Comércio Internacional

Avaliação do MEC 5/5
Guia da Faculdade

QUAL A SUA ESCOLHA?

ESCOLHA O SEU JEITO DE ESTUDAR

PRESENCIAL PRESENCIAL FLEX SEMIPRESENCIAL EAD

O curso de Comércio Internacional da Anhembi Morumbi prepara você para atuar em ambientes globais, com programas de Inglês (sistema Cambridge University Press de ensino) e Francês (oferecido pela Aliança Francesa de São Paulo) incluídos na matriz curricular.

Aqui, você será formado na prática de internacionalização de empresas, com habilitação em processos de negociação e na gestão de operações de Comércio Exterior. Desta forma, estará capacitado para atuar ativamente no mundo dos negócios globais.

Além disso, terá aulas com os melhores professores e profissionais do País, a maioria mestres e doutores, formados por universidades de destaque no Brasil e no exterior. Grande parte também atua no mercado, em cargos de direção em organizações nacionais e internacionais, além de possuírem experiência internacional como profissionais, docentes ou pesquisadores.

Atos Autorizativos

VILA OLÍMPIA: CC: 5 (2017)


Carreira

A crescente internacionalização da economia brasileira tem projetado as empresas brasileiras nos mercados globais e aumentado a demanda de profissionais de Comércio Internacional que elaborem diagnósticos, gerenciem estratégias de internacionalização e intervenham ativamente na tomada de decisões das empresas.

O profissional de Comércio Exterior, além de preparar a empresa para enfrentar o mercado global de forma eficiente, conduz processos de negociação internacional de mercadorias e de serviços, com conhecimento aprofundado dos processos operacionais.

Para isso, dispõe de diferenciais que valorizam seu currículo:

1. Aprendizagem por objetivos e oportunidade de alto desempenho

Dividido em dois ciclosbásico (focado no conhecimento e na compreensão) e profissional (voltado à aplicação, análise crítica e tomada de decisão), o curso tem como objetivo desenvolver competências (saber agir),habilidades (saber fazer e saber conhecer) e atitudes (saber ser), preparando você para implementar ações e práticas demandadas por um mercado globalizado e extremamente competitivo.

Com uma metodologia de ensino baseada em objetivos e um sistema de acompanhamento de desempenho aula a aula, o estudante será preparado para se tornar gestor de seu próprio aprendizado.

2. Internacionalidade com visão abrangente e Inglês e Francês Curricular

Desde 2005, a Universidade Anhembi Morumbi faz parte da Rede Laureate, que inseriu a instituição e seus estudantes em um ambiente internacional, preparando-os para atuarem em um mercado de trabalho globalizado. O curso reúne as melhores práticas pedagógicas mundiais, no que compete a metodologias de ensino e atualização do projeto pedagógico, incluindo laboratórios.

O estudo das línguas inglesa, com a metodologia da Cambridge University Press,  e  francesa, em parceria com a Aliança Francesa, componentes curriculares obrigatórios, contribuem para a formação de um profissional alinhados às necessidades do mercado empresarial contemporâneo, bem como com a possibilidade de participação em um Fórum Internacional de Negócios – on-line, com estudantes da Rede Laureate.

3. Empreendedorismo e Inovação

O curso relaciona a teoria e a prática da atividade de um profissional de Comércio Internacional. Desde o primeiro semestre, por exemplo, o ETEN – Encontro de Trabalhos da Escola de Negócios permite que os estudantes apresentem seus projetos e trabalhos de conclusão de curso, e participem de bancas prévias de qualificação para seus TCCs. Por meio dessa atividade, desenvolve-se o trabalho cooperativo e o aluno se capacita ao mercado de trabalho, adquirindo competências como comunicação oral e escrita, capacidade de adaptação, trabalho em equipe, capacidade de aplicar conhecimentos a situações praticas, aprendizagem autônoma, liderança, mentalidade internacional e espírito empreendedor. Os estudantes também participam deCompetição Interna de Planos de Negócios e o vencedor participa da competição internacional: Global James McGuire Business Plan Competition.

O curso de Comércio Internacional oferece ciclos de palestras anuais com profissionais de destaque em suas áreas de atuação, dentro da Semana da Escola de Negócios. Isto não impede, no entanto, que palestras e encontros aconteçam em outros momentos. Para alunos de 1º semestre, é oferecido o Projeto Calouros, que os auxilia no autoconhecimento e os prepara para uma nova fase de sua vida, para os alunos do 6º semestre – é oferecido oProjeto Carreiras.

Além disso, os alunos têm como componente curricular o curso de Empreendedorismo desenvolvido pela Laureate Internacional que complementa os projetos integrados desenvolvidos a partir do primeiro semestre do curso, com foco na elaboração de um plano de negócios para uma nova empresa.

4. Gestão de Carreira

Ajudar seus estudantes a encontrarem a posição de trabalho almejada é uma meta da Universidade Anhembi Morumbi. Para realizá-la desenvolveu o Projeto Carreira – um instrumento oferecido a todos os estudantes que estão chegando ao final do curso, trazendo conhecimento de estratégias de desenvolvimento profissional que aumentem sua empregabilidade, preparando-os adequadamente para a entrada no mercado de trabalho ou mudança na carreira.

Um professor tutor é designado pela coordenação do curso e orienta atividades que acontecem paralelamente em sala de aula e fora dela. O Projeto explora inicialmente o autoconhecimento acerca das habilidades, interesses, valores e aptidões, para em seguida levar o estudante a conhecer o mercado de trabalho da profissão escolhida e preparar um plano de ação para realização dos objetivos de desenvolvimento pessoal e da carreira, capacitando-o também a elaborar um currículo apropriado, participar de entrevistas e fomentar seu networking.

