Naturologia

Guia do estudante:
Reconhecido pelo MEC
Confira as portarias
Autorização/Criação
  • Resolução Consun nº 03, de 29 de junho de 2001
Reconhecimento
  • Portaria nº 161, publicada no DOU de 16 de fevereiro de 2007

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Bacharelado
Duração
8 semestres

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

A graduação é a primeira e única em São Paulo e tem como fundamentação a aplicação do conteúdo teórico e prático em suas aulas, preparando o estudante para o mercado de trabalho.

O curso de Naturologia da Anhembi Morumbi possui em seu corpo docente mestres, doutores e especialistas de destaque nos meios mercado acadêmico e profissional, proporcionando conhecimento sólido embasado no contexto de mercado e no diálogo entre ciência e tradição.

O curso possui um currículo alinhado com desafios e demandas de saúde atuais, em especial auxiliando a suprir a lacuna da fragmentação do cuidado e do uso das Práticas Integrativas e Complementares, previsto na estrutura e fundamentação do Sistema Único de Saúde brasileiro.

A estrutura curricular inovadora é integrada por blocos de conhecimento que incorporam disciplinas de Base da Área da Saúde como Morfologia, Fisiologia, Patologia e Sistemas Corporais; e disciplinas ligadas às terapias naturais ligadas ou não à medicinas Tradicionais como: Acupuntura; Massoterapia; Reflexologia; Fitoterapia, Aromaterapia; Ayurveda; Meditação; Yoga; Terapia Floral; Iridologia; Trofoterapia, entre outras.

Um diferencial do curso é a formação aprofundada em Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Tradicional Indiana (Ayurveda), com estágio especifico em cada uma delas, o que oferece ao formado profundidade em visões diferentes e complementares de Saúde e Cuidado.

O modelo acadêmico de vanguarda está baseado nas melhores práticas disponíveis, na interdisciplinaridade e transdisciplinaridade aplicada à saúde, na eficiência e empregabilidade. O processo ensino-aprendizado está focado no estudante, na organização curricular por competências, no uso de metodologias ativas, nas práticas profissionais desde o início do curso, proporcionando autonomia e participação ativa do estudante na formação profissional.

A bioconsciência e os conteúdos relacionados à ecologia também são temas abordados no decorrer do curso. O compromisso da Naturologia enfatiza o bem-estar do indivíduo, da comunidade e do meio ambiente, e pode ser conceituada como um estilo de vida, uma filosofia do bem-viver.

Carreira

O curso de Naturologia é inspirado na estrutura das formações em Naturopathic Medicine presentes em diversos países a nível de graduação como por exemplo, Estados Unidos, Alemanha, Portugal e Austrália, onde a atuação deste profissional já é consolidada.

No Brasil a demanda por esse tipo de cuidado é igualmente promissora e acompanha as tendências mundiais de incorporação dessas abordagens no cuidado em centros de referência. Como exemplos, a área de Medicina Integrativa e Complementar do Instituto Israelita Albert Einstein, que conta com Naturólogos compondo a equipe de atenção e cuidado, e o Núcleo de Cuidados Integrativos do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

A aplicação dos conhecimentos adquiridos pelo naturólogo visa conscientizar o indivíduo de sua condição de saúde e de seu estilo de vida, ao mesmo tempo em que resguarda a sua integridade física e psíquica.

Assista aqui à reportagem do Globo Universidades sobre a profissão e o curso de Naturologia.
Acesse aqui e saiba mais sobre a Naturologia, das suas origens à carreira.

O naturólogo é capacitado para atuar em diversos locais que atendem às áreas da Saúde e Bem-estar, como consultórios e clínicas, SPAs, consultoria em qualidade de vida a empresas, academias e escolas de yoga e dança, hospitais, atenção à saúde do trabalhador, atenção à saúde do idoso, atenção à saúde da mulher, atenção à saúde da criança e atuação em equipes de saúde na Atenção Básica de Saúde.

Na área de Hospitalidade, esse profissional pode atuar em hotéis, cruzeiros marítimos e estâncias hidrominerais. O trabalho do naturólogo não se restringe somente aos locais citados, pois o mercado de trabalho está em plena expansão.

