Sobre o programa
O Mestrado Profissional em Gestão de Alimentos e Bebidas é um programa inédito no país com vocação eminentemente interdisciplinar e vem completar a vocação inovadora da Universidade Anhembi Morumbi na formação de recursos humanos para a prestação de serviços na área de Hospitalidade, Turismo e Gastronomia.
Seu foco de pesquisa está dirigido para os fundamentos que sedimentarão os conhecimentos do futuro gestor de A&B em médias e grandes empresas do setor, tais como: cadeias de hotéis e restaurantes, centros de convenções, shopping centers, empresas fornecedoras de alimentação para indústrias e governo, além de empresas de meios de pagamento em alimentação subvencionada (vales e tickets refeição).
Saiba tudo sobre nosso
Mestrado Profissional em Gestão de Alimentos e Bebidas
Sobre o Programa
- Estrutura do Programa
O setor de A&B é carente de recursos humanos com qualificação profissional e, a demanda para este tipo de profissional ao nível executivo é grande. De fato, com o passar do tempo, a questão ganha maior importância, já que o mercado vem evoluindo em tamanho e complexidade, face à crescente necessidade de se consumir refeições fora de casa ou pré-preparadas e o catering para empresas aéreas e indústrias.
O ingresso de grandes redes de fast food no mercado brasileiro e as redes de franquias presentes, principalmente nos shopping centers de todo o país, ocorrida a partir dos anos de 1980, impeliu a reformulação de conceitos operacionais, busca por informações técnicas mais apuradas e implantação de sistemas de qualidade.
A evolução do mercado tem exigido cada vez mais conhecimento e competência dos empreendedores e gestores, de forma a garantir que esses profissionais sejam capazes de criar, desenvolver e controlar todas as atividades do negócio e seus processos operacionais.
No plano educacional, a criação de um Mestrado Profissional no setor da Gestão em Alimentos e Bebidas (A&B) chama a atenção para melhorias no ensino técnico da área e, também, das associações de classe e grandes e médias empresas do setor que poderão obter vantagens competitivas por meio do aprimoramento das habilidades de seus funcionários, ganhando qualidade e alcançando padrões de excelência em seus serviços. O foco no aprimoramento da qualidade e da produtividade, com custos reduzidos, leva, na maioria, dos casos à lucratividade e posição de destaque no negócio.
- Objetivos do Programa
O objetivo do Mestrado Profissional – Alimentos e Bebidas é contribuir para o desenvolvimento de projetos que auxiliem o entendimento de processos e aplicação de estratégias de gestão no setor de A&B, no intuito de identificar competências para a melhoria do desempenho de suas organizações. Também visa preparar profissionais capacitados a desenvolver e aplicar estudos técnico-científicos em resposta às demandas do setor de A&B, das organizações e sociedade em geral.
O Programa buscará contribuir para o alargamento das fronteiras do conhecimento do setor de A&B, dedicando-se a pesquisar informações setoriais que permitam melhor entendimento sobre seu funcionamento e organização, como a quantidade e atuação de empresas em segmentos específicos, os modelos de relacionamento entre as empresas do setor, as práticas de excelência em marketing, comunicação e eventos, além de tendências e perspectivas futuras do setor de A&B.
- Público-Alvo
Voltado ao profissional capacitado a exercer funções de gerência em médias e grandes empresas do setor de A&B. Objetiva-se formar um profissional com conhecimentos de ponta na área da gestão em A&B, capacidade de compreender e analisar o contexto empresarial e organizacional, tanto nacional quanto internacional. Além de ser capaz de identificar oportunidades para criar e inovar em políticas e processos e produtos e serviços. Adicionalmente o egresso será habilitado a definir estratégias empresariais, financeiras, mercadológicas, de recursos humanos, logística e produção.
