Programa de Pós-Graduação em Comunicação Mestrado e Doutorado

Estrutura do Programa

  • Duração Mestrado: 2 anos
  • Duração Doutorado: 4 anos
  • Câmpus: Vila Olímpia
  • Turno: Integral
  • Mestrado recomendado em 14 de julho de 2006 (Portaria nº 524, MEC, 29 de abril de 2008)
  • Doutorado recomendado em 22 de dezembro de 2014 (Portaria nº 0326, MEC, 10 de março de 2017)
  • Regulamento do PPG em Comunicação

Conhecendo o Programa de Pós-graduação em Comunicação

O Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM-UAM) é um programa de Pós-Graduação Stricto Sensu completo com área de concentração em Comunicação Audiovisual, que conta com Mestrado e Doutorado.

Endereço: Rua Casa do Ator, 294 – Unidade 5 – 7º andar – Câmpus Vila Olímpia

Telefone: (11) 3847-3037

E-mail: mecomunicacao@anhembi.br

Objetivos do programa

1) Formar e capacitar pesquisadores, professores e profissionais aptos ao manejo das questões relativas à inserção do eixo de comunicação audiovisual no campo dos interesses do pensamento científico.

2) Desenvolver e incentivar as pesquisas, trabalhos, publicações e congêneres que examinem a presença e atuação dos meios de comunicação audiovisual, quer de forma específica na configuração expressiva de seus produtos e processos, quer em sua relação com outros modos comunicacionais e quer ainda em seu impacto sobre as sociedades e culturas audiovisualmente midiatizadas.

3) Fomentar o envolvimento de todos os docentes, discentes e demais participantes dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Comunicação na produção do conhecimento voltado para a área de concentração pretendida (Comunicação Audiovisual).

4) Incentivar a busca e o uso de premissas, teorias e princípios de outras áreas, tais como Arte, História, Sociologia, Antropologia e demais, nos estudos e pesquisas que se desenvolvem neste Programa, garantindo um caráter científico múltiplo e favorecendo as trocas interdisciplinares no decorrer do curso.

5) Contribuir para o aprimoramento e atualização dos cursos de graduação da Universidade Anhembi Morumbi através de aulas, orientação de Iniciação Científica, participação em TCCs e demais mecanismos de relacionamentos acadêmicos.

6) Promover e realizar cooperações e intercâmbios nacionais e internacionais com outros Programas de Pós-graduação na Área da Comunicação, em especial aqueles voltados para a Comunicação Audiovisual, possibilitando aos docentes e discentes o contínuo aperfeiçoamento, além de atualizações e trocas de informações no campo do ensino e da pesquisa.

Perfil do profissional a ser formado: O Programa de Pós-graduação da Universidade Anhembi Morumbi está preparado para formar profissionais com habilidades acadêmicas e extra-acadêmicas suficientes para se debruçarem sobre os aspectos científicos da comunicação audiovisual, estudando, examinando, produzindo e aplicando metodologias capazes de dar conta do pensamento e dos saberes nessa área específica, e na inter-relação que ela mantém com as demais áreas, dentro do campo da Comunicação e em campos do conhecimento afins. Os pesquisadores e professores formados pelo curso são capacitados a desenvolver estudos, pesquisas e projetos que envolvam o universo da comunicação audiovisual, no âmbito da produção e dos processos audiovisuais, manejando pressupostos adequados ao envolvimento com os meios de comunicação, com a convergência midiática e com a midiatização da sociedade e da cultura atuais face à disseminação dos avanços e inovações tecnológicos no campo da imagem e do som e seu impacto nas práticas comunicacionais globalizadas.

Área do conhecimento

Grande Área: Comunicação e Informação

Área: Comunicação

Área de Concentração: Comunicação Audiovisual

Linhas de pesquisa

  • 1. Análises de Produtos Audiovisuais
  • 2. Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual

O programa

A área de concentração Comunicação Audiovisual delimita e recorta as atividades em ensino e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. Insere-se, assim, entre as demais competências e características pertinentes à área básica do conhecimento a que o curso se vincula (Comunicação), ao mesmo tempo em que recorta e particulariza o foco das pesquisas e do tipo de formação promovidas por ele: o audiovisual.

Os objetos desta área de concentração são os fenômenos comunicacionais que se dão no âmbito dos meios audiovisuais de comunicação. Ou seja, a área de concentração deste Programa, em sua abrangência, circunscreve elementos, efeitos e ações que partilham os universos tecnológicos, sociais e culturais, especificamente naquilo em que estes são atravessados por dispositivos midiáticos da comunicação, voltados para produzir e veicular mensagens configuradas, técnica e expressivamente, em imagens e sons.

Esta área de concentração está caracterizada pelo estudo dos meios de comunicação audiovisuais, resultantes de um determinado momento tecnológico (cinema, televisão, rádio, vídeo, internet, telefones celulares e congêneres) em todos seus aspectos específicos, interrelacionados e multirrelacionados, dando-se relevo ao princípio da configuração do sistema audiovisual das comunicações, no qual se incluem, em paridade, todos os meios tributários da imagem e do som, e agregando-se as preocupações com a produção e os processos pelos quais tais meios audiovisuais operam no campo da cultura e da sociedade.

Disciplinas obrigatórias vinculadas à Área de Concentração:

  • Comunicação audiovisual e teorias do contemporâneo I (para o Mestrado)
  • Comunicação audiovisual e teorias do contemporâneo II (para o Doutorado)

Linhas de Pesquisa

Linha 1: Análises de Produtos Audiovisuais. Os objetos desta linha são os produtos audiovisuais (filmes cinematográficos, peças publicitárias audiovisuais, programas de televisão, vídeos, games, sites de internet e congêneres), entendidos como conteúdos configurados em imagem e som, e submetidos aos mais variados tipos de análises (estéticas, poéticas, tecnológicas, históricas, narrativas e outras). O objetivo desta linha de pesquisa é investigar, estudar e compreender a configuração expressiva do universo audiovisual, tomando por base os produtos que apresentam natureza tributária da associação de imagem e som, debatendo, discutindo e compreendendo, através do estudo de formas, experiências estéticas e modalidades de estratégias, a inserção de tais produtos na comunicação audiovisual. A opção pelas análises aplicadas ao estudo dos produtos audiovisuais permite que as pesquisas dos docentes e discentes, que integram esta linha, se situem e se movimentem dentro do universo de reconhecimento dos modos e formas de expressão que configuram esse tipo específico de comunicação.

Disciplinas eletivas vinculadas à Linha 1:

  • Análise das formas nos meios audiovisuais da comunicação
  • Estética dos meios audiovisuais
  • Formas seriadas nos meios audiovisuais
  • Experimentação, invenção e vanguarda no audiovisual
  • Metodologias de análises em imagem e som
  • Modos narrativos audiovisuais nas mídias
  • Teorias do cinema e práticas de análise fílmica
  • Estudos analíticos de televisão
  • Tópicos especiais para análises de produtos audiovisuais.

Linha 2: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual. Os objetos desta linha são os processos midiáticos situados no âmbito de suas relações com a dinâmica da cultura audiovisual. O objetivo desta linha de pesquisa é investigar, estudar e compreender as relações específicas que os processos sucedidos no campo das mídias estabelecem com a cultura audiovisual. As pesquisas dos docentes e discentes que integram esta linha se fazem no universo das ocorrências de midiatizações, enfocado, em especial, quando processos midiáticos interferem na cultura configurada pela imagem e som, permitindo, assim, que sejam estudados fenômenos culturais midiatizados que ocorrem no campo da comunicação audiovisual.