Ao final do curso, você estará apto a:

  • Desenvolver ações segundo as abordagens de prevenção, promoção e recuperação da saúde nos níveis individual e coletivo;
  • Ampliar a sua visão do ser humano desenvolvendo uma abordagem alinhada com a complexidade e pronta para atuar frente às demandas atuais de autonomia e mudança de estilo de vida;
  • Desenvolver consciência ética e abordagem alinhada com as diretrizes de segurança e eficácia da área da saúde;
  • Empregar técnicas e procedimentos do escopo das práticas integrativas e complementares;
  • Desenvolver inteligência emocional, resiliência e valores alinhados com a cultura de paz e sustentabilidade;
  • Desenvolver linguagem cientifica afim de aprofundar e estudar as demandas necessárias para a legitimação constante das Práticas integrativas no meio cientifico;
  • Elaborar e realizar programas sociais de atendimento à comunidade atuando como um agente de Saúde capacitado para promoção de saúde, prevenção e mudança no estilo de vida;
  • Empreender a Naturologia nas diversas áreas de atuação profissional dentro do mercado de trabalho;
  • Gerenciar atividades e intervenções naturológicas em diferentes contextos;
  • Escolher e aplicar estratégias de educação, promoção e comunicação em saúde no âmbito pessoal, individual, coletivo e global (intercultural);
  • Contínuo aprimoramento nas áreas afins da Naturologia através dos cursos de extensão e pós-graduação.

Infraestrutura

A infraestrutura do curso, com ampla variedade de laboratórios, permite aos estudantes a participação em atividades práticas desde o primeiro semestre em ambientes imersivos e apropriados ao desenvolvimento de competências e habilidades como:

  • Laboratório de Estrutura e Função Humana: equipados com modelos anatômicos, computadores, softwares e equipamentos para a aprendizagem baseada em órgãos e sistemas do corpo humano.
  • Laboratórios Biomédicos: este amplo ambiente contempla o Laboratório de Biologia Molecular e Biotecnologia; Microscopia, Biologia e Diversidade Biológica, Bioquímica e Toxicologia; Microbiologia, Imunologia e Parasitologia; Mini-indústria Farmacêutica, onde o estudante terá contato com recursos e alta tecnologia para desenvolver atividades práticas voltadas ao aprendizado das ciências da vida.
  • Centro de Simulação:com 1.800m2, contempla consultórios, salas avançadas de simulação, salas de habilidades e hospital simulado, ambientes que permitem que os estudantes vivenciem diversos cenários realísticos, por meio de ambientes simulados com modelos e manequins de alta tecnologia que favorecem o desenvolvimento de competências e atitudes profissionais como comunicação, trabalho em equipe, tomada de decisão, além das habilidades e procedimentos que podem ser treinados.
  • Laboratório de Habilidades Específicas: totalmente adequado para o desenvolvimento de práticas profissionais, facilitando a aprendizagem e a inserção do aluno no ambiente profissional, por meio de equipamentos modernos, amplo espaço para realização de práticas que desenvolvem habilidades e segurança do aluno para atuar junto ao paciente.

Os estudantes realizam estágio em dois centros inovadores de atenção à saúde e ao bem-estar na própria Universidade:

  • SPA & Wellness Centero primeiro SPA Escola do Brasil, com 1.162 m², conta com ambientes que permitem a atuação prática de estudantes e profissionais de Estética, Fisioterapia, Maquiagem Profissional, Naturologia, Nutrição, Visagismo e Terapia Capilar, tais como salas de atendimento especiais para tratamentos corporais, faciais, dotadas de cromoterapia, ofurôs, duchas, saunas, além de espaços diferenciados como o SPA dos Pés, SPA do Cabelo, Piscina Emanatória e Mandala para as práticas integrativas, focadas na saúde, beleza e bem-estar.
  • Centro Integrado da Saúde (CIS), em uma estrutura ampla com 2.800 m², dotados de equipamentos de alta tecnologia, distribuídos em consultórios, salas de atendimentos em grupo, ginásio terapêutico adulto e infantil, laboratório de órteses plantares, piscina terapêutica, entre outros espaços especiais que proporcionam atuação clínica ao futuro profissional de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Naturologia, Podologia, Psicologia e Quiropraxia.

O curso mantém, ainda, parcerias de estágio com a Prefeitura municipal de São Paulo e de Embu das Artes, possibilitando ao estudante uma vivencia real do SUS e dos desafios necessários à formação de um profissional preparado para os desafios atuais.

