Publicidade e Propaganda

Guia do estudante:
Reconhecido pelo MEC
Confira as portarias

Autorização/Criação

  • Parecer CFE nº 37, de 12 de janeiro de 1972

Reconhecimento

  • Decreto Lei nº 74.384, publicada no DOU de 09 de agosto de 1974

Renovação de reconhecimento

  • Portaria n° 705, de 18 de dezembro de 2013

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Bacharelado
Duração
8 semestres

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

Qualidade de Ensino

O curso de Publicidade e Propaganda da Anhembi Morumbi destaca-se entres os mais conceituados do Brasil. Isso é possível devido a dois fatores que garantem a qualidade de ensino: infraestrutura de ponta e corpo docente formado por mestres, doutores e especialistas, que possuem experiência no mercado.  

Como aluno, você terá a oportunidade de participar de experiências internacionais durante a graduação.

Afinal, a Anhembi Morumbi é a primeira universidade internacional do país e oferece uma formação multicultural completa.

Acreditação Internacional

Você sabia que o nosso curso de Publicidade e Propaganda é o primeiro do Brasil a obter a Acreditação Internacional pela IAA (International Advertising Association)?  

Isso significa que nosso programa de ensino prepara o aluno para o mercado global, com recursos educacionais exclusivos e interações com profissionais da indústria mundial de comunicação.  

Ao término do curso, os alunos que mais se destacam têm o certificado da IAA no diploma. O reconhecimento internacional sobre a qualidade do seu curso será um diferencial de peso no seu currículo.


Foco no Processo Criativo

Nosso conteúdo tem foco no processo criativo, na criação de campanhas publicitárias e nas estratégias de comunicação, com o objetivo de formar profissionais com visão de negócios e foco no que o mercado precisa. Para ampliar essa percepção, você participará de palestras, workshops e atividades paralelas, que são realizadas em nossos estúdios e laboratórios de audiovisual.

Você também poderá estagiar na nossa Agência Experimental de Comunicação (AGCOM), que conta com instrutores qualificados para colocar em prática todo o conhecimento adquirido em aula. A AGCOM também promove eventos nos câmpus, como a semana de comunicação (PROWEEK).

Reconhecimento no Mercado

Nosso curso é avaliado entre os melhores do mercado pelo Guia do Estudante, no qual obteve 4 estrelas, além de possuir conceito 4 no ENADE, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

A qualidade de ensino e o incentivo à criatividade constroem profissionais excepcionais, que se destacam no mercado de trabalho.  Confira os prêmios e reconhecimentos conquistados por nossos alunos e ex-alunos.


Carreira

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho da publicidade é bastante promissor. A globalização da economia e a competitividade entre as empresas estimulam os investimentos em propaganda, e a entrada de grandes multinacionais no país tem aberto novas oportunidades para os publicitários. Os avanços tecnológicos e a expansão da internet também têm criado novas vagas e especialidades na área.  O publicitário pode atuar em agências de publicidade, produtoras, departamentos de marketing de empresas privadas e multinacionais. Também existe a possibilidade de empreender.

Ao término do curso, você estará apto a:   

  • Atuar em planejamento de comunicação;
  • Gerenciar produtos;
  • Aplicar e analisar pesquisas de mercado;
  • Criar campanhas de publicidade;
  • Criar planos de mídia;
  • Idealizar ações de Promoção e Merchandising;
  • Atuar no atendimento ao cliente;
  • Atuar na criação e direção de arte;
  • Produzir fotografia para publicidade;
  • Atuar na produção audiovisual publicitária.

Infraestrutura

Você terá à sua disposição uma infraestrutura completa, com mais de 20 estúdios para foto, vídeo e áudio. Os laboratórios ficam à disposição dos alunos, e os equipamentos podem ser emprestados para a produção de trabalhos acadêmicos fora da Universidade.    

Nossa biblioteca possui amplo acervo de áudio, vídeo, filmes e periódicos. Nas salas de informática e laboratórios, você contará com Macs, PCs e ilhas de edição profissionais.   

Por fim, para colocar todo o aprendizado em prática, você poderá criar campanhas e atender clientes reais na AGCOM, a Agência de Comunicação da Universidade, que fica dentro do câmpus.