Disciplinas eletivas vinculadas à Linha 2:

  • Cultura audiovisual e identidades
  • Efeitos das tecnologias da comunicação
  • História e mídias audiovisuais
  • Metodologias contemporâneas na interface história, memória e audiovisual
  • A crítica como produção e prática cultural
  • Tecnologias da comunicação e sociabilidades
  • Tópicos especiais para processos midiáticos na cultura audiovisual

Clique aqui para conhecer as ementas das disciplinas

Infraestrutura

Localizado na Unidade 5 do Campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, está sediado no CENTRO DE PESQUISA DE COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL, que conta com a seguinte infraestrutura:

Sala de docentes: Unidade 5 do Campus Vila Olímpia, no sétimo andar, na Rua Casa do Ator, 294.

Salas para alunos: Unidade 5 do Campus Vila Olímpia, no sétimo andar, na Rua Casa do Ator, 294.

Sala de aula: Unidade 7 do Campus Vila Olímpia, Sala 768, na Rua Casa do Ator, 275.

Sala de reuniões, aulas inaugurais e bancas: Unidade 5 do Campus Vila Olímpia, Sala 538, na Rua Casa do Ator, 294 (Sob agendamento).

Auditório: Unidade 5 do Campus Vila Olímpia, Sala 501-C, na Rua Casa do Ator, 294 (Sob agendamento).

Núcleo de Pesquisa e Documentação do PPGCOM: Localizado no quinto andar da Unidade 5, na Biblioteca do Campus Vila Olímpia. Criado a partir do edital FAPESP/FAPLivros VI (processo 2009/16264-1) (que visa a atualização do acervo de bibliotecas de IES públicas ou privadas do Estado de São Paulo). O acervo é constituído por mais de mil títulos, e vem sendo continuamente expandido por meio de novas aquisições e doações.

Laboratório de produção textual do PPGCOM: Unidade 5 do Campus Vila Olímpia, no sétimo andar, na Rua Casa do Ator, 294.

Laboratório digital de estudos transmídia – TRANSLAB: Unidade 5 do Campus Vila Olímpia, no subsolo, na Rua Casa do Ator, 294. (Sob agendamento)

Laboratório de estudos de imagem – IMAGOLAB: Unidade 5 do Campus Vila Olímpia, no subsolo, na Rua Casa do Ator, 294. (Sob agendamento)

Laboratório de estudos da imagem em movimento – VIDEOLAB: Unidade 5 do Campus Vila Olímpia, no subsolo, na Rua Casa do Ator, 294. (Sob agendamento)

Laboratório de estudos de mídias sonoras – SONORALAB: Unidade 5 do Campus Vila Olímpia, no subsolo, na Rua Casa do Ator, 294. (Sob agendamento)

Perguntas frequentes:

O que é área do Programa?  É o campo de conhecimento em que o curso está situado. No caso do PPGCOM da Anhembi Morumbi, a Comunicação está entendida como comunicação em larga escala. Não se trata das formas de comunicação interpessoal. A comunicação em larga escala (também chamada de social, porque atinge sociedades e não pessoas isoladamente) é mediada pelos vários meios de comunicação massivos.

O que é área de concentração do Programa?  É o recorte dentro da área em que se situam as pesquisas feitas por docentes e discentes do Programa. Em consonância com o foco de investigações do PPGCOM da Universidade Anhembi Morumbi, o recorte da sua área de concentração está nos fenômenos comunicacionais essencialmente ligados aos meios audiovisuais de comunicação. Nesse panorama da área de concentração, considera-se o cinema, primordialmente, como matriz de estudos que incluem os demais meios configurados em imagem e som – vídeo, televisão, internet e outros –, dando-se relevo ao princípio da configuração do sistema audiovisual das comunicações, no qual se incluem, em paridade, todos os meios tributários da imagem e do som. Essa ideia geral é desdobrada e enquadrada pelo PPGCOM em duas linhas de pesquisa.

O que são linhas de pesquisa?  São os desdobramentos da Área de Concentração. Cada linha congrega um conjunto de temas afins, que delimita os campos de interesse e saberes de um grupo de docentes e discentes do programa. O PPGCOM da Anhembi Morumbi tem duas linhas de pesquisa:

Qual o trabalho final do Mestrado Acadêmico? Ao final do Mestrado, que deve ser cumprido no prazo de 24 meses, o discente pesquisador elabora uma Dissertação, que é um estudo teórico de natureza reflexiva, sobre um determinado objeto, convertido em um tema e situado em uma das linhas de pesquisa do curso.

Qual o trabalho final do Doutorado Acadêmico? Ao final do Doutorado, que deve ser cumprido no prazo de 48 meses, o discente pesquisador elabora uma Tese, que deve conter sua contribuição inédita para a área de conhecimento em que está situado o Programa.

Sistema de creditação do Mestrado

Durante o período em que estiver matriculado, o aluno do Mestrado deverá cursar:

  • 1 (uma) disciplina obrigatória, ligada à área de concentração do programa: 4 créditos
  • 1 (uma) disciplina optativa na linha de pesquisa à qual está vinculado seu projeto: 4 créditos
  • 2 (duas) disciplinas optativas eletivas de livre escolha: 8 créditos

Total de créditos em disciplinas: 16 créditos. Os demais créditos serão atribuídos, a critério dos orientadores, em função de cursos, seminários e outras atividades programadas, ministradas por docentes do Programa e professores convidados, totalizando 14 créditos. Depois de cumpridos todos os créditos em disciplinas e em atividades programadas, o aluno realizará o exame de qualificação e a redação/defesa da Dissertação de Mestrado, completando mais 20 créditos

Total de créditos do curso: 50

Total de horas: 750

Duração: 24 meses

Sistema de creditação do Doutorado

Durante o período em que estiver matriculado, o aluno deverá cursar:

  • 1 (uma) disciplina obrigatória, ligada à área de concentração do programa: 4 créditos
  • 2 (duas) disciplinas optativas na linha de pesquisa à qual está vinculado seu projeto: 8 créditos
  • 2 (duas) disciplinas optativas eletivas de livre escolha: 8 créditos

Total de créditos em disciplinas: 20 créditos. Os demais créditos serão atribuídos, a critério dos orientadores, em função de cursos, seminários e outras atividades programadas, ministradas por docentes do Programa e por professores convidados, totalizando 16 créditos. Depois de cumpridos todos os créditos em disciplinas e em atividades programadas, o aluno realizará o exame de qualificação e a redação/defesa da Tese de Doutorado, completando 30 créditos

Total de créditos do curso: 66

Total de horas: 990

Duração: 48 meses

Coordenação e Corpo Docente

Coordenação

Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa

Laura Loguercio Cánepa é jornalista e pesquisadora de cinema. É Doutora em Multimeios pelo IAR-Unicamp (2008), Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2002) e graduada em Jornalismo pela FABICO-UFRGS (1996). Concluiu, em 2014, Pós-Doutorado no Departamento de Cinema, Televisão e Rádio da ECA-USP. Atualmente, atua como Coordenadora e Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. É membro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE). Foi co-editora da Rebeca – Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, da SOCINE. É líder do Grupo de Pesquisa “Cinema expandido, da estereoscopia ao web footage: novos regimes de visualidade no século XXI”. É membro do Grupo de Pesquisa “História da Experimentação no Cinema e na Crítica”. No primeiro semestre de 2019, realizou estágio pós-doutoral (modalidade Visiting Research Fellow) na School of Languages, Cultures and Societies da Universidade de Leeds, sob a supervisão de Stephanie Dennison.

Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8887782644586702
 

Docentes permanentes

Daniel Gambaro: http://lattes.cnpq.br/9161998311900474
Doutor em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, (ECA-USP)
Temas que orienta:  Audiovisual e movimentos sociais; Convergência tecnológica; Produção sonora.
Linha de pesquisa em que atua no programa: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual
 

Fábio Raddi Uchôa: http://lattes.cnpq.br/5064072150847944
Doutor em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
Temas que orienta: Cinema brasileiro; Relações entre cinema e teatro; Teoria do cinema.
Linha de pesquisa em que atua no programa: Análises de Produtos Audiovisuais
 

Jamer Guterres de Mello: http://lattes.cnpq.br/9707216305631668
Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Temas que orienta: Cinema documentário; Documentário televisivo; Cinema experimental; Videoarte; Arqueologia da mídia.
Linha de pesquisa em que atua no programa: Análises de Produtos Audiovisuais
 

Laura Loguercio Cánepa: http://lattes.cnpq.br/8887782644586702
Doutora em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP)
Temas que orienta: Gêneros cinematográficos e audiovisuais; Cinema contemporâneo; Cinema internacional; Cinema brasileiro; História do estilo cinematográfico.
Linha de pesquisa em que atua no programa: Análises de Produtos Audiovisuais
 

Maria Ignês Carlos Magno: http://lattes.cnpq.br/1139572756285287
Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)
Temas que orienta: Cultura das mídias; História das tecnologias; Comunicação e sociabilidades; Comunicação e identidades; Crítica e produção cultural.
Linha de pesquisa em que atua no programa: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual
 

Nara Lya Cabral Scabin: http://lattes.cnpq.br/8600661274396116
Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)
Temas que orienta: Políticas da representação; Identidade; Gênero; Análise do discurso; Mediações culturais; Narrativas televisuais; Humor; Crítica de Mídia; Liberdade de expressão; Censura; Direitos Humanos.
Linha de pesquisa em que atua no programa: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual
 

Rogério Ferraraz: http://lattes.cnpq.br/7227946196791923
Doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Temas que orienta: Gêneros cinematográficos; Cinema contemporâneo; Cinema internacional; Cinema brasileiro; Narrativas audiovisuais seriadas; Análises de produtos televisivos.
Linha de pesquisa em que atua no programa: Análises de Produtos Audiovisuais
 

Sheila Schvarzman: http://lattes.cnpq.br/9549195212952852
Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Temas que orienta: História do cinema e do audiovisual; Relações entre a História e o cinema; Representações da História, representações de gênero e raça; O cinema na História e suas reverberações políticas, artísticas e sociais; Cinema Contemporâneo Brasileiro; A mulher no cinema e o cinema das mulheres.
Linha de pesquisa em que atua no programa: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual
 

Tatiana Giovannone Travisani: http://lattes.cnpq.br/9161998311900474
Doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP).
Temas que orienta:  Poéticas digitais; Videoarte; Cinema experimental.
Linha de pesquisa em que atua no programa: Análises de produtos audiovisuais
 

Vicente Gosciola: http://lattes.cnpq.br/5946402698411270
Doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Temas que orienta: Transmídia; Novas mídias; Cinema e tecnologia; Jogos eletrônicos; Cibercultura.
Linha de pesquisa em que atua no programa: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual
 

CPG – Comissão de pós-graduação

Coordenação: Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa

Docentes Titulares: Profa. Dra. Maria Ignês Carlos Magno e Prof. Dr. Rogério Ferraraz

Suplentes: Profa. Dra. Sheila Schvarzman e Prof. Dr. Vicente Gosciola

Representante Discente: Fabiano Pereira (Doutorando)

 

Pós-Doutorados

Adilson Inácio Mendeshttp://lattes.cnpq.br/7564812174252909
Período: 2018-2021 (projeto em andamento)
Projeto de Pesquisa: Jean-Luc Godard e o 3D: arqueologia das mídias e história do cinema
Agência Financiadora: PNPD/CAPES
Supervisor: Prof. Dr. Vicente Gosciola
Linha de Pesquisa: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual
 

Bruno Cesar Simões Costa: http://lattes.cnpq.br/9440881851949222
Período: 2013-2014
Projeto de Pesquisa: O presente no futuro: as valências históricas nas fantasias futurísticas a partir da obra de Philip K. Dick
Agência Financiadora: PNPD/CAPES
Supervisor: Prof. Dr. Gelson Santana Penha
Linha de Pesquisa: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual
 

Felicia Johansson Carneiro: http://lattes.cnpq.br/8762063004769501
Período: 2019-2020
Projeto de Pesquisa: O Fundo sem Fim: Textos performativos para fundo verde/croma-key
Supervisora: Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa
Linha de Pesquisa: Análises de Produtos Audiovisuais
 

Jamer Guterres de Mello: http://lattes.cnpq.br/9707216305631668
Período: 2016-2018
Projeto de Pesquisa: Imagens, telas e projeções: Diálogos entre o cinema e a videoinstalação na obra de Harun Farocki
Agência financiadora: PNPD/CAPES
Supervisora: Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa
Linha de Pesquisa: Análises de Produtos Audiovisuais
 

Jane Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/6479907492740156
Período: 2021-2022 (projeto em andamento)
Projeto de Pesquisa: Imaginário e cinema documental: o Inominável a partir das perspectivas poéticas nos cinemas de Maya Deren e Petra Costa
Supervisor: Prof. Dr. Fábio Raddi Uchôa
Linha de Pesquisa: Análises de Produtos Audiovisuais
 

José Augusto Mendes Lobato: http://lattes.cnpq.br/8321743152267223
Período: 2019-2020
Projeto de Pesquisa: A questão do outro no jornalismo audiovisual: mediação e experiência de alteridade na comunicação contemporânea
Supervisor: Profa. Dra; Maria Ignes Carlos Magno
Linha de Pesquisa: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual
 

Lúcio De Franciscis dos Reis Piedade: http://lattes.cnpq.br/4333942354628642
Período: 2011-2014
Projeto de Pesquisa: Representações do grotesco, do horror e da violência nos filmes pornôs brasileiros dos anos 1980
Agência Financiadora: FAPESP
Supervisor: Prof. Dr. Rogério Ferraraz
Linha de Pesquisa: Análises de Produtos Audiovisuais
 

Sander Cruz Castelo: http://lattes.cnpq.br/9378197915902688
Período: 2017-2018
Projeto de Pesquisa: Ao maravilhoso: o sagrado e o profano na cinematografia de Terrence Malick
Supervisor: Prof. Dr. Luiz Antonio Vadico
Linha de Pesquisa: Análises de Produtos Audiovisuais
 

Thiago Pereira Falcão: http://lattes.cnpq.br/9175813568580367
Período: 2014-2015
Projeto de Pesquisa: Para além das entrelinhas: Interfaces e seu papel mediador nos Jogos Eletrônicos
Agência financiadora: PNPD/CAPES
Supervisor: Prof. Dr. Vicente Gosciola
Linha de Pesquisa: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual
 

Tiago José Lemos Monteirohttp://lattes.cnpq.br/4954471388974809
Período: 2016-2017
Projeto de Pesquisa: O cineasta que veio do mar: autoria e cinema de gênero na obra de Jean Garrett (1947-1996), o artesão da Boca do Lixo
Supervisora: Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa
Linha de Pesquisa: Análises de Produtos Audiovisuais
 

Pesquisa e Publicações

Grupos de pesquisa

ALÉM TELAS: EXPERIÊNCIAS NO CAMPO DO AUDIOVISUAL EXPANDIDO
Líder: Profa. Dra. Tatiana Giovannone Travisani

CINEARTE: CINEMA, ANÁLISE FÍLMICA E EXPERIÊNCIA INTELECTUAL
Líder: Prof. Dr. Fábio Raddi Uchôa

CINEMA EXPANDIDO, DA ESTEREOSCOPIA AO WEB FOOTAGE: NOVOS REGIMES DE VISUALIDADE NO SÉCULO XXI
Líder: Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa

ESTUDOS DO HORROR E DO INSÓLITO NA COMUNICAÇÃO
Líder: Prof. Dr. Rogério Ferraraz

GRUPO DE ESTUDOS EM EXPERIÊNCIAS MIDIATIZADAS AUDIOVISUAIS
Líder: Prof. Dr. Daniel Gambaro

INOVAÇÕES E RUPTURAS NA FICÇÃO TELEVISIVA
Líder: Profa. Dra. Maria Ignês Carlos Magno

