Programa de Pós-Graduação em Comunicação Mestrado e Doutorado

Estrutura do Programa

  • Duração Mestrado: 2 anos
  • Duração Doutorado: 4 anos
  • Câmpus: Vila Olímpia
  • Turno: Integral
  • Mestrado recomendado em 14 de julho de 2006 (Portaria nº 524, MEC, 29 de abril de 2008)
  • Doutorado recomendado em 22 de dezembro de 2014 (Portaria nº 0326, MEC, 10 de março de 2017)
  • Regulamento do PPG em Comunicação

Conhecendo o Programa de Pós-graduação em Comunicação

O Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM-UAM) é um programa de Pós-Graduação Stricto Sensu completo com área de concentração em Comunicação Audiovisual, que conta com Mestrado e Doutorado.

Endereço: Rua Casa do Ator, 294 – Unidade 5 – 7º andar – Câmpus Vila Olímpia

Telefone: (11) 3847-3037

E-mail: [email protected]

Objetivos do programa

1) Formar e capacitar pesquisadores, professores e profissionais aptos ao manejo das questões relativas à inserção do eixo de comunicação audiovisual no campo dos interesses do pensamento científico.

2) Desenvolver e incentivar as pesquisas, trabalhos, publicações e congêneres que examinem a presença e atuação dos meios de comunicação audiovisual, quer de forma específica na configuração expressiva de seus produtos e processos, quer em sua relação com outros modos comunicacionais e quer ainda em seu impacto sobre as sociedades e culturas audiovisualmente midiatizadas.

3) Fomentar o envolvimento de todos os docentes, discentes e demais participantes dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Comunicação na produção do conhecimento voltado para a área de concentração pretendida (Comunicação Audiovisual).

4) Incentivar a busca e o uso de premissas, teorias e princípios de outras áreas, tais como Arte, História, Sociologia, Antropologia e demais, nos estudos e pesquisas que se desenvolvem neste Programa, garantindo um caráter científico múltiplo e favorecendo as trocas interdisciplinares no decorrer do curso.

5) Contribuir para o aprimoramento e atualização dos cursos de graduação da Universidade Anhembi Morumbi através de aulas, orientação de Iniciação Científica, participação em TCCs e demais mecanismos de relacionamentos acadêmicos.

6) Promover e realizar cooperações e intercâmbios nacionais e internacionais com outros Programas de Pós-graduação na Área da Comunicação, em especial aqueles voltados para a Comunicação Audiovisual, possibilitando aos docentes e discentes o contínuo aperfeiçoamento, além de atualizações e trocas de informações no campo do ensino e da pesquisa.

Perfil do profissional a ser formado: O Programa de Pós-graduação da Universidade Anhembi Morumbi está preparado para formar profissionais com habilidades acadêmicas e extra-acadêmicas suficientes para se debruçarem sobre os aspectos científicos da comunicação audiovisual, estudando, examinando, produzindo e aplicando metodologias capazes de dar conta do pensamento e dos saberes nessa área específica, e na inter-relação que ela mantém com as demais áreas, dentro do campo da Comunicação e em campos do conhecimento afins. Os pesquisadores e professores formados pelo curso são capacitados a desenvolver estudos, pesquisas e projetos que envolvam o universo da comunicação audiovisual, no âmbito da produção e dos processos audiovisuais, manejando pressupostos adequados ao envolvimento com os meios de comunicação, com a convergência midiática e com a midiatização da sociedade e da cultura atuais face à disseminação dos avanços e inovações tecnológicos no campo da imagem e do som e seu impacto nas práticas comunicacionais globalizadas.

Área do conhecimento

Grande Área: Comunicação e Informação

Área: Comunicação

Área de Concentração: Comunicação Audiovisual

Linhas de pesquisa

  • 1. Análises de Produtos Audiovisuais
  • 2. Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual

O programa

A área de concentração Comunicação Audiovisual delimita e recorta as atividades em ensino e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. Insere-se, assim, entre as demais competências e características pertinentes à área básica do conhecimento a que o curso se vincula (Comunicação), ao mesmo tempo em que recorta e particulariza o foco das pesquisas e do tipo de formação promovidas por ele: o audiovisual.

Os objetos desta área de concentração são os fenômenos comunicacionais que se dão no âmbito dos meios audiovisuais de comunicação. Ou seja, a área de concentração deste Programa, em sua abrangência, circunscreve elementos, efeitos e ações que partilham os universos tecnológicos, sociais e culturais, especificamente naquilo em que estes são atravessados por dispositivos midiáticos da comunicação, voltados para produzir e veicular mensagens configuradas, técnica e expressivamente, em imagens e sons.

Esta área de concentração está caracterizada pelo estudo dos meios de comunicação audiovisuais, resultantes de um determinado momento tecnológico (cinema, televisão, rádio, vídeo, internet, telefones celulares e congêneres) em todos seus aspectos específicos, interrelacionados e multirrelacionados, dando-se relevo ao princípio da configuração do sistema audiovisual das comunicações, no qual se incluem, em paridade, todos os meios tributários da imagem e do som, e agregando-se as preocupações com a produção e os processos pelos quais tais meios audiovisuais operam no campo da cultura e da sociedade.

Disciplinas obrigatórias vinculadas à Área de Concentração:

  • Comunicação audiovisual e teorias do contemporâneo I (para o Mestrado)
  • Comunicação audiovisual e teorias do contemporâneo II (para o Doutorado)

Linhas de Pesquisa

Linha 1: Análises de Produtos Audiovisuais. Os objetos desta linha são os produtos audiovisuais (filmes cinematográficos, peças publicitárias audiovisuais, programas de televisão, vídeos, games, sites de internet e congêneres), entendidos como conteúdos configurados em imagem e som, e submetidos aos mais variados tipos de análises (estéticas, poéticas, tecnológicas, históricas, narrativas e outras). O objetivo desta linha de pesquisa é investigar, estudar e compreender a configuração expressiva do universo audiovisual, tomando por base os produtos que apresentam natureza tributária da associação de imagem e som, debatendo, discutindo e compreendendo, através do estudo de formas, experiências estéticas e modalidades de estratégias, a inserção de tais produtos na comunicação audiovisual. A opção pelas análises aplicadas ao estudo dos produtos audiovisuais permite que as pesquisas dos docentes e discentes, que integram esta linha, se situem e se movimentem dentro do universo de reconhecimento dos modos e formas de expressão que configuram esse tipo específico de comunicação.

Disciplinas eletivas vinculadas à Linha 1:

  • Análise das formas nos meios audiovisuais da comunicação
  • Estética dos meios audiovisuais
  • Formas seriadas nos meios audiovisuais
  • Experimentação, invenção e vanguarda no audiovisual
  • Metodologias de análises em imagem e som
  • Modos narrativos audiovisuais nas mídias
  • Teorias do cinema e práticas de análise fílmica
  • Estudos analíticos de televisão
  • Tópicos especiais para análises de produtos audiovisuais.

Linha 2: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual. Os objetos desta linha são os processos midiáticos situados no âmbito de suas relações com a dinâmica da cultura audiovisual. O objetivo desta linha de pesquisa é investigar, estudar e compreender as relações específicas que os processos sucedidos no campo das mídias estabelecem com a cultura audiovisual. As pesquisas dos docentes e discentes que integram esta linha se fazem no universo das ocorrências de midiatizações, enfocado, em especial, quando processos midiáticos interferem na cultura configurada pela imagem e som, permitindo, assim, que sejam estudados fenômenos culturais midiatizados que ocorrem no campo da comunicação audiovisual.

Disciplinas eletivas vinculadas à Linha 2:

  • Cultura audiovisual e identidades
  • Efeitos das tecnologias da comunicação
  • História e mídias audiovisuais
  • Metodologias contemporâneas na interface história, memória e audiovisual
  • A crítica como produção e prática cultural
  • Tecnologias da comunicação e sociabilidades
  • Tópicos especiais para processos midiáticos na cultura audiovisual

Clique aqui para conhecer as ementas das disciplinas

Infraestrutura

Localizado na Unidade 5 do Campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, está sediado no CENTRO DE PESQUISA DE COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL, que conta com a seguinte infraestrutura:

Sala de docentes: Unidade 5 do Campus Vila Olímpia, no sétimo andar, na Rua Casa do Ator, 294.

Salas para alunos: Unidade 5 do Campus Vila Olímpia, no sétimo andar, na Rua Casa do Ator, 294.

Sala de aula: Unidade 7 do Campus Vila Olímpia, Sala 768, na Rua Casa do Ator, 275.

Sala de reuniões, aulas inaugurais e bancas: Unidade 5 do Campus Vila Olímpia, Sala 538, na Rua Casa do Ator, 294 (Sob agendamento).

Auditório: Unidade 5 do Campus Vila Olímpia, Sala 501-C, na Rua Casa do Ator, 294 (Sob agendamento).

Núcleo de Pesquisa e Documentação do PPGCOM: Localizado no quinto andar da Unidade 5, na Biblioteca do Campus Vila Olímpia. Criado a partir do edital FAPESP/FAPLivros VI (processo 2009/16264-1) (que visa a atualização do acervo de bibliotecas de IES públicas ou privadas do Estado de São Paulo). O acervo é constituído por mais de mil títulos, e vem sendo continuamente expandido por meio de novas aquisições e doações.

Laboratório de produção textual do PPGCOM: Unidade 5 do Campus Vila Olímpia, no sétimo andar, na Rua Casa do Ator, 294.

Laboratório digital de estudos transmídia – TRANSLAB: Unidade 5 do Campus Vila Olímpia, no subsolo, na Rua Casa do Ator, 294. (Sob agendamento)

Laboratório de estudos de imagem – IMAGOLAB: Unidade 5 do Campus Vila Olímpia, no subsolo, na Rua Casa do Ator, 294. (Sob agendamento)

Laboratório de estudos da imagem em movimento – VIDEOLAB: Unidade 5 do Campus Vila Olímpia, no subsolo, na Rua Casa do Ator, 294. (Sob agendamento)

Laboratório de estudos de mídias sonoras – SONORALAB: Unidade 5 do Campus Vila Olímpia, no subsolo, na Rua Casa do Ator, 294. (Sob agendamento)

Perguntas frequentes:

O que é área do Programa?  É o campo de conhecimento em que o curso está situado. No caso do PPGCOM da Anhembi Morumbi, a Comunicação está entendida como comunicação em larga escala. Não se trata das formas de comunicação interpessoal. A comunicação em larga escala (também chamada de social, porque atinge sociedades e não pessoas isoladamente) é mediada pelos vários meios de comunicação massivos.

O que é área de concentração do Programa?  É o recorte dentro da área em que se situam as pesquisas feitas por docentes e discentes do Programa. Em consonância com o foco de investigações do PPGCOM da Universidade Anhembi Morumbi, o recorte da sua área de concentração está nos fenômenos comunicacionais essencialmente ligados aos meios audiovisuais de comunicação. Nesse panorama da área de concentração, considera-se o cinema, primordialmente, como matriz de estudos que incluem os demais meios configurados em imagem e som – vídeo, televisão, internet e outros –, dando-se relevo ao princípio da configuração do sistema audiovisual das comunicações, no qual se incluem, em paridade, todos os meios tributários da imagem e do som. Essa ideia geral é desdobrada e enquadrada pelo PPGCOM em duas linhas de pesquisa.

O que são linhas de pesquisa?  São os desdobramentos da Área de Concentração. Cada linha congrega um conjunto de temas afins, que delimita os campos de interesse e saberes de um grupo de docentes e discentes do programa. O PPGCOM da Anhembi Morumbi tem duas linhas de pesquisa:

Qual o trabalho final do Mestrado Acadêmico? Ao final do Mestrado, que deve ser cumprido no prazo de 24 meses, o discente pesquisador elabora uma Dissertação, que é um estudo teórico de natureza reflexiva, sobre um determinado objeto, convertido em um tema e situado em uma das linhas de pesquisa do curso.