- Corpo Docente
Carlos Alberto Alves
Titulação: Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho
Temas que orienta: Marketing, Canais de Distribuição e Estratégia
Linha de Pesquisa em que atua no Programa: Operações em A&B
E-mail: [email protected]
Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/9085019105914550Elizabeth Kyoko Wada
Titulação: Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo
Temas que orienta: Planejamento do Negócio, Stakeholders e Mobilidade Corporativa
Linha de Pesquisa em que atua no Programa: Negócios em A&B
E-mail: [email protected]
Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/4904816535433696Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes Minasse
Titulação: Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná
Temas que orienta: Lazer e entretenimento no setor de A&B; Ambiente de Serviços em A&B; Gastronomia
Linha de Pesquisa em que atua no Programa: Operações em A&B
E-mail: [email protected]
Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/6807582118593348Paulo Sergio Gonçalves de Oliveira
Titulação: Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
Temas que orienta: Gestão da Tecnologia da Informação, Cadeia de Suprimentos, Gestão de Conhecimento
Linha de Pesquisa em que atua no Programa: Operações em A&B
E-mail: [email protected]
Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/5787786955978812Credenciamento e Descredenciamento de Docentes Clique aqui para acessar
- Disciplinas
Os alunos devem cursar obrigatoriamente todas as disciplinas da Área de Concentração, assim como as disciplinas obrigatórias e eletivas da sua Linha de Pesquisa.
Área de Concentração: Gestão em A&B
Disciplinas obrigatórias:
Gestão de A&B
Planejamento Estratégico do Negócio
Métodos de Pesquisa I – Qualitativos
Métodos de Pesquisa II – Quantitativos
Linha de Pesquisa 1 – Negócios em A&BDisciplinas Obrigatórias
Marketing
Gestão Financeira (*)
Disciplinas EletivasGestão da Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC)
Comportamento do Cliente
Linha de Pesquisa 2 – Operações em A&BDisciplinas Obrigatórias
Cadeia de Suprimentos
Ambiente de Serviços em A&B
Disciplinas EletivasComportamento Organizacional e Gestão de Pessoas
Tópicos especiais em operações de A&B
(*) Será oferecida a “Princípios de Contabilidade e Custos” a disciplina de equalização no 1º semestre, para os alunos que necessitarem suporte para a disciplina “Gestão Financeira”. - Projetos de pesquisa da LP1 – Negócios em A&B
Mobilidade corporativa na América Latina – Projeto 2: Segmento MICE (meetings, incentives, conferences & exhibitions)
Profa. Dra. Elizabeth Kyoko Wada
Este projeto tem como objetivo geral compreender a mobilidade corporativa na América Latina, a partir dos stakeholders. Os objetivos específicos são investigar em que situações a gestão de viagens praticada pelo mercado assume a gestão de experiências de hospitalidade, preconizada por Lashley; conhecer as experiências de organizações brasileiras que passam a intensificar a mobilidade corporativa a partir da inserção do Brasil como ator relevante na economia global; elencar potenciais áreas de prestação de serviços para Turismo e afins que saem da cadeia produtiva tradicional, como os casos de abastecimento de A&B em plataformas de petróleo, em canteiros de obras de hidrelétricas, entre outros. A primeira etapa da pesquisa exploratória realiza-se com um estudo de casos múltiplos, utilizando instrumentos quali e quantitativos. Ao final da pesquisa, ambiciona-se conceituar Mobilidade Corporativa com base em um estudo multidisciplinar que envolverá Administração, Sociologia, Antropologia, Geografia, História, Turismo, Hospitalidade.Utilização de tecnologias móveis no setor de Alimentos e Bebidas na cidade de São Paulo
Prof. Dr. Paulo Sérgio Gonçalves de Oliveira
O rápido avanço das tecnologias móveis, requer das empresas a gradativa necessidade de planejar a inserção neste novo ambiente de interação e de fazer negócios de forma integrada e em tempo real. O objetivo central deste projeto é explorar o conhecimento sobre a mobilidade, das tecnologias e infraestrutura móveis para que uma corporação evolua para o ambiente da mobilidade. Tem como propósito final a proposta de um quadro de trabalho para apoio aos pesquisadores e empresas que permita a gestão eficaz da tecnologia em ambientes da mobilidade. A fase 1 deste projeto será aplicada em restaurantes e cadeias de restaurantes vinculadas a hotéis na cidade de São Paulo.Projetos de pesquisa da LP2 – Operações em A&B
Indicadores de desempenho (KPIs) no atendimento a clientes em Alimentos e Bebidas
Prof. Resp. Carlos Alberto Alves
