Teatro

Reconhecido pelo MEC
Confira as portarias
Autorização/Criação
  • Resolução Consun nº 11, de 20 de março de 1998
Reconhecimento
  • Bacharelado – Portaria nº 577, publicada no DOU de 28 de fevereiro de 2005
  • Licenciatura – Portaria nº 1743, publicada no DOU de 07 de julho de 2003
Renovação de Reconhecimento
  • Portaria nº 623, publicada no DOU de 25 de novembro de 2013

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Bacharelado, Licenciatura
Duração
8 semestres

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

O curso de Teatro da Anhembi Morumbi é o único no Brasil oferecido por uma universidade internacional, formando profissionais preparados para atuar no Brasil e no mundo. Além de acesso a campi multiculturais e a conteúdos internacionais, o aluno também conta com a possibilidade de vivências e atividades em outros países, por meio de programas de intercâmbio com instituições da Rede Laureate.

Na Anhembi Morumbi, o futuro profissional aprende na prática como funciona a profissão e ainda tem um embasamento teórico aprofundado possibilitando o aprendizado acadêmico sobre questões contemporâneas das Artes Cênicas.

O principal diferencial do curso de Teatro da Anhembi Morumbi é o projeto integrado entre bacharelado (formação do ator/atriz) e licenciatura (formação do professor/a). Ou seja, a dupla titulação: o aluno se forma com dois diplomas, que oferecem ao formado a oportunidade de ampla inserção no mercado, com domínio dos elementos pedagógicos essenciais às diversas linguagens cênicas, favorecendo uma atuação criativa e de excelência.

Carreira

O mercado para esse profissional é amplo principalmente quando pensamos no movimento cultural da cidade de São Paulo que prepara o profissional para atuar em qualquer lugar do mundo. O ator pode atuar no cinema, na televisão, em agências de publicidade e em assessorias motivacionais para empresas, entre outras. Além disso o professor de Teatro-Educação atua junto a projetos educacionais e sociais, atendendo crianças, adolescentes e integrantes da 3ª idade viabilizando a integração cidadão e Arte.

Ao final do curso, você estará apto a:

O aluno formado pode atuar nas áreas de interpretação de atores em Teatro, TV, Cinema, Audiovisual, Circo. Pode ainda escolher a área de voz como dublagem, locução, voz original. Trabalhar em grandes produtoras de elenco ou nos grupos de Teatro. Ele pode ser professor de ensino regular, de cursos livres, ONGs, orientador artistas de grupos artísticos, professor de treinamento de linguagem corporal e melhor comunicação em empresas, programador cultural, criador de projetos culturais. A formação do professor de Teatro está em sintonia com os estudos contemporâneos de Teatro-Educação. Os egressos atuam também junto a treinamento em empresas, em projetos sociais, atendendo crianças, adolescentes e integrantes da 3ª idade viabilizando a integração cidadão e Arte.

Infraestrutura

O curso conta com um Teatro Experimental, uma sala em formato de semiarena com 120 lugares e equipamentos profissionais de iluminação e sonoplastia, além de camarins com iluminação e suporte para maquiagem troca de figurinos e cenários. Nesse teatro são realizadas apresentações públicas, ensaios, aulas e palestras com convidados. As aulas práticas são realizadas em salas especialmente projetadas com ventilação e iluminação adequadas além de piso flexível e equipamento de som em cada sala.  O curso conta também com uma oficina de cenários e uma maquetaria com ferramentas, locais em que são desenvolvidos projetos cenográficos e maquetes.

