PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - MESTRADO PROFISSIONAL
GestÃo em Alimentos e Bebidas (A&B)

Duração: 4 semestres | Carga Horária: 420 horas = 28 créditos
Curso aprovado/recomendado com nota 3 pela CAPES em 17/12/2015
Coordenador: Dr. Sérgio Luiz do Amaral Moretti
Início: 1º semestre de 2017

INSCREVA-SE

Estrutura do programa

O Mestrado Profissional – Gestão em Alimentos e Bebidas é um programa inédito no país com vocação eminentemente interdisciplinar e vem completar a vocação inovadora da Universidade Anhembi Morumbi na formação de recursos humanos para a prestação de serviços na área de Hospitalidade, Turismo e Gastronomia.
Seu foco de pesquisa está dirigido para os fundamentos que sedimentarão os conhecimentos do futuro gestor de A&B em médias e grandes empresas do setor, tais como: cadeias de hotéis e restaurantes, centros de convenções, shopping centers, empresas fornecedoras de alimentação para indústrias e governo, além de empresas de meios de pagamento em alimentação subvencionada (vales e tickets refeição).

O setor de A&B é carente de recursos humanos com qualificação profissional e, a demanda para este tipo de profissional ao nível executivo é grande. De fato, com o passar do tempo, a questão ganha maior importância, já que o mercado vem evoluindo em tamanho e complexidade, face à crescente necessidade de se consumir refeições fora de casa ou pré-preparadas e o catering para empresas aéreas e indústrias.
O ingresso de grandes redes de fast food no mercado brasileiro e as redes de franquias presentes, principalmente nos shopping centers de todo o país, ocorrida a partir dos anos de 1980, impeliu a reformulação de conceitos operacionais, busca por informações técnicas mais apuradas e implantação de sistemas de qualidade.
A evolução do mercado tem exigido cada vez mais conhecimento e competência dos empreendedores e gestores, de forma a garantir que esses profissionais sejam capazes de criar, desenvolver e controlar todas as atividades do negócio e seus processos operacionais.

No plano educacional, a criação de um Mestrado Profissional no setor da Gestão em Alimentos e Bebidas (A&B) chama a atenção para melhorias no ensino técnico da área e, também, das associações de classe e grandes e médias empresas do setor que poderão obter vantagens competitivas por meio do aprimoramento das habilidades de seus funcionários, ganhando qualidade e alcançando padrões de excelência em seus serviços. O foco no aprimoramento da qualidade e da produtividade, com custos reduzidos, leva, na maioria, dos casos à lucratividade e posição de destaque no negócio.

OBJETIVOS DO PROGRAMA
O objetivo do Mestrado Profissional – Alimentos e Bebidas é contribuir para o desenvolvimento de projetos que auxiliem o entendimento de processos e aplicação de estratégias de gestão no setor de A&B, no intuito de identificar competências para a melhoria do desempenho de suas organizações.  Também visa preparar profissionais capacitados a desenvolver e aplicar estudos técnico-científicos em resposta às demandas do setor de A&B, das organizações e sociedade em geral.
O Programa buscará contribuir para o alargamento das fronteiras do conhecimento do setor de A&B, dedicando-se a pesquisar informações setoriais que permitam melhor entendimento sobre seu funcionamento e organização, como a quantidade e atuação de empresas em segmentos específicos, os modelos de relacionamento entre as empresas do setor, as práticas de excelência em marketing,  comunicação e eventos, além de tendências e perspectivas futuras do setor de A&B.

PÚBLICO-ALVO
Voltado ao profissional capacitado a exercer funções de gerência em médias e grandes empresas do setor de A&B. Objetiva-se formar um profissional com conhecimentos de ponta na área da gestão em A&B, capacidade de compreender e analisar o contexto empresarial e organizacional, tanto nacional quanto internacional. Além de ser capaz de identificar oportunidades para criar e inovar em políticas e processos e produtos e serviços. Adicionalmente o egresso será habilitado a definir estratégias empresariais, financeiras, mercadológicas, de recursos humanos, logística e produção.