Qual o trabalho final do Doutorado Acadêmico? Ao final do Doutorado, que deve ser cumprido no prazo de 48 meses, o discente pesquisador elabora uma Tese, que deve conter sua contribuição inédita para a área de conhecimento em que está situado o Programa.

Sistema de creditação do Mestrado

Durante o período em que estiver matriculado, o aluno do Mestrado deverá cursar:

  • 1 (uma) disciplina obrigatória, ligada à área de concentração do programa: 4 créditos
  • 1 (uma) disciplina optativa na linha de pesquisa à qual está vinculado seu projeto: 4 créditos
  • 2 (duas) disciplinas optativas eletivas de livre escolha: 8 créditos

Total de créditos em disciplinas: 16 créditos. Os demais créditos serão atribuídos, a critério dos orientadores, em função de cursos, seminários e outras atividades programadas, ministradas por docentes do Programa e professores convidados, totalizando 14 créditos. Depois de cumpridos todos os créditos em disciplinas e em atividades programadas, o aluno realizará o exame de qualificação e a redação/defesa da Dissertação de Mestrado, completando mais 20 créditos

Total de créditos do curso: 50

Total de horas: 750

Duração: 24 meses

Sistema de creditação do Doutorado

Durante o período em que estiver matriculado, o aluno deverá cursar:

  • 1 (uma) disciplina obrigatória, ligada à área de concentração do programa: 4 créditos
  • 2 (duas) disciplinas optativas na linha de pesquisa à qual está vinculado seu projeto: 8 créditos
  • 2 (duas) disciplinas optativas eletivas de livre escolha: 8 créditos

Total de créditos em disciplinas: 20 créditos. Os demais créditos serão atribuídos, a critério dos orientadores, em função de cursos, seminários e outras atividades programadas, ministradas por docentes do Programa e por professores convidados, totalizando 16 créditos. Depois de cumpridos todos os créditos em disciplinas e em atividades programadas, o aluno realizará o exame de qualificação e a redação/defesa da Tese de Doutorado, completando 30 créditos

Total de créditos do curso: 66

Total de horas: 990

Duração: 48 meses

Coordenação e Corpo Docente

Coordenação

Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa

Laura Loguercio Cánepa é jornalista e pesquisadora de cinema. É Doutora em Multimeios pelo IAR-Unicamp (2008), Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2002) e graduada em Jornalismo pela FABICO-UFRGS (1996). Concluiu, em 2014, Pós-Doutorado no Departamento de Cinema, Televisão e Rádio da ECA-USP. Atualmente, atua como Coordenadora e Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. É membro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE). Foi co-editora da Rebeca – Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, da SOCINE. É líder do Grupo de Pesquisa “Cinema expandido, da estereoscopia ao web footage: novos regimes de visualidade no século XXI”. É membro do Grupo de Pesquisa “História da Experimentação no Cinema e na Crítica”. No primeiro semestre de 2019, realizou estágio pós-doutoral (modalidade Visiting Research Fellow) na School of Languages, Cultures and Societies da Universidade de Leeds, sob a supervisão de Stephanie Dennison.

Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8887782644586702
 

Docentes permanentes

Daniel Gambaro: http://lattes.cnpq.br/0650334116864447
Doutor em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, (ECA-USP)
Temas que orienta:  Audiovisual e movimentos sociais; Convergência tecnológica; Produção sonora.
Linha de pesquisa em que atua no programa: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual
 

Fábio Raddi Uchôa: http://lattes.cnpq.br/5064072150847944
Doutor em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
Temas que orienta: Cinema brasileiro; Relações entre cinema e teatro; Teoria do cinema.
Linha de pesquisa em que atua no programa: Análises de Produtos Audiovisuais
 

Jamer Guterres de Mello: http://lattes.cnpq.br/9707216305631668
Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Temas que orienta: Cinema documentário; Documentário televisivo; Cinema experimental; Videoarte; Arqueologia da mídia.
Linha de pesquisa em que atua no programa: Análises de Produtos Audiovisuais
 

Laura Loguercio Cánepa: http://lattes.cnpq.br/8887782644586702
Doutora em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP)
Temas que orienta: Gêneros cinematográficos e audiovisuais; Cinema contemporâneo; Cinema internacional; Cinema brasileiro; História do estilo cinematográfico.
Linha de pesquisa em que atua no programa: Análises de Produtos Audiovisuais
 

Maria Ignês Carlos Magno: http://lattes.cnpq.br/1139572756285287
Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)
Temas que orienta: Cultura das mídias; História das tecnologias; Comunicação e sociabilidades; Comunicação e identidades; Crítica e produção cultural.
Linha de pesquisa em que atua no programa: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual
 

Nara Lya Cabral Scabin: http://lattes.cnpq.br/8600661274396116
Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)
Temas que orienta: Políticas da representação; Identidade; Gênero; Análise do discurso; Mediações culturais; Narrativas televisuais; Humor; Crítica de Mídia; Liberdade de expressão; Censura; Direitos Humanos.
Linha de pesquisa em que atua no programa: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual
 

Rogério Ferraraz: http://lattes.cnpq.br/7227946196791923
Doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Temas que orienta: Gêneros cinematográficos; Cinema contemporâneo; Cinema internacional; Cinema brasileiro; Narrativas audiovisuais seriadas; Análises de produtos televisivos.
Linha de pesquisa em que atua no programa: Análises de Produtos Audiovisuais
 

Sheila Schvarzman: http://lattes.cnpq.br/9549195212952852
Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Temas que orienta: História do cinema e do audiovisual; Relações entre a História e o cinema; Representações da História, representações de gênero e raça; O cinema na História e suas reverberações políticas, artísticas e sociais; Cinema Contemporâneo Brasileiro; A mulher no cinema e o cinema das mulheres.
Linha de pesquisa em que atua no programa: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual
 

Tatiana Giovannone Travisani: http://lattes.cnpq.br/9161998311900474
Doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP).
Temas que orienta:  Poéticas digitais; Videoarte; Cinema experimental.
Linha de pesquisa em que atua no programa: Análises de produtos audiovisuais
 

Vicente Gosciola: http://lattes.cnpq.br/5946402698411270
Doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Temas que orienta: Transmídia; Novas mídias; Cinema e tecnologia; Jogos eletrônicos; Cibercultura.
Linha de pesquisa em que atua no programa: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual
 

CPG – Comissão de pós-graduação

Coordenação: Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa

Docentes Titulares: Profa. Dra. Maria Ignês Carlos Magno e Prof. Dr. Rogério Ferraraz

Suplentes: Profa. Dra. Sheila Schvarzman e Prof. Dr. Vicente Gosciola

Representante Discente: Fabiano Pereira (Doutorando)

 

Pós-Doutorados

Adilson Inácio Mendeshttp://lattes.cnpq.br/7564812174252909
Período: 2018-2021 (projeto em andamento)
Projeto de Pesquisa: Jean-Luc Godard e o 3D: arqueologia das mídias e história do cinema
Agência Financiadora: PNPD/CAPES
Supervisor: Prof. Dr. Vicente Gosciola
Linha de Pesquisa: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual
 

Bruno Cesar Simões Costa: http://lattes.cnpq.br/9440881851949222
Período: 2013-2014
Projeto de Pesquisa: O presente no futuro: as valências históricas nas fantasias futurísticas a partir da obra de Philip K. Dick
Agência Financiadora: PNPD/CAPES
Supervisor: Prof. Dr. Gelson Santana Penha
Linha de Pesquisa: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual
 

Felicia Johansson Carneiro: http://lattes.cnpq.br/8762063004769501
Período: 2019-2020
Projeto de Pesquisa: O Fundo sem Fim: Textos performativos para fundo verde/croma-key
Supervisora: Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa
Linha de Pesquisa: Análises de Produtos Audiovisuais
 

Jamer Guterres de Mello: http://lattes.cnpq.br/9707216305631668
Período: 2016-2018
Projeto de Pesquisa: Imagens, telas e projeções: Diálogos entre o cinema e a videoinstalação na obra de Harun Farocki
Agência financiadora: PNPD/CAPES
Supervisora: Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa
Linha de Pesquisa: Análises de Produtos Audiovisuais
 

Jane Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/6479907492740156
Período: Projeto em andamento (início em 2021-2022)
Projeto de Pesquisa: Imaginário e cinema documental: o Inominável a partir das perspectivas poéticas nos cinemas de Maya Deren e Petra Costa
Supervisor: Prof. Dr. Fábio Raddi Uchôa
Linha de Pesquisa: Análises de Produtos Audiovisuais
 

José Augusto Mendes Lobato: http://lattes.cnpq.br/8321743152267223
Período: 2019-2020
Projeto de Pesquisa: A questão do outro no jornalismo audiovisual: mediação e experiência de alteridade na comunicação contemporânea
Supervisor: Profa. Dra; Maria Ignes Carlos Magno
Linha de Pesquisa: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual
 

Lúcio De Franciscis dos Reis Piedade: http://lattes.cnpq.br/4333942354628642
Período: 2011-2014
Projeto de Pesquisa: Representações do grotesco, do horror e da violência nos filmes pornôs brasileiros dos anos 1980
Agência Financiadora: FAPESP
Supervisor: Prof. Dr. Rogério Ferraraz
Linha de Pesquisa: Análises de Produtos Audiovisuais
 

Marília Xavier de Lima: http://lattes.cnpq.br/8375345488079320
Período: Projeto em andamento (início em 01 de outubro de 2021)
Projeto de Pesquisa: Personagem-sujeito, personagem-objeto e devir-personagem no documentário brasileiro contemporâneo
Supervisor: Prof. Dr. Jamer Guterres de Mello
Linha de Pesquisa: Análises de Produtos Audiovisuais
 

Sander Cruz Castelo: http://lattes.cnpq.br/9378197915902688
Período: 2017-2018
Projeto de Pesquisa: Ao maravilhoso: o sagrado e o profano na cinematografia de Terrence Malick
Supervisor: Prof. Dr. Luiz Antonio Vadico
Linha de Pesquisa: Análises de Produtos Audiovisuais
 

Thiago Pereira Falcão: http://lattes.cnpq.br/9175813568580367
Período: 2014-2015
Projeto de Pesquisa: Para além das entrelinhas: Interfaces e seu papel mediador nos Jogos Eletrônicos
Agência financiadora: PNPD/CAPES
Supervisor: Prof. Dr. Vicente Gosciola
Linha de Pesquisa: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual
 

Tiago José Lemos Monteirohttp://lattes.cnpq.br/4954471388974809
Período: 2016-2017
Projeto de Pesquisa: O cineasta que veio do mar: autoria e cinema de gênero na obra de Jean Garrett (1947-1996), o artesão da Boca do Lixo
Supervisora: Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa
Linha de Pesquisa: Análises de Produtos Audiovisuais
 

Pesquisa e Publicações

Insólita

A INSÓLITA – Revista Brasileira de Estudos Interdisciplinares do Insólito, da Fantasia e do Imaginário, é uma publicação semestral do PPGCom Anhembi Morumbi e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Com foco nos estudos interdisciplinares do Insólito, da Fantasia e do Imaginário, a revista traz artigos científicos, entrevistas, resenhas, críticas e, a cada edição, um texto literário (poesia ou miniconto). Cada volume anual é composto de 2 números, publicados semestralmente a partir de junho de 2021.

Os principais objetivos da INSÓLITA são:

  • divulgar a produção científica dos estudos interdisciplinares de horror, fantasia e ficção científica;
  • estimular e desenvolver o intercâmbio entre pesquisadores de horror, fantasia e ficção científica;
  • fomentar o intercâmbio de informações e experiências, no âmbito das linhas de pesquisa dos cursos de Pós-graduação stricto sensu, com outras instituições nacionais ou estrangeiras, congêneres;
  • contribuir para a produção e socialização do conhecimento junto à sociedade.