Este projeto se propõe a identificar e modelar as diversas práticas de monitoramento no atendimento dos clientes nos restaurantes e cadeias de restaurantes vinculadas a hotéis na cidade de São Paulo. Modelar as melhores práticas do setor. Identificar as influências conceituais na forma do relacionamento com os clientes. Estabelecer indicadores de desempenho (KPIs) e classificar por tipo de estabelecimento. Identificar os sistemas gerenciais (CRM, outros) mais utilizados no controle de clientes. Os resultados esperados para o projeto são o levantamento das melhores práticas de atendimento ao cliente nos restaurantes e cadeias de restaurantes vinculadas a hotéis na cidade de São Paulo.Lazer, entretenimento e experiência em bares, restaurantes e similares
Profa. Dra. Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes Minasse
Este projeto tem como objetivo estudar as novas funções incorporadas por bares, restaurantes e similares brasileiros como espaços de lazer e entretenimento, investigando – do ponto de vista da produção gastronômica (composição e execução de cardápio) e do ambiente serviço – as estratégias utilizadas pelos estabelecimentos para conceber e operacionalizar experiências positivas e engajadoras para seus clientes. Os resultados esperados para este projeto são ligados ao mapeamento das práticas dos novos espaços de lazer e entretenimento no setor de A&B na cidade de São Paulo.
- Estrutura do Programa
Processo Seletivo
- Processo Seletivo 2020/2
ATENÇÃO! ALTERAÇÃO NO CRONOGRAMA
A Coordenação do Mestrado Profissional em Gestão de Alimentos & Bebidas comunica que as provas do processo seletivo de vagas remanescentes para o Mestrado Profissional em Gestão de Alimentos e Bebidas ocorrerão de forma digital entre 24 e 28 de agosto de 2020. A alteração de datas se faz necessária em função de calendário docente institucional revisado para o segundo semestre, divulgado em 25 de junho de 2020. Datas exatas e horários serão divulgados oportunamente.
Atenciosamente,
Beth Wada
Coordenadora
Mestrado Profissional em Gestão de Alimentos & Bebidas
01 de junho a 20 de agosto de 2020
Período de inscrição.01 de junho a 21 de agosto de 2020
Período de envio de documentos.24 a 28 de agosto de 2020
Prova de Conhecimentos e Prova de Proficiência em língua estrangeira
EntrevistasA entrevista compreende uma conversa formal do candidato com os professores do Programa a respeito da proposta de pesquisa apresentada pelo candidato e sobre o seu currículo Lattes.
31 de agosto de 2020
Divulgação do resultado por e-mail e pela página do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Alimentos e Bebidas.Matrícula
A partir de 31 de agosto de 2020 (processo a definir).Clique aqui para acessar o Edital do Processo Seletivo
Clique aqui para acessar a ficha de inscrição
Bibliografia para a Prova de Conhecimento:
DO NASCIMENTO FILHO, Francisco Barbosa; DA SILVA FLORES, Luiz Carlos; LIMBERGER, Pablo Flôres. Análise do posicionamento dos restaurantes de São Paulo estrelados pelo guia Michelin com base nas On-line Travel Reviews (OTRS). Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. v. 13 n. 2 (2019): maio/agosto. p.1-16. Acesso em: < https://www.rbtur.org.br/rbtur/article/view/1453/1291>
PIZAM, Abraham; TASCI, Asli DA. Experienscape: expanding the concept of servicescape with a multi-stakeholder and multi-disciplinary approach (invited paper for ‘luminaries’ special issue of International Journal of Hospitality Management). International Journal of Hospitality Management, v. 76, p. 25-37, 2019.Acesso em:
ALMEIDA, Geciane Silva de; PELISSARI, Anderson Soncini. Satisfação do Consumidor com Base nos Atributos do Serviço de Hospedagem. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 13, n. 2, p. 32-53, 2019. Acesso em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1982-61252019000200032&script=sci_arttext&tlng=pt>
VELTEN, Laura; LASHLEY, Conrad. The meaning of cultural diversity among staff as it pertains to employee motivation. Research in Hospitality Management, v. 7, n. 2, p. 105-113, 2018. Acesso em: < https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/22243534.2017.1444718>
DA CRUZ, Greice Lithiele Klug. A hospitalidade como diferencial competitivo sob a percepção dos gestores hospitalares: um estudo de caso comparativo. Revista Hospitalidade. v. 66, n. 2, p. 109-124, 2019. Acesso: < https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/807/pdf>
DOS SANTOS, Aristides Faria Lopes; WADA, Elizabeth Kyoko. IMPACTOS DAS RELAÇÕES DE HOSPITALIDADE E HOSTILIDADE ENTRE STAKEHOLDERS SOBRE A COMPETITIVIDADE DE DESTINOS TURÍSTICOS. Applied Tourism, v. 3, n. 1, p. 147-169, 2018. Acesso em:
SALAZAR, Viviane Santos; DE MORAES, Walter Fernando Araújo; PEREIRA, Yákara Vasconcelos. Chamem o Chef! O Principal recurso estratégico dos restaurantes gastronômicos: estudo de multicasos na amériCa latina. Turismo, Visão e Ação, v. 19, n. 2, p. 398-422, 2017. Acesso em: < https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rtva/article/viewFile/10849/6147>.