Corpo Docente

Profa. Dra. Elizabeth Kyoko Wada

Titulação: Dra. em Ciências da Comunicação pela ECA da Universidade de São Paulo.
Temas que orienta: Planejamento do Negócio; Stakeholders; Mobilidade Corporativa.
Linha de Pesquisa em que atua no Programa: LP1 – Negócios em A&B.
E-mail: ekwada@anhembi.br
Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/4904816535433696

Prof. Msc. Luiz Gonzaga Assumpção Carvalho

Titulação: Msc. em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi
Temas que orienta:
Linha de Pesquisa em que atua no Programa: LP2 - Operações em A&B
E-mail: prof.luizcarvalho@uol.com.br
Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/0686651121592895

Profa. Dra. Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes Minasse

Titulação: Dra. em História pela Universidade Federal do Paraná
Temas que orienta: Lazer e entretenimento no setor de A&B; Ambiente de Serviços em A&B; Gastronomia
Linha de Pesquisa em que atua no Programa: LP2 - Operações em A&B
E-mail: maria.minasse@anhembimorumbi.edu.b
Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/6807582118593348

Prof. Dr. Sérgio Luis Ignácio de Oliveira

Titulação: Dr. em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Temas que orienta: Competitividade e Serviços em A&B; Comportamento do Consumidor; Marketing
Linha de Pesquisa em que atua no Programa: LP1 – Negócios em A&B
E-mail: slioliveira@anhembimorumbi.edu.br
Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/4594539384236511

Prof. Dr. Sérgio Luiz do Amaral Moretti (coordenador do Programa)

Titulação: Dr. em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Temas que orienta: Competitividade e Serviços em AEB; Planejamento do Negócio; Marketing
Linha de Pesquisa em que atua no Programa: LP1 – Negócios em A&B
E-mail: luiz.amaral@anhembimorumbi.edu.br
Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/1686957518540720

Disciplinas

Os alunos devem cursar obrigatoriamente todas as disciplinas da Área de Concentração, assim como as disciplinas obrigatórias e eletivas da sua Linha de Pesquisa.

Área de Concentração: Gestão em A&B

 

  • Disciplinas obrigatórias:
  • Gestão de A&B
  • Planejamento Estratégico do Negócio
  • Métodos de Pesquisa I – Qualitativos
  • Métodos de Pesquisa II – Quantitativos

Linha de Pesquisa 1 – Negócios em A&B

Disciplinas Obrigatórias

  • Marketing
  • Gestão Financeira (*)

Disciplinas Eletivas

  • Gestão da Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC)
  • Comportamento do Cliente

Linha de Pesquisa 2 – Operações em A&B

Disciplinas Obrigatórias

  • Cadeia de Suprimentos
  • Ambiente de Serviços em A&B

Disciplinas Eletivas

  • Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas
  • Tópicos especiais em operações de A&B

(*) Será oferecida a “Princípios de Contabilidade e Custos” a disciplina de equalização no 1º semestre, para os alunos que necessitarem suporte para a disciplina “Gestão Financeira”.

 

Projetos de pesquisa da LP1 – Negócios em A&B

Análise Setorial da Cadeia Produtiva de Serviços de Alimentos e Bebidas na Cidade de São Paulo
Prof. Resp. Sérgio Luiz do Amaral Moretti
Este projeto tem como produto final a descrição e mapeamento da cadeia produtiva do setor de A&B, na cidade de São Paulo, hoje descrita de forma fragmentada pelas associações nela envolvidas. Para isso serão realizados levantamentos dos setores de restaurantes e cadeias de restaurantes, fast food e hotéis; food service (alimentação fora do lar, ou catering industrial, hospitalar, escolar e lazer); ticket alimentação; produtores, distribuidores, fornecedores de insumos, recursos, equipamentos e serviços. Estes setores serão contemplados em diversas fases futuras do projeto. A fase 1 planejada é o levantamento do setor de cadeias de restaurantes vinculadas a hotéis. Esta fase se complementa com o projeto de “Inventário de Empresas de Serviços de Restaurantes na cidade de São Paulo”.

