanismo e Paisagismo: O Bairro 66
Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo – Séculos 19 e 20 66
Topografia e Geoprocessamento 66
Antropologia e Cultura Brasileira 88
Conforto Ambiental Térmico 66
Projeto de Arquitetura: Estrutura 66
Projeto de Urbanismo e Paisagismo: Áreas Centrais 66
Sistemas Estruturais: Concreto 66
Conforto Ambiental Lumínico e Acústico 66
Desafios Contemporâneos 88
Projeto de Arquitetura: Construção 66
Projeto de Urbanismo e Paisagismo: Áreas Periféricas 66
Sistemas Estruturais: Madeira e Aço 66
Desenho Paramétrico 66
Instalações Prediais 66
Patrimônio e Restauro 66
Projeto de Arquitetura: Multifunção 66
Projeto de Urbanismo e Paisagismo: Cidade 66
Estágio Supervisionado em Arquitetura e Urbanismo 270
Planejamento Urbano e Regional 66
Projeto de Arquitetura: Contexto 66
Projeto de Urbanismo e Paisagismo: Território 66
Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo – Contemporaneidade 66
Legislação e Prática Profissional 88
Planejamento e Orçamento em Bim 66
Trabalho Final de Graduação I 132
Atividades Complementares 206
Optativa 66
Trabalho Final de Graduação II 66

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

  • Coordenação Adjunta

    Profª. Dra. Joice Chimati Giannotto

    Doutora e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, certificada Project Management Professional pelo PMI, especializada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Arquiteta e Urbanista pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Possui sólida experiência em projetos das mais variadas escalas e complexidades, incluindo sua gestão e coordenação. Ênfase em processos de planejamento, viabilidade e captação de briefing junto ao cliente. Atuou em escritórios de grande porte e internacionais (Athié|Wohnrath e Gensler), prestando atendimento customizado a clientes estrangeiros e empresas multinacionais.
  • Coordenação Adjunta:

    Prof. Murilo da Costa Carvalhaes

    Doutorando, Mestre e Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor das disciplinas projetuais e tecnológicas. Profissional com experiência em gerenciamento de práticas na construção civil, especialmente no setor residencial.
  • Coordenadora:

    Profª. Dra. Rechilene M. Maia Braga

    Doutora do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi é Mestre em Arquitetura e Urbanismo e graduada em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É pesquisadora e coordenadora do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhembi Morumbi. Possui vasta experiência no mercado da construção civil, atuando principalmente em projetos de arquitetura residencial, projetos de interiores e acompanhamento de obra.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Vila Olímpia

    Rua Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia
    CEP: 04546-001 - São Paulo - SP

  • Mooca (Centro)

    Rua Dr. Almeida Lima, 1134 - Mooca
    CEP: 03164-000 - São paulo - SP

Sobre o intercâmbio

 

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte da Laureate International Universities, rede internacional de universidades inovadoras. Com mais de 30 instituições de ensino ao redor do mundo, a Laureate reúne em sua comunidade acadêmica mais de 850 mil estudantes em 10 países por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

Universidad Andrés Bello (UNAB)

Fundada em 1989, Universidad Andrés Bello (UNAB) é conhecida por seu rigor acadêmico e excelência em pesquisa. Mais de 47 mil alunos estão matriculados nos campi Santiago, Viña del Mar e Concepción. A UNAB é considerada a melhor universidade privada do Chile e mantém posição de destaque nos rankings internacionais, como o QS Stars, que a classificou como uma das 10 melhores instiuições de ensino superior da América Latina.

CHILE Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad del Valle de México (UVM)

Fundada em 1960, Universidad del Valle de México (UVM) é uma das 10 melhores instituições de ensino superior do México. Com 125.000 alunos matriculados em 36 campi, espalhados por 18 estados, também é a maior universidade privada do país.

MÉXICO Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Exigido o teste de proficiência não oficial de espanhol - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos para curso com duração superior a 6 meses. Apresentação

Universidad Interamericana de Panamá (UIP)

A Universidade Interamericana do Panamá, iniciou suas operações em 1994, com 90 alunos matriculados. Sua evolução como instituição anda de mãos dadas com o desenvolvimento do país, com o qual tem um compromisso firme, e em 2003 ingressou na Rede Laureate International Universities.

PANAMÁ Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC)

A Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (UPC) nasceu em 1994 como uma instituição de ensino baseada na criatividade e inovação, visando a formação de futuros profissionais, que serão protagonistas da mudança. Hoje é a primeira universidade global no Peru. Possui mais de 40 cursos de graduação nas Faculdades de Administração em Hotelaria e Turismo, Arquitetura, Artes Contemporâneas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Comunicações, Direito, Design, Economia, Educação, Engenharia, Negócios e Psicologia. Além disso, possui mais de 20 programas de pós-graduação.

PERU Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Politecnico Milano (Polimi)

A Politecnico Milano é uma universidade científico-tecnológica que forma engenheiros, arquitetos e designers industriais.
A Universidade sempre se concentrou na qualidade e inovação de seu ensino e pesquisa, desenvolvendo uma relação frutífera com o mundo empresarial e produtivo por meio de pesquisa experimental e transferência tecnológica.
A pesquisa sempre esteve ligada à didática e é um compromisso prioritário que permitiu a Politecnico Milano obter resultados de alta qualidade em nível internacional, a fim de unir a universidade ao mundo dos negócios.

ITÁLIA Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) - número limitado de estudantes por semestre (seleção por meritocracia acadêmica). INGLÊS E/OU ITALIANO Programa com restrição de vagas (seleção por meritocracia acadêmica). Exigido o teste de proficiência não oficial de inglês e/ou italiano - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos.

Saiba mais

Português (Brasil)
English Português (Brasil)