Arquitetura e Urbanismo

Guia do estudante:
Reconhecido pelo MEC
Confira as portarias

Autorização/Criação
• Decreto S/N, de 01 de dezembro de 1993

Reconhecimento
• Portaria nº 955, publicada no DOU de 25 de abril de 2011

Renovação de reconhecimento
• Portaria nº 286 de 21 de dezembro de 2012

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Bacharelado
Duração
10 semestres

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Anhembi Morumbi proporciona uma visão multidisciplinar e globalizada sobre a área, visando ao domínio das tecnologias de última geração envolvidas no projeto, execução e conservação de obras.

Na Anhembi Morumbi, você terá aulas com professores, a maioria mestres e doutores, formados por universidades de ponta do Brasil e do exterior. Grande parte também atua no mercado em seus próprios escritórios ou ocupando cargos de direção em grandes empresas de arquitetura, construtoras e órgãos públicos voltados à gestão do uso e ocupação do solo.

Durante o curso, você será incentivado a atuar de forma criativa, na liderança do processo de planejamento e produção arquitetônico e urbanístico, respeitando as questões socioeconômicas e ambientais.

Carreira

A arquitetura é a arte de saber racionalizar o uso dos espaços edificados. Por isso, o arquiteto precisa ter muita sensibilidade artística, habilidade para o desenho, capacidade de visualização da forma, cor, textura e luz.

O mercado de trabalho é diversificado, oferecendo grandes oportunidades, principalmente para profissionais autônomos. O arquiteto urbanista formado pelo curso da Universidade Anhembi Morumbi estará habilitado a planejar e projetar obras de arquitetura e urbanismo, assim como coordenar todo o processo de construção, considerando fatores técnicos como: conforto térmico, acústico e lumínico, concepção estrutural, durabilidade, manutenção, economia e parâmetros legais e ambientais.

Por isso, ao final do curso, você estará apto a:

Atuar em escritórios de arquitetura, construtoras, órgãos públicos de conservação do patrimônio urbano e histórico e entidades não governamentais; Gerenciar e executar projetos arquitetônicos e obras de diversos portes; Executar projetos paisagísticos e ambientais; Elaborar design de mobiliário ou mesmo de elementos de comunicação visual.l.

Infraestrutura

A Anhembi Morumbi possibilita que o estudante de Arquitetura e Urbanismo aplique o conhecimento adquirido em sala de aula em um complexo de laboratórios de última geração, o que favorece o exercício da prática e a qualidade da formação.

  •  Laboratório de Canteiro de Obras Experimental e Topografia;
  •  Maquetaria;
  •  Laboratório de Conforto Ambiental e Sustentabilidade;
  •  Superestúdio;
  •  Núcleo de Pesquisa e Documentação de Arquitetura e Urbanismo;
  •  Escritório-Modelo.

O curso também disponibiliza também espaços de exposições e eventos, estúdios de áudio, foto e vídeo, laboratórios de informática, entre outros, instalados em uma moderna infraestrutura.

