Publicidade e Propaganda

Guia do estudante:
Reconhecido pelo MEC
Confira as portarias

Autorização/Criação

  • Parecer CFE nº 37, de 12 de janeiro de 1972

Reconhecimento

  • Decreto Lei nº 74.384, publicada no DOU de 09 de agosto de 1974

Renovação de reconhecimento

  • Portaria n° 705, de 18 de dezembro de 2013

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Bacharelado
Duração
8 semestres

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

Qualidade de Ensino

O curso de Publicidade e Propaganda da Anhembi Morumbi destaca-se entres os mais conceituados do Brasil. Isso é possível devido a dois fatores que garantem a qualidade de ensino: infraestrutura de ponta e corpo docente formado por mestres, doutores e especialistas, que possuem experiência no mercado.  

Como aluno, você terá a oportunidade de participar de experiências internacionais durante a graduação.

Afinal, a Anhembi Morumbi é a primeira universidade internacional do país e oferece uma formação multicultural completa.

Acreditação Internacional

Você sabia que o nosso curso de Publicidade e Propaganda é o primeiro do Brasil a obter a Acreditação Internacional pela IAA (International Advertising Association)?  

Isso significa que nosso programa de ensino prepara o aluno para o mercado global, com recursos educacionais exclusivos e interações com profissionais da indústria mundial de comunicação.  

Ao término do curso, os alunos que mais se destacam têm o certificado da IAA no diploma. O reconhecimento internacional sobre a qualidade do seu curso será um diferencial de peso no seu currículo.


Foco no Processo Criativo

Nosso conteúdo tem foco no processo criativo, na criação de campanhas publicitárias e nas estratégias de comunicação, com o objetivo de formar profissionais com visão de negócios e foco no que o mercado precisa. Para ampliar essa percepção, você participará de palestras, workshops e atividades paralelas, que são realizadas em nossos estúdios e laboratórios de audiovisual.

Você também poderá estagiar na nossa Agência Experimental de Comunicação (AGCOM), que conta com instrutores qualificados para colocar em prática todo o conhecimento adquirido em aula. A AGCOM também promove eventos nos câmpus, como a semana de comunicação (PROWEEK).

Reconhecimento no Mercado

Nosso curso é avaliado entre os melhores do mercado pelo Guia do Estudante, no qual obteve 4 estrelas, além de possuir conceito 4 no ENADE, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

A qualidade de ensino e o incentivo à criatividade constroem profissionais excepcionais, que se destacam no mercado de trabalho.  Confira os prêmios e reconhecimentos conquistados por nossos alunos e ex-alunos.


Carreira

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho da publicidade é bastante promissor. A globalização da economia e a competitividade entre as empresas estimulam os investimentos em propaganda, e a entrada de grandes multinacionais no país tem aberto novas oportunidades para os publicitários. Os avanços tecnológicos e a expansão da internet também têm criado novas vagas e especialidades na área.  O publicitário pode atuar em agências de publicidade, produtoras, departamentos de marketing de empresas privadas e multinacionais. Também existe a possibilidade de empreender.

Ao término do curso, você estará apto a:   

  • Atuar em planejamento de comunicação;
  • Gerenciar produtos;
  • Aplicar e analisar pesquisas de mercado;
  • Criar campanhas de publicidade;
  • Criar planos de mídia;
  • Idealizar ações de Promoção e Merchandising;
  • Atuar no atendimento ao cliente;
  • Atuar na criação e direção de arte;
  • Produzir fotografia para publicidade;
  • Atuar na produção audiovisual publicitária.

Infraestrutura

Você terá à sua disposição uma infraestrutura completa, com mais de 20 estúdios para foto, vídeo e áudio. Os laboratórios ficam à disposição dos alunos, e os equipamentos podem ser emprestados para a produção de trabalhos acadêmicos fora da Universidade.    

Nossa biblioteca possui amplo acervo de áudio, vídeo, filmes e periódicos. Nas salas de informática e laboratórios, você contará com Macs, PCs e ilhas de edição profissionais.   

