Letras – Português e Inglês

Este curso não está sendo ofertado no momento, aguarde a abertura de novas turmas.

Sobre o curso

Tipo de Curso
Licenciatura
Duração
8 semestres

O curso superior de Licenciatura em Letras- português- Inglês tem como objetivo formar professores capazes de estabelecer vínculos entre língua, literatura e a realidade dos seus alunos. Para tanto, contemplamos não somente o conteúdo a ser ensinado, mas também as experiencias dos professores e as práticas culturais nos quais seus alunos da escola básica estarão inseridos.  A finalidade do curso de licenciatura em Letras- português- inglês é formar indivíduos habilitados a lecionar língua e literatura em todos os níveis de ensino. Este profissional também pode atuar no ambiente empresarial e em áreas correlatas da comunicação, as quais necessitem de domínio da linguagem e da linguística. Letras é uma graduação que exige estudo histórico, cultural e social das línguas, acompanhando como se deu as suas transformações, desde a sua formação até os dias de hoje.

É um curso que habilita a ter conhecimento global e aprofundado da língua materna. A palavra é o objeto de estudo do curso de Letras- português- inglês, é através do estudo dela que alcançamos a compreensão de como as práticas sociais constituem e são constituídas pela materialidade linguística. Desse modo, este curso possibilita compreender o valor e o poder da “palavra” pois é ela que traduz os significados e comportamentos humanos, interpretados nos discursos políticos, publicitários, ou nos mecanismos da criatividade e sensibilidade expressos em poesias e canções. O século XXI trouxe novos desafios, os mercados se abriram, a comunicação tornou-se uma ferramenta para o sucesso global, projetando ainda mais esse profissional.

Com o mundo globalizado, o inglês tornou-se uma das principais línguas e, por conta disso, a procura pela proficiência nesse idioma cresce cada vez mais.  Outro ponto importante na licenciatura em Letras- português- Inglês, capacitar profissionais para lecionar em instituições de Ensino privada e pública, podendo atuar também em escolas de idiomas e espaços não formais, propiciando, para isso, uma visão prática e teórica, além de realizar pesquisas e, até mesmo, inserir-se no ramo editorial.

A Universidade Anhembi Morumbi tem 50 anos de tradição na formação de profissionais críticos, preparados para atender as demandas contemporâneas, antecipar tendências e pensar criativamente. O corpo docente é formado por mestres e doutores com anos de experiência e atuação na docência e nos demais campos da linguagem. O campi Vila Olímpia conta com instalações modernas, salas de aula com apoio de multimídia. Laboratório de informática hoje mais do que nunca a importância de dominar as tecnologias se faz presente pelos alunos de Letras- português- inglês que são convidados a desenvolver materiais didáticos com princípios da editoração os quais são úteis tanto para meios impressos ou digitais como e-books ou para cursos on-line, com desenvolvimentos de sites temáticos que trabalham temas transversais.

Os alunos têm acesso a biblioteca com acervo atualizado e em número suficiente de volume para a consulta dos estudantes, contam com cerca de 94.846 títulos e 306.803 exemplares de livros físicos; além dos livros impressos o acervo é ampliado por meio de 20.611 e-books distribuídos na Biblioteca Virtual Pearson e Minha Biblioteca.

O  curso de Letras-português-inglês realiza parcerias de estágio com escolas públicas, privadas e do terceiro setor, possibilitando uma potente vivência teórico-prática para os alunos do curso.


Carreira

Os horizontes vão muito mais além dos muros da Universidade profissional formado em Letras é um estudioso do funcionamento da Língua Portuguesa, de idiomas estrangeiros e suas respectivas literaturas. Quem se forma em Letras pode seguir a carreira acadêmica, tornar-se tradutor, intérprete, pesquisador dentro e fora do pais com o apoio da internacionalidade. Outros cenários também evidenciam a possibilidade de atuação do profissional de Letras em diversas funções, como: roteirista (por exemplo, a “transposição” crescente de obras literárias para o cinema, a televisão e os meios virtuais); resenhista; ensaísta; assessor cultural; crítico literário; secretário; redator de manuais técnicos, de sinopses de livros e filmes, de textos para a internet. Assim, o quadro geral de atuação para um profissional bem preparado em Letras é abrangente e incentivador.

Infraestrutura

A Instituição conta com laboratórios de informática instalados em locais com infraestrutura adequada atendendo com folga os estudantes de cada. Os laboratórios de informática contam com regulamento de utilização que orienta o uso por parte da comunidade acadêmica e detalha a utilização dos laboratórios extra aula. Há também uma Política de Atualização de Equipamentos e Softwares, que rege o trabalho do setor responsável pela gestão dos laboratórios de informática.  O curso também possui uma brinquedoteca lúdica onde são produzidos materiais pedagógicos.

Grade curricular

Confira a matriz curricular

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

  • Fale com a Coordenação

    Profa. Ana Maria Nascimento Damiani

    Mini  Currículo: Ana Maria  Nascimento Damiani, Mestre em Educação pela Universidade Presbiteriana  Mackenzie, a professora  possui  graduação em Pedagogia e Biologia, Pós Graduação em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, Especialista em Educação Inclusiva e Pedagogia Hospitalar, Coordenou e Lecionou na  Educação Infantil e Fundamental I, Coordenadora Pedagógica e Assistente de  Direção  Faculdade Oswaldo Cruz, Professora Centro Universitário  Belas Artes  formação de Educadores, Coordenadora  pedagógica  da escola  Santa  Marina e Diretora  da Faculdade  Pascoal Dantes.  Atualmente Professora e Coordenadora dos cursos de Graduação Educação área Humanidades da Universidade Anhembi Morumbi.
Português (Brasil)
English Português (Brasil)