Grade curricular

COMUNICAÇÃO
DESENHO ARQUITETÔNICO
GEOMETRIA: DESENHO & FORMA
PLÁSTICA
INTRODUÇÃO A ARQUITETURA E URBANISMO
ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE
MATERIAIS E TÉCNICAS CONSTRUTIVAS
PROJETO DE ARQUITETURA: CRIAÇÃO
PROJETO DE URBANISMO E PAISAGISMO: O LOTE
TOPOGRAFIA
DESENHO DIGITAL
ESTABILIDADE DAS ESTRUTURAS
PROJETO DE ARQUITETURA: LUGAR
PROJETO DE URBANISMO E PAISAGISMO: ESPAÇOS LIVRES
TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO: ANTIGUIDADE AO SÉC. 18
DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL
PROJETO DE ARQUITETURA: PROGRAMA
PROJETO DE URBANISMO E PAISAGISMO: O BAIRRO
SISTEMAS ESTRUTURAIS: FUNDAMENTOS
TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO: SÉCULOS 19 E 20
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
CONFORTO AMBIENTAL TÉRMICO
PROJETO DE ARQUITETURA: ESTRUTURA
PROJETO DE URBANISMO E PAISAGISMO: ÁREAS CENTRAIS
SISTEMAS ESTRUTURAIS: CONCRETO
CONFORTO AMBIENTAL LUMÍNICO E ACÚSTICO
DESAFIOS CONTEMPORÃNEOS
PROJETO DE ARQUITETURA: CONSTRUÇÃO
PROJETO DE URBANISMO E PAISAGISMO: ÁREAS PERIFÉRICAS
SISTEMAS ESTRUTURAIS: MADEIRA E AÇO
DESENHO PARAMÉTRICO
INSTALAÇÕES PREDIAIS
PATRIMÔNIO & RESTAURO
PROJETO DE ARQUITETURA: MULTIFUNÇÃO
PROJETO DE URBANISMO E PAISAGISMO: CIDADE
METODOLOGIA CIENTÍFICA
PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
PROJETO DE ARQUITETURA: CONTEXTO
PROJETO DE URBANISMO E PAISAGISMO: TERRITÓRIO
TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO: CONTEMPORANEIDADE
LEGISLAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL
TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO I
PROJETO INTEGRADO: ARQUITETURA E URBANISMO
PROJETOS ESPECIAIS
ESCRITÓRIO-MODELO
TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO II
OPTATIVA (EAD)
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Coordenação Adjunta

    Joice Chimati Giannotto

    Doutoranda e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, certificada Project Management Professional pelo PMI, especializada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Arquiteta e Urbanista pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Possui sólida experiência em projetos das mais variadas escalas e complexidades, incluindo sua gestão e coordenação. Ênfase em processos de planejamento, viabilidade e captação de briefing junto ao cliente. Atuou em escritórios de grande porte e internacionais (Athié|Wohnrath e Gensler), prestando atendimento customizado a clientes estrangeiros e empresas multinacionais.
  • Fale com a coordenação:

    Prof. Murilo da Costa Carvalhaes

    Doutorando, Mestre e Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor das disciplinas projetuais e tecnológicas. Profissional com experiência em gerenciamento de práticas na construção civil, especialmente no setor residencial.
  • Coordenadora

    Profª. Rechilene M. Maia Braga

    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi é Mestre em Arquitetura e Urbanismo e graduada em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É pesquisadora e coordenadora do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhembi Morumbi. Possui vasta experiência no mercado da construção civil, atuando principalmente em projetos de arquitetura residencial, projetos de interiores e acompanhamento de obra.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Vila Olímpia

    Rua Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia
    CEP: 04546-001 - São Paulo - SP

  • Mooca (Centro)

    Rua Dr. Almeida Lima, 1134 - Mooca
    CEP: 03164-000 - São paulo - SP

Sobre o intercâmbio

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte de uma rede internacional de universidades: a Laureate International Universities. Com mais de 80 instituições inovadoras ao redor do mundo, a Rede Laureate provê, a mais de 1 milhão de alunos, acesso a um ensino de qualidade por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

Istanbul Bilgi University

A Istanbul Bilgi University (BILGI), fundada em 1996, é uma das maiores universidades privadas da Turquia. A instituição tem três campi no coração de Istambul e oferece a mais de 14.000 alunos uma gama de atividades sociais e culturais que criam uma vida universitária vibrante. Na BILGI, os programas de graduação e de pós-graduação são ministrados em Inglês.

Turquia 3.500 dólares (curso por semestre acadêmico) Inglês Exigido o teste de proficiência de inglês - nível mínimo B2 (exame oficial ou não-oficial). Necessário visto de estudos. Durante o período do programa, o estudante deverá estar rematriculado, mas não pagará as mensalidades na Anhembi Morumbi. Apresentação

Universidad Tecnológica Centroamericana (UNITEC)

Fundada em 1987, a Universidad Tecnológica Centroamericana (UNITEC) promove o espírito empreendedor de seus mais de 20.000 alunos. A instituição opera três campi em Tegucigalpa e um em San Pedro de Sula. A UNITEC se destaca como a universidade privada de maior prestígio em Honduras, de acordo ranking do Unimer Research International.