MICROPOLÍTICAS DO COTIDIANO: FORMAS ESTÉTICAS E NARRATIVAS DO DOCUMENTÁRIO CONTEMPORÂNEO
Líder: Prof. Dr. Jamer Guterres de Mello

NARRATIVAS TECNOLÓGICAS
Líder: Prof. Dr. Vicente Gosciola

O CINEMA E O AUDIOVISUAL NO BRASIL E O BRASIL NO CINEMA E NO AUDIOVISUAL
Líder: Profa. Dra. Sheila Schvarzman

REPRESENTAÇÕES, MEDIAÇÕES E HUMOR NA CULTURA AUDIOVISUAL
Líder: Profa. Dra. Nara Lya Cabral Scabin

 

Pesquisas em andamento

LINHA 1: Análises de Produtos Audiovisuais

#Cinema    #Oriente Médio    #Estética    #Política
Imagens em Conflito: Estética e Política no Cinema do Oriente Médio

Coordenador: Prof. Dr. Jamer Guterres de Mello
Início: 2021

Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo investigar aspectos estéticos, narrativos e discursivos no cinema e outros meios audiovisuais, sob o ponto de vista dos conflitos culturais, políticos, econômicos e religiosos da região do Oriente Médio. O histórico e violento confronto entre Israel e Palestina, o conflito territorial e político no Curdistão, a guerra civil na Síria e o surgimento do Estado Islâmico (ISIS), entre tantas outras ameaças à estabilidade política são temas recorrentes em obras de realizadores locais. Para este estudo é importante tentar evidenciar de que forma as escolhas estéticas destes cineastas – muitas vezes as únicas alternativas viáveis – revelam os sistemas de significação que acabam explorando as questões culturais e identitárias do Oriente Médio.

 

#Experiência    #Audiovisual Expandido    #Linguagem Audiovisual    #Artes Visuais
Além Telas: experiências no audiovisual expandido

Coordenadora: Profa. Dra. Tatiana Giovannone Travisani
Início: 2020

Resumo
O projeto de pesquisa se propõe a analisar projetos audiovisuais que tenham sido criados e exibidos em espaços que extrapolem as dimensões das telas. Trabalhos que dialoguem com áreas de conhecimento como artes visuais, dança, teatro, arquitetura, música, entre outras, podendo ser: performances, instalações, video mappings, espetáculos, happenings, peças de teatro, shows, festas, entre outros. Possui como interesse reconhecer a linguagem audiovisual em seu estado de interseção com demais linguagens artísticas e desse modo observar tanto os processos criativos, quanto o comportamento do público espectador/partícipe.

 

#Análise audiovisual    #Ficção televisiva    #Narrativa seriada    #Horror
Horror na ficção televisiva contemporânea

Coordenador: Prof. Dr. Rogério Ferraraz
Início: 2020

Resumo
Este projeto de pesquisa tem como objetivo compreender as diversas formas como a ficção televisiva contemporânea (considerando o século XXI como recorte temporal e também levando em conta narrativas seriadas audiovisuais disponibilizadas por serviços de streaming) vêm apresentando produtos inseridos (ou margeados) no gênero horror. Para tanto, após o levantamento de títulos e a escolha de um corpus específico, serão analisadas séries brasileiras e estrangeiras, à luz de teorias e métodos baseados em autores como Jason Mittell, Kristin Thompson, Jean-Pierre Esquenazi, Simone Maria Rocha, Renato Luiz Pucci Jr, Sigmund Freud, Noël Carroll, Tzvetan Todorov, Stephen King, Laura Cánepa, Ana Acker, entre outros.

 

#Letrismo    #Situacionismo    #Cinema    #Teatro    #Análise fílmica
Vanguardas artísticas dos anos 1950/60: conexões entre cinema, teatro e outras artes

Coordenador: Prof. Dr. Fábio Raddi Uchôa
Início: 2020

Resumo
Trata-se de uma pesquisa sobre as vanguardas dos anos 1950-60, especialmente o letrismo e o situacionismo, examinando suas propostas teórico-estéticas para o cinema, tomado em suas relações com o teatro. A partir de tal recorte, o objetivo é o mapeamento teórico e estético, das relações entre cinema e teatro, mediadas pela ideia de fim do cinema (NOGUEZ, 2010). Em termos metodológicos, busca-se formular estratégias intersticiais de análise fílmica (AUMONT; MARIE, 2009), focadas no syncinema (LEMAÎTRE, 1999) e na criação de situações e desvios (DEBORD, 2000; DEBORD; WOLMAN, 1956), em cotejo com as formulações sobre o inter-artes e a intermidialidade.

 

#Documentário    #Micropolítica    #Subjetividade    #Registro do real
Por uma virada micropolítica: formas estéticas e narrativas no documentário contemporâneo

Coordenador: Prof. Dr. Jamer Guterres de Mello
Início: 2019

Resumo
Esta investigação coloca em discussão um panorama de práticas e estratégias documentais da produção audiovisual. A pesquisa irá se debruçar sobre questões como a mobilização dos sistemas de crenças do espectador, o surgimento de novas formas de registro documental, as condições de produção e recepção destas imagens e seus possíveis deslocamentos, tais como a dissolução de algumas distinções tradicionais entre ficção e documentário. O intuito é explorar a produção documental no cinema, na televisão e em outras plataformas a partir de algumas de suas manifestações mais relevantes em termos estéticos e narrativos, como as questões de gênero e a teoria queer; as performances do corpo e a representação da violência; as relações interétnicas e o perspectivismo ameríndio; entre outras.

 

#Found-footage    #Literatura    #Romance    #Prática Audiovisual    #Adaptação
Romance epistolar e diário filmado: um estudo sobre os filmes found-footage

Coordenadora: Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa
Início: 2018

Resumo
Os filmes found-footage de ficção (nos quais todas as imagens e sons são obtidos por dispositivos intra-diegéticos) podem ser comparados à literatura epistolar de ficção, isto é, um estilo literário concebida a partir da emulação de cartas, relatos e diários. Nesta pesquisa, desejamos observar a relação narrativa dos filmes found-footage com a tradição literária epistolar, por meio de uma abordagem teórico-prática que visa à aplicação de exercícios práticos desenvolvidos com alunos do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Anhembi Morumbi.

 

#Experiência cotidiana    #Lovecraft    #Werner Herzog    #Documentário
Aproximações entre a mitologia lovecraftiana e os documentários de Werner Herzog

Coordenadora: Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa
Início: 2017

Resumo
A pesquisa observa aspectos filosóficos e estéticos da mitologia do escritor de horror H.P. Lovecraft em documentários realizados pelo cineasta alemão Werner Herzog nos anos 2000. Examinamos três de seus documentários recentes em longa-metragem que parecem se aproximar da experiência de mundo proposta por Lovecraft: Encontros No Fim do Mundo (2007), Visita ao Inferno (2016) e Fireball (2020).

 

#Horror    #Cinema do Brasil    #Narrativa    #Cineastas brasileiros
Análise da produção contemporânea de horror cinematográfico no Brasil (2008 – 2018)

Coordenadora: Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa
Início: 2013

Resumo
O objetivo da pesquisa é compreender como se configura esse novo panorama do cinema de horror brasileiro nos anos 2000, iniciado com a superprodução Encarnação do Demônio (José Mojica Marins, 2008) e dezenas longas metragens do gênero. O que se pretende é examinar as escolhas narrativas, estilísticas e de inserção mercadológica desses filmes, considerando também sua relação com a tradição anterior do horror brasileiro.

