Design de Games

Avaliação do MEC 5/5
Guia da Faculdade

QUAL A SUA ESCOLHA?

ESCOLHA O SEU JEITO DE ESTUDAR

PRESENCIAL PRESENCIAL FLEX SEMIPRESENCIAL EAD

Sobre o curso

Modalidade
Presencial, Presencial Flex, EAD
Tipo de Curso
Bacharelado
Duração
8 semestres
Guia Rápido

O designer de games é o responsável por projetar e desenvolver jogos para diversas plataformas, tais como: computador, celulares, tablets e consoles de videogames. Ele participa de todo o processo de criação dos games, desde a definição das regras, os detalhes da mecânica do jogo, a definição da narrativa e a criação dos personagens até a fase de testes finais.

Este profissional cada vez mais se destaca pela intensa e crescente procura da sociedade e do mercado pelos jogos digitais. Além de produzir games, os designers possuem habilidades de projetar para outros produtos digitais e interativos, como simuladores ou aplicativos.

O curso de Design de Games da Anhembi Morumbi é a primeira graduação na área de jogos digitais no País e que oferece arquitetura curricular inovadora sempre atualizada com as novas demandas da indústria. Com base sólida em game design, arte, programação, animação e modelagem 3D, o aluno desenvolve um jogo por semestre em laboratórios projetados com o que há de mais avançado para estimular ao máximo o aprendizado dos estudantes.

Essa prática tem resultado em prêmios e reconhecimentos importantes para os alunos. Só em 2019, estudantes da Anhembi Morumbi ficaram em primeiro lugar no Game Connection 2019, com o jogo Space Line Crew, e no PixelShow 2019, com o jogo IFA. Os estudantes do curso também venceram o Prêmio Nacional de Educação Fiscal, com o jogo Citizen Adventure e, naquele mesmo ano, ganharam a GameJam da BGS, o maior evento de games do Brasil.

Clique aqui e acesse o Projeto Pedagógico – Campus Morumbi
Clique aqui e acesse o Projeto Pedagógico – Campus Paulista
Clique aqui e acesse o Projeto Pedagógico – EAD

Unidades de conteúdo inovadoras

Graças a arquitetura curricular inovadora e do mais alto nível, o estudante de Design de Games aprende a projetar jogos nas suas mais variadas plataformas: PC, celular e web que, por sua vez, podem ser aplicados em projetos de entretenimento, cultura, arte, experimentação e educação.

Como aluno de Design de Games, você irá adquirir sólidos conhecimentos em:

  • Game Design;
  • Level Design;
  • História e Princípios dos Jogos;
  • Design de Interface e Interação;
  • Cultura dos Games;
  • Ilustração Digital;
  • Design de Personagens;
  • Animação de Personagens;
  • Modelagem 3D;
  • Direção de Arte; 
  • Programação para Games;
  • Inteligência Artificial;
  • Áudio para Games;
  • Marketing e Negócios para Jogos.

Atos Autorizativos

PAULISTA 2: CC: 5 (2017)
MORUMBI: CC: 4 (2011) | CPC: 3 (2012) | ENADE: 2 (2012)


Carreira

O Brasil já possui inúmeros estúdios de games. Com o mercado em expansão, hoje essas empresas sofrem com a dificuldade de encontrar profissionais especializados em criação e produção de games e, em muitas delas, precisam investir na formação e no treinamento do profissional. Por isso, o designer de games tem um mercado de trabalho promissor pela frente.

As áreas de atuação dentro do mercado são bastante amplas e as oportunidades se concentram em estúdios de games, portais de internet, agências ou escritórios de mídia digital e estúdios de animação.

Ao final do curso, você poderá criar, planejar e desenvolver:

Criar, planejar e desenvolver:

  • Jogos para variadas plataformas, incluindo PC, mobile e web;
  • Modelagem digital de personagens ou ambientes;
  • Simuladores;
  • Desenvolvimento de maquetes digitais;
  • Roteiros, personagens e cenários para games;
  • Projetos relacionados a interfaces digitais e interativas;
  • Animação, áudio, programação ou design de interface para o mercado de produção de jogos eletrônicos e outros segmentos da indústria criativa.

Infraestrutura

Na Anhembi Morumbi, o aluno conta com infraestrutura completa de laboratórios e salas específicas para desenvolver atividades e vivenciar na prática a futura profissão.

Focado no amplo desenvolvimento do aluno, o curso oferece modernos laboratórios e amplo acervo específico para games em nossa biblioteca com livros da área dos jogos digitais (de diversas plataformas) e dos clássicos de tabuleiro.