Grupos de pesquisa

ALÉM TELAS: EXPERIÊNCIAS NO CAMPO DO AUDIOVISUAL EXPANDIDO
Líder: Profa. Dra. Tatiana Giovannone Travisani

CINEARTE: CINEMA, ANÁLISE FÍLMICA E EXPERIÊNCIA INTELECTUAL
Líder: Prof. Dr. Fábio Raddi Uchôa

CINEMA EXPANDIDO, DA ESTEREOSCOPIA AO WEB FOOTAGE: NOVOS REGIMES DE VISUALIDADE NO SÉCULO XXI
Líder: Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa

ESTUDOS DO HORROR E DO INSÓLITO NA COMUNICAÇÃO
Líder: Prof. Dr. Rogério Ferraraz

GRUPO DE ESTUDOS EM EXPERIÊNCIAS MIDIATIZADAS AUDIOVISUAIS
Líder: Prof. Dr. Daniel Gambaro

INOVAÇÕES E RUPTURAS NA FICÇÃO TELEVISIVA
Líder: Profa. Dra. Maria Ignês Carlos Magno

MICROPOLÍTICAS DO COTIDIANO: FORMAS ESTÉTICAS E NARRATIVAS DO DOCUMENTÁRIO CONTEMPORÂNEO
Líder: Prof. Dr. Jamer Guterres de Mello

NARRATIVAS TECNOLÓGICAS
Líder: Prof. Dr. Vicente Gosciola

O CINEMA E O AUDIOVISUAL NO BRASIL E O BRASIL NO CINEMA E NO AUDIOVISUAL
Líder: Profa. Dra. Sheila Schvarzman

REPRESENTAÇÕES, MEDIAÇÕES E HUMOR NA CULTURA AUDIOVISUAL
Líder: Profa. Dra. Nara Lya Cabral Scabin

 

Pesquisas em andamento

LINHA 1: Análises de Produtos Audiovisuais

#Cinema    #Oriente Médio    #Estética    #Política
Imagens em Conflito: Estética e Política no Cinema do Oriente Médio

Coordenador: Prof. Dr. Jamer Guterres de Mello
Início: 2021

Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo investigar aspectos estéticos, narrativos e discursivos no cinema e outros meios audiovisuais, sob o ponto de vista dos conflitos culturais, políticos, econômicos e religiosos da região do Oriente Médio. O histórico e violento confronto entre Israel e Palestina, o conflito territorial e político no Curdistão, a guerra civil na Síria e o surgimento do Estado Islâmico (ISIS), entre tantas outras ameaças à estabilidade política são temas recorrentes em obras de realizadores locais. Para este estudo é importante tentar evidenciar de que forma as escolhas estéticas destes cineastas – muitas vezes as únicas alternativas viáveis – revelam os sistemas de significação que acabam explorando as questões culturais e identitárias do Oriente Médio.

 

#Experiência    #Audiovisual Expandido    #Linguagem Audiovisual    #Artes Visuais
Além Telas: experiências no audiovisual expandido

Coordenadora: Profa. Dra. Tatiana Giovannone Travisani
Início: 2020

Resumo
O projeto de pesquisa se propõe a analisar projetos audiovisuais que tenham sido criados e exibidos em espaços que extrapolem as dimensões das telas. Trabalhos que dialoguem com áreas de conhecimento como artes visuais, dança, teatro, arquitetura, música, entre outras, podendo ser: performances, instalações, video mappings, espetáculos, happenings, peças de teatro, shows, festas, entre outros. Possui como interesse reconhecer a linguagem audiovisual em seu estado de interseção com demais linguagens artísticas e desse modo observar tanto os processos criativos, quanto o comportamento do público espectador/partícipe.

 

#Análise audiovisual    #Ficção televisiva    #Narrativa seriada    #Horror
Horror na ficção televisiva contemporânea

Coordenador: Prof. Dr. Rogério Ferraraz
Início: 2020

Resumo
Este projeto de pesquisa tem como objetivo compreender as diversas formas como a ficção televisiva contemporânea (considerando o século XXI como recorte temporal e também levando em conta narrativas seriadas audiovisuais disponibilizadas por serviços de streaming) vêm apresentando produtos inseridos (ou margeados) no gênero horror. Para tanto, após o levantamento de títulos e a escolha de um corpus específico, serão analisadas séries brasileiras e estrangeiras, à luz de teorias e métodos baseados em autores como Jason Mittell, Kristin Thompson, Jean-Pierre Esquenazi, Simone Maria Rocha, Renato Luiz Pucci Jr, Sigmund Freud, Noël Carroll, Tzvetan Todorov, Stephen King, Laura Cánepa, Ana Acker, entre outros.

 

#Letrismo    #Situacionismo    #Cinema    #Teatro    #Análise fílmica
Vanguardas artísticas dos anos 1950/60: conexões entre cinema, teatro e outras artes

Coordenador: Prof. Dr. Fábio Raddi Uchôa
Início: 2020

Resumo
Trata-se de uma pesquisa sobre as vanguardas dos anos 1950-60, especialmente o letrismo e o situacionismo, examinando suas propostas teórico-estéticas para o cinema, tomado em suas relações com o teatro. A partir de tal recorte, o objetivo é o mapeamento teórico e estético, das relações entre cinema e teatro, mediadas pela ideia de fim do cinema (NOGUEZ, 2010). Em termos metodológicos, busca-se formular estratégias intersticiais de análise fílmica (AUMONT; MARIE, 2009), focadas no syncinema (LEMAÎTRE, 1999) e na criação de situações e desvios (DEBORD, 2000; DEBORD; WOLMAN, 1956), em cotejo com as formulações sobre o inter-artes e a intermidialidade.

 

#Documentário    #Micropolítica    #Subjetividade    #Registro do real
Por uma virada micropolítica: formas estéticas e narrativas no documentário contemporâneo

Coordenador: Prof. Dr. Jamer Guterres de Mello
Início: 2019

Resumo
Esta investigação coloca em discussão um panorama de práticas e estratégias documentais da produção audiovisual. A pesquisa irá se debruçar sobre questões como a mobilização dos sistemas de crenças do espectador, o surgimento de novas formas de registro documental, as condições de produção e recepção destas imagens e seus possíveis deslocamentos, tais como a dissolução de algumas distinções tradicionais entre ficção e documentário. O intuito é explorar a produção documental no cinema, na televisão e em outras plataformas a partir de algumas de suas manifestações mais relevantes em termos estéticos e narrativos, como as questões de gênero e a teoria queer; as performances do corpo e a representação da violência; as relações interétnicas e o perspectivismo ameríndio; entre outras.

 

#Found-footage    #Literatura    #Romance    #Prática Audiovisual    #Adaptação
Romance epistolar e diário filmado: um estudo sobre os filmes found-footage

Coordenadora: Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa
Início: 2018

Resumo
Os filmes found-footage de ficção (nos quais todas as imagens e sons são obtidos por dispositivos intra-diegéticos) podem ser comparados à literatura epistolar de ficção, isto é, um estilo literário concebida a partir da emulação de cartas, relatos e diários. Nesta pesquisa, desejamos observar a relação narrativa dos filmes found-footage com a tradição literária epistolar, por meio de uma abordagem teórico-prática que visa à aplicação de exercícios práticos desenvolvidos com alunos do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Anhembi Morumbi.

 

#Experiência cotidiana    #Lovecraft    #Werner Herzog    #Documentário
Aproximações entre a mitologia lovecraftiana e os documentários de Werner Herzog

Coordenadora: Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa
Início: 2017

Resumo
A pesquisa observa aspectos filosóficos e estéticos da mitologia do escritor de horror H.P. Lovecraft em documentários realizados pelo cineasta alemão Werner Herzog nos anos 2000. Examinamos três de seus documentários recentes em longa-metragem que parecem se aproximar da experiência de mundo proposta por Lovecraft: Encontros No Fim do Mundo (2007), Visita ao Inferno (2016) e Fireball (2020).

 

#Horror    #Cinema do Brasil    #Narrativa    #Cineastas brasileiros
Análise da produção contemporânea de horror cinematográfico no Brasil (2008 – 2018)

Coordenadora: Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa
Início: 2013

Resumo
O objetivo da pesquisa é compreender como se configura esse novo panorama do cinema de horror brasileiro nos anos 2000, iniciado com a superprodução Encarnação do Demônio (José Mojica Marins, 2008) e dezenas longas metragens do gênero. O que se pretende é examinar as escolhas narrativas, estilísticas e de inserção mercadológica desses filmes, considerando também sua relação com a tradição anterior do horror brasileiro.

 

LINHA 2: Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual

#Culinária    #Gastronomia    #Televisão    #Consumo    #Visibilidade
Convocações ao consumo da comida na cultura audiovisual: representações e negociações entre sentidos de uma cozinha como gastronomia

Coordenadora: Profa. Dra. Nara Lya Cabral Scabin
Início: 2020

Resumo
O projeto busca evidenciar as negociações estabelecidas, em produções televisivas contemporâneas sobre comida, entre os sentidos de uma cozinha como gastronomia – ou representações da cozinha dos chefs, do saber de especialistas – e os sentidos de uma cozinha como culinária – ou representações da cozinha cotidiana, familiar, predominantemente feminina etc., i.e., uma cozinha que de algum modo prescindiria das estratégias de legitimação frequentes no campo gastronômico. Diante da recente tendência de ampliação e diversificação da programação culinária, assistimos à emergência de novos regimes de visibilidade da culinária e da gastronomia na cultura audiovisual relacionados a transformações nas práticas de consumo do universo da cozinha.

 

#Experiência    #Vivências    #Mídias Audiovisuais    #Midiatização    #Tecnologias
Experiências Midiatizadas Audiovisuais

Coordenador: Prof. Dr. Daniel Gambaro
Início: 2020

Resumo
Este projeto propõe investigar as vivências associadas ao consumo audiovisual contemporâneo em face à multiplicidade de agentes tecnológicos que atuam como mediadores da interação entre indivíduos, conteúdos e interfaces. A cada dia, streamings de vídeo e áudio, como serviços de TV on-demand e podcasts, se enraízam em nossa experiência cotidiana, alterando inclusive a percepção, até então institucionalizada, das mídias clássicas, como o cinema, o rádio e a TV. A pesquisa busca destacar os efeitos dos dispositivos de comunicação nas vivências humanas, isto é, na interação humano-meio, a partir da investigação exploratória de exemplos de conteúdos e interfaces.

 

#YouTube    #Humor    #Práticas discursivas    #Representação    #Identidade
Expressões humorísticas na produção e consumo audiovisual em rede: diálogo, representação e mediações em vídeos no YouTube

Coordenadora: Profa. Dra. Nara Lya Cabral Scabin
Início: 2020

Resumo
O projeto focaliza a produção humorística audiovisual em canais do YouTube. A construção teórica do objeto considera sua constituição discursiva e sua circulação cultural/midiática, com ênfase para a investigação das questões relacionadas à representação e disputas identitárias em torno desses produtos. Para tanto, propõe-se mapear a produção humorística audiovisual presente no YouTube, tomando-a tanto em sua diversidade de manifestações quanto a partir dos indicadores de relevância (audiência e interação dos usuários) relacionados às métricas da plataforma. A pesquisa busca compreender, então, qual o lugar ocupado pela produção humorística audiovisual em rede na cultura midiática contemporânea.

 

#Ficção televisiva    #Narrativa seriada    #Telenovela    #TV Globo    #Amor de mãe    
Inovações narrativas e estilísticas em Amor de Mãe: caminhos da telenovela brasileira em tempos de pandemia

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Ignês Carlos Magno
Início: 2020

Resumo
Esta pesquisa, que integra o biênio 2020/21 da rede Obitel Brasil, concentra-se no estudo da telenovela Amor de Mãe (Rede Globo, 2019-), a fim de identificar inovações nos âmbitos da narrativa e do estilo audiovisual frente ao fundo tradicional da telenovela. Considera, assim, o contexto da pandemia de COVID-19, a suspensão da veiculação de Amor de Mãe, e os desafios de produção no retorno às gravações. Propõe-se, além da observação de possíveis inovações na 1ª fase de Amor de Mãe, a análise comparativa entre os capítulos anteriores e posteriores à suspensão das gravações. Espera-se alcançar melhor entendimento quanto ao processo de inovações nas telenovelas, considerando-se que tal experiência poderá resultar em procedimentos a serem incorporados em futuros produtos.