 

LINHA 2: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual

#Culinária    #Gastronomia    #Televisão    #Consumo    #Visibilidade
Convocações ao consumo da comida na cultura audiovisual: representações e negociações entre sentidos de uma cozinha como gastronomia

Coordenadora: Profa. Dra. Nara Lya Cabral Scabin
Início: 2020

Resumo
O projeto busca evidenciar as negociações estabelecidas, em produções televisivas contemporâneas sobre comida, entre os sentidos de uma cozinha como gastronomia – ou representações da cozinha dos chefs, do saber de especialistas – e os sentidos de uma cozinha como culinária – ou representações da cozinha cotidiana, familiar, predominantemente feminina etc., i.e., uma cozinha que de algum modo prescindiria das estratégias de legitimação frequentes no campo gastronômico. Diante da recente tendência de ampliação e diversificação da programação culinária, assistimos à emergência de novos regimes de visibilidade da culinária e da gastronomia na cultura audiovisual relacionados a transformações nas práticas de consumo do universo da cozinha.

 

#Experiência    #Vivências    #Mídias Audiovisuais    #Midiatização    #Tecnologias
Experiências Midiatizadas Audiovisuais

Coordenador: Prof. Dr. Daniel Gambaro
Início: 2020

Resumo
Este projeto propõe investigar as vivências associadas ao consumo audiovisual contemporâneo em face à multiplicidade de agentes tecnológicos que atuam como mediadores da interação entre indivíduos, conteúdos e interfaces. A cada dia, streamings de vídeo e áudio, como serviços de TV on-demand e podcasts, se enraízam em nossa experiência cotidiana, alterando inclusive a percepção, até então institucionalizada, das mídias clássicas, como o cinema, o rádio e a TV. A pesquisa busca destacar os efeitos dos dispositivos de comunicação nas vivências humanas, isto é, na interação humano-meio, a partir da investigação exploratória de exemplos de conteúdos e interfaces.

 

#YouTube    #Humor    #Práticas discursivas    #Representação    #Identidade
Expressões humorísticas na produção e consumo audiovisual em rede: diálogo, representação e mediações em vídeos no YouTube

Coordenadora: Profa. Dra. Nara Lya Cabral Scabin
Início: 2020

Resumo
O projeto focaliza a produção humorística audiovisual em canais do YouTube. A construção teórica do objeto considera sua constituição discursiva e sua circulação cultural/midiática, com ênfase para a investigação das questões relacionadas à representação e disputas identitárias em torno desses produtos. Para tanto, propõe-se mapear a produção humorística audiovisual presente no YouTube, tomando-a tanto em sua diversidade de manifestações quanto a partir dos indicadores de relevância (audiência e interação dos usuários) relacionados às métricas da plataforma. A pesquisa busca compreender, então, qual o lugar ocupado pela produção humorística audiovisual em rede na cultura midiática contemporânea.

 

#Ficção televisiva    #Narrativa seriada    #Telenovela    #TV Globo    #Amor de mãe    
Inovações narrativas e estilísticas em Amor de Mãe: caminhos da telenovela brasileira em tempos de pandemia

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Ignês Carlos Magno
Início: 2020

Resumo
Esta pesquisa, que integra o biênio 2020/21 da rede Obitel Brasil, concentra-se no estudo da telenovela Amor de Mãe (Rede Globo, 2019-), a fim de identificar inovações nos âmbitos da narrativa e do estilo audiovisual frente ao fundo tradicional da telenovela. Considera, assim, o contexto da pandemia de COVID-19, a suspensão da veiculação de Amor de Mãe, e os desafios de produção no retorno às gravações. Propõe-se, além da observação de possíveis inovações na 1ª fase de Amor de Mãe, a análise comparativa entre os capítulos anteriores e posteriores à suspensão das gravações. Espera-se alcançar melhor entendimento quanto ao processo de inovações nas telenovelas, considerando-se que tal experiência poderá resultar em procedimentos a serem incorporados em futuros produtos.

 

#Movimentos Sociais    #Reconhecimento    #Identidade Cultural    #Representação    #Midiatização
Observatório do reconhecimento: Os efeitos da midiatização nas estratégias de representação e identidade

Coordenador: Prof. Dr. Daniel Gambaro
Início: 2020

Resumo
O projeto propõe uma observação contínua e de longo prazo da representação de movimentos e causas sociais nas esferas midiáticas. Trata-se de uma pesquisa exploratória aberta a identificar ações sociais e produções culturais que ganhem destaque nos meios de comunicação, tanto dominantes como independentes ou alternativos. Assim, toma forma de um “observatório”, a ser ocupado por pesquisadores preocupados com as diferentes representações culturais e identitárias nos meios de comunicação, afetadas que são pelos processos interacionais midiatizados. Tem como objetivo destacar as vozes atuantes em estratégias de reconhecimento e pertencimento cultural no enfrentamento à cultura dominante.

 

#Gênero Cinematográfico    #Cinema    #Festivais de Cinema    #Produção Audiovisual    #Comunicação
Gêneros cinematográficos contemporâneos e novas tecnologias: uma revisão teórico-metodológica

Coordenador: Prof. Dr. Vicente Gosciola
Início: 2019

Resumo
Este projeto de pesquisa busca realizar uma revisão teórico-metodológica à noção de gênero cinematográfico na contemporaneidade. As teorias de classificações de gêneros narrativos em cinema nunca foram unânimes ou imutáveis. Contudo, neste momento de sites de bancos de dados de cinema e audiovisual, sites agregadores de críticas de cinema e audiovisual e de serviços de distribuição de audiovisual via streaming, as classificações de gêneros tomam outros rumos e se atualizam intensamente. É desse fenômeno que este projeto visa tratar e espera que ao seu final encontre e delineie uma visão mais ampla do mapa atual das classificações de gênero, que fazem muito sentido para a audiência e a indústria do audiovisual desde sempre.

 

#Telenovela    #Literatura    #Cinema    #Crítica
Literatura, cinema e crítica no processo de criação da telenovela brasileira

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Ignes Carlos Magno
Início: 2019

Resumo
A crítica como linguagem e produção são o objeto de estudo e investigação. A pesquisa atual tem a crítica, a telenovela e a crítica de telenovela como pontos de estudos. Pensando o processo de criação de um roteiro e as relações que roteiristas e escritores estabelecem com diferentes áreas do conhecimento e da produção cultural, o novo projeto de pesquisa tem por objetivo discutir as influências literárias e cinematográficas no processo de criação e produção de uma telenovela.

 

#Cinema Brasileiro Contemporâneo    #Grandes Bilheterias    #Nova classe C    #Audiovisual    #Globofilmes
O Cinema Brasileiro Contemporâneo de Grande Bilheteria

Coordenadora: Profa. Dra. Sheila Schvarzman
Início: 2019

Resumo
Esse projeto estuda os filmes de sucesso no Brasil nas últimas duas décadas, momento em que o cinema brasileiro recebeu incentivo através de leis e da criação da Ancine e que no período entre os anos 2009-2014 teve um grande aumento de público da então chamada Nova Classe C. São filmes que procuram agradar ao público, que se utilizam de vários gêneros cinematográficos: policial, aventura, biografia, filmes religiosos, mas, sobretudo, a comédia e até a comédia romântica. Sobre o que falam esses filmes? Como são feitos? Qual a influência da televisão, dos filmes americanos, das séries e seriados? O que tem que agrada ao grande público? E quem é esse público? Que Brasil aparece nesses filmes? Essas são algumas das questões que a pesquisa procura responder.

 

#Mulher no Audiovisual    #Audiovisual do Brasil    #Audiovisual Mundial    #História    #Historia das Mulheres
A participação das mulheres na realização do Cinema Brasileiro

Coordenadora: Profa. Dra. Sheila Schvarzman
Início: 2018

Resumo
Desde os primórdios do Cinema Brasileiro é possível encontrar mulheres que atuavam não só como atrizes, mas também atrás das câmeras em diferentes funções. Nossa pesquisa procura mapear as várias mulheres que nem o letreiro dos filmes, nem a História do Cinema Brasileiro colocou em relevo. E aquelas que tendo trabalhado, sequer deixaram relatos sobre a sua atividade. Trata-se, portanto, de resgatar e trazer à luz esse trabalho que existiu mas que a história escrita no masculino, não registrou.

