Arquitetura e Urbanismo

Guia do estudante:
Reconhecido pelo MEC
Confira as portarias

Autorização/Criação
• Decreto S/N, de 01 de dezembro de 1993

Reconhecimento
• Portaria nº 955, publicada no DOU de 25 de abril de 2011

Renovação de reconhecimento
• Portaria nº 286 de 21 de dezembro de 2012

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Bacharelado
Duração
10 semestres

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Anhembi Morumbi proporciona uma visão multidisciplinar e globalizada sobre a área, visando ao domínio das tecnologias de última geração envolvidas no projeto, execução e conservação de obras.

Na Anhembi Morumbi, você terá aulas com professores, a maioria mestres e doutores, formados por universidades de ponta do Brasil e do exterior. Grande parte também atua no mercado em seus próprios escritórios ou ocupando cargos de direção em grandes empresas de arquitetura, construtoras e órgãos públicos voltados à gestão do uso e ocupação do solo.

Durante o curso, você será incentivado a atuar de forma criativa, na liderança do processo de planejamento e produção arquitetônico e urbanístico, respeitando as questões socioeconômicas e ambientais.

Carreira

A arquitetura é a arte de saber racionalizar o uso dos espaços edificados. Por isso, o arquiteto precisa ter muita sensibilidade artística, habilidade para o desenho, capacidade de visualização da forma, cor, textura e luz.

O mercado de trabalho é diversificado, oferecendo grandes oportunidades, principalmente para profissionais autônomos. O arquiteto urbanista formado pelo curso da Universidade Anhembi Morumbi estará habilitado a planejar e projetar obras de arquitetura e urbanismo, assim como coordenar todo o processo de construção, considerando fatores técnicos como: conforto térmico, acústico e lumínico, concepção estrutural, durabilidade, manutenção, economia e parâmetros legais e ambientais.

Por isso, ao final do curso, você estará apto a:

Atuar em escritórios de arquitetura, construtoras, órgãos públicos de conservação do patrimônio urbano e histórico e entidades não governamentais; Gerenciar e executar projetos arquitetônicos e obras de diversos portes; Executar projetos paisagísticos e ambientais; Elaborar design de mobiliário ou mesmo de elementos de comunicação visual.l.

Infraestrutura

A Anhembi Morumbi possibilita que o estudante de Arquitetura e Urbanismo aplique o conhecimento adquirido em sala de aula em um complexo de laboratórios de última geração, o que favorece o exercício da prática e a qualidade da formação.

  •  Laboratório de Canteiro de Obras Experimental e Topografia;
  •  Maquetaria;
  •  Laboratório de Conforto Ambiental e Sustentabilidade;
  •  Superestúdio;
  •  Núcleo de Pesquisa e Documentação de Arquitetura e Urbanismo;
  •  Escritório-Modelo.

O curso também disponibiliza também espaços de exposições e eventos, estúdios de áudio, foto e vídeo, laboratórios de informática, entre outros, instalados em uma moderna infraestrutura.

Grade curricular

COMUNICAÇÃO
DESENHO ARQUITETÔNICO
GEOMETRIA: DESENHO & FORMA
PLÁSTICA
INTRODUÇÃO A ARQUITETURA E URBANISMO
ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE
MATERIAIS E TÉCNICAS CONSTRUTIVAS
PROJETO DE ARQUITETURA: CRIAÇÃO
PROJETO DE URBANISMO E PAISAGISMO: O LOTE
TOPOGRAFIA
DESENHO DIGITAL
ESTABILIDADE DAS ESTRUTURAS
PROJETO DE ARQUITETURA: LUGAR
PROJETO DE URBANISMO E PAISAGISMO: ESPAÇOS LIVRES
TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO: ANTIGUIDADE AO SÉC. 18
DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL
PROJETO DE ARQUITETURA: PROGRAMA
PROJETO DE URBANISMO E PAISAGISMO: O BAIRRO
SISTEMAS ESTRUTURAIS: FUNDAMENTOS
TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO: SÉCULOS 19 E 20
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
CONFORTO AMBIENTAL TÉRMICO
PROJETO DE ARQUITETURA: ESTRUTURA
PROJETO DE URBANISMO E PAISAGISMO: ÁREAS CENTRAIS
SISTEMAS ESTRUTURAIS: CONCRETO
CONFORTO AMBIENTAL LUMÍNICO E ACÚSTICO
DESAFIOS CONTEMPORÃNEOS
PROJETO DE ARQUITETURA: CONSTRUÇÃO
PROJETO DE URBANISMO E PAISAGISMO: ÁREAS PERIFÉRICAS
SISTEMAS ESTRUTURAIS: MADEIRA E AÇO
DESENHO PARAMÉTRICO
INSTALAÇÕES PREDIAIS
PATRIMÔNIO & RESTAURO
PROJETO DE ARQUITETURA: MULTIFUNÇÃO
PROJETO DE URBANISMO E PAISAGISMO: CIDADE
METODOLOGIA CIENTÍFICA
PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
PROJETO DE ARQUITETURA: CONTEXTO
PROJETO DE URBANISMO E PAISAGISMO: TERRITÓRIO
TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO: CONTEMPORANEIDADE
LEGISLAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL
TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO I
PROJETO INTEGRADO: ARQUITETURA E URBANISMO
PROJETOS ESPECIAIS
ESCRITÓRIO-MODELO
TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO II
OPTATIVA (EAD)
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ATIVIDADES COMPLEMENTARES