Grade curricular

 

Disciplina Carga Horária
Comunicação 88
Desenho de Observação 66
Design de Jogo Analógico 66
Fundamentos do Design 66
História e Princípios do Jogo 66
Imagem Gráfica Digital 66
Algoritmos e Programação 66
Design de Personagens 66
Metodologia Científica 88
Princípios da Animação 66
Produção de Áudio Digital 66
Prototipagem Rápida 44
Arte, Cultura e Estética 88
Design de Games: Criação e Documentação 66
Ilustração Digital 66
Level Design 66
Narrativa para Jogos 66
Programação para Jogos 2D 66
Antropologia e Cultura Brasileira 88
Design de Games: Serious Games 44
Ergonomia para Games 66
Modelagem e Texturarização 66
Programação para Serious Games 66
Character Setup 66
Desafios Contemporâneos 88
Design de Games: Ambientes 3D 44
Direção de Arte para Games 66
Programação para Jogos 3D 66
Desenvolvimento para Games 3D 66
Design de Games: Transmídia 44
Design de Interface e Interação 66
Empreendedorismo 88
Marketing e Negócios para Jogos 66
Real Time Animation 66
Cultura dos Games 66
Gestão de Design 66
Optativa I 66
Pesquisa em Design de Games 66
Atividades Complementares 260
Estágio Supervisionado em Design de Games 300
Laboratório de Produção 66
Optativa II 66
Produção em Design de Games 66

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Fale com a coordenação

    Prof. Dr. Delmar Galisi Domingues

    Doutor em Design pela PUC-Rio e Mestre em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo. Há 20 anos atua como desenvolvedor, pesquisador e consultor nas áreas de design de games, animação digital, serious games, softwares educativos e de treinamento corporativo.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Paulista II

    Rua Treze de Maio, 1.266 - Bela Vista
    CEP: 01327-002 - São Paulo - SP

  • Morumbi

    Rua Jaceru, 247 - Morumbi
    CEP: 04705-000 - São Paulo - SP

Sobre o intercâmbio

 

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte da Laureate International Universities, rede internacional de universidades inovadoras. Com mais de 30 instituições de ensino ao redor do mundo, a Laureate reúne em sua comunidade acadêmica mais de 850 mil estudantes em 10 países por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

Universidad Andrés Bello (UNAB)

Fundada em 1989, Universidad Andrés Bello (UNAB) é conhecida por seu rigor acadêmico e excelência em pesquisa. Mais de 47 mil alunos estão matriculados nos campi Santiago, Viña del Mar e Concepción. A UNAB é considerada a melhor universidade privada do Chile e mantém posição de destaque nos rankings internacionais, como o QS Stars, que a classificou como uma das 10 melhores instiuições de ensino superior da América Latina.

CHILE Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad del Valle de México (UVM)

Fundada em 1960, Universidad del Valle de México (UVM) é uma das 10 melhores instituições de ensino superior do México. Com 125.000 alunos matriculados em 36 campi, espalhados por 18 estados, também é a maior universidade privada do país.

MÉXICO Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Exigido o teste de proficiência não oficial de espanhol - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos para curso com duração superior a 6 meses. Apresentação

Media Design School (MDS)

A Media Design School foi fundada em 1998 para fornecer graduados treinados para empresas criativas, de design, digitais e tecnológicas, para que pudessem responder à oportunidade de uma indústria global em rápida expansão.
Como pioneiros no setor de educação tecnológica criativa, a MDS foi a primeira instituição terciária do hemisfério sul a oferecer um programa dedicado de estudo para animação 3D usando software de computação gráfica padrão do setor, foi também a primeira escola na Nova Zelândia a oferecer um curso especializado em jogos para desenvolvedores de jogos.

NOVA ZELANDIA Consultar o International Office para obter valores e condições de investimento atualizados. INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2. Necessário portfolio, currículo, carta de motivação, histórico do Ensino Médio e Passaporte (o histórico deverá ser traduzido de forma juramentada e a cópia do passaporte deverá ser autenticada em cartório). Necessário visto de estudos. Apresentação

Stamford International University (SIU)

A Stamford International University foi fundada em 1995 e tem estudantes provenientes de mais de 68 países. Primeira universidade na Tailândia a receber a credencial da Assembléia Internacional para Educação Colegial de Negócios (IACBE) pelos programas oferecidos em sua Faculdade de Tecnologia e Negócios.

TAILÂNDIA Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). Acrescido o valor de matrícula exigido pela imigração da Tailândia sob estudantes internacionais - 5.000 Baht - válido para um semestre. Em caso de extensão (+1 semestre) o valor para renovação de matrícula é de 1.900 Baht. INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2. Histórico escolar oficial e carta de motivação (traduzidos em inglês). Necessário visto de estudos.

Torrens University Australia (TUA)

A Torrens University Australia é a primeira nova universidade privada que foi aberta na Austrália nos últimos 20 anos. Com campi em Adelaide, Brisbane, Melbourne e Sydney, possui aulas online e presenciais. A Torrens estimula um grande network entre seus estudantes de diferentes nacionalidades, bem como com profissionais atuantes do mercado.

AUSTRÁLIA Consultar o International Office para obter valores e condições de investimento atualizados. INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2. Histórico escolar oficial (traduzido em inglês). Necessário visto de estudos.

Saiba mais

Português (Brasil)
English Português (Brasil)