Farmácia

Guia do estudante:
Avaliação do MEC
3
Reconhecido pelo MEC
Confira as portarias
Autorização/Criação
  • Resolução Consun nº 22, de 15 de dezembro de 1997
Reconhecimento
  • Portaria nº 01, publicada no DOU de 06 de janeiro de 2012
Renovação de Reconhecimento:
  • Portaria n° 822, publicada no DOU de 30 de dezembro de 2014

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Bacharelado
Duração
8 semestres

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

O curso de Farmácia é um dos mais modernos e inovadores do País, caracterizado pela qualidade acadêmica, reconhecida pelo MEC, ENADE e Guia do Estudante.

Sua arquitetura curricular integra conteúdos pioneiros como biologia molecular e biotecnologia, cosmetologia, farmácia clínica e atenção farmacêutica e homeopatia. A empregabilidade dos formandos é facilitada pela qualidade do curso e pelas parcerias com grandes empresas como Laboratório DASA – a quinta maior empresa de diagnóstico laboratorial do mundo, Grupo Pão de Açúcar por meio da Rede de Drogarias Extra, Hospital São Cristóvão, dentre outras.

Após mais de 15 anos de experiência no ensino farmacêutico, a credibilidade e a qualidade do curso podem ser comprovadas pelo elevado número de aulas práticas, laboratórios equipados, professores do mais alto padrão, disciplinas voltadas para o mercado profissional, o que reflete na liderança e na empregabilidade de nossos estudantes. Aqui, o aluno será capacitado para atuar nas diversas áreas das Ciências Farmacêuticas, incluindo medicamentos, cosméticos, alimentos e análises clínicas e toxicológicas. Todas as disciplinas estão integradas com foco na promoção da saúde, na qualidade de vida, no bem-estar e na prevenção de doenças.

Você terá aulas com professores mestres e doutores, formados por universidades de ponta do Brasil e do exterior. Grande parte também atua no mercado, em cargos de liderança em grandes empresas, compondo equipes multidisciplinares em importantes instituições de saúde e indústrias farmacêuticas. Além disso, muitos possuem experiência internacional como docentes ou pesquisadores.

Carreira

Os farmacêuticos são profissionais que podem atuar nas áreas de medicamentos, cosméticos, fitoterápicos, laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, drogarias e farmácias, além da área de indústria de alimentos.

Atuam na pesquisa, desenvolvimento, produção, controle de qualidade e marketing de medicamentos, cosméticos, alimentos, matérias-primas e kits reagentes. Sendo assim, o mercado oferece amplas perspectivas para o farmacêutico, que também possui amplo mercado de trabalho nas áreas de farmácias e drogarias, assistência farmacêutica e pesquisa clínica.

Atualmente, há uma crescente demanda pelo farmacêutico nas áreas de interações medicamentosas, efeitos colaterais, uso racional de medicamentos, farmácia hospitalar atuando em equipes multiprofissionais.

A imagem e a credibilidade do curso de Farmácia da Anhembi Morumbi no mercado têm grande contribuição na colocação profissional de destaque de nossos estudantes. Isso é possível também devido ao programa interno de identificação e apoio aos talentos, auxiliando esses estudantes na obtenção de estágios e facilitando sua primeira colocação profissional. Para isso, conta com uma ampla parceria com diversas empresas do ramo farmacêutico, que cooperam para a conquista do compromisso do curso de Farmácia em orientar e ajudar o estudante em sua formação pessoal, social e profissional, contribuindo para o seu crescimento e sucesso como cidadão ético e comprometido com a saúde e o bem-estar da humanidade.

Ao final do curso, você estará apto a:

  • Indústrias farmacêuticas, de alimentos e de cosméticos;
  • Indústrias de fitoterápicos e produtos naturais;
  • Atuar no ramo de alimentos, biologia molecular, biotecnologia, fitoterapia, homeopatia e nanotecnologia;
  • Indústrias de medicamentos e produtos de uso veterinário;
  • Indústrias de equipamentos, kits reagentes e matérias-primas;
  • Laboratórios de análises clínicas, análises toxicológicas e bancos de sangue;
  • Drogarias, farmácias de manipulação e farmácias homeopáticas;
  • Farmácia hospitalar, farmácia clínica e atenção farmacêutica;
  • Saúde coletiva e Sistema Único de Saúde (SUS);
  • Marketing, administração, liderança e gestão da qualidade em empresas do ramo farmacêutico;
  • Pesquisa, biologia molecular e biotecnologia;
  • Empresas de tecnologia de manipulação de DNA, pesquisas clínicas, farmacogenética e terapia genética.

Infraestrutura

Infraestrutura de referência nacional

A infraestrutura do curso, com ampla variedade de laboratórios, permite aos estudantes a participação em atividades práticas desde o primeiro semestre em ambientes imersivos e apropriados ao desenvolvimento de competências e habilidades como:

  • Farmácia-escola:modelo de atenção farmacêutica do Brasil, que proporciona o contato dos alunos com as fases de montagem, administração, manipulação e dispensação de medicamentos e cosméticos;
  • Mini-indústria:de medicamentos e cosméticos, onde você poderá vivenciar as diversas etapas da produção farmacêutica e os desafios do dia-a-dia em uma indústria;
  • CIMAM – Centro de Informações sobre Medicamentos Anhembi Morumbi: que presta serviços de informação para a comunidade e profissionais de todo o Brasil;
    Laboratório de Estrutura e Função Humana: equipados com modelos anatômicos, computadores,  softwares e equipamentos para a aprendizagem baseada em órgãos e sistemas do corpo humano.
  • Laboratórios Biomédicos: este amplo ambiente contempla o Laboratório de Biologia Molecular e Biotecnologia; Microscopia, Biologia e Diversidade Biológica, Bioquímica e Toxicologia; Microbiologia, Imunologia e Parasitologia; Mini-indústria Farmacêutica, onde o estudante terá contato com recursos e alta tecnologia para desenvolver atividades práticas voltadas ao aprendizado das ciências da vida;
  • Centro de Simulação:com 1.800m2, contempla consultórios, salas avançadas de simulação, salas de habilidades e hospital simulado,  ambientes que permitem que os estudantes  vivenciem diversos cenários realísticos, por meio de ambientes simulados com modelos e manequins de alta tecnologia que favorecem o desenvolvimento de competências e atitudes profissionais como comunicação, trabalho em equipe, tomada de decisão, além das habilidades e procedimentos que podem ser treinados;
  • Laboratório de Habilidades Específicas: totalmente adequado para o desenvolvimento de práticas profissionais, facilitando a aprendizagem e a inserção do aluno no ambiente profissional, por meio de equipamentos modernos, amplo espaço para realização de práticas que desenvolvem habilidades e segurança do aluno para atuar junto ao paciente;
  • Centro Integrado da Saúde (CIS), em uma estrutura ampla com 2.800 m², dotados de equipamentos de alta tecnologia, distribuídos em consultórios, salas de atendimentos em grupo, ginásio terapêutico adulto e infantil, laboratório de órteses plantares, piscina terapêutica, entre outros espaços especiais que proporcionam atuação clínica ao futuro profissional de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Naturologia, Podologia, Psicologia e Quiropraxia.

Grade curricular

 

Disciplina Carga Horária

1º Semestre
Processos Biológicos 132
Estrutura e Função Humana 132
Fundamentação Química 66
 Desenvolvimento Humano e Social 88

2º Semestre
Sistemas Corporais 99
Química Orgânica 99
Mecanismos de Agressão e Defesa I 66
Práticas em Farmácia 66
Estilo de Vida, Saúde e Meio Ambiente 88
Ética e Profissionalismo em Farmácia 33

3º Semestre
Terapêutica Medicamentosa 66
Mecanismos de Agressão e Defesa II 66
Físico-Química 66
Fundamentos de Nutrição 66
Estágio Supervisionado I 66
Assistência Farmacêutica 66

4º Semestre
Química Analítica 132
Metabolismo dos Alimentos 66
Farmácia Magistral e Cosmetologia 132
Farmacognosia 66
Metodologia Científica 88
Estágio Supervisionado II 99

5º Semestre
Química Farmacêutica e Farmacodinâmica 99
Biotecnologia de Produtos Farmacêuticos 66
Diagnóstico Laboratorial I 99
Programa de Integração Saúde Comunidade 66
Estágio Supervisionado III 99
Saúde Coletiva 88

6º Semestre
Terapias Integrativas e Complementares 66
Análises Toxicológicas e Ambientais 66
Tecnologia Farmacêutica 99
Diagnóstico Laboratorial II 99
Estágio Supervisionado IV 132
Bioestatística e Epidemiologia 88

7º Semestre
Trabalho de Conclusão de Curso I 33
Farmácia Clínica e Hospitalar 99
Farmacoterapia 66
Controle de Qualidade de Produtos Farmacêuticos e Cosméticos 99
Estágio Supervisionado V 213
Educação e Comunicação em Saúde 88

8º Semestre
Deontologia e Legislação Farmacêutica 66
Trabalho de Conclusão de Curso II 33
Estágio Supervisionado VI 213
Optativa 66
Gestão em Serviços de Saúde 88
Atividades Complementares 120

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Fale com a Coordenação

    Profa. Ms. Ana Carolina Ribeiro

    Mestre em Ciências de Materiais pela Universidade de São Paulo – IPEN, especialista em Cosmetologia  pelas Faculdades Oswaldo Cruz, e farmacêutica industrial pela Universidade Anhembi Morumbi. Professora  da Escola de Ciências da Saúde da Universidade Anhembi Morumbi. Coordenadora de Pós-graduação e da Comissão de Tecnologias da Beleza do Núcleo de Ensino da Associação Brasileira de Cosmetologia. Experiência profissional em indústria cosmética, farmácia de manipulação e farmácia hospitalar.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Vila Olímpia

    Rua Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia
    CEP: 04546-001 - São Paulo - SP

  • Mooca (Centro)

    Rua Dr. Almeida Lima, 1134 - Mooca
    CEP: 03164-000 - São paulo - SP

Sobre o intercâmbio

 

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte da Laureate International Universities, rede internacional de universidades inovadoras. Com mais de 30 instituições de ensino ao redor do mundo, a Laureate reúne em sua comunidade acadêmica mais de 850 mil estudantes em 10 países por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

Universidad Andrés Bello (UNAB)

Fundada em 1989, Universidad Andrés Bello (UNAB) é conhecida por seu rigor acadêmico e excelência em pesquisa. Mais de 47 mil alunos estão matriculados nos campi Santiago, Viña del Mar e Concepción. A UNAB é considerada a melhor universidade privada do Chile e mantém posição de destaque nos rankings internacionais, como o QS Stars, que a classificou como uma das 10 melhores instiuições de ensino superior da América Latina.

CHILE Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad del Valle de México (UVM)

Fundada em 1960, Universidad del Valle de México (UVM) é uma das 10 melhores instituições de ensino superior do México. Com 125.000 alunos matriculados em 36 campi, espalhados por 18 estados, também é a maior universidade privada do país.

MÉXICO Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Exigido o teste de proficiência não oficial de espanhol - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos para curso com duração superior a 6 meses. Apresentação

Saiba mais

Inscreva-se

Português (Brasil)
English Português (Brasil)