Design Gráfico

Guia da faculdade:
Avaliação do MEC
4

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Bacharelado
Duração
8 semestres

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar
*Preços e condições válidos a partir de 25/03 para novas matrículas de entrada em 2020-1, com módulo de 1ºsemestre on-line. O valor está ajustado com o desconto da bolsa, e não é acumulativo com outras promoções ou benefícios. Confira as condições aqui.

Por que na Anhembi

Se você quer estar entre os profissionais de alto nível na área de Design Gráfico, a escolha certa é a Anhembi Morumbi. Aqui, você aprende a utilizar inovações tecnológicas do mundo digital na criação e produção contemporâneas nas mais diversas mídias. Além disso, o curso é pioneiro na área e uma referência nacional na formação de profissionais do Design.

A graduação oferece a você uma formação de nível internacional, que irá capacitá-lo a atuar com excelência na área gráfica, antecipando tendências e estilos e compreendendo as necessidades sociais e de mercado. O estímulo ao empreendedorismo é constante, por meio da Incubadora de Artes, Arquitetura, Design e Moda, um projeto inédito no Brasil, voltada à geração de novos negócios na área.

Aqui, você terá aulas com os melhores professores do País, a maioria mestres e doutores, formados por universidades renomadas do Brasil e do exterior. Grande parte atua no mercado, ocupando cargos de liderança em grandes editoras, escritórios de design e empresas de comunicação, o que garante a qualidade do ensino teórico e prático.

A arquitetura curricular do curso abrange conhecimentos fundamentais sobre metodologia, gestão do design, tipografia, produção gráfica e linguagem gráfica contemporânea. Promove a pesquisa conceitual, contextual e visual a fim de ampliar as suas chances de sucesso no mercado profissional. Como futuro profissional, você terá sólidos conhecimentos em:

Fotografia; Ilustração; Tipografia; Lettering; Design de Identidade Visual; Design de Embalagem; Design Editorial; Criação e Produção Gráfica; Metodologia Projetual; Dentre outros conteúdos.

Atos Autorizativos

MORUMBI: CC: 4 (2012) | CPC: 3 (2012) | ENADE: 2 (2012)


Carreira

Os designers gráficos interpretam graficamente uma ideia ou um conjunto de informações. Hoje, há uma maior percepção da importância deste profissional para movimentar vendas e tornar uma empresa ou uma marca conhecida em um mundo em que a imagem é, cada vez mais, um instrumento de comunicação. Há muito espaço no mercado para profissionais criativos, bem-formados, com disposição para se dedicar e com desejo de crescer na profissão.

Ao final do curso, você estará apto a:

  • Identificar oportunidades e empreender projetos, tanto no mercado interno quanto no externo;
  • Adequar a linguagem da marca e sua comunicação ao público-alvo;
  • Gerar e propor novas ideias, caracterizando trabalhos de vanguarda.

Também, atuar na criação, no planejamento e desenvolvimento de:

  • Projetos Gráficos (cartaz, cartões, folhetos, folders, micas etc.);
  • Projetos Editorias (boletins, revistas, livros e anais de produção científica etc.);
  • Imagem Corporativa: folder corporativo,logotipo, manuais de identidades, material promocional (selo comemorativo, kits promocionais, uniformes, calendários etc.), papelaria (cartão de visita, envelope, papel carta etc.);
  • Embalagem;
  • Catálogos de produtos;
  • Ambientação e sinalização (interna e externa);
  • Ilustrações;
  • Projetos tipográficos experimentais;
  • Fontes Digitais.

Entre as opções de áreas de atuação estão: agências de design; escritórios de consultoria; departamentos de criação de agências de comunicação ou de publicidade; editoras de jornais e revistas; indústrias gráficas, e também atuar no mercado como autônomo (freelancer) ou em escritório próprio.

Infraestrutura

O curso de Design Gráfico com ênfase em Tipografia oferece uma infraestrutura de referência nacional, perfeita para o seu desenvolvimento, dotada de Oficina Tipográfica, estúdios integrados de áudio, vídeo e fotografia, laboratórios multiplataforma e biblioteca com acervo especializado.

