Mestrado

Plano de estudos

Para a obtenção do título de Mestre o aluno deve, no período máximo de 24 meses:

  • Desenvolver um projeto de pesquisa científica, selecionando um tema a ser destacado de uma das linhas de pesquisa do Programa, com a supervisão de um professor doutor a ser designado como orientador.
  • Realizar as disciplinas obrigatórias e outras disciplinas eletivas de acordo com o professor orientador.
  • Realizar atividades programadas destinadas ao aprofundamento dos estudos sobre o tema de pesquisa e à formação como docente e pesquisador, tais como publicações científicas, participações em eventos técnicos e científicos, orientação de monografias, pesquisa de campo, entre outras.
  • Apresentar à banca examinadora os resultados parciais de sua pesquisa na forma de um relatório de qualificação.
  • Apresentar à banca examinadora, composta por 3 membros, sendo um deles necessariamente de outro Programa de Pós-Graduação, os resultados finais de sua pesquisa na forma de uma Dissertação de Mestrado.

Créditos em Atividades do Plano de Estudos

O cumprimento dos créditos em disciplinas e em atividades programadas é pré-requisito para o depósito do relatório de qualificação, cujo exame realizar-se-á, preferencialmente, no terceiro ou quarto semestres e, transcorrido o prazo mínimo de 90 dias, ocorrerá o depósito da dissertação de mestrado. A solicitação de prorrogação de prazo de 6 meses, poderá ser solicitada em casos especiais, e ficará sujeita à aprovação da Comissão de Pós Graduação (CPG).

O Programa compreende um total de 73 créditos, correspondentes a 1.095 horas de atividades acadêmicas, que serão atribuídos pelo Programa de Mestrado em Hospitalidade, sendo:

  • 24 créditos – 360 horas em Disciplinas.
  • 25 créditos – 375 horas para elaboração da dissertação.
  • 20 créditos – 300 horas em Atividades Programadas, divididas em Atividades Fundamentais (150 horas), com a preparação de artigos para apresentação em eventos científicos e respectiva publicação em anais e em periódicos; Atividades Complementares (75 horas) que contemplam a participação em eventos científicos, em grupos de pesquisa e reuniões para orientação e Atividades Específicas (75 horas) relativas à pesquisa do discente.
  • 04 créditos – 60 horas para elaboração de artigo em conjunto com o orientador, resultante da dissertação.