Especialização em Gastronomia Funcional

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Duração
3 semestres

Receba mais informações

Atenção: Este curso não está sendo ofertado neste semestre. Clique aqui e receba informações sobre a abertura de novas turmas.

Por que na Anhembi

Sobre o curso

O curso alia a prática em cozinha à aplicação de conceitos e técnicas relacionados à Nutrição e à Gastronomia Funcional. Aprimora os conhecimentos na área, com foco na alimentação adequada ao organismo e à melhoria do metabolismo, respeitando suas características bioquímicas e a biodisponibilidade dos nutrientes no organismo, sem deixar o apelo gastronômico de lado.

Nas aulas práticas são utilizados recursos operacionais específicos do ambiente de cozinha, levando o aluno ao contato com os mais variados tipos de equipamentos e utensílios utilizados na profissão, contribuindo para que desenvolva suas habilidades.

As disciplinas ou aulas de caráter teórico possuem focos dirigidos, tanto para o embasamento do aprendizado prático, como para o entendimento da gestão de negócios nos setores de Gastronomia Funcional, além das diretrizes que regem a manipulação dos alimentos e as normativas relacionadas à Nutrição Funcional.

Cada disciplina do curso utiliza-se de metodologia adequada, pautada nos mais modernos conceitos de aprendizado centrado no aluno, visando extrair o máximo da participação discente e coletiva. O corpo docente é altamente qualificado, com experiência acadêmica e profissional consolidadas.

Importante: O cronograma de aulas poderá sofrer ajustes de acordo com o calendário acadêmico e feriados nacionais.

A quem se destina

O curso é direcionado a profissionais de Gastronomia e áreas afins como Nutrição e Engenharia de Alimentos. Também é voltado a graduados em outras áreas de interesse, porém com experiência prévia em Gastronomia e interessados em conhecer e aprofundar os conceitos em Gastronomia e Nutrição Funcional.

Objetivos

Mostrar o universo e as possiblidades na área da Gastronomia Funcional, capacitando os alunos para atuarem diretamente no setor de operações ou gestão, colaborando com a melhoria dos processos e produtos, e possibilitando o aprimoramento da visão profissional, no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida, relacionando os princípios da bioquímica e da biodisponibilidade dos nutrientes no organismo e a confecção e apresentação de pratos que estimulam os cinco sentidos e preservam as características organolépticas dos alimentos.

Sobre o intercâmbio

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte de uma rede internacional de universidades: a Laureate International Universities. Com mais de 80 instituições inovadoras ao redor do mundo, a Rede Laureate provê, a mais de 1 milhão de alunos, acesso a um ensino de qualidade por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Suporte Acadêmico

Além da coordenação, cada curso de Pós-graduação possui um Responsável Acadêmico, com especialização técnica e mercadológica sobre a área de conhecimento, que serão responsáveis pela estruturação do conteúdo programático e pela qualidade acadêmica do curso.

  • Suporte Acadêmico:

    Prof. Daniel Frenda

    Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Pós-graduado em Docência em Turismo e Hotelaria para o Ensino Superior. Especialista em Cozinha Italiana (ICIF Italian Culinary Institute for Foreigners) e em Pizza DOC (Vera Pizza Napoletana). Graduado em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi. Experiência Profissional Internacional no Restaurante La Capineira e Principe Cerami/Hotel San Domenico, em Sicília, Itália. Chef consultor para organização, planejamento e implantação de restaurantes e professor de Fundamentos da Cozinha Profissional, Ciência dos Alimentos, Cozinha Técnica de Carnes e Aves, Cozinha Italiana, Cozinha Mediterrânea, Cozinha Europeia e Cozinha Regional Brasileira. Coordena as graduações tecnológicas e pós-graduações das áreas da Gastronomia na Universidade Anhembi Morumbi.
  • Fale com a coordenação:

    Prof. Sandra Sanches Marangoni

    Sandra possui graduação em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi (2014). É pós-graduada em Gastronomia Funcional pela FAMESP (2016), e em Especialização em Confeitaria e Panificação pela Universidade Anhembi Morumbi (2017). Participou dos cursos de Probióticos em Alimentos e suas Implicações na Saúde Humana como aluna especial da USP, e Aperfeiçoamento em Pesquisa, Gestão e Inovação em Cirurgia Translacional da UNIFESP. Cursou também Fundamentals of Plant-based Food Photography na Matthew Kenney Culinary School e Fundamentals of Raw Cusine Matthew Kenney Culinary School - Miami,. Fermentação Natural e Panificação pela Escola Levain, Confeitaria Sem Glúten e Sem Lácteos pela Escola Levain. Atualmente, é aluna do Mestrado em Máster Internacional en Nutrición y Dietética da Universidad Europea del Atlántico, atua como docente da Graduação e Pós-graduação na Universidade Anhembi Morumbi, ministra cursos livres na Escola Wilma Kövesi de Cozinha. Também é personal Chef e realiza consultoria no desenvolvimento de receitas, métodos e técnicas gastronômicas, dietas e produtos com propriedades especiais no Brasil e no exterior.

Grade curricular

Duração de 3 semestres, com aulas às sextas-feiras, à noite, e aos sábados, o dia todo, quinzenalmente.

1˚ Semestre – Módulo: Fundamental

  • Fundamentos da Gastronomia Funcional
  • Composição e Química dos Alimentos
  • Técnicas Básicas de Cozinha Aplicadas
  • Dietas Especiais e Alternativas

2˚ Semestre – Módulo: Aprofundamento

  • Análise Sensorial dos Alimentos
  • Prevenção e Tratamento de Doenças Crônicas Não-transmissíveis
  • Funcional nos Ciclos de Vida
  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Plantas Medicinas, Ervas, Especiarias e PLANCs
  • Nutrigemônica e Nutrigenética Aplicadas

3˚ Semestre – Módulo: Especialidades

  • Cozinhas Brasileira e Internacionais Funcionais
  • Confeitaria e Panificação Funcionais
  • Empreendimentos em Cozinha Funcional
  • Tendências e Soluções

Ao final do curso, o aluno deverá apresentar uma monografia.

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Mais Informações

Português (Brasil)
English Português (Brasil)