Além disso, o curso mantém parcerias com importantes empresas e associações da área, como ADG (Associação dos Designers Gráficos), ABRE (Associação Brasileira de Embalagem – Núcleo Design) e AEND/Brasil (Associação de Ensino e Pesquisa de Nível Superior de Design do Brasil), proporcionando um maior contato com o mercado profissional.

Grade curricular


Disciplina Carga Horária
Arte, Cultura e Estética 88
Desenho de Observação 66
Fundamentos do Design 66
Imagem Gráfica Digital 66
Introdução à Tipografia 66
Branding 66
Métodos de Desenvolvimento de Projetos 88
Projeto Gráfico: Identidade Visual 66
Tipografia Digital 66
Design, Cultura e Sociedade 88
Fotografia 66
História do Design 66
Projeto Gráfico: Revista 66
Teorias da Imagem 66
Design e Sustentabilidade 66
Ergonomia 66
Materiais e Processos Gráficos 66
Projeto Gráfico: Embalagem 66
Desafios Contemporâneos 88
Design Gráfico Ambiental 66
Motion Graphics 66
Projeto Gráfico: Sinalização 66
Design Tipográfico 66
Optativa 66
Produção Editorial 66
Projeto Gráfico: Livro 66
Gestão do Design 66
Pesquisa em Design Gráfico 66
Planejamento Estratégico 66
Atividades Complementares 180
Estágio Supervisionado em Design Gráfico 180
Projeto em Design Gráfico 66

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

  • Suporte acadêmico

    Anamaria A. Rezende Galeotti

    Doutora e Mestre em Design pela FAU-USP, como foco de pesquisa em ‘Cor como Linguagem’ e ‘Design Audiovisual’. Foi Bolsista (Doutorado Sanduiche) CAPES/Fulbright na University of Michigan em 2013-2014 – Stamps School of Arts and Design. Possui especialização em Comunicação e Educação e em Publicidade e Propaganda. É graduada em Arquitetura pela FAU-USP e atua como Designer Gráfico e Arquiteta de Interiores há mais de 20 anos, com passagem por escritórios renomados, como Cauduro Martino, e agências como Talent. Atualmente, é sócia-diretora de um escritório na área de Branding e docente na Universidade Anhembi Morumbi desde 1994.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Morumbi

    Rua Jaceru, 247 - Morumbi
    CEP: 04705-000 - São Paulo - SP

Sobre o intercâmbio

 

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte da Laureate International Universities, rede internacional de universidades inovadoras. Com mais de 30 instituições de ensino ao redor do mundo, a Laureate reúne em sua comunidade acadêmica mais de 850 mil estudantes em 10 países por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

Universidad Andrés Bello (UNAB)

Fundada em 1989, Universidad Andrés Bello (UNAB) é conhecida por seu rigor acadêmico e excelência em pesquisa. Mais de 47 mil alunos estão matriculados nos campi Santiago, Viña del Mar e Concepción. A UNAB é considerada a melhor universidade privada do Chile e mantém posição de destaque nos rankings internacionais, como o QS Stars, que a classificou como uma das 10 melhores instiuições de ensino superior da América Latina.

CHILE Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad del Valle de México (UVM)

Fundada em 1960, Universidad del Valle de México (UVM) é uma das 10 melhores instituições de ensino superior do México. Com 125.000 alunos matriculados em 36 campi, espalhados por 18 estados, também é a maior universidade privada do país.

MÉXICO Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Exigido o teste de proficiência não oficial de espanhol - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos para curso com duração superior a 6 meses. Apresentação

Universidad Interamericana de Panamá (UIP)

A Universidade Interamericana do Panamá, iniciou suas operações em 1994, com 90 alunos matriculados. Sua evolução como instituição anda de mãos dadas com o desenvolvimento do país, com o qual tem um compromisso firme, e em 2003 ingressou na Rede Laureate International Universities.