Honduras Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Politecnico Milano (polimi)

Em 29 de novembro de 1863, Francesco Brioschi, político e ilustre matemático e engenheiro hidráulico, já reitor da Universidade de Pavia e secretário-geral do Ministério da Educação Pública, em seu duplo papel de presidente do conselho da Academia Científico-Literária, O núcleo original da futura universidade

Itália Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). Inglês E/ou Italiano Programa com restrição de vagas (seleção por mérito acadêmico). Necessário visto de estudos e o teste de proficiência de inglês - nível mínimo B2. Exame não-oficial. Apresentação

Universidad Andrés Bello (UNAB)

Fundada em 1989, Universidad Andrés Bello (UNAB) é conhecida por seu rigor acadêmico e excelência em pesquisa. Mais de 47 mil alunos estão matriculados nos campi da em Santiago, Viña del Mar e Concepción. A UNAB é considerada a melhor universidade privada do Chile e mantém posição de destaque nos rankings internacionais, como o QS Stars, que a classificou como uma das 10 melhores instiuições de ensino superior da América Latina.

Chile Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad de Las Américas - Chile (UDLA)

A Universidad de Las Américas (UDLA), fundada em 1988, é pioneira na ampliação do acesso ao ensino superior no Chile. Com mais de 30.000 alunos, UDLA é a segunda maior universidade do país, com operação em Santiago, Concepción e Viña del Mar.

Chile Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Latina de Costa Rica (Ulatina)

A Universidad Latina, fundada em 1979, e a Universidad Interamericana de Costa Rica, fundada em 1986, juntaram-se em 2010 para se tornar a Universidad Latina de Costa Rica (ULATINA), uma instituição que combina os pontos fortes e as especialidades de suas antecessoras. A ULATINA é a maior universidade privada da Costa Rica, de acordo com o Estado de la Educación en Costa Rica, com mais de 35.400 estudantes matriculados.

Costa Rica Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad de Las Américas - Equador (UDLA)

Fundada por um grupo de educadores e empresários em 1995, a Universidad de Las Américas (UDLA) hoje é a universidade privada Nº 1 do Equador, de acordo com o Conselho Equatoriano de Ensino Superior (CONESUP). A instituição oferece aos alunos as habilidades práticas e os treinamentos necessários para ingresso no mercado de trabalho. Com dois campi em Quito, a UDLA tem mais de 10.000 estudantes.

Equador Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad del Valle de México (UVM)

Fundada em 1960, Universidad del Valle de México (UVM) é uma das 10 melhores instituições de ensino superior do México. Com 125.000 alunos matriculados em 36 campi, espalhados por 18 estados, também é a maior universidade privada do país.

México Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Exigido o teste de proficiência de espanhol - nível mínimo B2. Exame não-oficial. Necessário visto de estudos para curso com duração superior a 6 meses. Apresentação

Universidad Interamericana de Panamá (UIP)

Mais de 10.300 estudantes estão matriculados na Universidade Interamericana de Panamá (UIP), que foi fundada em 1994 e se fundiu com a Universidad Latinoamericana de Ciencia y Tecnología em 2014. A UIP desenvolve competências pessoais e profissionais em cerca de 40 programas acadêmicos, em diferentes áreas do conhecimento.

Panamá Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC)

Mais de 38.000 alunos estão matriculados nos três campi da Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC), em Lima. Fundada em 1994, a UPC está classificada entre as melhores instituições privadas de ensino superior no Peru.

Peru Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Exigido atestado de intercâmbio - emitido pela UAM. Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Privada del Norte (UPN)

Mais de 30.000 alunos estão matriculados nos campi Universidad Privada del Norte (UPN) em Trujillo, Cajamarca e Lima. A instituição, fundada em 1994, busca desenvolver nos alunos as habilidades que o mercado de trabalho exige para que se tornem profissionais qualificados e bem sucedidos.

Peru Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Exigido atestado de intercâmbio - emitido pela UAM. Necessário visto de estudos. Apresentação

Saiba mais

Inscreva-se

Português (Brasil)
English Português (Brasil)