Engenharia da Computação

Guia do estudante:

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Bacharelado
Duração
10 semestres

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

A graduação em Engenharia de Computação da Anhembi Morumbi possui ênfases nas áreas de Redes de Computadores, Robótica e Sistemas Embarcados. Assim, o profissional formado poderá atuar na área de desenvolvimento de softwares e automação envolvendo dispositivos eletrônicos sofisticados como celulares, tablets, netbooks, equipamentos industriais, entre outros.

Carreira

O curso de Engenharia de Computação da Anhembi Morumbi oferece aos alunos as ferramentas necessárias para que se tornem profissionais aptos a desenvolver novos produtos e soluções envolvendo software e hardware. Além disso, o profissional formado estará preparado para a administração de infraestruturas de comunicação.

  • Atuar na área de sistemas computacionais, seus respectivos equipamentos, programas e inter-relações;
  • Otimizar, planejar, projetar, especificar, adaptar, instalar, manter e operar sistemas computacionais;
  • Integrar recursos físicos e lógicos necessários para o desenvolvimento de sistemas, equipamentos e dispositivos computacionais, tais como computadores, periféricos, equipamentos de rede, de telefonia celular, sistemas embarcados e equipamentos eletrônicos microprocessados e microcontrolados;
  • Coordenar e supervisionar equipes de trabalho;
  • Realizar pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica;
  • Executar e fiscalizar obras e serviços técnicos;
  • Efetuar vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.

Infraestrutura

Desde o começo do curso, os alunos têm contato com as tecnologias e metodologias mais utilizadas no mercado, propiciando uma total sintonia com as exigências da área.

Para isso, contam com modernos laboratórios de informática, de práticas de hardware e de engenharia elétrica como o laboratório de Redes de Computadores (CISCO), laboratório de microprocessadores e microcontroladores, além de práticas em robótica e automação.

Grade curricular

FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS EXATAS (MATEMÁTICA + FÍSICA MECÂNICA)
EXPRESSÃO GRÁFICA
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA
QUÍMICA GERAL
ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO
COMUNICAÇÃO
CÁLCULO I
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO
FÍSICA ONDAS E CALOR
GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
CÁLCULO II
MECÂNICA DOS SÓLIDOS
CÁLCULO NUMÉRICO
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS
FÍSICA ELETRICIDADE
ANTROPOLOGIA E CULTURA
CÁLCULO III
CIRCUITOS ELÉTRICOS I
ESTRUTURA DE DADOS
SISTEMAS DIGITAIS
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
ELETRÔNICA ANALÓGICA
CIÊNCIA DOS MATERIAIS
PESQUISA, ORDENAÇÃO E TÉCNICAS DE ARMAZENAMENTO
ARQUITETURA DE COMPUTADORES E MICROPROCESSADORES
SISTEMAS OPERACIONAIS
BANCO DE DADOS I
ENGENHARIA DE SOFTWARE I
ANÁLISE DE ALGORITMOS
SINAIS E SISTEMAS
DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL
CONTROLE I
MICROCONTROLADORES E APLICAÇÕES
FENÔMENOS DE TRANSPORTE
AUTOMAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO
FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS
PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA WEB
TELECOMUNICAÇÕES E REDES DIGITAIS
LINGUAGENS FORMAIS E AUTÔMATOS
OPTATIVA I
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
ESTÁGIO
ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
TEORIA DOS GRAFOS E PESQUISA OPERACIONAL
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
OPTATIVA II
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
ATIVIDADES COMPLEMENTARES

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Fale com a coordenação

    Prof. Ricardo de Almeida Pinto

    Possui Mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, com ênfase em Microeletrônica. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Elétrica e Física da Matéria Condensada, com ênfase em Materiais Vítreos Para Optoeletrônica e Fotônica, atuando principalmente nos seguintes temas: produção e caracterização de materiais vítreos de óxidos de metais pesados com íons de terras-raras contendo nanoestruturas metálicas. É docente da Universidade Anhembi Morumbi desde 2013.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Vila Olímpia

    Rua Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia
    CEP: 04546-001 - São Paulo - SP

Sobre o intercâmbio

 

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte de uma rede internacional de universidades: a Laureate International Universities. Com mais de 80 instituições inovadoras ao redor do mundo, a Rede Laureate provê, a mais de 1 milhão de alunos, acesso a um ensino de qualidade por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

Universidad Andrés Bello (UNAB)

Fundada em 1989, Universidad Andrés Bello (UNAB) é conhecida por seu rigor acadêmico e excelência em pesquisa. Mais de 47 mil alunos estão matriculados nos campi Santiago, Viña del Mar e Concepción. A UNAB é considerada a melhor universidade privada do Chile e mantém posição de destaque nos rankings internacionais, como o QS Stars, que a classificou como uma das 10 melhores instiuições de ensino superior da América Latina.