Por fim, para colocar todo o aprendizado em prática, você poderá criar campanhas e atender clientes reais na AGCOM, a Agência de Comunicação da Universidade, que fica dentro do câmpus.

Grade curricular

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
INTRODUÇÃO A PUBLIICIDADE E PROPAGANDA
ETICA E LEGISLAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
COMUNICAÇÃO (EAD)
COMUNICAÇÃO VISUAL
FUNDAMENTOS DE MARKETING
CRIAÇÃO PUBLICITARIA
REDAÇÃO PUBLICITÁRIA
METODOLOGIA CIENTÍFICA (EAD)
PLATAFORMAS GRÁFICA IMPRESSA
PESQUISA DE MERCADO
MÍDIA
PLANEJAMENTO DE MARKETING
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA (EAD)
PLATAFORMAS GRÁFICA DIGITAL
PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
FOTOGRAFIA PUBLICITARIA
PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA AUDIO
DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL (EAD)
PLANEJAMENTO E ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR
OPTATIVA – TRILHA 1
PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA AUDIOVISUAL
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS – ONLINE
OPTATIVA – TRILHA 2
PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA I
OPTATIVA (INCLUI LIBRAS)
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I – PUBLICIDADE E PROPAGANDA
PLANEJAMENTO DE MÍDIA
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA II
TÓPICOS AVANÇADOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA I
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II – PUBLICIDADE E PROPAGANDA
TÓPICOS AVANÇADOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA II
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ESTÁGIO SUPERVISIONADO

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Coordenadora do Curso

    Luciane Ferreira de Oliveira Bonaldo

    Doutoranda em Gestão de Informação no IMS (Information Management School), na Universidade Nova de Lisboa – Co-participação ECA/USP. Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/ USP). Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi. Bacharel em Educação Física. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda, atuando principalmente nas áreas: criatividade, planejamento de campanha e de comunicação, mídia, propaganda, projetos experimentais e comportamento do consumidor. Diretora voluntária no Projeto Fruto do Bem. Atualmente, é coordenadora de curso e professora da Universidade Anhembi Morumbi.
  • Profª Jane Luchtenberg Vieira

    Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Armando Álvares Penteado (1986) e Mestrado em Habitação: Planejamento, Gestão e Projeto no IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas (2005). Atualmente é docente de ensino superior nas disciplinas de Desenho Técnico e Expressão Gráfica de Projetos. Foi diretora acadêmica, possui larga experiência em gestão e na área técnica, em projetos na área administrativa empresarial.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Vila Olímpia

    Rua Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia
    CEP: 04546-001 - São Paulo - SP

  • Paulista I

    Avenida Paulista, 2000 - Bela Vista
    CEP: 01310-200 - São Paulo - SP

  • Mooca (Centro)

    Rua Dr. Almeida Lima, 1134 - Mooca
    CEP: 03164-000 - São paulo - SP

Sobre o intercâmbio

A Universidade Anhembi Morumbi faz parte da Rede Laureate de Universidades, a maior rede de ensino superior do mundo, com mais de 1 milhão de alunos, em 80 instituições de ensino, nos 28 países em que atua.

Dessa forma, oferece aos seus alunos a possibilidade de participar de programas de intercâmbio no exterior e trocar conhecimentos com pessoas das mais diversas nacionalidades, voltando ao Brasil com fluência em outra língua e um certificado internacional.

Nossos estudantes ainda contam com benefícios exclusivos, como:

  • Câmpus multicultural, com estudantes de diversas nacionalidades;
  • Conteúdos curriculares e materiais didáticos de outras universidades da Rede Laureate;
  • Fóruns internacionais para trocar experiências com estudantes e professores de outros países;
  • Feiras internacionais com a presença de representantes das universidades estrangeiras;
  • Oportunidade de Bolsas para cursos e eventos no exterior.

PROGRAMAS INTERNACIONAIS

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO PRESENCIAL
Com duração de 6 meses e possibilidade de ampliar para 1 ano, os intercâmbios internacionais possibilitam o aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de bacharelado e licenciatura, sendo obrigatório cursar o primeiro e o último ano do curso no Brasil.