Grade curricular

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
INTRODUÇÃO A PUBLIICIDADE E PROPAGANDA
ETICA E LEGISLAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
COMUNICAÇÃO (EAD)
COMUNICAÇÃO VISUAL
FUNDAMENTOS DE MARKETING
CRIAÇÃO PUBLICITARIA
REDAÇÃO PUBLICITÁRIA
METODOLOGIA CIENTÍFICA (EAD)
PLATAFORMAS GRÁFICA IMPRESSA
PESQUISA DE MERCADO
MÍDIA
PLANEJAMENTO DE MARKETING
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA (EAD)
PLATAFORMAS GRÁFICA DIGITAL
PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
FOTOGRAFIA PUBLICITARIA
PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA AUDIO
DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL (EAD)
PLANEJAMENTO E ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR
OPTATIVA – TRILHA 1
PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA AUDIOVISUAL
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS – ONLINE
OPTATIVA – TRILHA 2
PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA I
OPTATIVA (INCLUI LIBRAS)
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I – PUBLICIDADE E PROPAGANDA
PLANEJAMENTO DE MÍDIA
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA II
TÓPICOS AVANÇADOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA I
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II – PUBLICIDADE E PROPAGANDA
TÓPICOS AVANÇADOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA II
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Leandro Ferretti Fanelli

    Possui graduação em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi. É mestre em design gráfico pela mesma instituição. Atuou como diretor de arte por mais de 20 anos em empresas de diversos segmentos. É docente da Universidade Anhembi Morumbi desde 2011. Tem experiência na área de Comunicação e pesquisa nas áreas de: história dos anúncios publicitários, embalagens e design gráfico na propaganda.
  • Coordenadora do Curso

    Luciane Ferreira de Oliveira Bonaldo

    Doutoranda em Gestão de Informação no IMS (Information Management School), na Universidade Nova de Lisboa – Co-participação ECA/USP. Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/ USP). Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi. Bacharel em Educação Física. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda, atuando principalmente nas áreas: criatividade, planejamento de campanha e de comunicação, mídia, propaganda, projetos experimentais e comportamento do consumidor. Diretora voluntária no Projeto Fruto do Bem. Atualmente, é coordenadora de curso e professora da Universidade Anhembi Morumbi.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Vila Olímpia

    Rua Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia
    CEP: 04546-001 - São Paulo - SP

  • Paulista I

    Avenida Paulista, 2000 - Bela Vista
    CEP: 01310-200 - São Paulo - SP

  • Mooca (Centro)

    Rua Dr. Almeida Lima, 1134 - Mooca
    CEP: 03164-000 - São paulo - SP

Sobre o intercâmbio

A Universidade Anhembi Morumbi faz parte da Rede Laureate de Universidades, a maior rede de ensino superior do mundo, com mais de 1 milhão de alunos, em 80 instituições de ensino, nos 28 países em que atua.

Dessa forma, oferece aos seus alunos a possibilidade de participar de programas de intercâmbio no exterior e trocar conhecimentos com pessoas das mais diversas nacionalidades, voltando ao Brasil com fluência em outra língua e um certificado internacional.

Nossos estudantes ainda contam com benefícios exclusivos, como:

  • Câmpus multicultural, com estudantes de diversas nacionalidades;
  • Conteúdos curriculares e materiais didáticos de outras universidades da Rede Laureate;
  • Fóruns internacionais para trocar experiências com estudantes e professores de outros países;
  • Feiras internacionais com a presença de representantes das universidades estrangeiras;
  • Oportunidade de Bolsas para cursos e eventos no exterior.

PROGRAMAS INTERNACIONAIS

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO PRESENCIAL
Com duração de 6 meses e possibilidade de ampliar para 1 ano, os intercâmbios internacionais possibilitam o aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de bacharelado e licenciatura, sendo obrigatório cursar o primeiro e o último ano do curso no Brasil.

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA
Duração de 6 meses, com aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior, pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de Graduação Tecnológica (presenciais e semipresenciais), sendo obrigatório cursar o primeiro e o último semestre do curso no Brasil.

DUPLA TITULAÇÃO
O aluno realiza uma parte do curso na Universidade Anhembi Morumbi e outra parte em uma universidade da Rede Laureate no exterior, obtendo, ao término do curso, dois diplomas válidos em seus respectivos países e mercados de trabalho.

PROGRAMAS DE FÉRIAS OU CURTA DURAÇÃO
Fazem parte do catálogo de programas internacionais da Rede Laureate e Universidades parceiras, e são oferecidos, normalmente, nos períodos de janeiro e julho. Estes programas são abertos a todos os estudantes e egressos dos cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

APOIO AO ALUNO
O International Office, departamento internacional da Anhembi Morumbi, é responsável por oferecer aos estudantes as melhores oportunidades de intercâmbio entre as universidades parceiras. Além disso, proporciona todo o suporte para que os estudantes viajem com tranquilidade para seus estudos no exterior, oferecendo:

  • Suporte para organizar documentação e demais requisitos para o intercâmbio;
  • Sessões informativas com pais e estudantes antes do embarque;
  • Manuais de intercâmbio com informações sobre o país de destino;
  • Organização para que os estudantes viajem em um único grupo.

