Início

A Universidade Anhembi Morumbi entende os impactos sociais e ambientais gerados pelas instituições no meio em que estão inseridas. Por isso, está sempre preocupada em intervir positivamente na sociedade, desenvolvendo todos os anos uma série de iniciativas que envolvam seus estudantes, docentes e colaboradores.

Em 2015, a Anhembi Morumbi concluiu uma rigorosa avaliação de certificação do B Lab® e recebeu o certificado B Corp™ no início de 2016. A certificação recebida vai ao encontro dos objetivos da iniciativa Here for Good da Rede, com o propósito de “estar aqui para o bem e para sempre”, estimulando o impacto social e econômico como essência do negócio. Isso se dá pela sólida qualidade acadêmica e histórico de empregabilidade positivo dos graduados, o que demonstra o compromisso das instituições em beneficiar e transformar positivamente a sociedade.

A partir de 2018 assume o compromisso  com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS possuem metas que devem ser cumpridas até 2030, estabelecendo ações em diversas áreas, como educação, paz, consumo responsável, igualdade social e proteção do meio ambiente. Com esta atitude, a Universidade pretende desenvolver um papel fundamental junto com cada indivíduo, contribuindo para um mundo mais sustentável.

Conheça nossas ações

 

PRÊMIO LAUREATE BRASIL

O Prêmio Laureate Brasil é um gesto de reconhecimento aos jovens empreendedores sociais empenhados em promover mudanças significativas nas comunidades em que atuam. O Prêmio Laureate Brasil integra o programa global YouthActionNet®, criado em 2001 pela International Youth Foundation, com o objetivo de reconhecer, apoiar e dar visibilidade às lideranças jovens que se dedicam ao empreendedorismo e ao negócio social.

No Brasil, essa parceria está presente desde 2008, com a criação do Programa Iam – Iniciativa Jovem Anhembi Morumbi, sob a gestão da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Posteriormente, passaram a fazer parte dessa articulação a Universidade Potiguar, sediada em Natal, em 2012; o Centro Universitário do Norte – UniNorte, localizado em Manaus, em 2014; e a Universidade Salvador – Unifacs, passou a integrar a rede em 2015. Em 2016 o programa foi unificado passando a chamar Programa Jovem Empreendedor Social UAM, UnP, UNIFACS e UniNorte.

São elegíveis ao programa jovens empreendedores sociais, fundadores ou co-fundadores, com até 29 anos, em todo o território nacional.

 

AÇÃO COMUNITÁRIA

A Ação Comunitária do Brasil dedica-se desde 1967 ao desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

O programa é parceiro da Universidade Anhembi Morumbi desde 2010. Os cursos preparatórios para o mercado de trabalho acontecem no Campus Vila Olímpia, com o objetivo de formar e inserir os jovens em oportunidades dignas de Trabalho.

 

GASTROMOTIVA

A Gastromotiva é uma ONG que busca transformar a vida de pessoas em vulnerabilidade social através da comida. Uma das formas que fazem isso é com o Curso de Capacitação em Cozinha.

Desde 2008 o curso conta com a parceria da Universidade Anhembi Morumbi e o apoio direto do curso de Gastronomia que oferece instalações e equipamentos necessários para o treinamento.

 

GLOBAL DAYS OF SERVICE

Criado em 2006 o Global Days of Service iniciou como um dia único para professores e alunos da Walden University realizarem atividades sociais. Esse modelo se expandiu para um mês de atuação e foi adotado por toda a Rede Laureate.

 

OUTUBRO ROSA

 

Universidade Anhembi Morumbi aderiu à causa da União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama, e promove uma série de atividades ao longo do mês de outubro celebrando a iniciativa Outubro Rosa.

A Unaccam foi criada em 2001 com o objetivo de combater o câncer de mama em todo o Estado de São Paulo. Visa formar voluntários treinados para oferecer apoio aos pacientes e ao mesmo tempo divulgar as principais formas de prevenção desta doença.

TROTE SOLIDÁRIO

 

O objetivo do Trote Solidário é dar boas-vindas aos estudantes incentivando-os às práticas de ações socialmente responsáveis que envolve a participação de calouros, veteranos, professores e colaboradores da Instituição com o propósito de transformar a realidade social.

Uma das principais atuações do Trote Solidário é a Refeição do Bem. O evento integra as ações do Trote Solidário envolvendo calouros e veteranos em uma ação coletiva orientada para o preparo de alimentos e entrega à comunidade pelos próprios alunos. As refeições são produzidas com o apoio de doações de fornecedores parceiros.

No primeiro semestre de 2018, já tivemos resultados bastante positivos, com as seguintes ações: Ação do Bem, Avaliação antropométrica, Cortes para doação de cabelo, Avaliação da Coluna Vertebral, Avaliação da Coluna Vertebral, Doação de Sangue, Oficina de Equilíbrio, Refeição do Bem, Sarau Cultural, Projeto Piloto Welcome Medicina Veterinária – Workshops Temáticos. Totalizando 5.427 atendimentos, 2.046 horas de atividade e 768 alunos participantes.