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Coordenação Adjunta

    Joice Chimati Giannotto

    Doutoranda e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, certificada Project Management Professional pelo PMI, especializada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Arquiteta e Urbanista pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Possui sólida experiência em projetos das mais variadas escalas e complexidades, incluindo sua gestão e coordenação. Ênfase em processos de planejamento, viabilidade e captação de briefing junto ao cliente. Atuou em escritórios de grande porte e internacionais (Athié|Wohnrath e Gensler), prestando atendimento customizado a clientes estrangeiros e empresas multinacionais.
  • Fale com a coordenação:

    Prof. Murilo da Costa Carvalhaes

    Doutorando, Mestre e Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor das disciplinas projetuais e tecnológicas. Profissional com experiência em gerenciamento de práticas na construção civil, especialmente no setor residencial.
  • Coordenadora

    Profª. Rechilene M. Maia Braga

    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi é Mestre em Arquitetura e Urbanismo e graduada em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É pesquisadora e coordenadora do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhembi Morumbi. Possui vasta experiência no mercado da construção civil, atuando principalmente em projetos de arquitetura residencial, projetos de interiores e acompanhamento de obra.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Vila Olímpia

    Rua Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia
    CEP: 04546-001 - São Paulo - SP

  • Mooca (Centro)

    Rua Dr. Almeida Lima, 1134 - Mooca
    CEP: 03164-000 - São paulo - SP

Sobre o intercâmbio

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte de uma rede internacional de universidades: a Laureate International Universities. Com mais de 80 instituições inovadoras ao redor do mundo, a Rede Laureate provê, a mais de 1 milhão de alunos, acesso a um ensino de qualidade por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

Universidad Andrés Bello (UNAB)

Fundada em 1989, Universidad Andrés Bello (UNAB) é conhecida por seu rigor acadêmico e excelência em pesquisa. Mais de 47 mil alunos estão matriculados nos campi Santiago, Viña del Mar e Concepción. A UNAB é considerada a melhor universidade privada do Chile e mantém posição de destaque nos rankings internacionais, como o QS Stars, que a classificou como uma das 10 melhores instiuições de ensino superior da América Latina.

CHILE Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Latina de Costa Rica (Ulatina)

A Universidad Latina, fundada em 1979, e a Universidad Interamericana de Costa Rica, fundada em 1986, juntaram-se em 2010 para se tornar a Universidad Latina de Costa Rica (ULATINA), uma instituição que combina os pontos fortes e as especialidades de suas antecessoras. A ULATINA é a maior universidade privada da Costa Rica, de acordo com o Estado de la Educación en Costa Rica, com mais de 35.400 estudantes matriculados.

COSTA RICA Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad del Valle de México (UVM)

Fundada em 1960, Universidad del Valle de México (UVM) é uma das 10 melhores instituições de ensino superior do México. Com 125.000 alunos matriculados em 36 campi, espalhados por 18 estados, também é a maior universidade privada do país.

MÉXICO Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Exigido o teste de proficiência não oficial de espanhol - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos para curso com duração superior a 6 meses. Apresentação

Universidad Interamericana de Panamá (UIP)

A Universidade Interamericana do Panamá, iniciou suas operações em 1994, com 90 alunos matriculados. Sua evolução como instituição anda de mãos dadas com o desenvolvimento do país, com o qual tem um compromisso firme, e em 2003 ingressou na Rede Laureate International Universities.

PANAMÁ Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC)

A Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (UPC) nasceu em 1994 como uma instituição de ensino baseada na criatividade e inovação, visando a formação de futuros profissionais, que serão protagonistas da mudança. Hoje é a primeira universidade global no Peru. Possui mais de 40 cursos de graduação nas Faculdades de Administração em Hotelaria e Turismo, Arquitetura, Artes Contemporâneas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Comunicações, Direito, Design, Economia, Educação, Engenharia, Negócios e Psicologia. Além disso, possui mais de 20 programas de pós-graduação.

PERU Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Tecnológica Centroamericana (UNITEC)

Fundada em 1987, a Universidad Tecnológica Centroamericana (UNITEC) promove o espírito empreendedor de seus mais de 20.000 alunos. A instituição conta com três campi em Tegucigalpa e um em San Pedro de Sula. A UNITEC se destaca como a universidade privada de maior prestígio em Honduras, de acordo ranking do Unimer Research International.

HONDURAS Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Politecnico Milano (Polimi)

A Politecnico Milano é uma universidade científico-tecnológica que forma engenheiros, arquitetos e designers industriais.
A Universidade sempre se concentrou na qualidade e inovação de seu ensino e pesquisa, desenvolvendo uma relação frutífera com o mundo empresarial e produtivo por meio de pesquisa experimental e transferência tecnológica.
A pesquisa sempre esteve ligada à didática e é um compromisso prioritário que permitiu a Politecnico Milano obter resultados de alta qualidade em nível internacional, a fim de unir a universidade ao mundo dos negócios.

ITÁLIA Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) - número limitado de estudantes por semestre (seleção por meritocracia acadêmica). INGLÊS E/OU ITALIANO Programa com restrição de vagas (seleção por meritocracia acadêmica). Exigido o teste de proficiência não oficial de inglês e/ou italiano - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos.

Saiba mais

Inscreva-se

Português (Brasil)
English Português (Brasil)