Sobre o programa

O Mestrado Profissional em Gestão de Alimentos e Bebidas é um programa inédito no país com vocação eminentemente interdisciplinar e vem completar a vocação inovadora da Universidade Anhembi Morumbi na formação de recursos humanos para a prestação de serviços na área de Hospitalidade, Turismo e Gastronomia.

Seu foco de pesquisa está dirigido para os fundamentos que sedimentarão os conhecimentos do futuro gestor de A&B em médias e grandes empresas do setor, tais como: cadeias de hotéis e restaurantes, centros de convenções, shopping centers, empresas fornecedoras de alimentação para indústrias e governo, além de empresas de meios de pagamento em alimentação subvencionada (vales e tickets refeição).

Mestrado Profissional em Gestão de Alimentos e Bebidas

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Mestrado Profissional em Gestão de Alimentos e Bebidas

  • Sobre o Programa

    • Estrutura do Programa

      O setor de A&B é carente de recursos humanos com qualificação profissional e, a demanda para este tipo de profissional ao nível executivo é grande. De fato, com o passar do tempo, a questão ganha maior importância, já que o mercado vem evoluindo em tamanho e complexidade, face à crescente necessidade de se consumir refeições fora de casa ou pré-preparadas e o catering para empresas aéreas e indústrias.

      O ingresso de grandes redes de fast food no mercado brasileiro e as redes de franquias presentes, principalmente nos shopping centers de todo o país, ocorrida a partir dos anos de 1980, impeliu a reformulação de conceitos operacionais, busca por informações técnicas mais apuradas e implantação de sistemas de qualidade.

      A evolução do mercado tem exigido cada vez mais conhecimento e competência dos empreendedores e gestores, de forma a garantir que esses profissionais sejam capazes de criar, desenvolver e controlar todas as atividades do negócio e seus processos operacionais.

      No plano educacional, a criação de um Mestrado Profissional no setor da Gestão em Alimentos e Bebidas (A&B) chama a atenção para melhorias no ensino técnico da área e, também, das associações de classe e grandes e médias empresas do setor que poderão obter vantagens competitivas por meio do aprimoramento das habilidades de seus funcionários, ganhando qualidade e alcançando padrões de excelência em seus serviços. O foco no aprimoramento da qualidade e da produtividade, com custos reduzidos, leva, na maioria, dos casos à lucratividade e posição de destaque no negócio.

    • Objetivos do Programa

      O objetivo do Mestrado Profissional – Alimentos e Bebidas é contribuir para o desenvolvimento de projetos que auxiliem o entendimento de processos e aplicação de estratégias de gestão no setor de A&B, no intuito de identificar competências para a melhoria do desempenho de suas organizações. Também visa preparar profissionais capacitados a desenvolver e aplicar estudos técnico-científicos em resposta às demandas do setor de A&B, das organizações e sociedade em geral.

      O Programa buscará contribuir para o alargamento das fronteiras do conhecimento do setor de A&B, dedicando-se a pesquisar informações setoriais que permitam melhor entendimento sobre seu funcionamento e organização, como a quantidade e atuação de empresas em segmentos específicos, os modelos de relacionamento entre as empresas do setor, as práticas de excelência em marketing, comunicação e eventos, além de tendências e perspectivas futuras do setor de A&B.

    • Público-Alvo

      Voltado ao profissional capacitado a exercer funções de gerência em médias e grandes empresas do setor de A&B. Objetiva-se formar um profissional com conhecimentos de ponta na área da gestão em A&B, capacidade de compreender e analisar o contexto empresarial e organizacional, tanto nacional quanto internacional. Além de ser capaz de identificar oportunidades para criar e inovar em políticas e processos e produtos e serviços. Adicionalmente o egresso será habilitado a definir estratégias empresariais, financeiras, mercadológicas, de recursos humanos, logística e produção.

    • Corpo Docente

      Carlos Alberto Alves
      Titulação: Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho
      Temas que orienta: Marketing, Canais de Distribuição e Estratégia
      Linha de Pesquisa em que atua no Programa: Operações em A&B
      E-mail: caalves@anhembi.br
      Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/9085019105914550

      Elizabeth Kyoko Wada
      Titulação: Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo
      Temas que orienta: Planejamento do Negócio, Stakeholders e Mobilidade Corporativa
      Linha de Pesquisa em que atua no Programa: Negócios em A&B
      E-mail: elwada@anhembi.br
      Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/4904816535433696

      Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes Minasse
      Titulação: Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná
      Temas que orienta: Lazer e entretenimento no setor de A&B; Ambiente de Serviços em A&B; Gastronomia
      Linha de Pesquisa em que atua no Programa: Operações em A&B
      E-mail: mhminasse@anhembi.br
      Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/6807582118593348

      Paulo Sergio Gonçalves de Oliveira
      Titulação: Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
      Temas que orienta: Gestão da Tecnologia da Informação, Cadeia de Suprimentos, Gestão de Conhecimento
      Linha de Pesquisa em que atua no Programa: Operações em A&B
      E-mail: psoliveira@anhembi.br
      Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/5787786955978812

      Credenciamento e Descredenciamento de Docentes Clique aqui para acessar

    • Disciplinas

      Os alunos devem cursar obrigatoriamente todas as disciplinas da Área de Concentração, assim como as disciplinas obrigatórias e eletivas da sua Linha de Pesquisa.