*Confira no International Office quais são as instituições que oferecem esta opção.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

Universidad de Las Américas - Chile (UDLA)

A Universidad de Las Américas (UDLA), fundada em 1988, é pioneira na ampliação do acesso ao ensino superior no Chile. Com mais de 30.000 alunos, UDLA é a segunda maior universidade do país, com operação em Santiago, Concepción e Viña del Mar.

Chile Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad de Las Américas - Equador (UDLA)

Fundada por um grupo de educadores e empresários em 1995, a Universidad de Las Américas (UDLA) hoje é a universidade privada Nº 1 do Equador, de acordo com o Conselho Equatoriano de Ensino Superior (CONESUP). A instituição oferece aos alunos as habilidades práticas e os treinamentos necessários para ingresso no mercado de trabalho. Com dois campi em Quito, a UDLA tem mais de 10.000 estudantes.

Equador Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC)

Mais de 38.000 alunos estão matriculados nos três campi da Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC), em Lima. Fundada em 1994, a UPC está classificada entre as melhores instituições privadas de ensino superior no Peru.

Peru Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Exigido atestado de intercâmbio - emitido pela UAM. Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Andrés Bello (UNAB)

Fundada em 1989, Universidad Andrés Bello (UNAB) é conhecida por seu rigor acadêmico e excelência em pesquisa. Mais de 47 mil alunos estão matriculados nos campi da em Santiago, Viña del Mar e Concepción. A UNAB é considerada a melhor universidade privada do Chile e mantém posição de destaque nos rankings internacionais, como o QS Stars, que a classificou como uma das 10 melhores instiuições de ensino superior da América Latina.

Chile Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Tecnológica Centroamericana (UNITEC)

Fundada em 1987, a Universidad Tecnológica Centroamericana (UNITEC) promove o espírito empreendedor de seus mais de 20.000 alunos. A instituição opera três campi em Tegucigalpa e um em San Pedro de Sula. A UNITEC se destaca como a universidade privada de maior prestígio em Honduras, de acordo ranking do Unimer Research International.

Honduras Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Privada del Norte (UPN)

Mais de 30.000 alunos estão matriculados nos campi Universidad Privada del Norte (UPN) em Trujillo, Cajamarca e Lima. A instituição, fundada em 1994, busca desenvolver nos alunos as habilidades que o mercado de trabalho exige para que se tornem profissionais qualificados e bem sucedidos.

Peru Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Exigido atestado de intercâmbio - emitido pela UAM. Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidade Europeia (UE)

Fundada em 1962 em Lisboa, a Universidade Europeia (UE) oferece programas de graduação e pós-graduação para mais de 2.300 alunos. Os programas da UE são projetados para preparar os alunos para ter sucesso no mercado de trabalho. A UE é a terceira maior e mais antiga instituição privada de ensino superior em Portugal e é credenciada pelo Ministério da Educação Nacional.

Portugal Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Português de Portugal Necessário visto de estudos. Apresentação

Istanbul Bilgi University

A Istanbul Bilgi University (BILGI), fundada em 1996, é uma das maiores universidades privadas da Turquia. A instituição tem três campi no coração de Istambul e oferece a mais de 14.000 alunos uma gama de atividades sociais e culturais que criam uma vida universitária vibrante. Na BILGI, os programas de graduação e de pós-graduação são ministrados em Inglês.

Turquia 3.500 dólares (curso por semestre acadêmico) Inglês Exigido o teste de proficiência de inglês - nível mínimo B2 (exame oficial ou não-oficial). Necessário visto de estudos. Durante o período do programa, o estudante deverá estar rematriculado, mas não pagará as mensalidades na Anhembi Morumbi. Apresentação

Universidad Europea Miguel de Cervantes (UEMC)

Fundada em 2002 (BOCyL 24/06/02 e 05/07/02 BOE), o UEMC tem atualmente em seu campus em Valladolid com mais de 1.500 alunos, 250 professores e pesquisadores e administração e serviços e tem uma oferta de formação de 16 graus oficiais 7 graus Duplas 7 oficial de mestrado e numerosos estudos de pós-graduação.

Espanha 2.000 euros (curso por semestre acadêmico) Espanhol Exigido histórico escolar oficial e atestado de intercâmbio - emitidos pela UAM. Necessário visto de estudos. Durante o período do programa, o estudante não pagará mensalidades na Anhembi Morumbi. Apresentação

Saiba mais

Inscreva-se

Português (Brasil)
English Português (Brasil)