Grade curricular

ESTRUTURA E FUNÇÃO HUMANA
PROCESSOS BIOLÓGICOS
FUNDAMENTOS DE NATUROLOGIA
MICROSSISTEMAS
DISCIPLINA INSTITUCIONAL EAD (DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL)
CÉREBRO E COMPORTAMENTO
MECANISMOS DE AGRESSÃO E DEFESA
PRÁTICAS CORPORAIS E MASSOTERAPIA
MEDICINA TRADICIONAL CHINESA I
ATIVIDADE CLÍNICA OBSERVACIONAL
DISCIPLINA INSTITUCIONAL EAD (ESTILO DE VIDA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE)
SISTEMAS CORPORAIS
TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA
MEDICINA CORPO-MENTE
MEDICINA TRADICIONAL CHINESA II
AYURVEDA I
DISCIPLINA INSTITUCIONAL EAD (DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS)
ÉTICA E PROFISSIONALISMO
COMPLEXIDADE, SAÚDE E CICLOS DE VIDA
MEDICINA BOTÂNICA I
MEDICINA TRADICIONAL CHINESA III
AYURVEDA II
DISCIPLINA INSTITUCIONAL EAD (METODOLOGIA CIENTÍFICA)
TROFOTERAPIA APLICADA À NATUROLOGIA
MEDICINA BOTÂNICA II
AYURVEDA III
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MEDICINA TRADICONAL CHINESA
DISCIPLINA INSTITUCIONAL EAD (BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA)
DISCIPLINA INSTITUCIONAL EAD (SAÚDE COLETIVA)
PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SAÚDE COMUNIDADE
PSICOLOGIA DE INTEGRALIDADE
FENOMENOLOGIA, ARTE E EXPRESSÃO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM AYUVERDA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MEDICINA BOTÂNICA
DISCIPLINA INSTITUCIONAL EAD (EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE)
TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO
TERAPIA DE FOTOBIOMODULAÇÃO
INTERAGÊNCIA E CONDUTA TERAPÊUTICA
RECURSOS TERAPÊUTICOS HIDROMINERAIS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NATUROLOGIA
DISCIPLINA INSTITUCIONAL EAD (GESTÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE)
GESTÃO DE CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS
ABORDAGEM TERAPÊUTICA EM GRUPO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ATENÇÃO BÁSICA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ATENÇÃO ESPECIALIZADA
ESTÁGIO ELETIVO
DISCIPLINA INSTITUCIONAL EAD (OPTATIVA)
ATIVIDADES COMPLEMENTARES

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Fale com a Coordenação

    Caio Fábio Schlechta Portella

    Naturólogo, Consultor em Fitoterapia, Mestre em Ciências pela FSP/USP. Sócio Fundador da Associação Paulista de Naturologia e Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Naturologia. Atua nas áreas de Transdisciplinaridade aplicada à saúde, Praticas Integrativas e Complementares em Saúde Pública e Meditação aplicada à Saúde.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Vila Olímpia

    Rua Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia
    CEP: 04546-001 - São Paulo - SP

  • Mooca (Centro)

    Rua Dr. Almeida Lima, 1134 - Mooca
    CEP: 03164-000 - São paulo - SP

Sobre o intercâmbio

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte de uma rede internacional de universidades: a Laureate International Universities. Com mais de 80 instituições inovadoras ao redor do mundo, a Rede Laureate provê, a mais de 1 milhão de alunos, acesso a um ensino de qualidade por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

Torrens University Australia (TUA)

A Torrens University Australia é a primeira nova universidade privada que foi aberta na Austrália nos últimos 20 anos. Com campi em Adelaide, Brisbane, Melbourne e Sydney, possui aulas online e presenciais. A Torrens estimula um grande network entre seus estudantes de diferentes nacionalidades, bem como com profissionais atuantes do mercado.

AUSTRÁLIA Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). Condição válida excepcionalmente ao intake 2019/2, com limite de 20 vagas, divididas entre as quatro Escolas elegíveis (5 vagas por Escola), das quais os alunos postulantes serão selecionados por meritocracia acadêmica (análise de coeficiênte geral). INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2. Histórico escolar oficial (traduzido em inglês). Necessário visto de estudos.

Saiba mais

Inscreva-se

Português (Brasil)
English Português (Brasil)