Serviço Social

Sobre o curso

Modalidade
Semipresencial
Tipo de Curso
Bacharelado
Duração
8 semestres
*Preços e condições válidos a partir de 25/03 para novas matrículas de entrada em 2020-1, com módulo de 1ºsemestre on-line. O valor está ajustado com o desconto da bolsa, e não é acumulativo com outras promoções ou benefícios. Confira as condições aqui.

Receba mais informações

Atenção: Este curso não está sendo ofertado neste semestre. Clique aqui e receba informações sobre a abertura de novas turmas.

Por que na Anhembi

O objetivo deste curso é formar profissionais em Serviço Social capazes de apreender o significado social e histórico da profissão, intervindo de forma crítica e qualificada nos espaços sócio ocupacionais.

Desta forma, o profissional estará apto a atuar com foco na coletividade, integrando indivíduos à sociedade de forma estruturada, combatendo as desigualdades sociais abrangendo planejamentos, ações e intervenções para oferecer melhor condições de vida para crianças, adolescentes, adultos e idosos. A empatia e o entendimento acerca das estruturas sociais do local de atuação estarão sempre presentes, contando com professores altamente capacitados e inseridos nas diversas realidades sociais, políticas, econômicas e culturais.

Carreira

Os programas sociais, tanto públicos quanto privados, emergem ante um cenário em constante movimento. Incentivos fiscais e consciência social de marcas trazem projetos e inciativas cada vez mais para o âmbito privado, mesmo que os maiores empregadores ainda sejam órgãos públicos.

Assistentes Sociais atuam com demandas como direitos da criança, do adolescente e dos idosos; questões de gênero, de família, de pessoas com deficiência e transtornos mentais; de violência doméstica e institucional, questões de movimentos sociais urbanos e rurais pela terra, moradia e segurança pública, questões ambientais, de etnias/raças e sexualidade; de dependência química; das DST/AIDS, dos serviços na saúde/doença em geral, de desemprego/subemprego e demais situações relativas aos processos de exclusão social.

Por isso, ao concluir o curso, você estará apto a:

O profissional poderá atuar em diferentes campos, nas esferas pública e privada, no amparo de pessoas em situação de vulnerabilidade; na seguridade, assistência e previdência social, como integrante da equipe de recursos humanos, relações de trabalho ou responsabilidade social, na construção e implementação de políticas públicas de educação, saúde, habitação e meio ambiente; na pesquisa, no planejamento e gerenciamento de programas e projetos, em assessorias e consultorias aos movimentos sociais, instituições filantrópicas, religiosas, organizações governamentais e não governamentais, empresas privadas e hospitais.

Infraestrutura

O curso de Serviço Social se beneficia da infraestrutura da Universidade Anhembi Morumbi e da Escola de Ciências da Saúde, com destaque para o Centro de Simulação, que possibilita o treino de situações reais vividas pelo assistente social da área, em um ambiente seguro para o desenvolvimento das habilidades e competências requeridas para este profissional.

Grade curricular


Disciplina Carga Horária
Desenvolvimento Humano e Social 88
Formação Sócio Histórica e Política do Brasil 66
Fundamentos Filosóficos do Serviço Social 66
Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I 66
Matrizes Clássicas do Pensamento Sociológico 66
Práticas em Serviço Social I 66
Antropologia e Cultura Brasileira 88
Economia Política 66
Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social II 66
Práticas em Serviço Social II 66
Psicologia Social 66
Questão Social no Contexto Brasileiro e Local 66
Classes e Movimentos Sociais 66
Direitos Humanos e Serviço Social 66
Estilo De Vida, Saúde e Meio Ambiente 88
Ética e Profissionalismo e Serviço Social 66
Práticas em Serviço Social III 66
Trabalho e Sociabilidade 66
Metodologia Científica 88
Políticas Sociais 66
Práticas em Serviço Social IV 66
Programa de Integração Saúde Comunidade 66
Serviço Social e Interdisciplinaridade 66
Serviço Social e Processo de Trabalho 66
Atividade de Orientação de Estágio I 33
Desafios Contemporâneos 88
Estágio Supervisionado I 154
Gestão e Planejamento em Serviço Social 66
Serviço Social e Seguridade Social 66
Atividade de Orientação de Estágio II 33
Estágio Supervisionado II 154
Pesquisa em Serviço Social 66
Saúde Coletiva 88
Serviço Social e Políticas Setoriais 66
Atividade de Orientação de Estágio III 33
Atividades Complementares 134
Estágio Supervisionado III 154
Optativa 66
Seminários Integrativos em Serviço Social 66
Trabalho de Conclusão de Curso 66

