Residência Médica

A Residência Médica

O programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Universidade Anhembi Morumbi é destinado a médicos, sob a forma de um curso de especialização com características do aprofundamento científico e proficiência técnica decorrentes do treinamento em serviço.

O programa irá preparar o profissional para atuar no âmbito da Atenção Primária em Saúde orientados pelo modelo assistencial da medicina de família e comunidade. Essa especialização possibilita o médico de família e comunidade atuar em diferentes áreas da atenção à saúde (saúde do adulto, saúde da mulher, saúde da criança, gestão é vigilância em saúde, entre outras).

Os residentes contarão com a orientação de profissionais de elevada qualificação ética e profissional, nas diversas áreas que integram.

Poderão se inscrever candidatos que concluíram o curso de graduação em Medicina, devidamente autorizado e reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), ou que irão concluí-lo até a data de matrícula no Programa pretendido, ou ainda que obtiveram revalidação do seu diploma, segundo legislação vigente.

Data de provas e resultados

A seleção do Programa de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade é composta por três fases:

1ª FASE: Prova Teórica (50 pontos)
A prova teórica será realizada no dia 19 de janeiro de 2019, das 8h às 12h, (no Campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, localizado na Rua Casa do Ator, 275, Vila Olímpia – São Paulo – SP). O teste será composto por 100 questões de múltipla escolha, versando sobre o conteúdo programático do curso de graduação, nas especialidades de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Medicina de Família e Comunidade, Saúde Pública e Pediatria.

Obs.: Não haverá tempo adicional para o preenchimento do gabarito.

2ª FASE: Prova Prática (40 pontos)
A prova prática será realizada no dia 19 de janeiro de 2019, às 15h, (no Campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, localizado na Rua Casa do Ator, 275, Vila Olímpia – São Paulo (SP), nos Laboratórios da Simulação. Esta avaliação será modelo OSCE, com a realização de quatro (04) estações, sendo obrigatório o uso de jaleco.

3ª FASE: Análise e Arguição de Curriculum Vitae (10 pontos)
A terceira fase será realizada no dia 23 de janeiro de 2019, a partir das 9h, no Campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, localizado na Rua Casa do Ator, 275 – São Paulo (SP), e constará de análise de documentos e arguição.

Resultado:
O resultado final será divulgado a partir do dia 24 de janeiro de 2019, por e-mail e no link específico do processo seletivo de Residência Médica 2018 no portal da Universidade Anhembi Morumbi (www.anhembi.br).

Edital

Edital RMFC 2018

Formulário de Inscrição

Após o preenchimento da ficha de inscrição, o candidato deverá enviar para o e-mail marfernandes@anhembi.br , em formato PDF ou JPEG, com assunto “Documentos Processo Seletivo MFC 2019”, aos cuidados de Márcia Fernandes, além da ficha de inscrição preenchida, a documentação relacionada no Edital.

Ficha de Inscrição

Residência Medicina Veterinária

A Residência em Medicina Veterinária

O médico veterinário recém-formado necessita de treinamento específico para adquirir experiência profissional para lidar, adequadamente, com as mais diferentes situações nas rotinas clínica e cirúrgica, bem como nos procedimentos relacionados ao diagnóstico por imagem e aos exame laboratoriais.

Diante deste cenário, os egressos do Curso de Medicina Veterinária defrontam-se com a necessidade de aperfeiçoamento e capacitação quanto a conteúdos intrínsecos da profissão, destacando-se, principalmente, os aspectos práticos e aplicados de cada área.

Essa demanda por treinamento supervisionado e especializado em serviços hospitalares para os profissionais ao final de sua formação, impulsionou o desenvolvimento do projeto de Residência em Medicina Veterinária do Curso de Medicina Veterinária, junto ao Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi.

Atualmente, a residência constitui modalidade de ensino de pós-graduação e tem por finalidade proporcionar aos Médicos Veterinários aperfeiçoamento técnico-científico par ao pleno exercício da profissão.

A admissão na Residência Médico Veterinária é feita por Processo Seletivo, coordenado pela Comissão de Residência, cujas normas constam no Edital.

As inscrições para o Processo Seletivo estarão abertas a Médicos Veterinários graduados no máximo há dois anos, diplomados por instituições nacionais ou estrangeiras reconhecidas e a estudantes que estejam cursando o último período do curso de graduação em Medicina Veterinária.

O Programa de Residência Médico Veterinária terá a duração mínima de dois anos, com carga horária semanal máxima de 60 horas, incluídas 12 horas de plantão. Haverá, no mínimo, uma folga semanal de 24 horas.

Áreas de Concentração

Área de concentração Número de Vagas Duração em anos
Clínica Médica de Pequenos Animais 3 2
Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais 2 2
Patologia Clínica 1 2
Anestesiologia 1 2
Diagnóstico por Imagem 1 2

Data de Provas e Resultados

A seleção do Programa de Residência Médico Veterinária é composta por duas fases:

1ª Fase: Prova Teórica
A prova será realizada em 04 de fevereiro de 2019, às 9h nas salas de aula do mezanino do Hovet – UAM, (no Câmpus Mooca da Universidade Anhembi Morumbi, localizado na Rua Conselheiro Lafaiete, 64 – Mooca) – São Paulo (SP), no Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi).

Abordará conteúdo programático do curso de graduação, nas especialidades de Clínica Médica de Pequenos Animais, Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais, Diagnóstico por Imagem, Patologia Clínica e Anestesiologia.

2ª Fase: Entrevista e avaliação de curriculum
Esta avaliação será realizada nos dias 06 e 07 de fevereiro de 2019, das 9 às 19hs, (no Câmpus Mooca da Universidade Anhembi Morumbi, localizado na Rua Conselheiro Lafaiete, 64 – Mooca) – São Paulo (SP), no Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi).

Apenas os candidatos que obtiverem as maiores pontuações em cada área pretendida serão contatados pela coordenação do hospital veterinário para comparecer a segunda fase – entrevista e avaliação de curriculum.

Resultado
O resultado final será divulgado a partir do dia 08 de fevereiro/2019, por e-mail, on-line no site da Residência Médico Veterinária da Universidade Anhembi Morumbi e também será afixado de forma impressa no mural de informações localizado na entrada no Hospital Veterinário.

Editais

Edital Residência Medicina Veterinária 2019

Formulário de Inscrição

A ficha de inscrição deverá ser impressa e preenchida com todos os dados solicitados e entregue pessoalmente na coordenação do Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi, localizado na Rua Conselheiro Lafaiete, 64 – Mooca) – São Paulo (SP), acompanhada dos documentos solicitados no Edital.

Ficha de Inscrição