 

#Movimentos Sociais    #Reconhecimento    #Identidade Cultural    #Representação    #Midiatização
Observatório do reconhecimento: Os efeitos da midiatização nas estratégias de representação e identidade

Coordenador: Prof. Dr. Daniel Gambaro
Início: 2020

Resumo
O projeto propõe uma observação contínua e de longo prazo da representação de movimentos e causas sociais nas esferas midiáticas. Trata-se de uma pesquisa exploratória aberta a identificar ações sociais e produções culturais que ganhem destaque nos meios de comunicação, tanto dominantes como independentes ou alternativos. Assim, toma forma de um “observatório”, a ser ocupado por pesquisadores preocupados com as diferentes representações culturais e identitárias nos meios de comunicação, afetadas que são pelos processos interacionais midiatizados. Tem como objetivo destacar as vozes atuantes em estratégias de reconhecimento e pertencimento cultural no enfrentamento à cultura dominante.

 

#Gênero Cinematográfico    #Cinema    #Festivais de Cinema    #Produção Audiovisual    #Comunicação
Gêneros cinematográficos contemporâneos e novas tecnologias: uma revisão teórico-metodológica

Coordenador: Prof. Dr. Vicente Gosciola
Início: 2019

Resumo
Este projeto de pesquisa busca realizar uma revisão teórico-metodológica à noção de gênero cinematográfico na contemporaneidade. As teorias de classificações de gêneros narrativos em cinema nunca foram unânimes ou imutáveis. Contudo, neste momento de sites de bancos de dados de cinema e audiovisual, sites agregadores de críticas de cinema e audiovisual e de serviços de distribuição de audiovisual via streaming, as classificações de gêneros tomam outros rumos e se atualizam intensamente. É desse fenômeno que este projeto visa tratar e espera que ao seu final encontre e delineie uma visão mais ampla do mapa atual das classificações de gênero, que fazem muito sentido para a audiência e a indústria do audiovisual desde sempre.

 

#Telenovela    #Literatura    #Cinema    #Crítica
Literatura, cinema e crítica no processo de criação da telenovela brasileira

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Ignes Carlos Magno
Início: 2019

Resumo
A crítica como linguagem e produção são o objeto de estudo e investigação. A pesquisa atual tem a crítica, a telenovela e a crítica de telenovela como pontos de estudos. Pensando o processo de criação de um roteiro e as relações que roteiristas e escritores estabelecem com diferentes áreas do conhecimento e da produção cultural, o novo projeto de pesquisa tem por objetivo discutir as influências literárias e cinematográficas no processo de criação e produção de uma telenovela.

 

#Cinema Brasileiro Contemporâneo    #Grandes Bilheterias    #Nova classe C    #Audiovisual    #Globofilmes
O Cinema Brasileiro Contemporâneo de Grande Bilheteria

Coordenadora: Profa. Dra. Sheila Schvarzman
Início: 2019

Resumo
Esse projeto estuda os filmes de sucesso no Brasil nas últimas duas décadas, momento em que o cinema brasileiro recebeu incentivo através de leis e da criação da Ancine e que no período entre os anos 2009-2014 teve um grande aumento de público da então chamada Nova Classe C. São filmes que procuram agradar ao público, que se utilizam de vários gêneros cinematográficos: policial, aventura, biografia, filmes religiosos, mas, sobretudo, a comédia e até a comédia romântica. Sobre o que falam esses filmes? Como são feitos? Qual a influência da televisão, dos filmes americanos, das séries e seriados? O que tem que agrada ao grande público? E quem é esse público? Que Brasil aparece nesses filmes? Essas são algumas das questões que a pesquisa procura responder.

 

#Mulher no Audiovisual    #Audiovisual do Brasil    #Audiovisual Mundial    #História    #Historia das Mulheres
A participação das mulheres na realização do Cinema Brasileiro

Coordenadora: Profa. Dra. Sheila Schvarzman
Início: 2018

Resumo
Desde os primórdios do Cinema Brasileiro é possível encontrar mulheres que atuavam não só como atrizes, mas também atrás das câmeras em diferentes funções. Nossa pesquisa procura mapear as várias mulheres que nem o letreiro dos filmes, nem a História do Cinema Brasileiro colocou em relevo. E aquelas que tendo trabalhado, sequer deixaram relatos sobre a sua atividade. Trata-se, portanto, de resgatar e trazer à luz esse trabalho que existiu mas que a história escrita no masculino, não registrou.

 

#Práticas discursivas    #Jornalismo    #Liberdade de expressão    #Análise do discurso
Liberdade de expressão e direitos humanos no século XXI: os discursos jornalísticos em suportes impressos e digitais

Coordenadora: Profa. Dra. Nara Lya Cabral Scabin
Início: 2018

Resumo
O projeto tem como objetivo mapear e analisar a presença de discursos na cultura midiática, com destaque para produções jornalísticas em diferentes suportes, sobre a relação entre liberdade de expressão e outros direitos humanos fundamentais. Para isso, busca investigar, com base nos referenciais teórico-metodológicos da Análise do Discurso, as imbricações entre poder e saber e as marcas ideológicas que emergem em discursos midiáticos sobre temas e episódios que suscitam a discussão sobre os direitos humanos, ponderação entre direitos fundamentais e os limites da liberdade de expressão na atualidade.

 

#Periferia    #Comunidades    #Redes    #Produção Audiovisual    #América Latina
Redes de redes: video streaming para as comunidades periféricas metropolitanas da América Latina

Coordenador: Prof. Dr. Vicente Gosciola
Início: 2018

Resumo
Este projeto busca promover, a partir de ações dedicadas às periferias, organizações de estruturas independentes, mas intensamente conectadas em rede, que possam valorizar e agenciar ações concretas e disseminadas de produção, distribuição e exibição de audiovisual a circular entre as mais diversas comunidades periféricas da América Latina.

 

#Volumetria    #Comunicação Audiovisual    #3-D    #Evolução    #Narrativa
Volumetria Audiovisual

Coordenador: Prof. Dr. Vicente Gosciola
Início: 2017

Resumo
Esta pesquisa aborda o conceito de Volumetria Audiovisual para se referir ao tipo de vídeo, baseado em imagens reais ou sintetizadas, dentro ou fora da tela, que ocupa espaços e regiões, que vão desde um objeto 3-D até diferentes ambientes e pontos de vista espaciais. A principal tentativa é compreender como se explica o fenômeno da ascensão de tantas formas volumétricas de comunicação audiovisual. São abordadas novas formas emergentes de modelagem e simulação por sistemas 3-D utilizados na representação de narrativas apresentadas ao vivo ou sob demanda, nas salas de exibição ou na web, na instalação de galerias, sistemas de interação háptica e outras aplicações narrativas são abordadas.

 

#Gustava Dahl    #Cinema do Brasil    #Cinema Novo    #Embrafilme    #Ancine    #História
Gustavo Dahl – trajetórias do cinema, trajetórias do Brasil

Coordenadora: Profa. Dra. Sheila Schvarzman
Início: 2014

Resumo
Gustavo Dahl (1938- 2011) foi um nome central do cinema brasileiro. Além da direção de filmes, dedicou-se à crítica e à intervenção política nas questões do cinema e da cultura brasileira. Teve papel relevante na Embrafilme, criou e dirigiu, entre 2001 e 2006, a Ancine, e trabalhou pela preservação fílmica por meio se sua atuação na Fundação Cinemateca Brasileira e no Centro Técnico Audiovisual, no Rio de Janeiro. Nessa pesquisa, mais que escrever sua biografia, delineando a sua trajetória e pensamento, busco mostrar que ela é, também a trajetória da geração do Cinema Novo, para a qual a construção de um cinema e da cultura brasileira eram a sua forma de intervenção para a construção de um país mais justo, onde a cultura e o audiovisual tem um papel relevante.

 

#Transmídia    #Comunicação Audiovisual    #Interatividade    #Mídias    #Narrativa
Narrativas interativas e transmídias em Meios Audiovisuais

Coordenador: Prof. Dr. Vicente Gosciola
Início: 2011

Resumo
O projeto visa desenvolver um estudo dos diversos processos sociais que são resultantes de meios audiovisuais no âmbito da narrativa interativa e da narrativa transmídia. A partir da revisão dos princípios de roteiro e narrativa em cinema e audiovisual, observamos as práticas de interatividade e de transmidiação e o seu papel nas novas mídias e nas redes sociais que fazem uso do audiovisual. A execução da pesquisa culmina com a produção de um banco de dados em rede social aberta para o estudo e a divulgação da produção audiovisual interativa e transmidiática.

 

Publicações de destaque

2021

De testemunha à protagonista: Beatriz Roquette Bojunga no Instituto Nacional de Cinema Educativo (1936-1965), artigo da docente Sheila Schvarzman, integra o dossiê Mulheres Intelectuais: práticas culturais de Mediação do volume 47 da Revista Estudos Ibero-Americanos.

O docente Fábio Raddi Uchôa é autor do artigo O cinema letrista em 1968: a experiência do café-cinema e Le soulèvement de la jeunesse, publicado no volume 19 da revista ARS (USP).

Laura Cánepa, docente e coordenadora do PPGCom, organiza, junto com o pesquisador egresso do PPGCom Lúcio Reis Filho, a obra David Bowie: o homem que caiu na tela, livro sobre as participações do “camaleão do rock” no cinema.

A docente Nara Lya Cabral Scabin organiza, junto com a pesquisadora Andrea Limberto, o e-book gratuitoComunicação, Mídias e Liberdade de Expressão no século XXI: modos censórios, resistências e debates emergentes.

A docente Sheila Schvarzman publica o artigo Femmes: sexualité, travail et classes sociales dans les comédies contemporaines brésiliennes no volume 18 da [email protected] – Revue d’études ibériques et ibéro-américaines (Universidade de Sorbonne).

Nara Lya Cabral Scabin, docente do PPGCom Anhembi Morumbi, é uma das autoras do artigo Da “masculinidade tóxica” ao “homem desconstruído”: humor de gênero e consumo de ativismos na série Homens?, publicado no volume 25 da revista Razón y Palabra. Também assina o trabalho a pesquisadora Eliza Bachega Casadei (ESPM).

Os docentes Laura Cánepa e Rogério Ferraraz publicam o artigo HOST: Mídia assombrada e o mal-estar do confinamento no volume 28 da Revista Famecos

A docente Nara Lya Cabral Scabin publica o artigo Negociações semânticas na conformação de discursos sobre diversidade e diferença no jornalismo brasileiro de referência no volume 28 da Revista Famecos

O docente Daniel Gambaro publica o artigo Experiências midiatizadas de escuta: Como o rádio se insere no ecossistema midiático atual no volume 28 da Revista Famecos

2020

A docente Sheila Schvarzman publica o artigo L’image en question : Jean-Luc Godard et Eric Hobsbawm sur le plateau d’Histoire parallèle no volume 31 da importante revista francesa Theorème (Paris)

A docente Nara Lya Cabral Scabin publica o livro Questões de gênero na imprensa brasileira: temas e enfoques pela RIA Editorial.

O docente Rogério Ferraraz e o doutorando Fabiano Pereira de Souza publicam o artigo A música pop em David Lynch: canções de época em longas-metragens do diretor no volume 43 da Revista Brasileira de Ciências da Comunicação – Intercom

O docente Vicente Gosciola, em colaboração com o doutorando Urbano Lemos Jr., publicam o artigo Memória, identidade e digitalização de bens culturais: o legado da Missão de Pesquisas Folclóricas no Brasil no dossiê Patrimônio e culturas Tradicionais, no volume 26 da Revista Em Questão.