 

#Práticas discursivas    #Jornalismo    #Liberdade de expressão    #Análise do discurso
Liberdade de expressão e direitos humanos no século XXI: os discursos jornalísticos em suportes impressos e digitais

Coordenadora: Profa. Dra. Nara Lya Cabral Scabin
Início: 2018

Resumo
O projeto tem como objetivo mapear e analisar a presença de discursos na cultura midiática, com destaque para produções jornalísticas em diferentes suportes, sobre a relação entre liberdade de expressão e outros direitos humanos fundamentais. Para isso, busca investigar, com base nos referenciais teórico-metodológicos da Análise do Discurso, as imbricações entre poder e saber e as marcas ideológicas que emergem em discursos midiáticos sobre temas e episódios que suscitam a discussão sobre os direitos humanos, ponderação entre direitos fundamentais e os limites da liberdade de expressão na atualidade.

 

#Periferia    #Comunidades    #Redes    #Produção Audiovisual    #América Latina
Redes de redes: video streaming para as comunidades periféricas metropolitanas da América Latina

Coordenador: Prof. Dr. Vicente Gosciola
Início: 2018

Resumo
Este projeto busca promover, a partir de ações dedicadas às periferias, organizações de estruturas independentes, mas intensamente conectadas em rede, que possam valorizar e agenciar ações concretas e disseminadas de produção, distribuição e exibição de audiovisual a circular entre as mais diversas comunidades periféricas da América Latina.

 

#Volumetria    #Comunicação Audiovisual    #3-D    #Evolução    #Narrativa
Volumetria Audiovisual

Coordenador: Prof. Dr. Vicente Gosciola
Início: 2017

Resumo
Esta pesquisa aborda o conceito de Volumetria Audiovisual para se referir ao tipo de vídeo, baseado em imagens reais ou sintetizadas, dentro ou fora da tela, que ocupa espaços e regiões, que vão desde um objeto 3-D até diferentes ambientes e pontos de vista espaciais. A principal tentativa é compreender como se explica o fenômeno da ascensão de tantas formas volumétricas de comunicação audiovisual. São abordadas novas formas emergentes de modelagem e simulação por sistemas 3-D utilizados na representação de narrativas apresentadas ao vivo ou sob demanda, nas salas de exibição ou na web, na instalação de galerias, sistemas de interação háptica e outras aplicações narrativas são abordadas.

 

#Gustava Dahl    #Cinema do Brasil    #Cinema Novo    #Embrafilme    #Ancine    #História
Gustavo Dahl – trajetórias do cinema, trajetórias do Brasil

Coordenadora: Profa. Dra. Sheila Schvarzman
Início: 2014

Resumo
Gustavo Dahl (1938- 2011) foi um nome central do cinema brasileiro. Além da direção de filmes, dedicou-se à crítica e à intervenção política nas questões do cinema e da cultura brasileira. Teve papel relevante na Embrafilme, criou e dirigiu, entre 2001 e 2006, a Ancine, e trabalhou pela preservação fílmica por meio se sua atuação na Fundação Cinemateca Brasileira e no Centro Técnico Audiovisual, no Rio de Janeiro. Nessa pesquisa, mais que escrever sua biografia, delineando a sua trajetória e pensamento, busco mostrar que ela é, também a trajetória da geração do Cinema Novo, para a qual a construção de um cinema e da cultura brasileira eram a sua forma de intervenção para a construção de um país mais justo, onde a cultura e o audiovisual tem um papel relevante.

 

#Transmídia    #Comunicação Audiovisual    #Interatividade    #Mídias    #Narrativa
Narrativas interativas e transmídias em Meios Audiovisuais

Coordenador: Prof. Dr. Vicente Gosciola
Início: 2011

Resumo
O projeto visa desenvolver um estudo dos diversos processos sociais que são resultantes de meios audiovisuais no âmbito da narrativa interativa e da narrativa transmídia. A partir da revisão dos princípios de roteiro e narrativa em cinema e audiovisual, observamos as práticas de interatividade e de transmidiação e o seu papel nas novas mídias e nas redes sociais que fazem uso do audiovisual. A execução da pesquisa culmina com a produção de um banco de dados em rede social aberta para o estudo e a divulgação da produção audiovisual interativa e transmidiática.

 

Publicações de destaque

2020
Docente Sheila Schvarzman publica artigo na revista Cahiers du Cinéma

Grupo de Pesquisa do PPGCOM-UAM participa da coletânea do Obitel Brasil 2019, intitulada A construção de mundos na ficção televisiva brasileira

Docente Rogério Ferraraz lança livro sobre Análise da ficção televisiva: metodologias e práticas

2017
Grupo de Pesquisa do PPGCOM-UAM participa da coletânea do Obitel Brasil 2017, intitulada Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira II

2016
Docentes e discentes do PPGCOM-UAM lançam livro sobre o cineasta Tim Burton

 

Notícias e Eventos

Notícias

08.dez.2020: EM BREVE, periódico científico desenvolvido pelo PPGCOM-UAM e pela INTERCOM:
Insólita – Revista de Estudos do Horror e do Insólito na Comunicação

08.dez.2020: PPGCom marca presença em peso no Congresso da Intercom 2020
Professores, discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação da Universidade Anhembi Morumbi participaram do 43º Congresso Nacional da Intercom, maior evento científico da área de Comunicação no Brasil, com nove artigos. Leia mais…

20.mai.2020: Homenagem ao professor Marcello Giovanni Tassara, fundador do PPGCom-UAM
No dia 19 de maio de 2020, perdemos nosso colega e amigo Marcello Giovanni Tassara, um dos fundadores do PPGCOM-UAM. Veja a nossa homenagem aqui.

 

Eventos

01.out.2020: Aula Magna com prof. Renato Ortiz
No dia 02 de outubro de 2020, o PPGCOM Anhembi Morumbi, em parceria com o PPG Meios e Processos Audiovisuais da ECA/USP, recebeu o professor Renato Ortiz para uma aula magna em conjunto. Você pode assistir aqui a palestra e aqui a seção de perguntas e respostas.

27.abr.2020: Gilles Deleuze – Entre o controle e a comunicação
Palestra em ambiente virtual com André Araujo (UFRGS). A atividade é parte da disciplina Comunicação Audiovisual e Teorias do Contemporâneo I e esteve aberta ao público externo.

28.out.2019: InsólitoCom 2019
Entre os dias 28 e 31 de outubro foi realizado no Câmpus Vila Olímpia o II Simpósio de Estudos do Horror e do Insólito – InsolitoCom 2019, uma parceria do PPGCOM Anhembi Morumbi com a Sociedade Brasileira de Ciências da Comunicação – Intercom.

21.ago.2019: Cultura da inspiração na produção audiovisual e na mídia digital: teoria e análise crítica
Aula inaugural com o Prof. Dr. Vander Casaqui (UMESP)

26.fev.2019: Nova história do cinema brasileiro
Aula inaugural com a Profa. Dra. Sheila Schvarzman (UAM)

29.out.2018: InsólitoCom 2018
O primeiro Simpósio Brasileiro de Estudos do Horror e do Insólito – InsólitoCom, uma parceria do PPGCOM Anhembi Morumbi com a Sociedade Brasileira de Ciências da Comunicação – Intercom, foi realizado entre 29 e 31 de outubro de 2018, no Câmpus Vila Olímpia.

15.ago.2018: Movimentos sociais e midiativismo
Aula inaugural com a Profa. Dra. Cicília Peruzzo (UAM)

17.ago.2018: “O Retorno do 3D”, com Thomas Elsaesser
Com a coordenação do Prof. Dr. Adilson Inácio Mendes, o PPGCOM Anhembi Morumbi organizou a Palestra e debate sobre o “O Retorno do 3D”, com o Prof. Ph.D. Thomas Elsaesser (Univ. de Amsterdam)

21.mar.2018: Transmedia Week
Com a coordenação do Prof. Dr. Vicente Gosciola, o PPGCOM Anhembi Morumbi recebeu o TransmídiaLab para o Transmedia Week 2018, no Câmpus Vila Olímpia

12.set.2017: V COCAAL – Colóquio de Cinema e Arte da América Latina
Entre os dias 12 a 16 de setembro de 2017 foi realizado, no Câmpus Vila Olímpia, o COCAAL – Colóquio de Cinema e Arte da América Latina, cuja organização contou com a Profa. Dra. Laura Loguércio Cánepa. Clique aqui para acessar os anais do evento.

