MBA Engenharia de Segurança do Trabalho

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Duração
3 semestres

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar
Valores p/ 2019-1. Aguarde nova tabela.

Por que na Anhembi

A Engenharia de Segurança do Trabalho (EST) constitui uma área de grande importância no mundo atual. Aspectos relativos à prevenção de acidentes no ambiente do trabalho e manutenção de condições salutares são metas que devem ser apontadas por todas as empresas dos diversos setores.

 

Segundo a legislação vigente, as empresas devem ter em seus quadros profissionais de Engenharia, Arquitetura ou Agronomia especializados nessa área de conhecimento. Com a criação do Sistema Federal e-Social – projeto governamental que unifica o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados – a demanda por Engenheiros de Segurança do Trabalho aumentará substancialmente, ampliando o campo profissional.

 

Assim, percebe-se que há uma necessidade por profissionais com formação específica em um curso de excelência. Na Anhembi Morumbi, a formação acontece em laboratórios capazes de atender as demandas de infraestrutura em tecnologia exigidas na área. O corpo docente do curso é composto por profissionais experientes e atualizados com as exigências conceituais e tecnológicas do curso.

A quem se destina

O curso habilita o profissional junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) para o exercício da atividade de Engenheiro de Segurança do Trabalho e cumpre com todos os requisitos exigidos pelo Conselho para a habilitação profissional, sendo direcionado somente a graduados em Engenharia, Arquitetura ou Agronomia.

Objetivos

Capacitar profissionais para a avaliação e definição da melhor forma de utilização dos recursos humanos e do uso efetivo de equipamentos de proteção individual ou coletiva. Abordagem criteriosa da proteção em ambientes de trabalho referente às questões de segurança, riscos, higiene e saúde do trabalho. Desenvolvimento da capacidade de análise e planejamento das condições de segurança dos locais de trabalho e realização de vistorias, avaliações e estudos para a emissão de laudos periciais de exposição a agentes agressivos que representem riscos físicos, químicos e biológicos.

O pós-graduado estará apto a atuar nos segmentos da Construção Civil, da Indústria de Transformação e de Serviços. Poderá atuar também como consultor no desenvolvimento de procedimentos operacionais de Segurança do Trabalho e em projetos de Sistemas de Proteção ao Trabalhador.

Sobre o intercâmbio

A Universidade Anhembi Morumbi faz parte da Rede Laureate de Universidades, a maior rede de ensino superior do mundo, com mais de 1 milhão de alunos, em 80 instituições de ensino, nos 28 países em que atua.

Dessa forma, oferece aos seus alunos a possibilidade de participar de programas de intercâmbio no exterior e trocar conhecimentos com pessoas das mais diversas nacionalidades, voltando ao Brasil com fluência em outra língua e um certificado internacional.

Nossos estudantes ainda contam com benefícios exclusivos, como:

  • Câmpus multicultural, com estudantes de diversas nacionalidades;
  • Conteúdos curriculares e materiais didáticos de outras universidades da Rede Laureate;
  • Fóruns internacionais para trocar experiências com estudantes e professores de outros países;
  • Feiras internacionais com a presença de representantes das universidades estrangeiras;
  • Oportunidade de Bolsas para cursos e eventos no exterior.

PROGRAMAS INTERNACIONAIS

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO PRESENCIAL
Com duração de 6 meses e possibilidade de ampliar para 1 ano, os intercâmbios internacionais possibilitam o aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de bacharelado e licenciatura, sendo obrigatório cursar o primeiro e o último ano do curso no Brasil.

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA
Duração de 6 meses, com aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior, pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de Graduação Tecnológica (presenciais e semipresenciais), sendo obrigatório cursar o primeiro e o último semestre do curso no Brasil.

DUPLA TITULAÇÃO
O aluno realiza uma parte do curso na Universidade Anhembi Morumbi e outra parte em uma universidade da Rede Laureate no exterior, obtendo, ao término do curso, dois diplomas válidos em seus respectivos países e mercados de trabalho.

PROGRAMAS DE FÉRIAS OU CURTA DURAÇÃO
Fazem parte do catálogo de programas internacionais da Rede Laureate e Universidades parceiras, e são oferecidos, normalmente, nos períodos de janeiro e julho. Estes programas são abertos a todos os estudantes e egressos dos cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

APOIO AO 1ALUNO
O International Office, departamento internacional da Anhembi Morumbi, é responsável por oferecer aos estudantes as melhores oportunidades de intercâmbio entre as universidades parceiras. Além disso, proporciona todo o suporte para que os estudantes viajem com tranquilidade para seus estudos no exterior, oferecendo:

  • Suporte para organizar documentação e demais requisitos para o intercâmbio;
  • Sessões informativas com pais e estudantes antes do embarque;
  • Manuais de intercâmbio com informações sobre o país de destino;
  • Organização para que os estudantes viajem em um único grupo.

*Confira no International Office quais são as instituições que oferecem esta opção.

Suporte Acadêmico

  • Fernando Duque Barros

    Há mais de 20 anos, atua como engenheiro e docente em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Desenvolveu projetos na área petroquímica, logística industrial, química industrial, química fina e segurança do trabalho. Atualmente, atua como pesquisador e consultor na área de higiene industrial, além de coordenar os cursos de pós-graduação em Engenharia. É Engenheiro Químico e Engenheiro de Segurança do Trabalho, com mestrado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos. Possui pós-graduação em Gestão Escolar, Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, e Ensino de Química.

Grade curricular

MÓDULO 1
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SEGURANÇA NO TRABALHO
LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS
PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS E EXPLOSÕES
PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE
ERGONOMIA

MÓDULO 2
PSICOLOGIA NA ENGENHARIA DE SEGURANÇA, COMUNICAÇÃO E TREINAMENTO
GERÊNCIA DE RISCOS
PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES-1
PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES-2
ADMINISTRAÇÃO APLICADA A ENGENHARIA DE SEGURANÇA

MÓDULO 3
HIGIENE DO TRABALHO-1
HIGIENE DO TRABALHO-2
HIGIENE DO TRABALHO-3
AMBIENTE E DOENÇAS NO TRABALHO
ASSUNTOS COMPLEMENTARES-1
ASSUNTOS COMPLEMENTARES-2
                                                                                                                                                                                                                                                                        TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Inscreva-se

Português (Brasil)
English Português (Brasil)