O que é?

O One Health, Saúde Única em português, é um campo de conhecimento, de caráter multiprofissional e interdisciplinar que se refere a questões e problemas de saúde que transcendem as fronteiras nacionais, assim como seus determinantes e suas possíveis soluções.

Esse movimento tem ganhado espaço gradativo dentro das discussões científicas que debatem questões ligadas à epidemiologia, visto que trata da integração entre saúde humana, saúde animal, ambiente e adoção de políticas públicas efetivas na prevenção e controle de enfermidades.

Por que a Saúde Única é importante?

Enquanto as pessoas viverem próximas ou junto com animais – sejam eles de estimação, na pecuária ou selvagens – haverá possibilidades iminentes para doenças. Para se ter uma ideia, em todo o mundo, quase 75% de todas as doenças infecciosas humanas emergentes nas últimas três décadas tiveram origem em animais.

Por isso, à medida que o mundo se torna cada vez mais conectado, a necessidade de aplicar efetivamente o conceito de Saúde Única só aumenta. Não só para proteger pessoas e animais de doenças, mas também para impedir rupturas econômicas que podem acompanhar esses surtos de doenças.

A saúde ambiental pode afetar a saúde humana e animal por meio de contaminação, poluição e condições precárias que podem levar a novos agentes infecciosos. Para fornecer cuidados de saúde adequados, comida e água para a crescente população global, os profissionais de saúde e suas disciplinas e instituições relacionadas devem trabalhar juntos, garantindo a qualidade de vida em todo o mundo.

Quem está envolvido?

Organizações internacionais e nacionais de saúde humana, saúde animal e saúde ambiental, profissionais de saúde pública, organizações não governamentais, centros colaboradores da Organização Mundial da Saúde, universidades e parceiros corporativos e privados.

A Saúde Única é o esforço colaborativo de várias profissões de ciências da saúde, juntamente com suas disciplinas e instituições relacionadas – trabalhando localmente, nacionalmente e globalmente – para obter saúde ideal para pessoas, animais domésticos, animais selvagens, plantas e nosso meio ambiente.