- Processo Seletivo 2020/2
Dissertações e Teses
- Dissertações e Teses
BANCA DE QUALIFICAÇÃO
(após o cumprimento dos 24 créditos em disciplinas e 2 créditos de atividades programadas)
4 vias do relatório de qualificação.
1 via do formulário de encaminhamento – assinado pelo orientador.
1 via da tabela de atividades programadas – assinada pelo orientador, acompanhada de cópias dos comprovantes (clique aqui e conheça mais sobre as atividades programadas).
1 via do currículo Lattes atualizado.
1 via do histórico escolar.BANCA DE DEFESA
4 vias da dissertação em encadernação espiralada
– ver orientações do template da dissertação
– normas para formatação de trabalho acadêmico
1 via do formulário de encaminhamento – assinado pelo orientador.
1 via do currículo Lattes atualizado.Orientações:
Conforme consta no Regulamento (clique aqui para acessar) a defesa da Dissertação para a obtenção do título de Mestre Profissional deve respeitar os seguintes critérios:
Art. 35º – Para a obtenção do grau de Mestre são exigidas a apresentação e a defesa da Dissertação/Trabalho Final de Mestrado.
1º. O mestrando só pode apresentar e defender a Dissertação/Trabalho Final de Mestrado, após completar, com aprovação, todas as etapas do Programa.
2º. O depósito da Dissertação/Trabalho Final de Mestrado somente poderá ser feito observado um intervalo de, no mínimo, 90 dias contados a partir da data do Exame de Qualificação.
Art. 36º – Cumpridas as exigências próprias do Programa, cabe ao orientador escolher e propor à CPG os componentes da banca, obedecendo a critérios que garantam a lisura do processo, incluída aí a não existência de eventual vínculo funcional direto entre o candidato e os membros da banca.1º. Um dos componentes da banca de defesa de Mestrado deverá ser, na medida do possível, o mesmo da banca do exame de Qualificação.
2º. Junto com o requerimento, o aluno deve enviar à Comissão de Pós-Graduação 4 (quatro) exemplares de sua Dissertação/Trabalho Final de Mestrado, devidamente elaborada de acordo com as normas técnicas do Programa.
Art. 37º – A Banca Examinadora indicada pelo orientador será submetida à aprovação da Comissão de Pós-Graduação.Art. 38º – A Banca Examinadora é composta por três membros, sendo um externo ao Corpo Docente da Universidade, necessariamente vinculado a um programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. Também há a designação de um suplente.
1º. A arguição final é realizada em sessão pública.
2º. Os membros da Banca Examinadora devem possuir, no mínimo, o título de Doutor.
3º. A Banca Examinadora é presidida pelo professor orientador, seu membro nato.