Mobilidade Corporativa na América Latina – Projeto 2: Segmento MICE (meetings, Incentives, Conferences & Exhbitions
Prof. Resp. Elizabeth Kyoko Wada
Este projeto tem como objetivo geral compreender a mobilidade corporativa na América Latina, a partir dos stakeholders. Os objetivos específicos são investigar em que situações a gestão de viagens praticada pelo mercado assume a gestão de experiências de hospitalidade, preconizada por Lashley; conhecer as experiências de organizações brasileiras que passam a intensificar a mobilidade corporativa a partir da inserção do Brasil como ator relevante na economia global; elencar potenciais áreas de prestação de serviços para Turismo e afins que saem da cadeia produtiva tradicional, como os casos de abastecimento de A&B em plataformas de petróleo, em canteiros de obras de hidrelétricas, entre outros. A primeira etapa da pesquisa exploratória realiza-se com um estudo de casos múltiplos, utilizando instrumentos quali e quantitativos. Ao final da pesquisa, ambiciona-se conceituar Mobilidade Corporativa com base em um estudo multidisciplinar que envolverá Administração, Sociologia, Antropologia, Geografia, História, Turismo, Hospitalidade.

Comportamento do Cliente em Alimentos e Bebidas
Prof. Resp. Sérgio Luis Ignácio Oliveira
Considerando o turismo um fenômeno que pode contribuir para o desenvolvimento econômico e social, a competição entre destinos é crescente, a fim de obterem vantagens que lhes confiram os resultados desejados. Portanto, a gestão de expectativas e da satisfação proporcionada aos turistas, por todos os setores e instituições envolvidos, faz-se fundamental. Nesse contexto, os resultados esperados para este projeto de pesquisa visam ampliar o conhecimento do comportamento do turista, suas expectativas e satisfação, especificamente em relação aos restaurantes.

Projetos de pesquisa da LP2 - Operações em A&B

Lazer, entretenimento e experiência em bares, restaurantes e similares
Profa. Resp.  Maria Henriqueta S. G. Gimenes Minasse
 Este projeto tem como objetivo estudar as novas funções incorporadas por bares, restaurantes e similares brasileiros como espaços de lazer e entretenimento, investigando – do ponto de vista da produção gastronômica (composição e execução de cardápio) e do ambiente serviço – as estratégias utilizadas pelos estabelecimentos para conceber e operacionalizar experiências positivas e engajadoras para seus clientes. Os resultados esperados para este projeto são ligados ao mapeamento das práticas dos novos espaços de lazer e entretenimento no setor de A&B na cidade de São Paulo.

Modelos de gestão de eventos de AEB
Prof. Resp. Luiz Gonzaga Assumpção Carvalho
O projeto tem como objetivo identificar e classificar os diversos tipos de eventos organizados pelo setor hoteleiro em A&B. Procurar-se-á compreender os processos da atividade desde a captação, planejamento e produção dos diferentes tipos de eventos gastronômicos - coquetel, coffee break, almoço, jantar, brunch. E, também a estrutura operacional dos hotéis voltadas a eventos, a organização de eventos in house e serviços agregados. Parcerias com fornecedores. Entretenimento e recreação em eventos de hotéis. Cardápios destinados a eventos, relação de quantidades e qualidade de alimentos e bebidas com o público-alvo de cada evento. Os resultados esperados para o projeto são a identificação e classificação das principais práticas e modelos de Gestão de Eventos em A&B do setor hoteleiro na cidade de São Paulo.

INVESTIMENTO

Investimento para ingressantes no 1º semestre de 2017:
Matrícula de R$ R$ 1.760,00 + 23 parcelas de R$ 1.760,00
Câmpus: 
Vila Olímpia
Horário de aulas:
segundas e terças: 19h30 às 22h30; sábados: 9h às 12h
Obs. Consultar o Programa de Bolsas de Estudo no Edital de Seleção

PROCESSO SELETIVO - VAGAS REMANESCENTES

Processo seletivo – inscrições abertas para ingresso no 1º semestre de 2017
Inscrições:26/12/2016 a 16/02/2017
Entrega da documentação: 26/12/2016 a 17/02/2017
Processo de Seleção e Avaliação: 21/02/2017
9h às 12h – Prova escrita de conhecimento da área e proficiência em língua estrangeira
Local: sala 511T – Prédio BSP – Unidade 5 – Campus Vila Olímpia.
Rua Casa do Ator, 294.
Entrevista e arguição oral sobre a Bibliografia sugerida: 22 e 23/02/2017
Local: sala 511T – Prédio BSP – Unidade 5 – Campus Vila Olímpia.
Rua Casa do Ator, 294.
Resultado: 01/03/2017
Matrícula: 01 a 06/03/2017

Mestrado