Infraestrutura

Para complementar seu aprendizado, a Universidade coloca à disposição uma infraestrutura completa e atualizada, bem como corpo docente formado por profissionais de destaque no mercado, em sua maioria mestres e doutores; além de bibliotecas certificadas com ISO 9001 e acervo com mais de 360 mil itens.

Grade curricular

 

Disciplina Carga Horária
Comunicação 88
Direito Aplicado a Negócios 66
Fundamentos da Administração 66
Fundamentos de Economia 66
Jogos Matemáticos 66
Língua Francesa I 66
Língua Inglesa I 66
Criatividade, Gestão do Conhecimento e Inovação 66
Empreendedorismo 88
Fundamentos de Marketing 66
Fundamentos do Comércio Internacional 66
Liderança, Cultura e Comportamento Organizacional 66
Língua Francesa II 66
Língua Inglesa II 66
Desafios Contemporâneos 88
Estatística Descritiva 66
Legislação Aduaneira e Tributária 66
Língua Francesa III 66
Língua Inglesa III 66
Política Internacional 66
Sistemática de Importação e Exportação 66
Introdução à Contabilidade 66
Língua Francesa IV 66
Língua Inglesa IV 66
Logística Nacional e Internacional 66
Matemática Financeira 66
Metodologia Científica 88
Políticas de Comércio Exterior 66
Desenvolvimento Humano e Social 88
Economia Internacional 66
Laboratório de Gestão: Empreendedorismo Social 66
Língua Francesa V 66
Língua Inglesa V 66
Métodos de Preço, Custos e Custeio 66
Planejamento e Gestão Estratégica 66
Prática Profissional em Negócios I 132
Antropologia e Cultura Brasilleira 88
Gestão Financeira e Orçamentária 66
Laboratório de Gestão: Diagnóstico Organizacional 33
Língua Francesa VI 66
Língua Inglesa VI 66
Marketing Global 66
Prática Profissional em Negócios II 132
Finanças Internacionais 66
Inteligencia de Mercado Internacional 66
Língua Inglesa VII 66
Optativa 66
Sistemas de Informações Gerenciais 66
Atividades Complementares 165
Direito do Comércio Internacional 66
Laboratório de Gestão: Projetos de Consultoria 33
Língua Inglesa VIII 66
Negociação Internacional e Relações Multiculturais 66
Prática Profissional em Negócios III 132

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Suporte Acadêmico

    Helena Margarido

    Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, com estágio de pesquisa na Universidade Livre de Berlim. Mestre em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP) e bacharel em Relações Internacionais pela UNESP.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Vila Olímpia

    Rua Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia
    CEP: 04546-001 - São Paulo - SP

  • Paulista I

    Avenida Paulista, 2000 - Bela Vista
    CEP: 01310-200 - São Paulo - SP

Sobre o intercâmbio

 

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte da Laureate International Universities, rede internacional de universidades inovadoras. Com mais de 30 instituições de ensino ao redor do mundo, a Laureate reúne em sua comunidade acadêmica mais de 850 mil estudantes em 10 países por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

Universidad del Valle de México (UVM)

Fundada em 1960, Universidad del Valle de México (UVM) é uma das 10 melhores instituições de ensino superior do México. Com 125.000 alunos matriculados em 36 campi, espalhados por 18 estados, também é a maior universidade privada do país.

MÉXICO Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Exigido o teste de proficiência não oficial de espanhol - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos para curso com duração superior a 6 meses. Apresentação

Universidad Interamericana de Panamá (UIP)

A Universidade Interamericana do Panamá, iniciou suas operações em 1994, com 90 alunos matriculados. Sua evolução como instituição anda de mãos dadas com o desenvolvimento do país, com o qual tem um compromisso firme, e em 2003 ingressou na Rede Laureate International Universities.

PANAMÁ Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC)

A Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (UPC) nasceu em 1994 como uma instituição de ensino baseada na criatividade e inovação, visando a formação de futuros profissionais, que serão protagonistas da mudança. Hoje é a primeira universidade global no Peru. Possui mais de 40 cursos de graduação nas Faculdades de Administração em Hotelaria e Turismo, Arquitetura, Artes Contemporâneas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Comunicações, Direito, Design, Economia, Educação, Engenharia, Negócios e Psicologia. Além disso, possui mais de 20 programas de pós-graduação.

PERU Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Torrens University Australia (TUA)

A Torrens University Australia é a primeira nova universidade privada que foi aberta na Austrália nos últimos 20 anos. Com campi em Adelaide, Brisbane, Melbourne e Sydney, possui aulas online e presenciais. A Torrens estimula um grande network entre seus estudantes de diferentes nacionalidades, bem como com profissionais atuantes do mercado.

AUSTRÁLIA Consultar o International Office para obter valores e condições de investimento atualizados. INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2. Histórico escolar oficial (traduzido em inglês). Necessário visto de estudos.

Universidad Andrés Bello (UNAB)

Fundada em 1989, Universidad Andrés Bello (UNAB) é conhecida por seu rigor acadêmico e excelência em pesquisa. Mais de 47 mil alunos estão matriculados nos campi Santiago, Viña del Mar e Concepción. A UNAB é considerada a melhor universidade privada do Chile e mantém posição de destaque nos rankings internacionais, como o QS Stars, que a classificou como uma das 10 melhores instiuições de ensino superior da América Latina.

CHILE Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Saiba mais

Português (Brasil)
English Português (Brasil)