4º. Na falta ou impedimento do orientador, o coordenador do Programa indicará nova data para a arguição, ou substituirá ele próprio o orientador, ou designará um professor do Programa para presidir a banca, a fim de que: - Dissertações e Teses 2017
INDICADORES CHAVES DE DESEMPENHO EM RESTAURANTES: VISÃO DOS GESTORES NO SEGMENTO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
Autor: Aline de Godoy Moreira
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Luiz Do Amaral MorettiA UTILIZAÇÃO DE INDICADORES DE ENDOMARKETING PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DAS INFORMAÇÕES NOS SISTEMAS ERPS EM ESTABELECIMENTOS DE ALIMENTOS & BEBIDAS
Autor: Claudio Gonsalves de Souza
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Luís Ignácio de OliveiraQUALIDADE EM RESTAURANTE: A CRIAÇÃO DE INDICADORES CHAVE DE DESEMPENHO PARA A AVALIAÇÃO DO PRATO SERVIDO
Autor: Mara Lucia de Moura Pontes
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Luiz Do Amaral Moretti
Co-orientador(a): Prof. Msc. Luiz Gonzaga Assumpção CarvalhoA INFLUÊNCIA DA ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS DE MEIOS DE PAGAMENTO NA SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO COM FREQUENTADORES DE RESTAURANTES
Autor: Nilton Gomes Furtado
Orientador: Prof. Dr. RodrigDissertação_NILTON GOMES FURTADOo Cunha da Silva - Dissertações e Teses 2018
GESTÃO DO CLIMA PARA SERVIÇOS EM RESTAURANTES
Autor: CARLOS EDUARDO DE MATTOS
Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Cunha da SilvaO PROCESSO CRIATIVO DE CHEFS BRASILEIROS COMO ESTRATÉGIA DE COMPETITIVIDADE: UM ESTUDO MULTICASOS
Autor: MARIANA DA SILVA LOPES
Orientador: Profª. Drª. Maria Henriqueta S. G. Gimenes MinasseANÁLISE DOS ATRIBUTOS DE ESCOLHA DE COMPANHIA AÉREA PELO PASSAGEIRO EM VOOS DOMÉSTICOS NO BRASIL. PROPOSIÇÃO DE UM MODELO
Autor: NELSON MARQUES DOS SANTOS FILHO
Orientador: Prof. Doutor. Paulo Sergio Altman FerreiraA CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA PARA MEDIR O EFEITO MANADA DENTRO DE RESTAURANTES E SIMILARES
Autor: RODRIGO CANTO
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Luis Ignácio OliveiraAMBIÊNCIA COMO MATERIALIZAÇÃO DA PROPOSTA DE EXPERIÊNCIA EM RESTAURANTES DE ALTA GASTRONOMIA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: UM ESTUDO MULTICASOS
Autor: PEDRO HENRIQUE DRUDI
Orientador: Profª. Drª. Maria Henriqueta S. G. Gimenes MinasseCOMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DA REDE DE FASTFOOD MCDONALD’S: A SOCIEDADE DO CONSUMO E SUA INFLUÊNCIA NAS CLASSES SOCIAIS DA CIDADE DE SÃO PAULO
Autor: DANIELA SFEIR
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Luis Ignácio de OliveiraIMPLANTAÇÃO E USO DE HORTAS PRÓPRIAS POR RESTAURANTES PAULISTANOS: um estudo das motivações para a inovação em Gestão de Alimentos e Bebidas
Autor: ELAINE APARECIDA PERLINE
Orientador: Prof. Dr. Antonio Hélio Junqueira - Dissertações e Teses 2019
TRABALHO FLEXÍVEL E COMPROMETIMENTO NO SEGMENTO DE ALIMENTOS E BEBIDAS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Autor: CIRO KIYOSHI SIGUIMOTO
Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Cunha da SilvaPERCEPÇÃO DOS CLIENTES NA ESCOLHA DE RESTAURANTES EM RELAÇÃO ÀS BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO
Autor: FABÍOLA DE MATTOS POTZIK
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Luis Ignácio de OliveiraA INFLUÊNCIA DO SERVICESCAPE E DA EXPERIÊNCIA NA INTENÇÃO COMPORTAMENTAL
Autor: GUILHERME PEREZ RANZATTI
Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto AlvesA IMPORTÂNCIA DE SERVIÇOS DE ALIMENTOS E BEBIDAS EM LOCAIS DE COWORKING
Autor: GUILLERME LEMOS DE MATOS
Orientador: Profa. Dra. Elizabeth Kyoko Wada.O IMPACTO DA APLICAÇÃO DO “MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO” NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO SEGMENTO DE ALIMENTAÇÃO FORA DO LAR NA CIDADE DE SÃO PAULO