 

CAMPANHA DE DOAÇÕES

 

A Campanha de Doações da Universidade Anhembi Morumbi permite, além de beneficiar a comunidade, promover a formação ética e profissional dos estudantes. Confira nossa agenda de doações:

  • FEV/MAR Campanha do Material Escolar
  • ABR Campanha do Livro
  • MAIO Campanha do Agasalho
  • AGO/SET Campanha do Brinquedo
  • OUT Campanha do Livro Infantil
  • NOV Campanha de Alimentos

 

Há “pontos de arrecadação” localizados nas entradas de todos os Campi.

 

Todas as doações são destinadas à comunidade respeitando o limite geográfico de um raio de 2km de cada Campus. A entrega é feita por um representante da Responsabilidade Social e por um grupo de estudantes voluntariados para esse fim.

No primeiro semestre de 2018, tivemos 464 livros e 385 peças e roupas arrecadadas que foram doadas à AHPAS que trabalha no apoio a crianças e adolescentes em tratamento de câncer e seus familiares e ao Sefras- Serviço Franciscano de Solidariedade que oferece assistência social a diversos públicos em situação de vulnerabilidade social. 

 

SEMANA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

 

A Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES) instituiu o Selo de Responsabilidade Social com o propósito de mostrar à sociedade a importância das atividades de responsabilidade social promovidas por instituições de ensinos privadas. O objetivo é evidenciar em uma semana ações e/ou projetos nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, entre outros, desenvolvidos ao longo do ano.

 

A Anhembi participa do evento contribuindo para atendimento na área da Saúde e Qualidade de Vida, Saúde Animal, Cidadania, Arte, Cultura e Educação.

 

AÇÃO CULTURAL 15 X 15

 

As ações são promovidas por estudantes da Universidade com a supervisão de um professor de seu curso. Os alunos contam com quinze minutos a cada quinze dias durante os meses de abril, maio, setembro e outubro, sempre às quintas-feiras às 11h e/ou 19h para apresentar seus talentos culturais, que podem variar entre: exposição de fotografia, artes, apresentação de canto, coral, música, apresentação de dança, teatro, poesia, projeção de filmes, curtas, clipes etc.

No primeiro semestre de 2018 tivemos a participação de 4 alunos com muita música e exposições artísticas. O 15×15 conta com o apoio da Rádio Anhembi, laboratório audiovisual e docentes. Confiram as fotos e os links das apresentações. 

 

https://www.facebook.com/radioanhembi/videos/1693489147397878/?q=R%C3%A1dio%20Anhembi%2015×15

https://www.facebook.com/radioanhembi/videos/1693164110763715/?q=R%C3%A1dio%20Anhembi%2015×15

 

TELETON

 

O Teleton promovido pelo SBT é uma ação que sensibiliza o País para a causa da inclusão social das pessoas com deficiência física. O objetivo desta ação é levantar recursos para o tratamento e reabilitação de pacientes atendidos nas unidades da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente).

RODAS DE CONVERSA

 

O diálogo é uma das formas mais ricas de gerar conhecimento e transformar a sociedade. Por isso, a Anhembi Morumbi realiza as Rodas de Conversa, uma iniciativa da área de Responsabilidade Social com o intuito de fomentar a conscientização e reflexão da comunidade acadêmica sobre Diversidade Cultural. A iniciativa ocorreu no 1º semestre de 2018, apoiando o Dia Mundial da Diversidade Cultural celebrado pela ONU em 21 de maio, discutindo em todos os campi os temas sobre: deficiências, gênero, orientação sexual, raça e religião. Tivemos como facilitadores os profissionais do NAP e professores TI e a participação de 77 alunos.

 

CERTIFICAÇÃO B CORPORATION

A Universidade Anhembi Morumbi após rigorosa avaliação para obtenção da certificação do B Lab® e se tornou uma certificada B Corp™. O B Lab® é uma organização independente, sem fins lucrativos, que constitui um movimento global de pessoas que utilizam os negócios como uma força para o bem. A Universidade Anhembi Morumbi é membro da Laureate International Universities, atualmente a maior empresa mundial a tornar-se uma B Corp™.

Fevereiro Março Abril Maio Junho
Campanha do material escolar
Refeição do Bem
Trote Solidário
Campanha do material escolar Ação Cultural 15×15
Campanha do livro
Ação Cultural 15×15
Campanha do Agasalho
Rodas de Conversa
Ações de Sustentabilidade e Meio ambiente
Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
Ações de Sustentabilidade e Meio ambiente

Campanha do Brinquedo

Refeição do Bem

Rodas de conversa

Trote Solidário

Ação Cultural 15×15

Ações de Sustentabilidade e Meio ambiente

Campanha do Brinquedo

Semana de Responsabilidade Social

Ação Cultural 15×15

Campanha do livro infantil

Global Days of Service

Teleton

Campanha de Arrecadação de alimentos

 

*Todas as ações serão divulgadas antecipadamente. Quem tiver interesse em participar poderá manifestar seu interesse de duas formas: realizando o cadastro de voluntariado ou se inscrevendo nas ações a medida que forem divulgadas.

Relatórios

Participe