PANAMÁ Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC)

A Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (UPC) nasceu em 1994 como uma instituição de ensino baseada na criatividade e inovação, visando a formação de futuros profissionais, que serão protagonistas da mudança. Hoje é a primeira universidade global no Peru. Possui mais de 40 cursos de graduação nas Faculdades de Administração em Hotelaria e Turismo, Arquitetura, Artes Contemporâneas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Comunicações, Direito, Design, Economia, Educação, Engenharia, Negócios e Psicologia. Além disso, possui mais de 20 programas de pós-graduação.

PERU Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Nuova Accademia di Belle Arti Milano (NABA)

Fundada em 1980, a Nuova Accademia di Belle Arti Milano (NABA) é a maior academia de artes plásticas privada da Itália. Com cerca de 1.700 estudantes matriculados, a NABA tem programas reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. Estudantes e professores da instiuição estão envolvidos em projetos de renomadas companhias, como PepsiCo, Rolling Stone, 55DSL, Barilla, MiArt, Bosch, Zanotta, Cosmit, L’Oreal e Pirelli.

ITÁLIA 5.625 euros (curso por semestre acadêmico). Estudantes com cidadania europeia, pagam valor diferenciado; 3.750 euros. INGLÊS E/OU ITALIANO Exigido o teste de proficiência não oficial de inglês e/ou italiano - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos. Apresentação

Media Design School (MDS)

A Media Design School foi fundada em 1998 para fornecer graduados treinados para empresas criativas, de design, digitais e tecnológicas, para que pudessem responder à oportunidade de uma indústria global em rápida expansão.
Como pioneiros no setor de educação tecnológica criativa, a MDS foi a primeira instituição terciária do hemisfério sul a oferecer um programa dedicado de estudo para animação 3D usando software de computação gráfica padrão do setor, foi também a primeira escola na Nova Zelândia a oferecer um curso especializado em jogos para desenvolvedores de jogos.

NOVA ZELANDIA Consultar o International Office para obter valores e condições de investimento atualizados. INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2. Necessário portfolio, currículo, carta de motivação, histórico do Ensino Médio e Passaporte (o histórico deverá ser traduzido de forma juramentada e a cópia do passaporte deverá ser autenticada em cartório). Necessário visto de estudos. Apresentação

Stamford International University (SIU)

A Stamford International University foi fundada em 1995 e tem estudantes provenientes de mais de 68 países. Primeira universidade na Tailândia a receber a credencial da Assembléia Internacional para Educação Colegial de Negócios (IACBE) pelos programas oferecidos em sua Faculdade de Tecnologia e Negócios.

TAILÂNDIA Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). Acrescido o valor de matrícula exigido pela imigração da Tailândia sob estudantes internacionais - 5.000 Baht - válido para um semestre. Em caso de extensão (+1 semestre) o valor para renovação de matrícula é de 1.900 Baht. INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2. Histórico escolar oficial e carta de motivação (traduzidos em inglês). Necessário visto de estudos.

Torrens University Australia (TUA)

A Torrens University Australia é a primeira nova universidade privada que foi aberta na Austrália nos últimos 20 anos. Com campi em Adelaide, Brisbane, Melbourne e Sydney, possui aulas online e presenciais. A Torrens estimula um grande network entre seus estudantes de diferentes nacionalidades, bem como com profissionais atuantes do mercado.

AUSTRÁLIA Consultar o International Office para obter valores e condições de investimento atualizados. INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2. Histórico escolar oficial (traduzido em inglês). Necessário visto de estudos.

Instituto Profesional AIEP

Fundado em 1960, o Instituto Profesional AIEP prepara jovens e adultos para o mercado de trabalho global. O AIEP, instituição de ensino superior com forte atuação nos cursos técnicos e profissionalizantes, tem mais de 80.000 estudantes matriculados em 24 campi no país.

CHILE Consultar o International Office para obter valores e condições de investimento atualizados. ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Saiba mais

Inscreva-se

Português (Brasil)
English Português (Brasil)