 

Prêmios e reconhecimentos

2019
Docente Sheila Schvarzman tem seu livro Nova História do Cinema Brasileiro (2018) indicado ao Prêmio Jabuti 2019

Docente Rogério Ferraraz indicado para o Prêmio Luiz Beltrão – Maturidade Acadêmica

2018
Docente Laura Loguercio Cánepa recebe o Prêmio Luiz Beltrão – Liderança Emergente

Doutorando João Paulo Hergesel vence o prêmio literário Barco a Vapor

2016
Projeto transmídia coordenado pelo docente Vicente Gosciola recebe apoio do Bradesco: @julietacapuleto

 

PPGCOM na Mídia

2020
Mestre pelo PPGCOM-UAM, Beatriz Saldanha concede entrevista ao site Tudo sobre seu filme

Docente Rogério Ferraraz fala sobre as reprises de novelas ao jornal Folha de S. Paulo

Docente Laura Loguercio Cánepa concede entrevista sobre cinema de horror ao poscast Necronomiconversa

Docente Laura Loguercio Cánepa concede entrevista sobre cinema de horror ao Instituto Goethe

2019
Docente Rogério Ferraraz fala sobre séries televisivas ao jornal Folha de S. Paulo

Docente Laura Loguercio Cánepa fala sobre o cinema de horror brasileiro à revista A Escotilha

2018
I InsólitoCom reúne pesquisadores, realizadores e críticos em simpósio promovido pelo PPGCOM-UAM e pela INTERCOM

Docente Laura Loguercio Cánepa fala sobre o cinema de horror brasileiro à TV Brasil

Docente Laura Loguercio Cánepa fala sobre o cinema de horror brasileiro ao jornal O Tempo

2017
Docente Laura Loguercio Cánepa concede entrevista sobre o cinema de horror brasileiro à Rádio USP

 

Conheça alguns trabalhos dos discentes e egressos

Batman: A Série Animada: Uma Revolução dos Heróis na TV, livro adaptado da dissertação de mestrado de André Azenha, mestre pelo PPGCOM-UAM

SUS em Defesa da Vida, documentário sobre o Sistema Único de Saúde realizado por Guilherme Castro, doutor pelo PPGCOM-UAM

Paragrafias, livro de poesia de Jansen Hinkel, doutor pelo PPGCOM-UAM

Revista Les Diaboliques, editada por Beatriz Saldanha, mestre pelo PPGCOM-UAM

Blog do Sérgio Alpendre, editado por Sérgio Alpendre, doutor pelo PPGCOM-UAM

Canal Histórias do Cinema, editado por André Azenha, mestre pelo PPGCOM-UAM

Mulheres Audiovisual, plataforma desenvolvida por Amanda Lopes, mestre pelo PPGCOM-UAM

AS VIAJANTES, curta-metragem escrito e dirigido por Davi Marques Camargo de Mello, mestre pelo PPGCOM-UAM

Conheça o trabalho de fotografia de Gabriela Di Bella, mestre pelo PPGCOM-UAM

Atendimento aos discentes

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCom-UAM) está sediado na Unidade 5 do Campus Vila Olímpia, no sétimo andar, na Rua Casa do Ator, 294.

Telefone: (+55 11) 3847.3037

E-mail da Secretária: samferreira@anhembi.br

Conheça o Regulamento do PPGCom

Catálogo das disciplinas com ementas

Rematrícula (semestral)

Verifique abaixo a lista de documentos necessários para efetivação de sua rematrícula – procedimento obrigatório. As instruções para envio da documentação serão enviadas aos alunos e alunas cada início de semestre letivo, por e-mail. Mantenha seus dados atualizados com a secretaria.

  • Formulário “Solicitação de Matrícula” (enviado por e-mail a cada semestre)
  • Currículo Lattes atualizado
  • Tabela Semestral de Atividades (clique aqui)
  • Relatório de Atividades (somente para bolsistas Capes)

Depósito do relatório de qualificação

Confira a lista de documentos exigidos para o depósito do relatório de qualificação, etapa obrigatória tanto do mestrado quanto do doutorado.

  • 05 (cinco) exemplares em encadernação espiralada, conforme especificações (clique aqui);
  • Formulário de Encaminhamento de Qualificação (clique aqui);
  • 01 (uma) via do Currículo Lattes atualizado.

OBSERVAÇÕES: Os documentos acima citados devem ser entregues na Secretaria do Programa, dentro do horário de atendimento. O Formulário de Encaminhamento de Qualificação deverá ser impresso, completamente preenchido sem rasuras, podendo ser recusado pela Secretaria do Programa caso não atenda ao solicitado. O agendamento do Exame de Qualificação só será efetivado após a entrega dos documentos solicitados e a verificação do cumprimento das outras exigências do Programa. A data para a Banca do Exame de Qualificação deverá ser agendada com no mínimo 15 (quinze) e no máximo 30 (trinta) dias da data do depósito.

Depósito das teses e dissertações

Confira abaixo a lista de materiais e documentos necessários para o depósito da dissertação de mestrado ou tese de doutorado.

  • 05 (cinco) exemplares da Dissertação ou 10 (dez) exemplares da Tese em encadernação espiralada, conforme especificações (clique aqui);
  • Formulário de Encaminhamento de Dissertação (clique aqui);
  • Formulário de Encaminhamento de Tese (clique aqui)
  • Formulário Final de Atividade Programada (clique aqui);
  • 01 (uma) via do Currículo Lattes atualizado.
  • Somente para bolsistas Capes: Relatório de Atividades de Pesquisa

OBSERVAÇÕES: Os documentos acima citados devem ser entregues na Secretaria do Programa, dentro do horário de atendimento. O Formulário de Encaminhamento de Dissertação ou Tese deverá ser impresso, completamente preenchido e sem rasuras, podendo ser recusado pela Secretaria do Programa caso não atenda ao solicitado. O agendamento da Defesa de Dissertação ou de Tese só se efetivará após a entrega dos documentos solicitados e a verificação do cumprimento das outras exigências do Programa. O Formulário de Atividade Programada deverá ser preenchido pelo (a) Professor (a) Orientador (a). (Este documento está em formato de formulário para facilitar o preenchimento e para que não ocorram alterações em seu formato original). A data para a Banca de Defesa de Dissertação deverá ser agendada com no mínimo 30 (trinta) e no máximo 45 (quarenta e cinco) dias da data do depósito.

Documentos necessários após a defesa* (até 45 dias):

  • 01 (um) exemplar da Tese ou Dissertação em capa dura, conforme especificações (clique aqui);
  • Pen drive com a versão final da dissertação/tese, em um único arquivo de acordo com a Portaria CAPES nº. 13, de 15 de fevereiro de 2006 (clique aqui);
  • Arquivo do resumo, separado da dissertação/tese, conforme especificações (clique aqui);
  • Carta de Anuência do(a) Professor(a) Orientador(a) (clique aqui);
  • Termo de Autorização para Publicação Eletrônica (clique aqui).

* OBSERVAÇÕES: Os documentos acima citados devem ser entregues na Secretaria do Programa, dentro do horário de atendimento, em até 45 (quarenta e cinco) dias a partir da data da defesa. A Carta de Anuência está em formato de formulário para facilitar o preenchimento e para que não ocorram alterações em seu formato original. O termo de autorização para publicação eletrônica deverá ser preenchido a mão e sem rasuras.