      Área de Concentração: Gestão em A&B

      Disciplinas obrigatórias:

      Gestão de A&B
      Planejamento Estratégico do Negócio
      Métodos de Pesquisa I – Qualitativos
      Métodos de Pesquisa II – Quantitativos
      Linha de Pesquisa 1 – Negócios em A&B

      Disciplinas Obrigatórias

      Marketing
      Gestão Financeira (*)
      Disciplinas Eletivas

      Gestão da Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC)
      Comportamento do Cliente
      Linha de Pesquisa 2 – Operações em A&B

      Disciplinas Obrigatórias

      Cadeia de Suprimentos
      Ambiente de Serviços em A&B
      Disciplinas Eletivas

      Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas
      Tópicos especiais em operações de A&B
      (*) Será oferecida a “Princípios de Contabilidade e Custos” a disciplina de equalização no 1º semestre, para os alunos que necessitarem suporte para a disciplina “Gestão Financeira”.

    • Projetos de pesquisa da LP1 – Negócios em A&B

      Mobilidade corporativa na América Latina – Projeto 2: Segmento MICE (meetings, incentives, conferences & exhibitions)
      Profa. Dra. Elizabeth Kyoko Wada
      Este projeto tem como objetivo geral compreender a mobilidade corporativa na América Latina, a partir dos stakeholders. Os objetivos específicos são investigar em que situações a gestão de viagens praticada pelo mercado assume a gestão de experiências de hospitalidade, preconizada por Lashley; conhecer as experiências de organizações brasileiras que passam a intensificar a mobilidade corporativa a partir da inserção do Brasil como ator relevante na economia global; elencar potenciais áreas de prestação de serviços para Turismo e afins que saem da cadeia produtiva tradicional, como os casos de abastecimento de A&B em plataformas de petróleo, em canteiros de obras de hidrelétricas, entre outros. A primeira etapa da pesquisa exploratória realiza-se com um estudo de casos múltiplos, utilizando instrumentos quali e quantitativos. Ao final da pesquisa, ambiciona-se conceituar Mobilidade Corporativa com base em um estudo multidisciplinar que envolverá Administração, Sociologia, Antropologia, Geografia, História, Turismo, Hospitalidade.

      Utilização de tecnologias móveis no setor de Alimentos e Bebidas na cidade de São Paulo
      Prof. Dr. Paulo Sérgio Gonçalves de Oliveira
      O rápido avanço das tecnologias móveis, requer das empresas a gradativa necessidade de planejar a inserção neste novo ambiente de interação e de fazer negócios de forma integrada e em tempo real. O objetivo central deste projeto é explorar o conhecimento sobre a mobilidade, das tecnologias e infraestrutura móveis para que uma corporação evolua para o ambiente da mobilidade. Tem como propósito final a proposta de um quadro de trabalho para apoio aos pesquisadores e empresas que permita a gestão eficaz da tecnologia em ambientes da mobilidade. A fase 1 deste projeto será aplicada em restaurantes e cadeias de restaurantes vinculadas a hotéis na cidade de São Paulo.

      Projetos de pesquisa da LP2 – Operações em A&B
      Indicadores de desempenho (KPIs) no atendimento a clientes em Alimentos e Bebidas
      Prof. Resp. Carlos Alberto Alves
      Este projeto se propõe a identificar e modelar as diversas práticas de monitoramento no atendimento dos clientes nos restaurantes e cadeias de restaurantes vinculadas a hotéis na cidade de São Paulo. Modelar as melhores práticas do setor. Identificar as influências conceituais na forma do relacionamento com os clientes. Estabelecer indicadores de desempenho (KPIs) e classificar por tipo de estabelecimento. Identificar os sistemas gerenciais (CRM, outros) mais utilizados no controle de clientes. Os resultados esperados para o projeto são o levantamento das melhores práticas de atendimento ao cliente nos restaurantes e cadeias de restaurantes vinculadas a hotéis na cidade de São Paulo.

      Lazer, entretenimento e experiência em bares, restaurantes e similares
      Profa. Dra. Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes Minasse
      Este projeto tem como objetivo estudar as novas funções incorporadas por bares, restaurantes e similares brasileiros como espaços de lazer e entretenimento, investigando – do ponto de vista da produção gastronômica (composição e execução de cardápio) e do ambiente serviço – as estratégias utilizadas pelos estabelecimentos para conceber e operacionalizar experiências positivas e engajadoras para seus clientes. Os resultados esperados para este projeto são ligados ao mapeamento das práticas dos novos espaços de lazer e entretenimento no setor de A&B na cidade de São Paulo.