O docente Vicente Gosciola, em colaboração com o doutorando Matheus Tagé Verissimo-Ribeiro publicam o artigo Vivian Maier: un estudio sobre la teoría de la presencia en la fotografía contemporánea no volume 23 da revista internacional Razón y Palabra

2019

A docente Laura Cánepa publica o artigo Naked Amazon and The Brazilian Mondo no dossiê sobre filmes “Mondo”, vol. 17 n.2 da revista sueca Film Int.
https://www.centralbooks.com/publishers/FIXXXX/film-international-88-2019-volume-17-number-2.html

A docente Sheila Schvarzman publica o artigo “Un cinéma noveau riche” no número 758 da revista Cahiers du Cinéma

O docente Rogério Ferraraz lança livro organizado com a pesquisadora Simone Maria Rocha, intitulado Análise da ficção televisiva: metodologias e práticas, pela Editora Insular

O docente Jamer Guterres de Mello publica o artigo “https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1559″ target=”_blank” rel=”noopener”>Oh bondage! Up yours! Sexualidades dissidentes e manifestações não-normativas do desejo na obra de Hito Steyerl no volume 22 da revista e-Compós

Grupo de Pesquisa Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva participa da coletânea do Obitel Brasil 2019, intitulada A construção de mundos na ficção televisiva brasileira

Os docente Laura Cánepa e Rogério Ferraraz publicam, junto com o doutorando Fabiano Pereira de Souza publicam o artigo O sound design de Alan Splet para David Lynch sob a perspectiva do horror fílmico no número 42 da Revista Galáxia

2018

A docente Sheila Schvarzman organiza, junto com o pesquisador Fernão Pessoa Ramos, a coletânea em dois volumes Nova História do Cinema Brasileiro, que contou com artigos de outros docentes do PPGCom Anhembi Morumbi

O docente Vicente Gosciola participa da organização do livro Artes, Ambientes Midiáticos, Educação e Plataformas, publicado pela Editorial de la Universidad Nacional de Rosário, Argentina.

Os docentes Jamer Guterres de Mello e Laura Cánepa, em colaboração com o doutorando Lúcio Reis Filho, publicam o artigo Lições das Trevas: Herzog e Lovecraft em três documentários no volume 25 da Revista Famecos

O docente Vicente Gosciola e o doutorando Matheus Tagé Verissimo-Ribeiro publicam o artigo Playlist: plataforma narrativa sonora en la transmedia del Universo Cinemático Marvel – UCM no volume 22 da revista internacional Razón y Palabra

O docente Vicente Gosciola e o doutorando Matheus Tagé Verissimo-Ribeiro publicam o artigo Mediatización por los jóvenes en la expansión narrativa del Universo Cinemático Marvel” no número 137 da Chasqui – Revista Latinoamericana de Comunicación

2017

A docente Laura Cánepa publica o artigo O Anjo da Noite, horror gótico e tensões sociais brasileiras na década de 1970 no número 134 da Chasqui – Revista Latinoamericana Comunicación

Grupo de Pesquisa Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva participa da coletânea do Obitel Brasil 2017, intitulada Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira II

A docente Maria Ignes Carlos Magno publica o artigo Quando o Brasil ficcional faz pensar o Brasil real: Como a crítica entra nessa história? no número 3 do volume 3 da Revista Observatório

O docente Vicente Gosciola, em colaboração com discentes do PPGCom Anhembi Morumbi, publicam o artigo @julietacapuleto: transmediando Shakespeare en la cultura digital no volume 21 da revista internacional Razón y Palabra, fruto de projeto experimental transmídia

2016

Docentes e discentes do PPGCOM-UAM lançam livro sobre o cineasta Tim Burton
 
Em breve, você poderá acessar aqui a lista com as publicações de nossos docentes

Notícias e Eventos

Notícias

O primeiro número da Insólita – Revista Brasileira de Estudos Interdisciplinares do Insólito, da Fantasia e do Imaginário, periódico científico publicado em conjunto pelo PPGCom Anhembi Morumbi e pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom, já está no ar!

18.nov.2021: Estreia o “Revista Insólita Entrevista”
Nesta quinta-feira foi ao ar a primeira edição do Revista Insólita Entrevista, que trará vídeos de conversas com autores publicados em na Insólita, a revista do PPGCom em parceria com a Intercom. Nesta primeira edição, Cristian Verardi, autor do poema “Jogos de Infância”, publicado na seção Poesia & Miniconto do número 1 da revista.

25.out.2021: XXIV Encontro da Socine
Entre os dias 25 e 29 de outubro, docentes, discentes e egressos do PPGCom Anhembi Morumbi participaram do encontro 2022 da Sociedade Brasileira de Estudos do Cinema e Audiovisual – SOCINE. Confira a lista dos 18 trabalhos em nossa página do Facebook.

04.out.2021: 12 trabalhos no 44º Congresso Brasileiro de Ciências da comunicação
Professores, discentes e egressos do PPGCom Anhembi Morumbi, mais uma vez, marcam presença no Congresso Nacional da Intercom, com 12 apresentações em 7 diferentes Grupos de Pesquisa. Confira a lista em nossa página no Facebook

31.jul.2021: Docente e egresso do PPGCom participam do 30º Encontro da Compós
O docente Daniel Gambaro apresenta o trabalho “Uma definição de experiência para o campo do audiovisual: diálogo entre Adriano D. Rodrigues e Lev S. Vigotski”, desenvolvido em coautoria com Valdecir Becker. Já o egresso do mestrado, Henrique Bolzan Quaioti apresenta o trabalho “O estilo lynchiano em Twin Peaks- The Return: Desfamiliarização como marca registrada do autor”.

15.jul.2021: Docente do PPGCom apresenta trabalho no IAMCR
A docente Nara Lya Cabral Scabin participa do congresso internacional promovido pela International Association for Media and Communication Research (IAMCR), apresentando a pesquisa “Media feminisms and empowerment discourses: the Brazilian news coverage between 1978 and 2018”.

25.jun.2021: Docente Sheila Schvarzman participa da 16ª Mostra de Cinema de Ouro Preto
A docente Sheila Schvarzman participa da mesa “O passado segundo as imagens dos anos 90”, que integra a programação da 16ª Mostra de Cinema de Ouro Preto. O debate completo está disponível neste vídeo do YouTube.

19.jun.2021: Doutorando do PPGCom é roteirista de animação premiada no Festival de Annecy
Leandro Vieira Maciel, doutorando do PPGCom Anhembi Morumbi, é um dos roteiristas do filme “Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente” (dir. Cesar Cabral), vencedor do principal prêmio na sessão Contrechamp do Festival de Annecy, o mais importante dedicado à animação no mundo.

11.dez.2020: Docentes e egressos do PPGCom participam de congresso internacional sobre ecologia de mídias
Pesquisadores do PPGCOM estão no 3º Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies (MEISTUDIES), que acontece em formato virtual até 31 de dezembro de 2020. Veja a relação completa de trabalhos em nossa página no Facebook

08.dez.2020: PPGCom marca presença em peso no Congresso da Intercom 2020
Professores, discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação da Universidade Anhembi Morumbi participaram do 43º Congresso Nacional da Intercom, maior evento científico da área de Comunicação no Brasil, com nove artigos. Leia mais…

23.nov.2020: Docentes e mestrando participam do 29º Encontro da Compós
O docente Rogério Ferraraz e o mestrando Henrique Bolzan Quaioti apresentam o trabalho “Narração Paramétrica na Televisão: experimentações narrativas em Twin Peaks: The Return (2019)”, e o docente Fábio Raddi Uchôa apresenta o artigo “O cotidiano como transformação na teoria e no cinema letrista”

20.mai.2020: Homenagem ao professor Marcello Giovanni Tassara, fundador do PPGCom-UAM
No dia 19 de maio de 2020, perdemos nosso colega e amigo Marcello Giovanni Tassara, um dos fundadores do PPGCOM-UAM. Veja a nossa homenagem aqui.

 

Eventos

17.nov.2021: I Simpósio Internacional de Cinema e Análise Fílmica
Entre os dias 17 e 19 de novembro ocorre a primeira edição do Simpósio Internacional de Cinema e Análise Fílmica, organizado pelo grupo CineArte, liderado pelo docente Fábio Raddi Uchôa e apoiado pelo PPGCom Anhembi Morumbi. Confira aqui as informações e a programação completa do evento, que contou com a participação de nossos docentes e discentes.

14.set.2021: III Encontro Teoria dos Cineastas
Nos dias 13 e 14 de setembro foi realizado o III Encontro Teoria de Cineastas, evento organizado pelo Seminário Temático Teoria de Cineastas da Socine (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual) em parceria com o Grupo de Trabalho Teoria dos Cineastas da AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento – Portugal), com apoio institucional do PPGCom Anhembi Morumbi. É possível conferir as mesas e discussões no canal oficial do YouTube

27.ago.2021: Jornada ExtraCampo – 1° Jornada Discente Online Anhembi Morumbi
Entre os dias 25 e 27 de agosto foi realizada a Jornada Extracampo, evento organizado pelo corpo discente do PPGCom Anhembi Morumbi. O encontro reuniu pesquisas de Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica conduzidas sob orientação de professores do PPGCom. Confira a programação e veja as apresentações no canal oficial da Jornada no YouTube.

19.mai.2021: PPGCom e MidiAto realizam palestra com o crítico de TV Maurício Stycer
O PPGCom Anhembi Morumbi, conjuntamente com o MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (USP), receberam Maurício Stycer, um dos mais reconhecidos críticos de TV do país, para um debate sobre crítica televisiva a partir do livro de sua autoria “Adeus, controle remoto: uma crônica do fim da TV como a conhecemos”.

03.mar.2021: Jeune, dure et pure! O cinema hors-cadre letrista dos anos 1950
Aula inaugural com o Prof. Dr. Fábio Raddi Uchôa (UAM)

01.out.2020: Aula Magna com prof. Renato Ortiz
No dia 02 de outubro de 2020, o PPGCOM Anhembi Morumbi, em parceria com o PPG Meios e Processos Audiovisuais da ECA/USP, recebeu o professor Renato Ortiz para uma aula magna em conjunto. Você pode assistir aqui a palestra e aqui a seção de perguntas e respostas.

27.abr.2020: Gilles Deleuze – Entre o controle e a comunicação
Palestra em ambiente virtual com André Araujo (UFRGS). A atividade é parte da disciplina Comunicação Audiovisual e Teorias do Contemporâneo I e esteve aberta ao público externo.

28.out.2019: InsólitoCom 2019
Entre os dias 28 e 31 de outubro foi realizado no Câmpus Vila Olímpia o II Simpósio de Estudos do Horror e do Insólito – InsolitoCom 2019, uma parceria do PPGCOM Anhembi Morumbi com a Sociedade Brasileira de Ciências da Comunicação – Intercom.

21.ago.2019: Cultura da inspiração na produção audiovisual e na mídia digital: teoria e análise crítica
Aula inaugural com o Prof. Dr. Vander Casaqui (UMESP)

26.fev.2019: Nova história do cinema brasileiro
Aula inaugural com a Profa. Dra. Sheila Schvarzman (UAM)

29.out.2018: InsólitoCom 2018
O primeiro Simpósio Brasileiro de Estudos do Horror e do Insólito – InsólitoCom, uma parceria do PPGCOM Anhembi Morumbi com a Sociedade Brasileira de Ciências da Comunicação – Intercom, foi realizado entre 29 e 31 de outubro de 2018, no Câmpus Vila Olímpia.