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

  • Gerente Acadêmica

    Profa. Ana Cristina Kuhn Pletsch Roncati

    Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996), Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), Especialista em Psicoterapia Comportamental Cognitiva pela USP (2003). Gerente Acadêmica da Escola de Ciências da Saúde da Universidade Anhembi Morumbi. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica/Análise do Comportamento e na área de Educação, com ênfase em Educação Médica.

Sobre o intercâmbio

A Universidade Anhembi Morumbi faz parte da Rede Laureate de Universidades, a maior rede de ensino superior do mundo, com mais de 1 milhão de alunos, em 80 instituições de ensino, nos 28 países em que atua.

Dessa forma, oferece aos seus alunos a possibilidade de participar de programas de intercâmbio no exterior e trocar conhecimentos com pessoas das mais diversas nacionalidades, voltando ao Brasil com fluência em outra língua e um certificado internacional.

Nossos estudantes ainda contam com benefícios exclusivos, como:

  • Câmpus multicultural, com estudantes de diversas nacionalidades;
  • Conteúdos curriculares e materiais didáticos de outras universidades da Rede Laureate;
  • Fóruns internacionais para trocar experiências com estudantes e professores de outros países;
  • Feiras internacionais com a presença de representantes das universidades estrangeiras;
  • Oportunidade de Bolsas para cursos e eventos no exterior.

PROGRAMAS INTERNACIONAIS

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO PRESENCIAL
Com duração de 6 meses e possibilidade de ampliar para 1 ano, os intercâmbios internacionais possibilitam o aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de bacharelado e licenciatura, sendo obrigatório cursar o primeiro e o último ano do curso no Brasil.

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA
Duração de 6 meses, com aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior, pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de Graduação Tecnológica (presenciais e semipresenciais), sendo obrigatório cursar o primeiro e o último semestre do curso no Brasil.

DUPLA TITULAÇÃO
O aluno realiza uma parte do curso na Universidade Anhembi Morumbi e outra parte em uma universidade da Rede Laureate no exterior, obtendo, ao término do curso, dois diplomas válidos em seus respectivos países e mercados de trabalho.

PROGRAMAS DE FÉRIAS OU CURTA DURAÇÃO
Fazem parte do catálogo de programas internacionais da Rede Laureate e Universidades parceiras, e são oferecidos, normalmente, nos períodos de janeiro e julho. Estes programas são abertos a todos os estudantes e egressos dos cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

APOIO AO ALUNO
O International Office, departamento internacional da Anhembi Morumbi, é responsável por oferecer aos estudantes as melhores oportunidades de intercâmbio entre as universidades parceiras. Além disso, proporciona todo o suporte para que os estudantes viajem com tranquilidade para seus estudos no exterior, oferecendo:

  • Suporte para organizar documentação e demais requisitos para o intercâmbio;
  • Sessões informativas com pais e estudantes antes do embarque;
  • Manuais de intercâmbio com informações sobre o país de destino;
  • Organização para que os estudantes viajem em um único grupo.

*Confira no International Office quais são as instituições que oferecem esta opção.

Mais Informações

Português (Brasil)
English Português (Brasil)