Grade curricular

COMUNICAÇÃO (EAD)

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

CONSCIÊNCIA CORPORAL

FUNDAMENTOS DA EXPRESSÃO VOCAL

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: JOGO DRAMÁTICO

FUNDAMENTOS DA INTERPRETAÇÃO

METODOLOGIA CIENTÍFICA (EAD)

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

ESTUDOS DA COMUNICAÇÃO: EXPLORAÇÃO DO MOVIMENTO

PROJETO EXPERIMENTAL I: TEATRO

EXPRESSÃO VOCAL

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (EAD)

DIDÁTICA

ATELIÊ DE CORPO E VOZ

TEORIAS DO TEATRO

INTERPRETAÇÃO I

OPTATIVA I

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA (EAD)

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

PROJETO EXPERIMENTAL II:TEATRO

ESTUDOS DO MOVIMENTO

TEORIAS DO TEATRO CONTEMPORÂNEO

ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO (EAD)

PROJETO INTEGRADOR: PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL – ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS

TÉCNICAS CORPORAIS

INTERPRETAÇÃO II

PRÁTICA DE ENSINO: ESTÉTICA DO ESPETÁCULO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

LIBRAS

PROJETO DE INTERPRETAÇÃO TEATRAL

PRÁTICA DE ENSINO EM ARTES CÊNICAS I

PEDAGOGIA DO ENSINO DO TEATRO

OPTATIVA II

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

PRÁTICAS DE INTERPRETAÇÃO

PRÁTICAS DE ENSAIO

PRÁTICA DE ENSINO EM ARTES CÊNICAS II

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

PRÁTICA DE ENSINO EM ARTES CÊNICAS III

TEATRO EDUCAÇÃO: ENSINO DAS ARTES E SOCIEDADE

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Fale com a coordenação

    Profª Debora Serretiello de Arruda Camargo

    Mestre em Comunicação (2013) e especialista em Arte Integrativa (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui Licenciatura Plena Habilitação em Artes Cênicas pela Faculdade Mozarteum São Paulo (2002) e Licenciatura Curta em Artes Cênicas pela Universidade São Judas Tadeu (1984). Curso Técnico Profissionalizante em Formação de Ator pela Escola de Arte Dramática - EAD/ECA/USP (1987). Atriz e pesquisadora da expressividade corporal do ator desde 1985, e atua principalmente nos seguintes temas: Preparação do ator, técnica de interpretação com Máscaras, Performance Capture/MoCap, técnicas de Teatro Popular e estudo dos gestos.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Mooca (Centro)

    Rua Dr. Almeida Lima, 1134 - Mooca
    CEP: 03164-000 - São paulo - SP

Sobre o intercâmbio

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte de uma rede internacional de universidades: a Laureate International Universities. Com mais de 80 instituições inovadoras ao redor do mundo, a Rede Laureate provê, a mais de 1 milhão de alunos, acesso a um ensino de qualidade por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

Universidad de Las Américas - Chile (UDLA)

A Universidad de Las Américas (UDLA), fundada em 1988, é pioneira na ampliação do acesso ao ensino superior no Chile. Com mais de 30.000 alunos, UDLA é a segunda maior universidade do país, com operação em Santiago, Concepción e Viña del Mar.

Chile Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

University of California, Riverside (UCR)

Amplamente reconhecida como uma das universidades de pesquisa mais etnicamente diversas do país, a UCR atualmente hospeda cerca de 22.000 alunos, com 900 professores instrucionais, incluindo 660 faculdades de escalas.

Estados Unidos 4.800 dólares (curso por semestre acadêmico) Inglês Necessário visto de estudos para esta tipologia de programa e comprovação de teste de proficiência (TOEFL 550 PBT .iBT79 ou IELTS 6.5). Durante o período do programa, o estudante não pagará mensalidades na Anhembi Morumbi. Apresentação

Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC)

Mais de 38.000 alunos estão matriculados nos três campi da Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC), em Lima. Fundada em 1994, a UPC está classificada entre as melhores instituições privadas de ensino superior no Peru.

Peru Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Exigido atestado de intercâmbio - emitido pela UAM. Necessário visto de estudos. Cópia da passagem aérea Apresentação

Saiba mais

Inscreva-se

Português (Brasil)
English Português (Brasil)