15.ago.2018: Movimentos sociais e midiativismo
Aula inaugural com a Profa. Dra. Cicília Peruzzo (UAM)

17.ago.2018: “O Retorno do 3D”, com Thomas Elsaesser
Com a coordenação do Prof. Dr. Adilson Inácio Mendes, o PPGCOM Anhembi Morumbi organizou a Palestra e debate sobre o “O Retorno do 3D”, com o Prof. Ph.D. Thomas Elsaesser (Univ. de Amsterdam)

21.mar.2018: Transmedia Week
Com a coordenação do Prof. Dr. Vicente Gosciola, o PPGCOM Anhembi Morumbi recebeu o TransmídiaLab para o Transmedia Week 2018, no Câmpus Vila Olímpia

12.set.2017: V COCAAL – Colóquio de Cinema e Arte da América Latina
Entre os dias 12 a 16 de setembro de 2017 foi realizado, no Câmpus Vila Olímpia, o COCAAL – Colóquio de Cinema e Arte da América Latina, cuja organização contou com a Profa. Dra. Laura Loguércio Cánepa. Clique aqui para acessar os anais do evento.

 

Prêmios e reconhecimentos

2021
A docente Nara Lya Cabral Scabin conquistou o 1º lugar no Prêmio Freitas Nobre (INTERCOM), pelo trabalho Falsas simetrias, sequestro discursivo e des-memória em solicitações de censura.

2019

A docente Sheila Schvarzman tem seu livro Nova História do Cinema Brasileiro (2018) indicado ao Prêmio Jabuti 2019

O docente Rogério Ferraraz indicado para o Prêmio Luiz Beltrão – Maturidade Acadêmica (INTERCOM)

2018

A docente Laura Loguercio Cánepa recebe o Prêmio Luiz Beltrão – Liderança Emergente (INTERCOM)

2016

Projeto transmídia coordenado pelo docente Vicente Gosciola recebe apoio do Bradesco: @julietacapuleto

 

PPGCOM na Mídia

2021

Os docentes Jamer Guterres de Mello e Rogério Ferraraz e o doutorando André Azenha concederam entrevista à edição de 27 de junho da Revista Mais Santos. A matéria fala sobre o 6º Santos Film Festival, organizado por Azenha, e que contou com Rogério Ferraraz e Jamer Mello como jurados.

O docente Vicente Gosciola falou como especialista ao jornal “O Tempo”, de Belo Horizonte, em reportagem sobre o sucesso de plataformas de streamings e as estratégias adotadas pelas emissoras de TV para reconquistar a audiência.

A docente Sheila Schvarzman escreve para Folha de S. Paulo uma análise sobre obre a trajetória intelectual do historiador francês Marc Ferro, morto em abril de 2021

O docente Vicente Gosciola fala ao jornal A Tribuna sobre o sucesso do programa televisivo Big Brother Brasil e seu poder de gerar identificação durante o isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19.

O pesquisador Aloísio Corrêa de Araújo, mestrando pelo PPGCom Anhembi Morumbi, participa como convidado especial da live inaugural de Papo de Alpendre”, iniciativa criada por Sérgio Alpendre, crítico de cinema doutor pelo PPGCom Anhembi Morumbi.

2020

A mestre pelo PPGCOM-UAM, Beatriz Saldanha concede entrevista ao site Tudo sobre seu filme

O docente Rogério Ferraraz fala sobre as reprises de novelas ao jornal Folha de S. Paulo

O docente Laura Loguercio Cánepa concede entrevista sobre cinema de horror ao poscast Necronomiconversa

a docente Laura Loguercio Cánepa concede entrevista sobre cinema de horror ao Instituto Goethe

2019

O docente Rogério Ferraraz fala sobre séries televisivas ao jornal Folha de S. Paulo

A docente Laura Loguercio Cánepa fala sobre o cinema de horror brasileiro à revista A Escotilha

2018

I InsólitoCom reúne pesquisadores, realizadores e críticos em simpósio promovido pelo PPGCOM-UAM e pela INTERCOM

A docente Laura Loguercio Cánepa fala sobre o cinema de horror brasileiro à TV Brasil

A docente Laura Loguercio Cánepa fala sobre o cinema de horror brasileiro ao jornal O Tempo

2017

A docente Laura Loguercio Cánepa concede entrevista sobre o cinema de horror brasileiro à Rádio USP

 

Conheça alguns trabalhos de discentes e egressos

Leandro Vieira Maciel, doutorando pelo PPGCOM Anhembi Morumbi, é um dos roteiristas do filme Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente. O longa-metragem em stop motion, produção da Coala Filmes inspirada na obra do cartunista Angeli, coleciona prêmios importantes: em outubro, venceu o prêmio principal no Ottawa International Animation Festival e, em junho, já havia levado o prêmio de melhor filme na Mostra Contrechamp no Festival de Annecy, a mais importante do cinema de animação. Confira o trailer no site da 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Celso Ronald de Oliveira Reis, egresso do PPGCom Anhembi Morumbi, é autor do livro Tarzan: O Macaco Branco (CineZen Edições Literárias, 2021), em pré-venda pelo Catarse. O livro analisa o racismo em três filmes do personagem criado pelo escritor estadunidense Edgar Rice Burroughs. Veja mais na página do Facebook da Editora CineZen.

Cartas para Cecília, curta-metragem documental da mestranda Denise Szabo vence como Melhor Direção no 6º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos

Águas passadas, documentário dirigido pela mestranda Denise Szabo, resgata a memória de São Caetano do Sul através da redescoberta dos rios da região. O projeto tem apoio da Lei Federal Aldir Blanc e da Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul.

A aula acabou (The class is over), filme dirigido pelo doutor pelo PPGCom Anhembi Morumbi Lucio Reis Filho, é selecionado para o Hallucinea Film Festival. A obra foi realizada por alunos e professores da Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek (Juiz de Fora – MG), no âmbito do Projeto Cinema na Escola.

Isto não é só cinema: a dinâmica de dispersão e convergência narrativa do Universo Cinemático Marvel, livro de Matheus Tagé Verissimo Ribeiro, doutor pelo PPGCom Anhembi Morumbi, publicado pela Ria Editorial (Aveiro/Portugal)

Batman: A Série Animada: Uma Revolução dos Heróis na TV, livro adaptado da dissertação de mestrado de André Azenha, mestre pelo PPGCOM-UAM

SUS em Defesa da Vida, documentário sobre o Sistema Único de Saúde realizado por Guilherme Castro, doutor pelo PPGCOM-UAM

Paragrafias, livro de poesia de Jansen Hinkel, doutor pelo PPGCOM-UAM

Revista Les Diaboliques, editada por Beatriz Saldanha, mestre pelo PPGCOM-UAM

Blog do Sérgio Alpendre, editado por Sérgio Alpendre, doutor pelo PPGCOM-UAM

Canal Histórias do Cinema, editado por André Azenha, mestre pelo PPGCOM-UAM

Mulheres Audiovisual, plataforma desenvolvida por Amanda Lopes, mestre pelo PPGCOM-UAM

AS VIAJANTES, curta-metragem escrito e dirigido por Davi Marques Camargo de Mello, mestre pelo PPGCOM-UAM

Conheça o trabalho de fotografia de Gabriela Di Bella, mestre pelo PPGCOM-UAM

Atendimento aos discentes

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCom-UAM) está sediado na Unidade 5 do Campus Vila Olímpia, no sétimo andar, na Rua Casa do Ator, 294.

Telefone: (+55 11) 3847.3037

E-mail da Secretária: [email protected]

Conheça o Regulamento do PPGCom

Catálogo das disciplinas com ementas

Rematrícula (semestral)

Verifique abaixo a lista de documentos necessários para efetivação de sua rematrícula – procedimento obrigatório. As instruções para envio da documentação serão enviadas aos alunos e alunas cada início de semestre letivo, por e-mail. Mantenha seus dados atualizados com a secretaria.

  • Formulário “Solicitação de Matrícula” (enviado por e-mail a cada semestre)
  • Currículo Lattes atualizado
  • Tabela Semestral de Atividades
  • Relatório de Acompanhamento de Pesquisa

Depósito do relatório de qualificação

Confira a lista de documentos exigidos para o depósito do relatório de qualificação, etapa obrigatória tanto do mestrado quanto do doutorado.

  • 05 (cinco) exemplares em encadernação espiralada, conforme especificações (clique aqui);
  • Formulário de Encaminhamento de Qualificação (clique aqui);
  • 01 (uma) via do Currículo Lattes atualizado.

OBSERVAÇÕES: Os documentos acima citados devem ser entregues na Secretaria do Programa, dentro do horário de atendimento. O Formulário de Encaminhamento de Qualificação deverá ser impresso, completamente preenchido sem rasuras, podendo ser recusado pela Secretaria do Programa caso não atenda ao solicitado. O agendamento do Exame de Qualificação só será efetivado após a entrega dos documentos solicitados e a verificação do cumprimento das outras exigências do Programa. A data para a Banca do Exame de Qualificação deverá ser agendada com no mínimo 15 (quinze) e no máximo 30 (trinta) dias da data do depósito.

Depósito das teses e dissertações

Confira abaixo a lista de materiais e documentos necessários para o depósito da dissertação de mestrado ou tese de doutorado.

  • 05 (cinco) exemplares da Dissertação ou 10 (dez) exemplares da Tese em encadernação espiralada, conforme especificações (clique aqui);
  • Formulário de Encaminhamento de Dissertação (clique aqui);
  • Formulário de Encaminhamento de Tese (clique aqui)
  • Formulário Final de Atividade Programada (clique aqui);
  • 01 (uma) via do Currículo Lattes atualizado.
  • Somente para bolsistas Capes: Relatório de Atividades de Pesquisa

OBSERVAÇÕES: Os documentos acima citados devem ser entregues na Secretaria do Programa, dentro do horário de atendimento. O Formulário de Encaminhamento de Dissertação ou Tese deverá ser impresso, completamente preenchido e sem rasuras, podendo ser recusado pela Secretaria do Programa caso não atenda ao solicitado. O agendamento da Defesa de Dissertação ou de Tese só se efetivará após a entrega dos documentos solicitados e a verificação do cumprimento das outras exigências do Programa. O Formulário de Atividade Programada deverá ser preenchido pelo (a) Professor (a) Orientador (a). (Este documento está em formato de formulário para facilitar o preenchimento e para que não ocorram alterações em seu formato original). A data para a Banca de Defesa de Dissertação deverá ser agendada com no mínimo 30 (trinta) e no máximo 45 (quarenta e cinco) dias da data do depósito.

Documentos necessários após a defesa* (até 45 dias):

  • 01 (um) exemplar da Tese ou Dissertação em capa dura, conforme especificações (clique aqui);
  • Pen drive com a versão final da dissertação/tese, em um único arquivo de acordo com a Portaria CAPES nº. 13, de 15 de fevereiro de 2006 (clique aqui);
  • Arquivo do resumo, separado da dissertação/tese, conforme especificações (clique aqui);
  • Carta de Anuência do(a) Professor(a) Orientador(a) (clique aqui);
  • Termo de Autorização para Publicação Eletrônica (clique aqui).

* OBSERVAÇÕES: Os documentos acima citados devem ser entregues na Secretaria do Programa, dentro do horário de atendimento, em até 45 (quarenta e cinco) dias a partir da data da defesa. A Carta de Anuência está em formato de formulário para facilitar o preenchimento e para que não ocorram alterações em seu formato original. O termo de autorização para publicação eletrônica deverá ser preenchido a mão e sem rasuras.

Dissertações e Teses

Conheça as dissertações e teses defendidas por nossos alunos.