Autor: JULIANA DE MAGALHÃES BERBERT
Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio Gonçalves de Oliveira.UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE RESTAURANTES COM MAIS DE 50 ANOS À LUZ DA TEORIA DOS STAKEHOLDERS
Autor: JOÃO BATISTA SILVA
Orientador: Prof. Dr. Leonardo Aureliano da SilvaALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL UMA ANÁLISE DOS FATORES QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA DE UM RESTAURANTE Autor: LAVÍNIA MARIA PERROTTA
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Luis Ignácio de OliveiraDO ARMAZÉM COM COPA AO BAR TOMBADO: ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS SOBRE GESTÃO E HOSPITALIDADE EM BOTEQUINS CARIOCAS
Autor: LUANA COSTA PIERRE DE MESSIAS
Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Cunha da SilvaA INFLUÊNCIA DO RISCO NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SERVIÇOS EM RESTAURANTES: UM OLHAR DO CONSUMIDOR TRANS
Autor: LUIZ PAULO KOSUGE
Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto AlvesANÁLISE SOBRE O NÍVEL DE CONHECIMENTO FINANCEIRO DE ALUNOS DO CURSO DE GASTRONOMIA: LEVANTAMENTO COM ALUNOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO NA CIDADE DE SÃO PAULO
Autor: MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES SOUZA
Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio Altman FerreiraO EFEITO DE AVALIAÇÕES ONLINE NA INTENÇÃO DE VISITA A RESTAURANTES AUTÊNTICOS E TEMÁTICOS
Autor: RAFAELA ZANINI ARGERI
Orientador: Prof. Dr. Leonardo Aureliano da SilvaTREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO CORPORATIVA NUMA ORGANIZAÇÃO DA INDÚSTRIA QUEIJEIRA Autor: RAQUEL BALIANI
Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Cunha da SilvaGERAÇÃO Y E OS ATRIBUTOS CONSIDERADOS NA ESCOLHA DE RESTAURANTES
Autor: SÉRGIO IVANCHUK LOPES
Orientador: Prof. Dr. Leonardo Aureliano da SilvaFATORES QUE INFLUENCIAM O AUMENTO DO CONSUMO DE CACHAÇA PELO PÚBLICO FEMININO NO ESTADO DE SÃO PAULO
Autor: SUELI MARQUES SOUZA DE OLIVEIRA
Orientador: Prof. Dr. Paulo Sergio Gonçalves de Oliveira
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS EM RESTAURANTES DE ESPECIALIDADE: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
Autor: VERA AMARAL PANTANO
Orientador: Profª. Drª Maria Henriqueta S. G. Gimenes Minasse
- Dissertações e Teses
Fale com a Coordenação
- Fale com a Coordenação
Elizabeth Kyoko Wada, bolsista CNPQ Nível 2 com a pesquisa Mobilidade Corporativa na América Latina, concluiu pós-doutorado na UFPR – PPG em Turismo (2016), é Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994), Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1989), Especialista em Administração Mercadológica pela EAESP/FGV (1982), graduada em Turismo pelo Centro Universitário Ibero Americano Unibero (1979) e em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (1980). É Coordenadora do PPG em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities) e pesquisadora do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Social e Tecnológico (ISAM). Atua como docente nas seguintes disciplinas: Gestão e Planejamento Estratégico em Hospitalidade; Hospitalidade, Hostilidade e Stakeholders; Hospitalidade na Competitividade em Serviços. Tem experiência nas áreas de Turismo e de Hotelaria na América Latina, com ênfase em Gestão de Meios de Hospedagem e nos seguintes temas: hotelaria, planejamento estratégico, turismo, turismo de negócios (viagens corporativas, eventos empresariais e viagens de incentivo), mobilidade corporativa, serviços e inovação. É docente desde 1981. É diretora administrativo-financeira da ANPTUR (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo) e Vice-Presidente de Finanças de MPI Brazil Chapter (Meeting Professionals International). É membro do Conselho de Administração de Bourbon Hotéis & Resorts. Tel.: (55) 11 3847 3037
- Fale com a Coordenação