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA
Duração de 6 meses, com aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior, pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de Graduação Tecnológica (presenciais e semipresenciais), sendo obrigatório cursar o primeiro e o último semestre do curso no Brasil.

DUPLA TITULAÇÃO
O aluno realiza uma parte do curso na Universidade Anhembi Morumbi e outra parte em uma universidade da Rede Laureate no exterior, obtendo, ao término do curso, dois diplomas válidos em seus respectivos países e mercados de trabalho.

PROGRAMAS DE FÉRIAS OU CURTA DURAÇÃO
Fazem parte do catálogo de programas internacionais da Rede Laureate e Universidades parceiras, e são oferecidos, normalmente, nos períodos de janeiro e julho. Estes programas são abertos a todos os estudantes e egressos dos cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

APOIO AO ALUNO
O International Office, departamento internacional da Anhembi Morumbi, é responsável por oferecer aos estudantes as melhores oportunidades de intercâmbio entre as universidades parceiras. Além disso, proporciona todo o suporte para que os estudantes viajem com tranquilidade para seus estudos no exterior, oferecendo:

  • Suporte para organizar documentação e demais requisitos para o intercâmbio;
  • Sessões informativas com pais e estudantes antes do embarque;
  • Manuais de intercâmbio com informações sobre o país de destino;
  • Organização para que os estudantes viajem em um único grupo.

*Confira no International Office quais são as instituições que oferecem esta opção.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC)

A Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (UPC) nasceu em 1994 como uma instituição de ensino baseada na criatividade e inovação, visando a formação de futuros profissionais, que serão protagonistas da mudança. Hoje é a primeira universidade global no Peru. Possui mais de 40 cursos de graduação nas Faculdades de Administração em Hotelaria e Turismo, Arquitetura, Artes Contemporâneas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Comunicações, Direito, Design, Economia, Educação, Engenharia, Negócios e Psicologia. Além disso, possui mais de 20 programas de pós-graduação.

PERU Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Andrés Bello (UNAB)

Fundada em 1989, Universidad Andrés Bello (UNAB) é conhecida por seu rigor acadêmico e excelência em pesquisa. Mais de 47 mil alunos estão matriculados nos campi Santiago, Viña del Mar e Concepción. A UNAB é considerada a melhor universidade privada do Chile e mantém posição de destaque nos rankings internacionais, como o QS Stars, que a classificou como uma das 10 melhores instiuições de ensino superior da América Latina.

CHILE Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Tecnológica Centroamericana (UNITEC)

Fundada em 1987, a Universidad Tecnológica Centroamericana (UNITEC) promove o espírito empreendedor de seus mais de 20.000 alunos. A instituição conta com três campi em Tegucigalpa e um em San Pedro de Sula. A UNITEC se destaca como a universidade privada de maior prestígio em Honduras, de acordo ranking do Unimer Research International.

HONDURAS Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Europea Miguel de Cervantes (UEMC)

Fundada em 2002, a Universidad Europea Miguel de Cervantes é uma universidade privada, jovem e dinâmica que desenvolve uma educação de qualidade voltada para o aluno, apoiada por atendimento personalizado, pequenos grupos e práticas de negócios. Da mesma forma, o trabalho de pesquisa concentra seus esforços na materialização dos avanços científicos, socioeconômicos e ambientais.

ESPANHA 2.000 euros (por semestre acadêmico). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Stamford International University (SIU)

A Stamford International University foi fundada em 1995 e tem estudantes provenientes de mais de 68 países. Primeira universidade na Tailândia a receber a credencial da Assembléia Internacional para Educação Colegial de Negócios (IACBE) pelos programas oferecidos em sua Faculdade de Tecnologia e Negócios.

TAILÂNDIA Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). Acrescido o valor de matrícula exigido pela imigração da Tailândia sob estudantes internacionais - 5.000 Baht - válido para um semestre. Em caso de extensão (+1 semestre) o valor para renovação de matrícula é de 1.900 Baht. INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2. Histórico escolar oficial e carta de motivação (traduzidos em inglês). Necessário visto de estudos.

Saiba mais

Inscreva-se

Português (Brasil)
English Português (Brasil)