2020

Autor: ADRIANO RAMALHO GARRET
Orientadora: Profa. Dra. Sheila Schvarzman
Título: A curadoria em cinema no Brasil contemporâneo: Festivais de cinema e o caso da mostra aurora (2008-2012)
Data da defesa: 18/06/2020
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autor: ALAN BERNAGOZZI DA SILVA
Orientador: Prof. Dr. Jamer Guterres de Mello
Título: A cultura do encarceramento virtual: Uma análise dos dispositivos disciplinares na narrativa da série Black Mirror
Data da defesa: 18/12/2020
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autora: AMANDA LOPES FERNANDES
Orientadora: Profa. Dra. Maria Ignês Carlos Magno
Título: Um processo de exploração e descoberta: Do cinema de Alice Guy à plataforma de Amanda Lopes
Data da defesa: 27/04/2020
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autor: ASDRUBAL DE NOVAES SAVIOLI
Orientador: Prof. Dr. Rogério Ferraraz
Título: O circo no cinema brasileiro do século XXI
Data da defesa: 17/12/2020
Tipo: Tese de Doutorado

Autora: CAMILA CATTAI DE MORAES
Orientadora: Profa. Dra. Sheila Schvarzman
Título: Olga Preobrazhenskaya e o cinema russo-soviético: A revolução e a mulher
Data da defesa: 30/06/2020
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autora: CELINA APARECIDA LUCAS
Orientadora: Profa. Dra. Maria Ignês Carlos Magno
Título: A midiatização dos desfiles das Escolas de Samba de São Paulo
Data da defesa: 28/10/2020
Tipo: Tese de Doutorado

Autor: ÉLCIO SILVA NUNES BASILIO
Orientador: Prof. Dr. Rogério Ferraraz
Título: A palavra e sua ausência: Gesto e fala na filmografia de Philippe Garrel
Data da defesa: 03/06/2020
Tipo: Tese de Doutorado

Autora: ELIANA SIMÕES COSTA
Orientadora: Profa. Dra. Maria Ignês Carlos Magno
Título: A dimensão da presença e seus desdobramentos na experiência fílmica
Data da defesa: 21/12/2020
Tipo: Tese de Doutorado

Autor: FABIO DE AMORIM SANTANA
Orientador: Prof. Dr. Jamer Guterres de Mello
Título: Ela, de Spike Jonze, no contexto dos novos paradigmas da era digital
Data da defesa: 06/11/2020
Tipo: Tese de Doutorado

Autor: FELIPE ABRAMOVICTZ
Orientadora: Profa. Dra. Sheila Schvarzman
Título: Texto na tela: Experimentação e invenção no cinema brasileiro durante a ditadura militar (1964-1985)
Data da defesa: 11/06/2020
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autora: GABRIELA DI BELLA
Orientadora: Profa. Dra. Maria Inês Carlos Magno
Título: Edu Martins Tem Que Morrer – O caso do fotógrafo falso que expôs as feridas das novas mídias
Data da defesa: 23/04/2020
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autor: GUILHERME GUIMARÃES MARTINS
Orientador: Prof. Dr. Vicente Gosciola
Título: O fan labor venceu a Guerra nas Estrelas: Produção e influência dos fãs na franquia Star Wars
Data da defesa: 20/04/2020
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autor: ISAC DOS SANTOS PEREIRA
Orientadora: Profa. Dra. Maria Ignês Carlos Magno
Título: A incursão do audiovisual na arte/educação contemporânea: (Um intruso na sala de aula?) Naruto e a discursividade poética da criança ao desenhar
Data da defesa: 21/10/2020
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autor: MARCOS ANTONIO DE LIMA JUNIOR
Orientador: Prof. Dr. Rogério Ferraraz
Título: Rick and Morty e as narrativas intertextuais: A “inter-ricktualidade”
Data da defesa: 14/12/2020
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autora: MARIA ROSA CRESPO
Orientadora: Profa. Dra. Maria Ignês Carlos Magno
Título: Séries televisivas de juventude: Potencialidades pedagógicas em narrativas de High School Series
Data da defesa: 15/12/2020
Tipo: Tese de Doutorado

Autor: RODRIGO TERPLAK
Orientador: Prof. Dr. Rogério Ferraraz
Título: Continue gravando, mesmo que você morra: Aspectos técnicos na franquia atividade paranormal
Data da defesa: 31/08/2020
Tipo: Tese de Doutorado

2019

Autor: ANDRE LUIZ DE ALBUQUERQUE AZENHA
Orientador: Prof. Dr. Jamer Guterres de Mello
Título: O Expressionismo Alemão e o Noir em Batman: A Série Animada
Data da defesa: 20/12/2019
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autor: BRUNO GABRIEL SOARES RIBEIRO
Orientador: Prof. Dr. Vicente Gosciola
Título: Gêneros discursivos da nova ecologia da mídia: Youtubers e a indústria do entretenimento de mídia social
Data da defesa: 18/09/2019
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autora: CAMILA SOUTO CAMARGO DE ALMEIDA
Orientador: Prof. Dr. Rogério Ferraraz
Título: A construção de um modelo narrativo nas novelas das seis de Walcyr Carrasco: análise de Êta Mundo Bom!
Data da defesa: 30/09/2019
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autora: CARLA LIMA MASSOLLA ARAGÃO DA CRUZ
Orientador: Prof. Dr. Luiz Antonio Vadico
Título: Muito além de Branca de Neve: Estilo humor crítico nas animações fabulares contemporâneas (1998-2018)
Data da defesa: 16/10/2019
Tipo: Tese de Doutorado

Autora: CÉLIA CRISTINA TORRES
Orientadora: Profa. Dra. Maria Ignês Carlos Magno
Título: O cinema negro brasileiro: Funções, práticas e (re)presentações
Data da defesa: 19/05/2019
Tipo: Tese de Doutorado

Autor: CELSO RONALD DE OLIVEIRA REIS
Orientador: Prof. Dr. Gelson Santana Penha
Título: Macaco branco na selva negra: A eugenia como efeito narrativo em três filmes de Tarzan
Data da defesa: 18/06/2019
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autor: CLAUDIO YUTAKA SUETU
Orientadores: Prof. Dr. Gelson Santana Penha; Prof. Dr. Luiz Antonio Vadico
Título: Mundos imersíveis: Presença, interação e stimmung no ambiente virtual
Data da defesa: 04/12/2019
Tipo: Tese de Doutorado

Autor: EDUARDO MARQUES DRUMOND POYARES
Orientador: Prof. Dr. Luiz Antonio Vadico
Título: Game of Thrones: o medievismo na ficção televisiva
Data da defesa: 25/04/2019
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autor: GEOVANY HÉRCULES MENDES LIMÃO
Orientadora: Profa. Dra. Sheila Schvarzman
Título: A representação das periferias no cinema de Carlos Reichnebach: Um olhar de afeto
Data da defesa: 23/08/2019
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autor: GIOVANI PEREIRA DOS SANTOS
Orientador: Prof. Dr. Rogério Ferraraz
Título: O dialogismo na construção do horror na ficção televisiva contemporânea: Análise da série Penny Dreadful (2014-2016)
Data da defesa: 15/05/2019
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autora: GISLAINE APARECIDA ZANELLA
Orientadora: Profa. Dra. Sheila Schvarzman (Coorientador: Prof. Dr. Nivaldo Ferraz)
Título: Midiatização e webradio: o caso Themis do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Data da defesa: 06/02/2019
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autor: GLAUCO MADEIRA DE TOLEDO
Orientador: Prof. Dr. Renato Luiz Pucci Jr.
Título: Canonicidade ficcional, espalhabilidade e perfurabilidade: Análise audiovisual de Game of Thrones e as manifestações de um fandom engajado e fiel
Data da defesa: 29/03/2019
Tipo: Tese de Doutorado

Autor: GUILHERME DE SOUZA CASTRO NETO
Orientadora: Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa
Título: Ponto de vista, voz narrativa e produção de presença no cinema em Central, Rifle e Cidades Fantasmas
Data da defesa: 11/12/2019
Tipo: Tese de Doutorado

Autor: HEYKI YOSHIAKI AWAGAKUBO
Orientador: Prof. Dr. Rogério Ferraraz
Título: Trânsito entre mídias audiovisuais: Análises de narrativas híbridas do Grupo Globo
Data da defesa: 17/12/2019
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autor: HOLYVER YOSHIDA GONCALVES
Orientador: Prof. Dr. Luiz Antonio Vadico
Título: O cristocentrismo na série televisiva Vikings
Data da defesa: 16/12/2019
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autor: IVAN DOS SANTOS FREIRE MAGALHÃES
Orientador: Prof. Dr. Jamer Guterres de Mello
Título: The future has a silver lining – Robocop e o cinema cyberpunk dos anos 1980 e 2010
Data da defesa: 30/08/2019
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autora: JAQUELINE DE OLIVEIRA
Orientador: Prof. Dr. Vicente Gosciola
Título: Narrativa transmídia latino-americana: Um estudo sobre produções transmídia da América Latina, especificidades e afinidades
Data da defesa: 26/03/2019
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autor: JOÃO PAULO LOPES DE MEIRA HERGESEL
Orientador: Prof. Dr. Rogério Ferraraz
Título: A televisão brasileira em ritmo de festa: A telepoética nas produções do SBT
Data da defesa: 12/04/2019
Tipo: Tese de Doutorado

Autor: JOSÉ RENATO BERGO GONCALVES PINTO
Orientador: Prof. Dr. Vicente Gosciola
Título: Narrativas imagéticas e suas orientações de telas: Um estudo das implicações estéticas, socieconômicas e comportamentais sobre telas de captação e exibição
Data da defesa: 12/12/2019
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autora: JULIANA DONATIELLO LIMA
Orientador: Prof. Dr. Rogério Ferraraz
Título: O silêncio na representação do suplício nos filmes de Cristo
Data da defesa: 10/12/2019
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autor: LUCAS TEIXEIRA SIMÕES MATHIAS
Orientador: Prof. Dr. Renato Luiz Pucci Jr.
Título: Live-tweeting em ficções seriadas: A sensação de ao vivo para os espectadores de The Walking Dead
Data da defesa: 26/04/2019
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autor: LÚCIO DE FRANCISCIS DOS REIS PIEDADE FILHO
Orientadora: Profa. Dra. Sheila Schvarzman
Título: O chamado de Lovecraft: Visões da América profunda no cinema de horror da segunda metade do Século XX
Data da defesa: 22/05/2019
Tipo: Tese de Doutorado

Autor: MARCOS DONIZETE APARECIDO ROCHA
Orientador: Prof. Dr. Gelson Santana Penha
Título: A emergência do queer no cinema brasileiro em Madame Satã, de Karin Ainouz
Data da defesa: 17/06/2019
Tipo: Tese de Doutorado

Autor: MATHEUS TAGÉ VERISSIMO RIBEIRO
Orientador: Prof. Dr. Vicente Gosciola
Título: A dinâmica de dispersão e convergência narrativa do Universo Cinemático Marvel
Data da defesa: 27/11/2019
Tipo: Tese de Doutorado

Autora: PATRICIA TEREZA LUCAS JORGE
Orientadora: Profa. Dra. Sheila Schvarzman
Título: Comédias românticas brasileiras de navio e a didática de consumo das viagens de cruzeiro (2003 a 2015)
Data da defesa: 18/06/2019
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autor: RENATO TAVARES JÚNIOR
Orientadora: Profa. Dra. Maria Ignês Carlos Magno
Título: Programação de TV: Conceitos, estratégias, táticas e formatos
Data da defesa: 28/03/2019
Tipo: Tese de Doutorado

Autor: ROBERTO GUSTAVO REINIGER NETO
Orientador: Prof. Dr. Luiz Antonio Vadico
Título: Entre recortes, intertextualidades e ambivalências: A adaptação do livro Memória Impura para um roteiro de filme de longa-metragem
Data da defesa: 19/06/2019
Tipo: Tese de Doutorado

Autor: SÉRGIO EDUARDO ALPENDRE DE OLIVEIRA Orientadora: Profa. Dra. Laura Loguercio Canepa
Título: Conexão João César Monteiro: A ligação com os realizadores do Novo Cinema Português
Data da defesa: 22/04/2019
Tipo: Tese de Doutorado