Dissertações e Teses

Dissertações e Teses

Conheça as dissertações e teses defendidas por nossos alunos.

2008

2009

2010

2011

2012

2013

2014

2015

2016

2017

2018

2019 (em atualização)

 

Seleção e Bolsas

Processo Seletivo 2021/1 – Mestrado e Doutorado

Clique aqui para conhecer a lista com os 20 aprovados para início no 1º semestre de 2021.

Clique aqui para acessar o Edital de Seleção para ingresso no 1º semestre de 2021.

 
Cronograma

16 de novembro de 2020 a 22 de janeiro de 2021: Período de inscrição.
20 de novembro de 2020 a 22 de janeiro de 2021: Período de entrega da documentação via e-mail (em arquivo único).
01 de fevereiro de 2021: Prova de Conhecimentos à distância, em plataforma da Universidade Anhembi Morumbi. O link será divulgado somente para os candidatos.
02 de fevereiro de 2021: Prova de Proficiência em língua estrangeira à distância, em plataforma da Universidade Anhembi Morumbi. O link será divulgado somente para os candidatos.
03 a 05 de fevereiro de 2021: Entrevistas agendadas.
08 de fevereiro de 2021: Divulgação do Resultado Final.
09 a 15 de fevereiro de 2021: Período de Matrículas.

Investimento

Mestrado: 24 parcelas de R$ 1.724,84 (para ingressantes no 1º semestre de 2021). Clique aqui para acessar a ficha de inscrição

Doutorado: 48 parcelas de R$ 2.236,30 (para ingressantes no 1º semestre de 2021). Clique aqui para acessar a ficha de inscrição

Atenção: Confira a seguir informações sobre bolsas de estudo por mérito no processo seletivo.

Modalidades de Bolsas de Estudo para o Mestrado:

  • Programa de Bolsa de Estudos Clinton Global Initiative / Laureate International Universities, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de São Paulo: Bolsa integral para professor concursado da Rede Pública Municipal de Ensino de São Paulo. Funcionamento entre 2010 e 2014.
  • Bolsas CAPES-PROSUP: O PPGCOM da Anhembi Morumbi é beneficiado pelo Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP) que apoia as Instituições Particulares de Ensino Superior com recursos financeiros destinados ao custeio de bolsas de estudo. O número de bolsas nessa modalidade é limitado (a critério da CAPES) e a distribuição das bolsas é feita entre os alunos devidamente matriculados no Programa, inscritos por meio de Edital específico para este fim.
  • FAPESP: A modalidade de apoio oferecida pela FAPESP pode ser acessada pelo site http://www.fapesp.br/259. Essa solicitação de bolsa deve ser devidamente acordada entre o aluno e seu orientador, que se responsabilizam pelo encaminhamento do pedido, desde que aprovado pela Instituição.
  • BOLSA INSTITUCIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: Programa que concede, por mérito, bolsa parcial ou integral para os ingressantes nos cursos de Mestrado da Universidade Anhembi Morumbi. A bolsa é concedida aos 10 (dez) primeiros colocados no processo seletivo, nas seguintes proporções: do 1º ao 5º colocado, 100%; do 6º ao 10º colocado, 50%. Nessa modalidade, o aluno paga apenas o valor integral das parcelas que correspondem ao início de cada semestre letivo (Janeiro e Julho). Critérios para concessão: Por ordem classificatória no processo seletivo, desde que obtida nota mínima geral 9,0 (nove) para concessão de 100% e 8,0 (oito) para 50%. O aluno também deve se comprometer com o Programa de Atividades Acadêmicas (PAA), composto de atividades de pesquisa e estudos sob a orientação de um professor do curso, sendo 12h (doze horas) semanais para bolsistas 100% e 6h (seis horas) semanais para bolsistas 50%.
  • Há perda do Benefício nos seguintes casos: Interrupção, transferência, inadimplência ou desistência do curso. • Informações fraudulentas. • Insuficiência do desempenho acadêmico. • Avaliação, não satisfatória, do orientador quanto ao desempenho do bolsista.

Modalidades de Bolsas de Estudo para o Doutorado:

  • Bolsas CAPES-PROSUP: O PPGCOM da Anhembi Morumbi é beneficiado pelo Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP) que apoia as Instituições Particulares de Ensino Superior com recursos financeiros destinados ao custeio de bolsas de estudo. O número de bolsas nessa modalidade é limitado (a critério da CAPES) e a distribuição bolsas é feita entre os alunos devidamente matriculados no Programa, inscritos por meio de Edital específico para este fim.
  • FAPESP: A modalidade de apoio oferecida pela FAPESP pode ser acessada pelo site http://www.fapesp.br/259. Essa solicitação de bolsa deve ser devidamente acordada entre o aluno e seu orientador, que se responsabilizam pelo encaminhamento do pedido, desde que aprovados pela Instituição.
  • BOLSA INSTITUCIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: Programa que concede bolsa integral (100%) aos ingressantes nos cursos de Doutorado que se comprometem a participar do Programa de Atividades Acadêmicas (PAA), composto de atividades de pesquisa, orientação e estágio docência nos âmbitos da Universidade e do PPGCOM, com o mínimo de 12h (doze horas) semanais de dedicação, além das empregadas no cumprimento das disciplinas. Esta bolsa Institucional é concedida por mérito a todos os candidatos aprovados no Processo Seletivo. Nessa modalidade, o aluno paga apenas o valor das parcelas que correspondem ao início de cada semestre letivo (Janeiro e Julho).
  • Há perda do Benefício nos seguintes casos: • Interrupção, transferência ou desistência do curso. • Informações fraudulentas. • Insuficiência do desempenho acadêmico. • Avaliação não satisfatória do orientador quanto ao desempenho do bolsista no PAA.

Revalidação de títulos

Bolsas (CAPES e FAPESP) 

Doutorados-sanduíche CAPES (desde 2017) 

SERGIO EDUARDO ALPENDRE DE OLIVEIRA (Universidade do Algarve, sob supervisão da Profa. Dra. Ana Isabel Soares, 2017/2018)

ELCIO SILVA NUNES BASILIO (Université de Vincennes – Saint-Denis – PARIS VIII, sob a supervisão do Prof. Dr. Dominique Willoughby, 2018/2019)

Doutorado (bolsas ativas em 2020)

ELCIO SILVA NUNES BASILIO – CAPES/PROSUP Modalidade Bolsa

ELIANA SIMOES COSTA – CAPES/PROSUP Modalidade Bolsa

FABIANO PEREIRA DE SOUZA – CAPES/PROSUP Modalidade Bolsa

GABRIEL PERRONE VIANNA – CAPES/PROSUP Modalidade Bolsa

FABRIZIO DI SARNO – CAPES/PROSUP Modalidade Taxa

TAINAN DANDARA COSTA BACELAR PINHEIRO – CAPES/PROSUP Modalidade Taxa

TATIANE EULALIA MENDES DE CARVALHO – CAPES/PROSUP Modalidade Taxa

Mestrado (bolsas ativas em 2020)

ALOISIO CORREA DE ARAUJO – CAPES/PROSUP Modalidade Bolsa

ANA CAROLINA CHAGA – CAPES/PROSUP Modalidade Bolsa

EDILSON DE SOUZA TEIXEIRA – CAPES/PROSUP Modalidade Bolsa

HENRIQUE BOLZAN QUAIOTI – CAPES/PROSUP Modalidade Bolsa

JOAO ADEMIR MEIRA SANTOS – CAPES/PROSUP Modalidade Bolsa

ANTONIO RICARDO ANDRADE RESENDE – CAPES/PROSUP Modalidade Taxa

JULIANA SANTOROS MIRANDA – CAPES/PROSUP Modalidade Taxa

MARCOS AURELIO VALDER TEIXEIRA – CAPES/PROSUP Modalidade Taxa

INGRID SCHMIDT – CAPES/PROSUP Modalidade Taxa