CHILE Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

European University Cyprus (EUC)

A European University Cyprus (EUC) é uma das principais instituições de ensino superior no Chipre. A instituição possui reputação de excelência no ensino, inovação e investigação no país. Estabelecida pela primeira vez como Chipre College, em 1961, a EUC ganhou o status de universidade em 2007 e atualmente tem mais de 5.300 alunos matriculados nos cursos de graduação, pós-graduação. Localizada em Nicósia, a maior cidade e capital do Chipre, a European University Chipre é um dos principais destinos de jovens de Chipre, Grécia, Europa, Oriente Médio e Ásia.

CHIPRE 4.335 euros (curso por semestre acadêmico) INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos. Documentação de acordo com a Convenção da Apostila da Haia. Apresentação

Universidad del Valle de México (UVM)

Fundada em 1960, Universidad del Valle de México (UVM) é uma das 10 melhores instituições de ensino superior do México. Com 125.000 alunos matriculados em 36 campi, espalhados por 18 estados, também é a maior universidade privada do país.

MÉXICO Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Exigido o teste de proficiência não oficial de espanhol - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos para curso com duração superior a 6 meses. Apresentação

Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC)

A Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (UPC) nasceu em 1994 como uma instituição de ensino baseada na criatividade e inovação, visando a formação de futuros profissionais, que serão protagonistas da mudança. Hoje é a primeira universidade global no Peru. Possui mais de 40 cursos de graduação nas Faculdades de Administração em Hotelaria e Turismo, Arquitetura, Artes Contemporâneas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Comunicações, Direito, Design, Economia, Educação, Engenharia, Negócios e Psicologia. Além disso, possui mais de 20 programas de pós-graduação.

PERU Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Europea Miguel de Cervantes (UEMC)

Fundada em 2002, a Universidad Europea Miguel de Cervantes é uma universidade privada, jovem e dinâmica que desenvolve uma educação de qualidade voltada para o aluno, apoiada por atendimento personalizado, pequenos grupos e práticas de negócios. Da mesma forma, o trabalho de pesquisa concentra seus esforços na materialização dos avanços científicos, socioeconômicos e ambientais.

ESPANHA 2.000 euros (por semestre acadêmico). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

University of California, Riverside (UCR)

A UCR é uma das instituições mais diversas e inclusivas do prestigioso sistema de 10 universidades da Califórnia, a UCR serve como uma incubadora de novos conhecimentos, um mecanismo de mobilidade social e uma potência econômica.
As três faculdades da UCR oferecem uma ampla gama de disciplinas acadêmicas e de pesquisa: A Faculdade de Engenharia Marlan e Rosemary Bourns, com nove departamentos; A Faculdade de Humanidades, Artes e Ciências Sociais, com 20 departamentos; e a Faculdade de Ciências Naturais e Agrícolas, com 13 departamentos. A UCR é o lar de quatro escolas profissionais: Escola de Negócios, Escola de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Medicina e Escola de Políticas Públicas, bem como 23 centros de pesquisa interdisciplinares.

ESTADOS UNIDOS 4.800 dólares (por ciclo acadêmico norte americano = 3 meses de estudos com limite de créditos a serem cursados). Acrescido o valor de matrícula + seguro internacional + seguro adicional obrigatório UCR. INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2 (IELTS 6.5 ou TOEFL 80). Histórico escolar oficial (traduzido em inglês). Necessário visto de estudos. Obrigatória a aquisição de dois seguros-médicos, tanto o internacional - adquirido no Brasil - quanto o americano (pagamento remetido à UCR durante o processo de aceitação). Apresentação

Saiba mais

Inscreva-se

Português (Brasil)
English Português (Brasil)