Autor(a): SIMONE APARECIDA MIGUEL FERREIRA
Orientador: Prof. Dr. Luiz Antonio Vadico
Título: Hibridação de gêneros no filme A Paixão de Cristo (2004): Uma análise do melodrama e dos elementos do horror na produção de Mel Gibson
Data da defesa: 28/10/2019
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autor(a): STEPHANIE CAROLINA KODAMA DE OLIVEIRA WATANABE
Orientadora: Profa. Dra. Sheila Schvarzman
Título: Animação é coisa de gente grande: O caso do Irmão do Jorel
Data da defesa: 27/02/2019
Tipo: Dissertação de Mestrado

2018

Autor: AIRO PEREIRA MUNHOZ
Orientador: Prof. Dr. Rogério Ferraraz
Título: O cinema de Christopher Nolan: Considerações sobre autoria na Hollywood atual
Data da defesa: 20/04/2018
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autor: BRUNO AMATO REAME
Orientador: Prof. Dr. Renato Luiz Pucci Jr.
Título: O índio no cinema de John Ford: De inimigo a herói?
Data da defesa: 14/08/2018
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autor: CARLOS EDUARDO DOS REIS
Orientador: Prof. Dr. Maurício Mário Monteiro
Título: Infotenimento: O mundo segundo os brasileiros e argentinos
Data da defesa: 19/04/2018
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autor: DAVI MARQUES CAMARGO DE MELLO
Orientadora: Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa (Coorientador: Prof. Dr. Jamer Guterres de Mello)
Título: Amador (1979), de Krzysztof Kieslowski, e o Cine-Olho de Dziga Vertov
Data da defesa: 11/05/2018
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autor: ELMO FRANCFORT ANKERKRONE
Orientador: Prof. Dr. Sheila Schvarzman
Título: Televisão em cena – O “TV de Vanguarda” nas dinâmicas da teledramaturgia brasileira (1952 a 1967
Data da defesa: 18/06/2018
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autora: JULIANA CRISTINA BORGES MONTEIRO
Orientadora: Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa
Título: Aventuras do dispositivo no ambiente online: Uma análise do filme Amizade Desfeita
Data da defesa: 19/12/2018
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autor: MARCUS VINÍCIUS GUIO DE CAMARGO
Orientadora: Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa
Título: O branded contente na animação brasileira: Um estudo sobre a série Dino Aventuras
Data da defesa: 18/12/2018
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autora: MARÍLIA FOLGONI MARCUSSI
Orientadora: Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa (Coorientador: Prof. Dr. Tiago José Lemos Monteiro)
Título: Pecados de Guerra e Guerra Sem Cortes: Duas visões de crime de guerra por Brian de Palma
Data da defesa: 20/12/2018
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autor: MATHEUS ALMEIDA TRUNK
Orientador: Prof. Dr. Gelson Santana Penha
Título: Deus não perdoa os malditos: O cinema de Francisco Cavalcanti e a Boca do Lixo
Data da defesa: 11/06/2018
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autor: PAULO VICTOR TRAJANO MATHIAS DUARTE
Orientador: Prof. Dr. Gelson Santana Penha
Título: As tecnologias da cor no cimenta contemporâneo
Data da defesa: 04/12/2018
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autora: ROSANA CORDEIRO PAREDE
Orientador: Prof. Dr. Rogério Ferraraz
Título: A série Stranger Things e a nostalgia dos anos 1980
Data da defesa: 30/11/2018
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autora: TAINAN DANDARA COSTA BACELAR PINHEIRO
Orientador: Prof. Dr. Vicente Gosciola
Título: Torrent e streaming: Novas dinâmicas de distribuição cinematográfica
Data da defesa: 06/06/2018
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autor(a): THALLES EDUARDO GIMENEZ
Orientador: Prof. Dr. Renato Luiz Pucci Jr.
Título: A construção crítica do espetáculo no filme Jogos Vorazes: O reality show visto pelo cinema
Data da defesa: 22/08/2018
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autor(a): THIAGO SOARES CRIVELARO
Orientador: Prof. Dr. Gelson Santana Penha
Título: Hollywood e a contracultura: A formação de uma ambiência literária para a família norte-americana
Data da defesa: 15/10/2018
Tipo: Dissertação de Mestrado

Autor(a): VIKTOR DANKO PERKUSICH NOVAES
Orientador: Prof. Dr. Luiz Antonio Vadico
Título: Aspectos autorais nas animações de Hayao Miyazaki
Data da defesa: 19/04/2018
Tipo: Dissertação de Mestrado

Anos Anteriores

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

 

Seleção e Bolsas

Processo Seletivo 2021/2 – Mestrado e Doutorado

Lista dos candidatos aprovados.

Link para o Edital 002/2021 – Processo Seletivo para o 2º Semestre de 2021.

Cronograma

    18 de maio de 2021 a 30 de julho de 2021: Período de inscrição.
    22 de maio de 2021 a 02 de agosto de 2021: Período de entrega da documentação via e-mail (em arquivo único PDF).
    09 de agosto de 2021: Prova de Conhecimentos à distância, em plataforma da Universidade Anhembi Morumbi. O link será divulgado somente para os candidatos.
    10 de agosto de 2021: Prova de Proficiência em língua estrangeira à distância, em plataforma da Universidade Anhembi Morumbi. O link será divulgado somente para os candidatos.
    11 a 13 de agosto de 2021: Entrevistas agendadas.
    16 de agosto de 2021: Divulgação do Resultado Final.
    17 a 23 de agosto de 2021: Período de Matrículas.

Investimento

Mestrado: 24 parcelas de R$ 1.841,45 (para ingressantes no 1º semestre de 2022).

Doutorado: 48 parcelas de R$ 2.426,39 (para ingressantes no 1º semestre de 2022).

Atenção: Confira a seguir informações sobre bolsas de estudo por mérito no processo seletivo.
 

Modalidades de Bolsas de Estudo para o Mestrado:

BOLSA INSTITUCIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

    Programa que concede, por mérito, bolsa parcial ou integral para os ingressantes nos cursos de Mestrado da Universidade Anhembi Morumbi. Para ingressantes no 1º semestre de 2022, a bolsa será concedida aos 7 (sete) primeiros colocados no processo seletivo, nas seguintes proporções: 1º e 2º colocados, 100%; do 3º ao 7º colocados, 50%. Nessa modalidade, o aluno paga apenas a matrícula, ao ingressar no curso, e as rematrículas semestrais, isto é, as mensalidades cobradas em janeiro e julho, que podem ser parceladas em até seis vezes.

    Critérios para concessão: Por ordem classificatória no processo seletivo, desde que obtida nota mínima geral 9,0 (nove) para concessão de 100% e 8,0 (oito) para 50%. O aluno também deve se comprometer com o Programa de Atividades Acadêmicas (PAA), composto de atividades de pesquisa e estudos sob a orientação de um professor do curso, sendo 12h (doze horas) semanais para bolsistas 100% e 6h (seis horas) semanais para bolsistas 50%.

    Há perda do Benefício nos seguintes casos: Interrupção, transferência, inadimplência ou desistência do curso. • Informações fraudulentas. • Insuficiência do desempenho acadêmico. • Avaliação, não satisfatória, do orientador quanto ao desempenho do bolsista.

OUTRAS MODALIDADES

    Bolsas CAPES-PROSUP: O PPGCOM da Anhembi Morumbi é beneficiado pelo Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP) que apoia as Instituições Particulares de Ensino Superior com recursos financeiros destinados ao custeio de bolsas de estudo. O número de bolsas nessa modalidade é limitado (a critério da CAPES) e a distribuição das bolsas é feita entre os alunos devidamente matriculados no Programa, inscritos por meio de Edital específico para este fim.

    FAPESP: A modalidade de apoio oferecida pela FAPESP pode ser acessada pelo site http://www.fapesp.br/259. Essa solicitação de bolsa deve ser devidamente acordada entre o aluno e seu orientador, que se responsabilizam pelo encaminhamento do pedido, desde que aprovado pela Instituição.

    Clinton Global Initiative / Laureate International Universities, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de São Paulo: Bolsa integral para professor concursado da Rede Pública Municipal de Ensino de São Paulo. Funcionamento entre 2010 e 2014.

 

Modalidades de Bolsas de Estudo para o Doutorado:

BOLSA INSTITUCIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

    Programa que concede, por mérito, bolsa parcial ou integral para os ingressantes nos cursos de Mestrado da Universidade Anhembi Morumbi. Para ingressantes no 1º semestre de 2022, a bolsa será concedida aos 6 (seis) primeiros colocados no processo seletivo, nas seguintes proporções: 1º ao 3º colocados, 100%; do 4º ao 6º colocados, 50%. Nessa modalidade, o aluno paga apenas a matrícula, ao ingressar no curso, e as rematrículas semestrais, isto é, as mensalidades cobradas em janeiro e julho, que podem ser parceladas em até seis vezes.

    Critérios para concessão: Por ordem classificatória no processo seletivo, desde que obtida nota mínima geral 9,0 (nove) para concessão de 100% e 8,0 (oito) para 50%. O aluno também deve se comprometer com o Programa de Atividades Acadêmicas (PAA), composto de atividades de pesquisa e estudos sob a orientação de um professor do curso, sendo 12h (doze horas) semanais para bolsistas 100% e 6h (seis horas) semanais para bolsistas 50%.

    Há perda do Benefício nos seguintes casos: • Interrupção, transferência ou desistência do curso. • Informações fraudulentas. • Insuficiência do desempenho acadêmico. • Avaliação não satisfatória do orientador quanto ao desempenho do bolsista no PAA.

OUTRAS MODALIDADES

    Bolsas CAPES-PROSUP: O PPGCOM da Anhembi Morumbi é beneficiado pelo Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP) que apoia as Instituições Particulares de Ensino Superior com recursos financeiros destinados ao custeio de bolsas de estudo. O número de bolsas nessa modalidade é limitado (a critério da CAPES) e a distribuição bolsas é feita entre os alunos devidamente matriculados no Programa, inscritos por meio de Edital específico para este fim.

    FAPESP: A modalidade de apoio oferecida pela FAPESP pode ser acessada pelo site http://www.fapesp.br/259. Essa solicitação de bolsa deve ser devidamente acordada entre o aluno e seu orientador, que se responsabilizam pelo encaminhamento do pedido, desde que aprovados pela Instituição.

Revalidação de títulos

 

Bolsas (CAPES e FAPESP) 

Doutorados-sanduíche CAPES (desde 2017) 

    SERGIO EDUARDO ALPENDRE DE OLIVEIRA (Universidade do Algarve, sob supervisão da Profa. Dra. Ana Isabel Soares, 2017/2018)
    ELCIO SILVA NUNES BASILIO (Université de Vincennes – Saint-Denis – PARIS VIII, sob a supervisão do Prof. Dr. Dominique Willoughby, 2018/2019)

Doutorado (bolsas ativas em 2021)

    ANDRÉ LUIZ DE ALBUQUERQUE AZENHA – CAPES/PROSUP
    CELSO RONALD DE OLIVEIRA REIS – CAPES/PROSUP
    EDNELSON FLORENTINO DA SILVA – CAPES/PROSUP
    FABRIZIO DI SARNO – CAPES/PROSUP
    JANSEN HINKEL MOLINETI TAVARES – CAPES/PROSUP
    TAINAN DANDARA COSTA BACELAR PINHEIRO – CAPES/PROSUP
    STEPHANIE CAROLINA DE OLIVEIRA WATANABE – CAPES/PROSUP

Mestrado (bolsas ativas em 2021)

    ALINE MENDES – CAPES/PROSUP
    BARBARA MARIA DE SANTOS LIMA – CAPES/PROSUP
    DENISE SZABO – CAPES/PROSUP
    GIOVANNA MENDES – CAPES/PROSUP
    JOAO ADEMIR MEIRA SANTOS – CAPES/PROSUP
    JULIANA SANTOROS MIRANDA – CAPES/PROSUP
    INGRID SCHMIDT – CAPES/PROSUP
    MATHEUS BOSI – CAPES/PROSUP
    RAFAEL CESAR MAIOLINO – CAPES/PROSUP